A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios.  O nome deriva do povo vândalo, um dos povos bárbaros cujas invasões e ataques ao Império Romano provocaram a queda deste. A primeira referência à palavra vandalismo data provavelmente da Revolução Francesa, em cujo decurso, a 10 de Janeiro de 1794, o Bispo de Blois, Henri Grégoire, relata aspectos do comportamento do exército republicano, usando o termo. No entanto, a carga pejorativa era associada à palavra vândalo já no século XVII, pelo menos nas línguas inglesa e francesa.

5

6 Modo de se expressar?? O vandalismo é um modo que certos jovens encontraram para se expressarem, como muitas gangues fazem pichando, quebrando objetos públicos e muitas vezes agindo com violência.

7 EXEMPLOS DE VANDALISMO

8 Nas Escolas   Em alguns Colégios, jovens revoltados agem sem pensar jogando bombas nos pátios por cima dos muros sem nem ver quem está do outro lado, podendo ser até crianças ou professores as vítimas. Na maioria das vezes isso acontece porque os alunos querem mostrar que são “bons” para as meninas. Mas isso não significa que as meninas não cometem esses atos, pois hoje em dia também elas estão entrando na onda do vandalismo.

9

10 O vandalismo, como muitas pessoas pensam, não é só cometido por alunos de escolas públicas, pois alunos de colégios particulares também cometem esses atos. Esse tipo de atitude não leva a nada, porque o adolescente vai lá, joga uma bomba em uma escola e daí? Ou risca uma carteira? O que ele ganha com isso? Nada. A não ser provocar destruição, violência e falta de respeito com as pessoas que estão no local.

11

12

13 Pichação  Pichação é o ato de desenhar, rabiscar, ou apenas sujar um patrimônio de qualquer ordem (público, privado) com uma lata de spray (utilizado devido à grande dificuldade de remoção) ou rolo de tinta.  Diferentemente do Grafite, cuja preocupação é de ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos (as vezes rivais, depende de onde são esses grupos). No geral, consiste em fazer algo que pra eles é uma arte e para sociedade um vandalismo, às vezes com frases de protesto, outras com assinaturas pessoais e até declarações de amor.

14 Pichação X Grafite

15  A história da pichação começa com as gangues de Nova York na década de 70 e 80. Podia ser apenas uma brincadeira visando fazer um nome ou uma ameaça a gangues rivais, como que uma demarcação de territórios da cidade. Logo jovens rebeldes de todo o mundo passaram à seguir esta filosofia. Brasil  O piche é considerado vandalismo e incluso como crime ambiental das leis brasileiras nos termos do art. 65, da Lei 9.605/98, com pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

16 Não é arte!

17 Torcida organizada ou torcida uniformizada  É o nome da associação de torcedores profissionais de um determinado clube esportivo no Brasil. O termo "uniformizada" é dado quando os membros utilizavam roupa com a própria marca da torcida, triângulos, x, entre outras figuras mais.

18

19 Gênese O embrião das torcidas organizadas no Brasil foi a Charanga do Flamengo, fundada por Jaime de Carvalho em 1942, por ocasião da realização de um Fla-Flu disputado no Estádio de Laranjeiras. A característica principal da charanga era que se tratava um grupo de músicos que formaram uma banda que tocava durante as partidas.  Em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco, sendo a primeira torcida organizada nos moldes atuais.

20

21 Violência  Muitas torcidas organizadas envolvem-se em atos de violência. A polícia local envolve-se para evitar os confrontos. Várias medidas são criadas para que haja o enfraquecimento dos conflitos. É freqüente também a participação de meliantes envolvidos com o tráfico de drogas nas periferias das grandes cidades dentro das organizadas.

22

23 Símbolos  As associações de torcedores organizados usualmente adotam para si um mascote próprio. A partir dele, será feito a divulgação e comercialização de toda uma série de produtos envolvendo a marca da torcida.  Além disso, é comum o uso de símbolos e gestos corporais designados como oficiais dos movimentos. Normalmente, são feitos gestos com as mãos e com os braços, formando cruzes,

24

25 Financiamento Os grupos de torcida organizada usualmente recebem ingressos dos diretores do clubes de futebol para acompanhar os eventos. É comum que parte dessas entradas sejam revendidas para outros torcedores, seja por preço menor ou maior, neste caso buscando lucro.

26

27 Hierarquia  O que caracteriza a organização da torcida é sua estrutura. Toda torcida organizada possui presidente, vice- presidente, tesoureiro, entre outros cargos mais. Muitas vezes, estes cargos são remunerados, sendo pagos pelos membros oficiais do movimento devidamente registrados que pagam mensalidades.

28

29

30

31 Resumo por endereço eletrônico: omsjr@redel.com.br ozziesaraiva@hotmail.com Lembre-se: somente os que respeitam as regras podem exigir seus direitos.


Carregar ppt "Vandalismo  Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google