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Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos Marco Aurélio Nogueira Governo do Estado do Espírito Santo Secretaria de Gestão.

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Apresentação em tema: "Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos Marco Aurélio Nogueira Governo do Estado do Espírito Santo Secretaria de Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos Marco Aurélio Nogueira Governo do Estado do Espírito Santo Secretaria de Gestão e Recursos Humanos - SEGER Programa de Capacitação Gerencial para a Alta Direção

2 A gestão está no centro das atenções, cercada por muitas expectativas e por distintas fontes geradoras de pressão. Por que?

3 1. A atual estrutura do mundo e da vida social desafia permanentemente a gestão. Nova noção de tempo e espaço Mudança acelerada Mais informações e comunicações Globalização Dificuldades de coordenação Incerteza e insegurança Individualização e fragmentação social

4 Crise fiscal Redução da soberania Desgaste da política Menos regulação e planejamento Desorganização do pacto societal Reivindicações desagregadas 2. Os centros típicos de coordenação, controle e direção enfrentam dificuldades. O Estado está desafiado.

5 3. Há crise e perda de confiança nas modalidades tradicionais de gestão, a começar da burocracia. Formalismo Lentidão processual Estruturas rígidas Hierarquia Ênfase nos procedimentos Planejamento normativo

6 4. A realidade brasileira espera e exige mais da gestão e dos gestores. Capitalismo «selvagem» Reprodução da desigualdade Desequilíbrios regionais Desdobramentos da transição democrática Uma sociedade civil maior e diferenciada

7 Uma nova modalidade de gestão está hoje imposta pela vida. Como fazer para que sejam efetivamente respeitados e praticados os princípios básicos da Administração Pública? Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência Transparência na gestão Controle social

8 A resolução dos problemas gerenciais do setor público depende da assimilação de novas técnicas e tecnologias, mas não se resume a isso. As mudanças são mais lentas no plano dos valores, idéias e comportamentos do que no plano estrutural (técnico, econômico- social e político). Dois princípios cautelares

9 Estado político Estado administrativo Estado jurídico Estado federativo É improdutivo pensar a gestão sem pensar o Estado e sem pensar a reforma do Estado. O Estado como fato complexo

10 Os problemas da gestão pública estão enraizados: nas idéias e instituições; no sistema político; na cultura da época; nas culturas organizacionais; no modo de vida social.

11 Quem são os gestores? Cidadãos Servidores Dirigentes

12 Pensar criticamente Assimilar a incerteza Incorporar cultura abrangente Processar informações Técnica, ciência, política e cultura Para a constituição de um novo quadro de gestores públicos 1

13 O cidadão como referência Reformar o Estado Praticar democracia Politização: a comunidade política como valor Participação e controle social 2 Para a constituição de um novo quadro de gestores públicos

14 Cooperação, negociação, coordenação Redes e parcerias O poder da argumentação e da persuasão Para a constituição de um novo quadro de gestores públicos 3

15 Inventar um novo desenvolvimento Acertar as contas com o passado: uma reforma social como meta Para a constituição de um novo quadro de gestores públicos 4

16 Adesões democráticas consistentes Direção política Decisões governamentais claras Transparência Reformismo abrangente e integrado Planejamento Ética pública 5 Para a constituição de um novo quadro de gestores públicos

17 O coração do sistema: recursos humanos inteligentes Qualidades básicas Razão crítica saber pensar Razão técnica saber fazer Razão política saber conviver

18 F I M


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