A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEJAM BEM-VINDOS. Preâmbulo de A.A. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEJAM BEM-VINDOS. Preâmbulo de A.A. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças,"— Transcrição da apresentação:

1 SEJAM BEM-VINDOS

2 Preâmbulo de A.A. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes, graças às nossas próprias contribuições. A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas. Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade.

3 Aspectos gerais, históricos e culturais Presença do álcool em toda história da humanidade > 6.000 a.C. ; Substância divina – mitologia - Vinho (egípcios) honra à deusa Isis. Cerveja (Babilônia - 500 a.C.) oferta aos deuses; Vinho - era proibido para as mulheres (relatos bíblicos). Cerimônias católicas, protestantes, judaísmo, candomblé, etc; Início - teor alcoólico relativamente baixo (vinho e cerveja – fermentação). Destilados (Árabes – Europa/Idade Média) = novos tipos de bebidas alcoólicas; Bebida destilada = remédio para todas as doenças (dores e abortivo). “Mais rápido que o vinho e a cerveja - alívio mais eficiente da dor“. Whisky (gálico) = usquebaugh = "água da vida“.

4 Cerveja = jovens (era comum) Contos, lendas e canções de amor relatam os poderes afrodisíacos; Uso social e festivo - tolerado (Egito - moralistas populares contra o abuso "por desviar os jovens dos estudos“); Embriaguez - tolerada nas celebrações religiosas (normal e estimulada); Revolução Industrial - aumento na oferta de bebida = maior consumo = aumento nº de pessoas > uso excessivo de álcool. Álcool - droga psicotrópica > consumo admitido e incentivado pela sociedade Encarado de forma diferenciada das demais drogas Consumo amplamente difundido no Brasil – “se consome mais álcool (per capita) do que leite” Nos anos 20 (EUA) - proposta de coibição legal = Lei Seca Pouquíssimo tempo > pressões econômicas e o próprio consumidor. Aspectos gerais, históricos e culturais

5 Alcoolismo CaracterísticasClínica Tolerância Estado de adaptação - o aumento na ingestão de álcool é necessário para produzir o efeito desejado Dependência física Síndrome típica na retirada do álcool - melhora com o álcool ou outras drogas do mesmo grupo Perda de controle Uma vez que inicia o consumo, não consegue controlar a quantidade VícioMedo de abstinência que leva à recidiva

6 Efeitos físicos e psíquicos 2 fases distintas: uma estimulante e outra depressora ; Primeiros momentos - aparecem os efeitos estimulantes - euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar); Com o tempo - aparecem os efeitos depressores - falta de coordenação motora, descontrole e sono. Consumo exagerado = efeito depressor exacerbado (estado de coma); Os efeitos variam de acordo com cada característica pessoal e são responsáveis pelo surgimento de várias doenças. http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/alcool.htm

7 Primeira Viagem Sempre tem a impressão de " quando eu quiser, eu paro! “ Frase para encobrir o alcoolismo incipiente e resistente; Resistente - porque ele nega qualquer problema relacionado ao álcool, mesmo que os outros não acreditem, ele próprio acredita na ilusão que criou; Negação - forma de defesa da auto-imagem (aquilo que pensa de si mesma); Estigma - fazer com que uma pessoa reconheça a dependência é exigir uma forte quebra da auto-imagem e conseqüentemente da auto-estima; Auto-estima enfraquecida = indisposição para viver e para lutar contra; Início - difícil diagnóstico - limites entre uso "social" e a “dependência”.

8 O fenômeno da Dependência (Addiction) 2 mecanismos: o reforço positivo e o reforço negativo; Reforço positivo - comportamento de “ busca do prazer ”: quando algo é agradável, a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação; Reforço negativo - comportamento de “ evitação de dor ou desprazer ”: quando algo é desagradável a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstância; Começo > busca pelo prazer. Depois, quando não alcança mais o prazer obtido, não consegue mais parar porque sempre que isso é tentado surgem os sintomas desagradáveis da abstinência, e para evitá-los a pessoa mantém o uso do álcool.

9 Tolerância e Dependência Começo = 1 dose de uísque suficiente para uma leve sensação de tranqüilidade. Depois = são necessárias duas doses para o mesmo efeito (progressivo); Mais tempo = 5 doses de uísque podem se tornar inócuas para quem antes se embriagava com 1 dose; Não é a ausência ou presença de embriaguez, mas a perda relativa do efeito da bebida; A tolerância ocorre antes da dependência. Não significa, necessariamente, dependência, mas é um sinal de que a dependência não está longe; Dependência = quando não se tem mais forças, por si próprio, de interromper ou diminuir o uso do álcool.

10 Álcool e Direção Mesmo pequenas quantidades - diminui a coordenação motora e os reflexos (incapacidade de dirigir veículos ou operar outras máquinas); Grande parte dos acidentes - motoristas embriagados - Legislação Brasileira (Cód. Nac. Trânsito – jan/98) = pena para motoristas com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue; Quantidade = 600ml de cerveja (2 latas de cerveja ou 3 copos de chope), 200ml de vinho (2 taças) ou 80ml de destilados (2 doses).

11 O estresse pode provocar alcoolismo? Pessoas submetidas a situações estressantes para as quais não encontram alternativa, tornam-se, mais freqüentemente, alcoólatras; Efeito relaxante e tranqüilizante = semelhante ao dos ansiolíticos. O problema é que o álcool tem muito mais efeitos colaterais que os ansiolíticos; Verdade - vontade de abolir as preocupações com a embriaguez. Ansiolíticos não proporcionam ou o fazem em doses que levariam ao sono; Vida sexualmente promíscua (abuso de álcool e drogas). O fato de uma pessoa não encontrar uma solução para seu estresse não significa que a solução não exista; Quando uma dor adquire um sentido, torna-se possível contorná-la, continuar a vida com um sorriso, desde que ela não seja incapacitante. http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm

12 O alcoolismo é genético? Pergunta bastante antiga > estudos com gêmeos e projeto genoma; A influência familiar - fato já conhecido e aceito. O que se pergunta é se “o alcoolismo ocorre por influência do convívio ou por influência genética?”; Verificação prática da influência estudando os filhos dos alcoólatras; Pesquisa - gêmeos monozigóticos (idênticos) e dizigóticos (não-idênticos). Quando um dos gêmeos idênticos se torna alcoólatra seu irmão se torna, mais freqüentemente, alcoólatra do que os irmãos gêmeos não-idênticos; Participação genética é inegável - mas apenas parcial. Demais fatores que levam ao desenvolvimento do alcoolismo não estão suficientemente claros.

13 Intoxicação pelo álcool Estado conhecido como “ embriagado ” (voluntariamente); Alteração da fala (fala arrastada), descoordenação motora, instabilidade no andar, nistagmo (ficar com olhos oscilando no plano horizontal como se estivesse lendo muito rápido), prejuízos na memória e na atenção, estupor ou coma nos casos mais extremos; Junto a isso, comportamento inadequado ou impróprio.

14 As mulheres são mais vulneráveis ao álcool que os homens? Aparentemente as mulheres são mais vulneráveis sim; Elas atingem concentrações sanguíneas de álcool mais altas com as mesmas doses, quando comparadas aos homens; Também, sob a mesma carga de álcool, os órgãos das mulheres são mais prejudicados do que o dos homens; A idade onde se encontra a maior incidência de alcoolismo feminino está entre 26 e 34 anos, principalmente entre mulheres separadas; Se a separação foi causa ou efeito do alcoolismo isto ainda não está claro.

15 Durante a gravidez Quanto maior o consumo durante a gestação, maior a chance de prejudicar o feto; É recomendável que toda gestante evite o consumo de bebidas alcoólicas durante e no período de amamentação; Um terço dos bebês de mães dependentes do álcool, que fizeram uso excessivo durante a gravidez, apresentam sinais de irritação, mamam e dormem pouco, além de tremores; As crianças severamente afetadas e que conseguem sobreviver aos primeiros momentos de vida, podem apresentar problemas físicos e mentais. http://oficina.cienciaviva.pt/~pw020/g/alcool.htm

16 Síndrome de abstinência fetal Conseqüência da desnutrição de mães alcoólatras; Os recém-natos das mães alcoólatras apresentam problemas específicos baixo peso ao nascer, atraso no crescimento e no desenvolvimento, anormalidades neurológicas, prejuízos intelectuais, más formações do esqueleto e sistema nervoso, comportamento perturbado, modificações na pálpebra deixando os olhos mais abertos que o comum, lábio superior fino e alongado; Retardo mental e a hiperatividade - problemas mais significativos da SAF Mesmo não havendo retardo, é comum ainda, o prejuízo no aprendizado, na atenção e na memória; e também descoordenação motora, impulsividade, problemas para falar e ouvir. O déficit de aprendizado pode persistir até a idade adulta.

17 O uso do álcool pode causar esquecimentos ou demência? Black-out - alteração de memória num determinado período de tempo - não consegue se lembrar do que fez ou o que ocorreu; O álcool age numa área especifica do nosso cérebro que está relacionada com a memória (hipocampo); Demência alcoólica - doença na qual a pessoa perde a capacidade de retenção de informações recentes; Os apagões não significa, necessariamente, estar dependente do álcool, mas indica o início de problemas.

18 “Para todo problema complexo, existe uma solução simples, e… errada.” (H.L. Mencken)

19 Custos sociais e econômicos Usuários de álcool e outras drogas constituem uma população de risco para a sociedade em geral por sua alta probabilidade de serem agentes de uma série de problemas; Entre eles, os mais freqüentes são a violência familiar e social, acidentes de trânsito e de trabalho e as complicações clínicas.

20 Violência - 47,7% das pessoas que se envolveram com agressões físicas, nos últimos 12 meses, seja como agente, seja como vítima, disseram-se sob efeito do álcool na hora da ocorrência. Wells, Graham (2003) ; Brasil - 55,7% das mulheres fisicamente agredidas, atendidas em delegacias especializadas, informaram estar o marido alcoolizado no momento da agressão. Lemes (2001).

21 Impacto no sistema de saúde O Programa Nacional de Controle dos Problemas Relacionados com o Consumo de Álcool - PRONAL (Ministério da Saúde, 1987) informa que: 9 a 32% dos leitos hospitalares pesquisados estavam ocupados por pacientes que apresentavam abuso de álcool; 40% das consultas prestadas, pelo então Ministério da Previdência Social, foram para abusadores do álcool, sendo o alcoolismo, isoladamente, a 8ª causa mais freqüente de concessão de auxílio- doença; Alcoolismo é a 3ª causa mais freqüente de absenteísmo no trabalho.

22 Das hospitalizações psiquiátricas - 50% dos leitos destinam-se a pacientes com TUSP, e entre estes, 95% deve-se ao álcool (Noto, Carlini, 1995); 33,7% dos dependentes de álcool e 27,1% dos de outras drogas permanecem hospitalizados por mais de 30 dias (Raeder, Carlini-Cotrim, 1990); Acrescer os acidentes de trabalho associados ao uso de substâncias tóxicas; 6% de todos os óbitos deve-se à contribuição do tabaco, 1,5% à do álcool e 0,2% à das drogas ilícitas (OMS - WHO,2003 c); Os problemas com álcool representam, para o país, 5,4% do PIB e 2,4% da receita advinda dos impostos pertinentes à produção e comercialização das bebidas alcoólicas Bertolote (1990).

23 Entrevista: Programa Cidadania TV Senado “Combate ao Alcoolismo” Gel. Paulo Roberto Uchôa – Sec. Nac. Antidrogas e Prof. Ronaldo Laranjeiras Coordenador do UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e outras Drogas) (11/01/06): 1 a cada 20 famílias tem problemas com álcool; Brasil - 80º lugar em consumo de álcool no mundo (crescimento absurdo nos últimos 30 anos); Custo da produção (álcool/cigarro) < custo outros produtos; A 1ª grande forma de reduzir o consumo: preço (OMS); 1 litro de álcool + barato 1 litro de leite (anormal); Exemplo de Diadema: lei 23h fechamento dos bares (ação do Município); Propagandas – mesmo rigor do cigarro (ANVISA);

24 Resultados Diadema 1 - Cidade saiu do 1° lugar em violência de SP (cidades com mais de 100 mil habitantes) para 18ª colocação (UNESCO). 2 - Redução de 59,23% nos homicídios entre primeiro semestre de 2002 e primeiro semestre de 2005: 273 vidas foram poupadas. 3 - Violência contra mulheres e crianças: índice caiu 30%. Mulheres e crianças são as principais vítimas da violência doméstica, motivada quase por pais e maridos alcoolizados. 4 - 93% da população aprova a Lei de Fechamento de Bares.

25 A pergunta que se coloca é: O que a ciência propôs e propõe para esses pacientes?

26 Infelizmente as respostas para essas perguntas seguem em aberto, mas… “Qualquer tratamento é melhor que nenhum tratamento” (Project Match, 1997)

27 SOBRIEDADE é mudança de vida com qualidade. ABSTINÊNCIA é deixar de usar algo.

28 Espiritualidade É a qualidade do relacionamento com quem ou com o que é mais importante na minha vida: Profissional>ter disciplina Físico e financeiro>ter aceitação Social e lazer>ter auto-respeito Familiar>ter unidade emocional Espiritual>ter honestidade (acreditar em Deus + AA + Eu + Outro)

29 Construindo a minha auto-estima PARE DE:COMECE A: destruir-se, ser seu pior inimigoame-se, seja o seu melhor amigo escolher a ansiedade e a depressãoescolher a felicidade remoer as fraquezasidentificar as suas forças ser passivo ou agressivoser assertivo ter pensamentos irracionaister um sistema de valores racionais referir-se a si mesmo com nomes negativosreferir-se a si mesmo com nomes positivos permitir que lhe critiquem destrutivamentecolocar limite para as críticas destrutivas sentir tédio e monotonia (ficar no mesmo buraco)estender-se (tentar coisas novas) viver sem valer a penadecidir qual é o seu valor reclamar do que não esta acontecendo na sua vidaestabelecer e alcançar as suas metas destruir padrões saudáveisrespeitar seu corpo com alimentos nutritivos deixar-se oprimir por exigênciasmeditar, orar, relaxar, colocar limites perder seu tempo, seu espaço e sua energiatirar tempo para si mesmo

30 Sentimentos EMOÇÃO é sensibilidade, é ter manifestações intensas, tanto físicas quanto mentais: RAIVA desagrado, indignado, exasperado, irritado, aborrecido MEDO assustado, tímido, alarmado, apreensivo, temeroso ALEGRIA prazer, contentamento, satisfação, júbilo CULPA estado de ter feito algo errado RESSENTIMENTO sentimento não resolvido INADEQUAÇÃO insuficiente, faltando, incompleto, diferente do exigido VERGONHA embaraçado, humilhado, vexado, sem graça ANSIEDADE desconfortável, apreensivo, inquieto DEPRESSÃO espírito lá embaixo, abatido, diminuição do seu ritmo de vida

31 Na minha condição de pessoa, eu tenho o direito de: ser eu mesmo recusar solicitações sem sentir que sou egoísta ser competente e me orgulhar das minhas realizações sentir e expressar raiva pedir carinho e ajuda (podendo ser recusadas) ser tratado com um ser humano capaz faltar à lógica numa tomada de decisão errar... e responsabilizar-me pelos meus erros mudar de idéia dizer: não sei, não concordo, não compreendo, não me interessa ou não me importa não oferecer razão ou justificativa alguma pelo meu comportamento exigir que minhas necessidades sejam tão importantes quanto às necessidades dos outros dizer a alguém quais são as minhas necessidades (pode até ser que não interesse a essa pessoa fazer alguma coisa) avaliar o meu próprio comportamento, pensamento e emoções e responsabilizar-me pela iniciação deles e pelas conseqüências que acarretarem sobre mim crescer, aprender e mudar - dizer com isso que eu tenho que dar valor à minha idade e experiência e dependendo da maneira que trato as pessoas, tenho o direito de exigir coisas dessas pessoas, por exemplo: RESPEITO

32 Traços de caráter Tem sido dito que todos nós temos 3 caráter: O que PENSAMOS que somos; O que queremos que os OUTROS ACREDITEM que somos e: O que REALMENTE somos. E somos a combinação dos 3. Nossas forças morais e éticas tem sido traços que foram forjados desde a tenra infância até as formas do presente.

33 QualidadeDefeito Confidente, com féamedrontado descontraídotenso humildearrogante Disposto admitir as falhas justo só consigo sincerodesonesto agradáveldesagradável alegredeprimido cortesdescortês bondosoríspido carinhoso, cuidadosoindiferente discretoindiscreto Estávelatemorizado, violento realistasonhador racionalirracional positivosubmisso colaboradordominador QualidadeDefeito clementeressentido comunicativoretraído comunicativoretraído confiantedesconfiado digno de confiançabisbilhoteiro satisfeitoinvejoso esperançosoDesanimado, apreensivo consciente dos outrosegocêntrico prestativo aos outrosindulgente comigo generosoegoísta Afável= mente abertapresunção= teimoso crítico construtivojulgador respeitosodesrespeitoso pacienteimpaciente toleranteintolerante

34 Características na resolução de problemas PASSIVOAGRESSIVOASSERTIVO é permitir que as pessoas tratem você e os seus pensamentos da forma que quiserem sem que você os desafie. Significa fazer o que os outros querem que você faça apesar de seus próprios desejos. agressividade é defender o que você pensa, sem se importar com os direitos e sentimentos dos outros. Agressão pode ser física ou verbal é pensar e agir de forma que defenda seus direitos pessoais legítimos. É o ato de dar expressão aos seus próprios pensamentos, de uma forma que defina suas próprias perspectivas humanas, sem subtrair os direitos legítimos dos outros. o problema é evitado, acumula raiva e ressentimentoa pessoa é atacada é arrogante, hostil, age a raivao problema é atacado é confiante e lida com a raiva seu direito legítimo é renunciadoseus direitos são reclamados pôr serem reclamadosseus direitos legítimos são reclamados você vê os direitos dos outros como superiores aos seus você vê os seus direitos como superiores aos direitos dos outros você reconhece o direito dos outros como iguais aos seus estabelece um padrão em que os outros tiram proveito/abusam de você estabelece um padrão de medo a evitar o agressor estabelece um padrão de respeito para assuntos futuros deixa com que os outros adivinhem como você se sente e pensa deixa a outra pessoa a saber como você se sente deixa os outros saberem como você se sente e pensa espera que as metas sejam atingidastrabalha em direção as suas metas deixa os outros escolherem atividades para vocêescolhe suas próprias atividades e para os outrosescolhe atividades para si próprio fala aos outros com respeito apenas pelo outra pessoafala aos outros com respeito a si próprio fala aos outros com respeito por aquela pessoa e por si próprio quando a crítica é preponderante no diálogo enevoado não vou discordar e nem concordar com a pessoa sobre o assunto, usa-se falar:"talvez você tenha razão". Asserção negativa: sentir culpado pelo não recebido, indagação negativa a pessoa cobra uma atitude sua, sem mostrar o verdadeiro motivo Eu sou o meu melhor juiz. Na relação interpessoal a comunicação é realizada no diálogo informação voluntária/livre ouvir e falar comedidamente auto revelação eu falo de mim: como eu sou/ não sei/ não quero quando o diálogo é assertivo compromisso viável quando duas pessoas assertivas dialogam, quando a auto-estima não estiver em pauta, quando as duas não se confrontam e aceitam que ninguém ganhou/perdeu

35 Comportamentos afirmativos Freqüentemente confundido como comportamento agressivo e, no entanto, afirmação não envolve ferir a outra pessoa, seja física ou emocionalmente. Objetiva equilibrar o poder e não "ganhar a batalha". Envolve expressar seus direitos legítimos de indivíduos. Você tem o direito de expressar o que você quer ou necessita, seus sentimentos e idéias. Lembre-se: as outras pessoas têm o direito de responder à sua afirmação com o que elas querem, necessitam e pensam. Um encontro afirmativo com outro indivíduo pode envolver a negociação de um compromisso agradável. Abre caminho para relações honestas com os outros. Não leva em conta somente o que você diz, mas também como você o diz. Palavras afirmativas acompanhadas de "Linguagem Corporal" apropriadamente afirmativa faz com que a sua mensagem seja mais clara e tenha mais impacto. Inclui: a. manter contato direto com os olhos b. manter uma postura ereta c. falar clara, distinta e audivelmente d. certificar-se de que sua voz não é queixosa, ou seja, que não carrega um tom de lamúria e. usar expressões faciais e gestos acrescentam ênfase às suas palavras É uma aptidão que pode ser aprendida e mantida através de prática freqüente.

36 Comportamentos Infantilizados Fica irritado e com receio de pessoas que representam a autoridade e tenta colocá-las umas contra as outras de modo a conseguir o que quer. Procura aprovação perdendo a própria identidade. Causa uma boa impressão mas é incapaz de mantê-la. Dificuldades em aceitar críticas pessoais e se sente ameaçado ou irado quando é criticado. Não se aceita ou não se conhece. Raramente está satisfeito. Está sempre se queixando e culpando os outros do que lhe aconteceu de mal na vida. Sente que ninguém o aprecia ou é um excluído. Vê o mundo como uma selva cheia de pessoas egoístas que não estão disponíveis para ele. Encara tudo como uma catástrofe, como uma situação de vida ou de morte. Julga a vida em termos absolutos: preto ou branco, mole ou duro, certo ou errado. Vive no passado e ao mesmo tempo receia o futuro. Tem medo exagerado de ser abandonado. Tem medo do insucesso, da rejeição e não tenta fazer coisas novas em que possa vir a falhar Tem obsessão de dinheiro e das coisas materiais. Sonha com planos e esquemas grandiosos e tem pouca capacidade de fazer com que eles aconteçam. Prefere agradar aos superiores e intimidar os subordinados. Acha que as regras e leis são para outros e não para si próprio. Intelectualiza e racionaliza tudo. Guarda para si as emoções dolorosas e perde o contato com seus sentimentos.

37 Pois o que somos é o que: Pensamos Julgamos Valorizamos Honramos Estimamos Amamos Detestamos Tememos Desejamos Esperamos Acreditamos Comprometemos

38 Temos que mudar nossos valores e crenças, pois quando mudamos nossa maneira de pensar, mudamos nossa maneira de agir, assim sendo, mudamos nossa maneira de viver.

39 Oração da Serenidade Reinold Niebuhr – Frei Beneditino Francês “Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso; e sabedoria para conhecer a diferença entre elas vivendo um dia de cada vez; desfrutando um momento de cada vez; aceitando que as dificuldades constituem o caminho da paz; aceitando, como Ele aceitou este mundo, tal como é, e não como queria que fosse; confiando que Ele acertará tudo, contanto que eu me entregue à sua vontade; para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida, e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima. Amém.” http://www.adroga.casadia.org

40 http://matoine1.club.fr/galerie_de_peinture_de_michel_du.htm

41 Un petit geste peut vous en épargner beaucoup d'autres - (um pequeno gesto pode poupar-vos muitos outros) Diminuez votre consommation – (Diminua o vosso consumo) Alcool - votre corps se souvient de tout – (Álcool - o vosso corpo recorda-se de tudo)

42

43 Links www.hcnet.usp.br/iot Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas www.abead.com.br Alcoólicos Anônimos www.alcoolicosanonimos.org.br/ Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtorno Afetivo www.abrata.com.br Associação Brasileira de Psiquiatria www.abpbrasil.org.br www.abead.com.br www.alcoolicosanonimos.org.br/ www.abrata.com.br www.abpbrasil.org.br www.reservaer.com.br/ saude/alcoolismo.html

44 Evite o 1º gole E frequente as reuniões


Carregar ppt "SEJAM BEM-VINDOS. Preâmbulo de A.A. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google