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2009/2010 - Psicologia - Dra. Dulce Mota Catarina DiasVanessa RaimundoFilipe AbrantesNuno Maia.

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2 2009/2010 - Psicologia - Dra. Dulce Mota Catarina DiasVanessa RaimundoFilipe AbrantesNuno Maia

3  Elementos Estruturais e Funcionais  O Funcionamento Global do Cérebro  O Cérebro e a Capacidade de Adaptação e Autonomia de Ser Humano

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5  Mecanismos de Recepção  Mecanismos de Coordenação  Mecanismos de Reacção

6  Elemento estrutural básico do sistema nervoso.  Constituem o sistema nervoso juntamente com as células gliais (células auxiliares) responsáveis por: o Nutrição; o Protecção; o Isolamento; o Controle do desenvolvimento e funcionamento

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8 Dendrites Baínha de Mielina Axónio Núcleo Corpo Celular Terminações do Axónio

9  O tamanho dos axónios é muito variável. As suas dimensões vão da milionésima parte do metro, até mais de 1 metro de comprimento!  A transmissão de informação no interior do neurónio faz-se a velocidades muito distintas. Em alguns casos chega-se a atingir a velocidade do som!

10  Neurónios Aferentes ou Sensoriais  Neurónios Eferentes ou Motores  Neurónios de Conexão ou Interneurónios

11  Os axónios e as dendrites dos neurónios ligam-se entre si formando fibras nervosas que se agrupam em feixes, os quais, estando rodeados por uma membrana, tomam o nome de nervo.  O conjunto dos nervos forma uma rede corporal complexa de transmissão de informação. Esta circulação de dados ao longo dos neurónios denomina-se influxo nervoso.

12  A transmissão da informação nas sinapses (entre neurónios) dá-se no sentido axónio >> dendrites.  A transmissão do impulso nervoso (dentro do neurónio) dá-se no sentido dendrites >> corpo celular >> axónio.

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14  A sinapse é uma junção funcional onde ocorre a transmissão de informação entre dois neurónios ou entre um neurónio e outra célula (não existe contacto físico entre as células).

15  A comunicação ocorre entre a terminação axónica do neurónio emissor (botão pré-sináptico) e a membrana pós- sináptica do neurónio receptor.  Estas duas superfícies estão separadas por uma fenda sináptica.  A informação é transmitida ao nível da fenda sináptica por neurotransmissores, agentes químicos libertados por vesículas sinápticas para o meio líquido entre os neurónios.

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17 SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO CENTRAL SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO Cérebro/ Encéfalo Espinal medula

18  Prolongamento do cérebro:  Função de coordenação  Função de condução ◌

19 Córtex Cerebral Hipotálamo Hipófise Tálamo Formação Reticular Cerebelo Corpo Caloso Bolbo raquidiano Ventrículos

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21  Lateralização Hemisférica;  Os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo devido ao cruzamento dos nervos;  Funcionamento integrado dos dois hemisférios.

22  Controla:  pensamento lógico  linguagem verbal  discurso  cálculo  memória

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24  Controla:  formação das palavras;  relações espaciais;  percepção das formas e cores  pensamento concreto

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26 Conflitos Cerebrais… … Fantástico

27 Não sabes contar?! TESTE - Conta rapidamente quantas letras "F" estão presentes: FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF SCIENTIFIC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS

28 Azul vermelho roxo Roxo Amarelo verde Laranja verde preto Verde azul laranja Amarelo Azul Laranja Preto Vermelho Verde O lado direito do cérebro tenta dizer a cor mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra! Diz as cores e não as palavras

29 Como é que é possível? De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, nao ipomtra a odrem plea qaul as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol csãofnuo que vcoe pdoe anida ler sem gnderas pobrlmeas. Itso é poqrue nós nao lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

30 Jogar com os números... L1 UM4 4L7UR4 N4 N37 UM 73X70 C0M 3573 F0RM470 3 4CH31 1M3N54 P14D4. V0L731 4 PR0CUR4-L0 M45 NUNC4 M415 0 3NC0N7R31 3 P3N531 P4R4 M1M M35M0: P0RQU3 NÃ0 CR14R UM D4 M1NH4 4U70R14 4 V3R C0M0 3 QU3 C0RR3? PU5 M3 L060 40 7R484LH0 3 C0M3C31 4 R3D161R 35745 L1NH45. NÃ0 531 0 QU3 V41 541R D4QU1 M45 35P3R0 QU3 FUNC10N3...

31 Olha fixamente para os 4 pontos pretos do desenho e conta até 10 olhando para esses pontos. Olha para uma parede e pestaneja várias vezes.. Repara na imagem que fica marcada na tua retina

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33 1 - Lobos Frontais  Área motora primária  Área motora secundária  Área Motora da Linguagem (Área de Broca) 2 - Lobos Temporais (Córtex Auditivo)  Área auditiva primária  Área auditiva secundária  Área de Wernicke 3 - Lobos Parietais (Anterior e Posterior)  Área somatossensorial primária  Área somatossensorial secundária 4 - Lobos Occipitais (Córtex Visual)  Área visual primária  Área visual secundária

34 Áreas de Broca e Wernicke Área de Wernicke Área de Broca

35 Papel das áreas pré-frontais  Função intelectual superior  Grande importância no funcionamento da memória, no planeamento do futuro, na resolução de problemas, na antecipação de acontecimentos, no reflectir e no tomar das decisões.  Responsável pelo pensamento reflexivo e pela imaginação bem como na tomada de consciência das mesmas.  Complexas reflexões com as emoções.

36 Caso de Phineas Gage  Após o acidente a personalidade de Gage sofreu profundas alterações. Tornou-se uma pessoa com comportamentos grosseiros, coléricos e contraditórios porque a barra de ferro afectou as zonas frontais, responsáveis pelas emoções e pela personalidade.

37 Caso de Elliot  A operação de remoção do tumor, numa parte do córtex, também provocou profundas alterações na personalidade de Elliot. A situação pós-operatória despertou indiferença afectiva no seio familiar e incapacidade de gerir as actividades.  A partir destes casos, António Damásio propõe que as emoções estejam associadas às escolhas racionais.

38 Conclusão  António Damásio face aos dados estudados, concluiu que a emoção pode ser um guia das nossas escolhas.  A relação entre o córtex pré frontal e as emoções dá-se em dois sentidos:  O córtex apoia-se nas informações emocionais para tomar decisões adaptadas.  O córtex tem um papel inibidor das emoções. Nos casos estudados não há controlo das emoções.

39  O cérebro possui zonas especializadas  Funciona como um todo – Rede Funcional  Função Vicariante ou de Suplência do Cérebro  Plasticidade Cerebral

40 O que acontece ao nosso cérebro quando digitamos um texto no computador?

41  Ao nascer, o cérebro do bebé tem ¼ do tamanho do cérebro adulto;  Os neuroblastos originam as células cerebrais primitivas;  Processo de Corticalização.

42  Selecção das redes neuronais  Potencial genético  Factores epigénéticos  Processo de moldagem

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44  Processo que se desenrola de forma lenta  Maior capacidade de aprendizagem  Carácter embrionário do cérebro

45  Múltiplas configurações  Processo de individualização  Variação Cerebral

46  Plasticidade cerebral  Processo que se prolonga ao longo da vida  Maleabilidade cerebral

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50 O cérebro masculino é maior = o homem é mais inteligente ? Em média, um cérebro masculino pesa mais 11/12% que um cérebro feminino. No entanto isto verifica-se porque um homem é geralmente também maior e mais pesado que uma mulher.

51 A mulher tem um corpo caloso mais desenvolvido que o homem? Neste tópico, as investigações científicas não são conclusivas, havendo opiniões contraditórias.

52 Diferenças no hipotálamo? Será a zona responsável pela actividade sexual mais desenvolvida no homem? Na verdade, não se trata apenas de um mito como muitos pensam: a zona cerebral masculina da sexualidade (localizada no hipotálamo) é mesmo 2,2 vezes maior que a sua homóloga feminina e possui o dobro das células nervosas.

53 Ser Humano – Psicologia B 12º Ano – Manuela Matos Monteiro; Pedro Tavares Ferreira. olamtagv.wordpress.com http://faculty.washington.edu/chudler/heshe.html michaelstaires.com http://www.vcehelp.com.au/images/vce-psychology-brain- hemispheres.jpg http://scienceblogs.com.br/rnam/neuronio.JPG http://www.visionarium.pt/Vida.html http://www.nervous-system-diseases.com/images/nervous-system- diseases.jpg www.google.com


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