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“Ensinando para Transformar Vidas”

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Apresentação em tema: "“Ensinando para Transformar Vidas”"— Transcrição da apresentação:

1 “Ensinando para Transformar Vidas”
AS 7 LEIS DO ENSINO Baseado no Livro: “Ensinando para Transformar Vidas” de H. Hendriks.

2 1. LEI DO PROFESSOR O professor precisa conhecer o conteúdo
daquilo que vai ensinar. Quem pára de "crescer" hoje, pára de ensinar amanhã. O professor eficiente é aquele que baseia a seu ensino em uma rica experiência de vida. Ninguém pode ensinar o que não sabe. Seja humilde e tenha predisposição para aprender.

3 “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.
Lucas 2.52 Sabedoria – desenvolvimento intelectual Estatura - desenvolvimento físico Graça para com Deus – desenvolvimento espiritual E para com os homens - desenvolvimento social e emocional. 3 3

4 Qualidades do Professor
Tem disposição para estudar a lição. Interessa-se pelas necessidades dos alunos e procura conhecê-los. Procura materiais apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição. Está sempre disposto a aprender. Autêntico: Autêntico vem da palavra Authós (automática, sem ajuda externa, autêntico, com autoridade). Ser autêntico é ter autoridade, e ter autoridade é quando você passa a ser o que é para ser - naturalmente, sem esforço, sem perceber, de forma automática. Respeitador: Se você respeita seus alunos não irá ensiná-los sem se preparar, sem estar com uma mente e corpo totalmente direcionado para fazer alunos pessoas instruídas e melhores. Empático: Do dicionário Aurélio, empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa. É se colocar na posição de aluno e o tratar como se fosse você o que estivesse aprendendo. Cheio do Espírito Santo: Se você é cheio do Espírito Santo, você é autêntico porque o Espírito Santo lhe dá a autoridade. Você é respeitador porque ama seus alunos como Jesus os ama. É empático porque não pensa mais só em você, e sim obedece a Palavra de Deus e torna-se servo, servindo os outros, como Cristo.

5 O Professor Não Pode Fazer:
Deixar de estudar a lição. Pensar que estudar é tarefa do aluno. Usar linguagem ou vocabulário rebuscado/desconhecido.

6 2. LEI DO ENSINO A maneira de aprender dos alunos, deve determinar a maneira de ensinar.   O professor é um estimulador e motivador

7 O professor deve estar ciente de que o ensino vai além do conteúdo
O professor deve estar ciente de que o ensino vai além do conteúdo. Suas atitudes, seu modo de vestir, também estão transmitindo uma mensagem. É importante que a maneira de ensinar possibilite que o aluno aprenda: a pensar, a aprender, a usar o que aprendeu em sua vida.

8 Como Saber se o Aluno Aprendeu?
A melhor avaliação do aluno não é o que fazemos, mas o que o aluno faz depois de receber o ensino. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. Mt 7.24

9 3. LEI DA ATIVIDADE Quanto maior o envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo aprendido. O aluno deve ser motivado a pensar em soluções, a descobrir as verdades da Palavra de Deus.

10 Como Fazer o Aluno Trabalhar:
Dar uma tarefa. Use o método de pesquisa. Use o método de discussão. Dê oportunidades para colocar em prática o aprendizado Dê oportunidades para servir.

11 Resultado das Atividades
Acréscimo ao que já foi aprendido. Alterar uma opinião ou uma idéia. Desenvolve meios de aprendizado. Alterar a atitude diante do pecado - não pecar por que desagrada a Deus, com consciência disso.

12 Exemplos de Atividades:
Atividades que fornecem apenas orientação. Atividades que dão ênfase à aplicação na prática. Atividades com objetivos definidos. Atividades que se relacionem com o processo e com o produto final que queremos. Atividades que obrigarão o aluno a solucionar problemas.

13 4. LEI DA COMUNICAÇÃO Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor. Descubra quais pontos em comum você tem com os alunos, o que pode ser a “ponte de ligação”.

14 Você Precisa Estar Bem Preparado:
Leia livros que tratam do assunto. Leia. Leia. Seja aberto a críticas construtivas. Participe de conferências, seminários e cursos, mantenha-se informado. Transforme-se através dos conhecimentos adquiridos. (Rm 12.1,2) Desenvolva um bom relacionamento com seus alunos.

15 A Sua Lição Precisa Estar
Bem Preparada: A mensagem precisa estar estruturada: Introdução atrativa; Conteúdo adequado ao seu aluno; Ter ilustrações e exemplos; Conclusão cuidadosamente planejada.

16 Perguntas que Podem Ajudar a Preparar a Lição:
“QUAIS são os princípios nesta lição?” “POR QUE é importante ensinar estes princípios aos meus alunos?” “COMO posso ensinar estes princípios para que possam ter um grande impacto na vida dos meus alunos?” Esta lei da Atividade é confirmada por muitas pesquisas modernas na área da psicologia educacional e também por um provérbio chinês antigo, que diz: "Ouço e esqueço, vejo e guardo na memória, faço e compreendo". Quando nós fazemos alguma coisa, o resultado não é apenas compreender, mas a mudança ocorrida em nós pela atividade produz aprendizado.

17 Componentes da Comunicação:
Em outras palavras... Tudo o que eu quiser comunicar gira em torno de... Intelecto Pensamento Algo que conheço Emoção Sentimento Algo que sinto Vontade Ação Algo que pratico Se conheço muito bem determinada coisa, se a sinto profundamente e ajo em consonância com ela, tenho grandes possibilidades de ser um excelente comunicador dela. Aliás, quanto melhor eu a conhecer, quanto mais intensamente a sentir e a praticar, maior será minha probabilidade de comunicá-la bem. É como se eu fosse um vendedor. A diferença é que estou vendendo idéias, conceitos, e não mercadorias, objetos. Então, para conseguir vendê-las, preciso conhecê-las muito bem, tenho que estar profundamente convencido de que são boas, e tenho que pratica-las eu mesmo. É preciso que elas estejam dando certo para mim primeiramente.

18 5. LEI DO CORAÇÃO O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. O aprendizado está ligado às emoções, aprende melhor quando se tem interesse no assunto. Quanto mais o aluno confia em nós, melhor conseguiremos comunicar o que falamos. Uma vez perdida a confiança, dificilmente a reconquistamos. Quando o aluno sente que é amado, dispõe-se a fazer o que o outro quer. Os melhores professores não são necessariamente se que se acham a frente de tudo, que possuem uma grande inteligência. São aqueles que possuem um grande coração. Ao ensinarem, fazem-no com todo o seu ser, e atinge o ser daqueles que ouvem.

19 É preciso falar de coração para coração.
É preciso amar seus alunos e eles perceberem o seu amor. É preciso ter um interesse pessoal e genuíno por cada aluno. Orar por eles.

20 6. LEI DA MOTIVAÇÃO O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado. A motivação torna o ensino desejável. A tendência é repetir as experiências que deram prazer. A mente desatenta não verá, nem ouvirá nada. Para despertar o aluno precisamos torná-lo ciente de suas dificuldades e lacunas. QM - Quociente de Motivação é mais importantes que QI- Quociente de inteligência.

21 Tipos de Motivação: Motivação do picolé
Motivação do sentimento de culpa Motivação do uso da mentira Motivação da gratidão a) Motivação do picolé Se você se comportar direitinho, ganha um picolé. Se você decorar duzentos versículos, ganha uma estadia no acampamento. O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b) Motivação do sentimento de culpa Se você se comportar, a tia vai chorar e a culpa é sua. Depois que eu morrer, não adianta levar flores. Se você não orar oito horas por dia, não será um crente espiritual. O aluno não consegue fazer e se sente frustado. c) Motivação do uso da mentira Aceite Jesus e ele resolverá todos os seus problemas. Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais irá confiar em você, e talvez não confie mais em ninguém: d) Motivação da gratidão Ao invés de falar o que Deus espera que façamos por Ele, mostre o que Ele fez por nós. Desperte o sentimento de gratidão. Gratidão leva ao serviço, e eles trabalharão, não por imposição, mas por entenderem e sentirem o por quê de precisarem fazer o serviço.

22 O professor Deve Estimular o Pensamento
Chamar a atenção do aluno. Transformar a atenção em interesse antes do corpo da lição. Manter o nível de interesse elevado. Envolver o aluno nas atividades.

23 Sugestões de Motivação
Encoraje o aluno a fazer perguntas. Algumas vezes responda as perguntas com outras perguntas. Não responda muito depressa. Encoraje o aluno a perguntar a si mesmo: O quê? Como? Por quê? Faça com que seu aluno sinta necessidade daquela verdade bíblica.

24 7. LEI DA PREPARAÇÃO PRÉVIA
0 processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estiverem previamente bem preparados. A verdade a ser conhecida deve ser ensinada através de outra verdade já conhecida.

25 A Preparação da Aula Estudar a lição com antecedência.
Relacionar a lição à vida dos alunos, adaptando-a, se necessário. Escolher os métodos. Obter e preparar os materiais a serem utilizados. Fazer plano de aula. Pedir para que os alunos estudem a lição antes da aula.

26 Sugestão de Plano de Aula 1
Passos Tempo sugerido (minutos) Introdução Transição Corpo Aplicação Geral Aplicação Específica Perguntas e dúvidas Total 05 15 50

27 Sugestão de Plano de Aula 2
Passos Tempo sugerido (minutos) Exposição da Lição Divisão de grupos pequenos para discussão Conclusões com a classe toda Encerramento total 15 5 50

28 Vantagens de um Plano de Aula
Fixa bem a lição na mente do professor. Dá ao professor um plano de operação. Divide a lição em atividades equilibradas. Inclui participação planejada. Permite que se tenha sempre o alvo em vista. Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e preparados para a próxima aula.

29 Bibliografia Franzen, Edson de Almeida e. A Bíblia da Religião - Livro 30 - Introdução ao Ensino Cristão. Editora Herr Curitiba (PR), 1998. Hendricks, Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia, Belo Horizonte (MG). 1987

30 DICAS PARA ESTUDAR A BÍBLIA

31 Estudar a Bíblia, de Forma Ordenada Pode:
Levar-nos á fé salvadora em Cristo Jesus (Jo 20.21). Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia (2 Tm 3.16). Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos (Salmo ). Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual (Salmo , Ef 6.17, Ap 1.3). Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Sl 19.8, 2 Pe 1.19, Ap 1.1).

32 Sugestões Para o Estudo da Bíblia
Leia, leia, leia! Procure entender o contexto. Observe que tipo de texto você está estudando. Entenda as palavras que você está estudando. Procure auxílio em outras passagens. Estude para conhecer a verdade, não para defender crenças pessoais ou tradições humanas. Faça anotações. Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer.

33 Perguntas que Podem Ajudar no Estudo da Bíblia
Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu? É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? O autor está desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola? Quais verdades bíblicas estão contidas nele? O que eu posso aplicar em minha vida?

34 “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Romanos 12.7


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