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MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1º Encontro Regional pela Excelência na Gestão Pública Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA GESPÚBLICA.

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1 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1º Encontro Regional pela Excelência na Gestão Pública Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA GESPÚBLICA CRUZ ALTA AGOSTO 2010

2 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O MARCENEIRO E AS FERRAMENTAS Autor Desconhecido Contam que, em uma marcenaria, houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças.

3 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes exigiram que ele renunciasse. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais, passava todo tempo golpeando.

4 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa.

5 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Disse que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

6 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

7 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso...

8 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Quando o marceneiro foi embora, as ferramentas voltaram à discussão. E a rústica madeira se converteu em belos móveis.

9 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Mas o serrote adiantou-se e disse: -Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos... Portanto, em vez de pensar em nossas fraquezas, devemos nos concentrar em nossos pontos fortes.

10 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Então a assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.

11 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO GESTÃO PÚBLICA A SERVIÇO DE TODOS OS BRASILEIROS ValoresResultados Controles Processos Excelência Burocracia Planos e metas Planos e metas Razão; Razão; Eficiência; Eficiência; Avaliação; Avaliação; Relatórios; Relatórios; Treinamento; Treinamento; Rigidez hierárquica. Rigidez hierárquica. Estratégias e resultados; Estratégias e resultados; Razão e emoção; Razão e emoção; Ganho social; Ganho social; Monitoramento, avaliação; Monitoramento, avaliação; Prestação de contas; Prestação de contas; Desenvolvimento; Desenvolvimento; Delegação. Delegação. Mudança Cultural

12 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO GesPública como política pública Fundamentado em um modelo de gestão (Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP) Fundamentado em um modelo de gestão (Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP) Público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais Público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais Contemporâneo – estado-da-arte em gestão Contemporâneo – estado-da-arte em gestão Resultados para a sociedade – qualidade de vida e bem comum Resultados para a sociedade – qualidade de vida e bem comum Federativo – todos os poderes e esferas da Administração Federativo – todos os poderes e esferas da Administração

13 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Amplitude Excelência dirigida ao Cidadão GESPÚBLICAExecutivoLegislativo Judiciário Federal Estadual Municipal Políticas Governamentais

14 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Estratégia do GesPública Mobilizar pessoas e organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira

15 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Excelência dirigida ao Cidadão Publicidade Moralidade Eficiência Legalidade Princípios Constitucionais Impessoalidade Ser público

16 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão baseada em processos e informações Aprendizado organizacional Geração de Valor Foco no Cidadão e na Sociedade Visão de Futuro Comprometimento com as pessoas Cultura da inovação Liderança e constância de propósitos Pensamento Sistêmico Excelência dirigida ao Cidadão Fundamentos Ser contemporâneo Desenvolvimento de Parcerias Responsabilidade Social Controle Social Gestão Participativa

17 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O Modelo de Excelência em Gestão Pública Principal referência do GesPública Principal referência do GesPública Diretrizes (critérios de excelência gerencial) Diretrizes (critérios de excelência gerencial) Técnicas e tecnologias (ex: Carta de Serviços, Pesquisa de Satisfação, Gestão de Processos, Auto-avaliação, PQGF) Técnicas e tecnologias (ex: Carta de Serviços, Pesquisa de Satisfação, Gestão de Processos, Auto-avaliação, PQGF) Experiências práticas Experiências práticas Indicadores para gestão e tomada de decisão Indicadores para gestão e tomada de decisão

18 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Instrumentos de Gestão Carta de Serviços (Prioridade Decreto nº. 6932/2009) Carta de Serviços (Prioridade Decreto nº. 6932/2009) Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação Simplificação e Gestão de Processos Simplificação e Gestão de Processos IAGP IAGP Indicadores para gestão e tomada de decisão Indicadores para gestão e tomada de decisão

19 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável Catalizar as oportunidades de desenvolvimento e potencializar a atuação do Estado sobre o território são objetivos que se tornam mais viáveis por meio da construção e utilização de redes sociais

20 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável Rede Social é um espaço de mobilização e articulação baseado no compartilhamento de informações em que o aprendizado surge do discernimento critico e da geração de conhecimento por meio do intercâmbio de estilos, culturas e técnicas, com alta tolerância à diversidade.

21 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável A Atuação em Rede é o modelo mais apropriado para alavancar a melhoria da gestão das Instituições Públicas, pois, aproxima as organizações com soluções àquelas que já iniciaram o caminho da excelência em gestão, por meio do compartilhamento de Boas Práticas em Gestão.

22 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A gestão pública é de tal importância que não pode se restringir à ação de poucos Portal da Gestão Pública: Portal da Gestão Pública: YouTube (acesso pelo Portal): YouTube (acesso pelo Portal):


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