A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Ensinar é uma das missões da igreja. Muitas igrejas se acham anêmicas espiritualmente porque não tem dado ênfase ao estudo da Palavra de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Ensinar é uma das missões da igreja. Muitas igrejas se acham anêmicas espiritualmente porque não tem dado ênfase ao estudo da Palavra de Deus."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução Ensinar é uma das missões da igreja. Muitas igrejas se acham anêmicas espiritualmente porque não tem dado ênfase ao estudo da Palavra de Deus.

3 O crente que não conhece a Bíblia está propenso a deixar-se levar por qualquer vento de doutrina que passa. O apóstolo Paulo tinha grande preocupação com relação a questão do ensino.

4 Em Romanos 12:7, ele chamou a atenção escrevendo: "Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar haja dedicação ao ensino".

5 O ministério da educação cristã está associado com o ensino da Palavra de Deus no seio da igreja. Deste modo, é preciso que se tenha obreiros devidamente preparados e treinados para o exercício deste ministério

6 A Escola Bíblica Dominical tem como meta o ensino da Palavra de Deus. Ultimamente temos visto e ouvido de muito descaso nesta área por parte de algumas pessoas..

7 Preocupados com o esvaziamento da escola bíblica, muitas igrejas tem conclamado congressos e simpósios para tratar do assunto, com vistas a ter-se uma sensível melhora nesta área. Sabemos que os problemas na área da Escola Bíblica Dominical são muitos e envolvem muitas questões.

8 A frequência à escola dominical tem caído muito nos últimos anos e de acordo com os dados estatísticos, se acha em torno de 50 a 60% de frequentadores assíduos. Devido a baixa frequência muitos professores se sentem desmotivados e a qualidade do ensino tem caído quase na mesma proporção.

9 É preciso motivar as pessoas para que realmente sintam necessidades da busca de conhecimento da Palavra. Devemos dar prioridade ao Ensino Bíblico em nossas igrejas. Há igrejas evangélicas que tem substituído os assuntos inerentes a Bíblia por assuntos seculares.

10 1 - Ensinar a Bíblia é algo nobre O ensino da Bíblia numa classe de escola dominical é o mais sublime e recompensador de todos os empreendimentos. 2 - É uma ordem Divina Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado Mateus 28:20 Qual a motivação do professor da EBD?

11 Maior Motivação Ser a prova ocular da Transformação que o Evangelho Faz na vida do ser humano

12 Como Motivar meu aluno a participar da EBD? Repita essas verdades com frequência "É Impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a bíblia" Horace Greeley Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

13 O aluno precisa encontrar na EBD um clima agradável, professores educados simpáticos e pacientes.

14 Aulas profundas e bem elaboradas. Um aprendizado que seja capaz de despertar seus interesses. Você já teve uma aula assim?

15 Métodos para ministrar uma boa aula 1 - Método Audiovisual. Os registros mais antigos das primeiras civilizações trazidos à luz pela arqueologia estão em forma visual, principalmente desenhos e esculturas. No método audiovisual, a mensagem que se quer transmitir é ouvida e vista, combinando assim dois poderosos canais de comunicação na aprendizagem. Ela atrai e domina a atenção, aumentando portanto a retenção.

16 Os psicólogos ensinam que as impressões que entram pelos olhos são as mais duradouras. Exemplos de Jesus utilizando esse método: Mateus 6.26 (“Olhai para as aves do céu”); Mateus 6.28 (“Olhai para os lírios do campo”);

17 João 10.9 (“Eu sou a porta”); João 15.5 (“Eu sou a videira, vós as varas”); Lucas 9.47 (Tomou uma criança, colocou-a junto a si); Portanto, esse método utiliza material o mais variado. Seu emprego é de grande valor no setor infantil, mas também nos demais.

18 2 - Método de Discussão. É também chamado Debate Orientado. A sequência na condução do Método da Discussão é: pergunta, seguida de argumentação, seguida de análise, seguida de resposta (Lc 24.15-27,32; At 17.3,17; 18.4; 19.9). Para discutir um assunto, subentende-se que os alunos já têm informação sobre o mesmo.

19 O professor precisa manter o equilíbrio da argumentação e não permitir que o tema seja desviado, ou que um aluno fale mais tempo que o estritamente necessário. Se o método não for habilmente conduzido pelo professor, resultará em desorganização, confusão e até aborrecimentos.

20 3 - O Método de Narração. São as histórias. E nesse campo, nada suplanta a Bíblia. Jesus usou muito esse método, apresentando histórias em forma de parábolas, como em Mateus capítulo 13 (todo). Na Bíblia, a maior fonte de história é o Antigo Testamento. Pode ser aplicado a todas as idades. A história, depois de narrada, precisa ser aplicada O Novo Testamento também contém muitas histórias. Exemplos de Jesus usando o método de narração:

21  O Bom Samaritano (Lc 10. 30-37).  A Ovelha Perdida (Lc 15. 3-7).  As Dez Virgens (Mt 25. 1-13).  O Filho Pródigo (Lc 15. 11-32). Há muitas outras fontes de histórias além da Bíblia, como a natureza, as biografias, os fatos do momento etc.

22 Três distintas finalidades de uma história: Usada como lição em si. Usada como ilustração em apoio a um tema. Usada como introdução de uma lição ou tema. Três regras básicas para o êxito ao contar histórias: Conheça de fato a história. Mentalize a história, mesmo conhecendo- a. Viva a história; isto é, “sinta-a” ao contá-la e dramatizá-la.

23 4 - O Método de Leitura (Lc 4.16 e Jo 8.6). O professor pode mandar os alunos procurar textos em suas bíblias e ler. Isto tem um valor maior do que se pensa. A leitura pode ser de outra fonte além da Bíblia.

24 5 - O Método de Tarefas. Esse é um grande método – aprender fazendo. Método ideal para crianças de qualquer idade A criança aprende de fato quando faz a lição, devidamente instruída pelo professor. Jesus, para ensinar certa lição a Pedro, usou este método (Mt 17.24-27). Outros exemplos: Mateus 17.16-21; Marcos 6.45-52; Lucas 9.14-17; João 9.6,7; 21 (o capítulo todo); Atos 17.11.

25 6 - O Método Demonstrativo. É o método do exemplo, altamente influente e convincente. É ensinar fazendo. Jesus usou-o. Ele fazia antes de ensinar (Jo 13.15; At 1.1; 1Pd 2.21). É o método “faça como eu faço”. É o método do exemplo (Ed 7.10; Mt 4.19; 6.9; 11.2-5; Jo 13.15; 1Co 11.1). Os alunos precisam não somente aprender de Cristo, mas “aprender a Cristo” (Ef 4.20). Só é possível “aprender a Cristo” quando Ele tem expressão por meio da vida de alguém.

26 Outros recursos para auxílio nas aulas Quadros, gravuras (especialmente os coloridos). Flanelógrafos (de diferentes tipos). Projetores de variados tipos (dependendo de custo e finalidades). Retroprojetor. Transparências, slaides educativos e de boa fonte, quanto à qualidade e conteúdo. Mapas bíblicos para aula.

27 Dicas para o Professor  Tenha compromisso  Dê o exemplo  Leia a Bíblia  Leia livros sobre a bíblia  Mantenha sua vida em ordem  Viva o que você ensina  Cuidado com seu vocabulário  Seja um referencial

28 FIM


Carregar ppt "Introdução Ensinar é uma das missões da igreja. Muitas igrejas se acham anêmicas espiritualmente porque não tem dado ênfase ao estudo da Palavra de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google