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AS 7 LEIS DO ENSINO Baseado no Livro: Ensinando para Transformar Vidas Ensinando para Transformar Vidas de H. Hendriks.

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1 AS 7 LEIS DO ENSINO Baseado no Livro: Ensinando para Transformar Vidas Ensinando para Transformar Vidas de H. Hendriks.

2 O professor precisa conhecer o conteúdo daquilo que vai ensinar. Quem pára de "crescer" hoje, pára de ensinar amanhã LEI DO PROFESSOR

3 3 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lucas 2.52 Sabedoria – desenvolvimento intelectual Estatura - desenvolvimento físico Graça para com Deus – desenvolvimento espiritual E para com os homens - desenvolvimento social e emocional.

4 4 Tem disposição para estudar a lição. Interessa-se pelas necessidades dos alunos e procura conhecê-los. Procura materiais apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição. Está sempre disposto a aprender. Qualidades do Professor

5 O Professor Não Pode Fazer: Deixar de estudar a lição. Pensar que estudar é tarefa do aluno. Usar linguagem ou vocabulário rebuscado/desconhecido. 5

6 A maneira de aprender dos alunos, deve determinar a maneira de ensinar LEI DO ENSINO O professor é um estimulador e motivador

7 7 O professor deve estar ciente de que o ensino vai além do conteúdo. Suas atitudes, seu modo de vestir, também estão transmitindo uma mensagem. É importante que a maneira de ensinar possibilite que o aluno aprenda: a pensar, a aprender, a usar o que aprendeu em sua vida.

8 A melhor avaliação do aluno não é o que fazemos, mas o que o aluno faz depois de receber o ensino. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Mt 7.24 Como Saber se o Aluno Aprendeu?

9 Quanto maior o envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo aprendido. O aluno deve ser motivado a pensar em soluções, a descobrir as verdades da Palavra de Deus LEI DA ATIVIDADE

10 Dar uma tarefa. Use o método de pesquisa. Use o método de discussão. Dê oportunidades para colocar em prática o aprendizado Dê oportunidades para servir. 10 Como Fazer o Aluno Trabalhar:

11 1.Acréscimo ao que já foi aprendido. 2.Alterar uma opinião ou uma idéia. 3.Desenvolve meios de aprendizado. 4.Alterar a atitude diante do pecado - não pecar por que desagrada a Deus, com consciência disso. 11 Resultado das Atividades

12 Atividades que fornecem apenas orientação. Atividades que dão ênfase à aplicação na prática. Atividades com objetivos definidos. Atividades que se relacionem com o processo e com o produto final que queremos. Atividades que obrigarão o aluno a solucionar problemas. 12 Exemplos de Atividades:

13 Para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor. Descubra quais pontos em comum você tem com os alunos, o que pode ser a ponte de ligação LEI DA COMUNICAÇÃO

14 14 Leia livros que tratam do assunto. Leia. Leia. Seja aberto a críticas construtivas. Participe de conferências, seminários e cursos, mantenha-se informado. Transforme-se através dos conhecimentos adquiridos. (Rm 12.1,2) Desenvolva um bom relacionamento com seus alunos. Você Precisa Estar Bem Preparado:

15 A Sua Lição Precisa Estar Bem Preparada: A mensagem precisa estar estruturada: -Introdução atrativa; -Conteúdo adequado ao seu aluno; -Ter ilustrações e exemplos; -Conclusão cuidadosamente planejada.

16 16 QUAIS são os princípios nesta lição? POR QUE é importante ensinar estes princípios aos meus alunos? COMO posso ensinar estes princípios para que possam ter um grande impacto na vida dos meus alunos? Perguntas que Podem Ajudar a Preparar a Lição:

17 17 Componentes da Comunicação Em outras palavras... Tudo o que eu quiser comunicar gira em torno de... IntelectoPensamentoAlgo que conheço EmoçãoSentimentoAlgo que sinto VontadeAçãoAlgo que pratico Componentes da Comunicação:

18 O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro LEI DO CORAÇÃO O aprendizado está ligado às emoções, aprende melhor quando se tem interesse no assunto.

19 É preciso falar de coração para coração. É preciso amar seus alunos e eles perceberem o seu amor. É preciso ter um interesse pessoal e genuíno por cada aluno. Orar por eles. 19

20 O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado. A motivação torna o ensino desejável. A tendência é repetir as experiências que deram prazer. A mente desatenta não verá, nem ouvirá nada LEI DA MOTIVAÇÃO

21 Motivação do picolé Motivação do sentimento de culpa Motivação do uso da mentira Motivação da gratidão 21 Tipos de Motivação:

22 Chamar a atenção do aluno. Transformar a atenção em interesse antes do corpo da lição. Manter o nível de interesse elevado. Envolver o aluno nas atividades. 22 O professor Deve Estimular o Pensamento

23 Encoraje o aluno a fazer perguntas. Algumas vezes responda as perguntas com outras perguntas. Não responda muito depressa. Encoraje o aluno a perguntar a si mesmo: O quê? Como? Por quê? Faça com que seu aluno sinta necessidade daquela verdade bíblica. 23 Sugestões de Motivação

24 0 processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estiverem previamente bem preparados. A verdade a ser conhecida deve ser ensinada através de outra verdade já conhecida LEI DA PREPARAÇÃO PRÉVIA

25 Estudar a lição com antecedência. Relacionar a lição à vida dos alunos, adaptando-a, se necessário. Escolher os métodos. Obter e preparar os materiais a serem utilizados. Fazer plano de aula. Pedir para que os alunos estudem a lição antes da aula. 25 A Preparação da Aula

26 26 PassosTempo sugerido (minutos) 1.Introdução 2.Transição 3.Corpo 4.Aplicação Geral 5.Aplicação Específica 6.Perguntas e dúvidas Total Sugestão de Plano de Aula 1

27 27 Passos Tempo sugerido (minutos) 1.Exposição da Lição 2.Divisão de grupos pequenos para discussão 3.Conclusões com a classe toda 4.Encerramento total Sugestão de Plano de Aula 2

28 Fixa bem a lição na mente do professor. Dá ao professor um plano de operação. Divide a lição em atividades equilibradas. Inclui participação planejada. Permite que se tenha sempre o alvo em vista. Convença sempre seus alunos a fazerem anotações. Isso leva à participação e, com isso, seus alunos estarão sempre ansiosos e preparados para a próxima aula. 28 Vantagens de um Plano de Aula

29 Franzen, Edson de Almeida e. A Bíblia da Religião - Livro 30 - Introdução ao Ensino Cristão. Editora Herr Curitiba (PR), Hendricks, Howard, Ensinando para Transformar Vidas. Editora Betânia, Belo Horizonte (MG) Bibliografia

30 DICAS PARA ESTUDAR A BÍBLIA

31 Estudar a Bíblia, de Forma Ordenada Pode: Levar-nos á fé salvadora em Cristo Jesus (Jo 20.21). Levar-nos á fé salvadora em Cristo Jesus (Jo 20.21). Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia (2 Tm 3.16). Orientar-nos sobre decisões do dia-a-dia (2 Tm 3.16). Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos (Salmo ). Guardar-nos contra superstições, mentiras e enganos (Salmo ). Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual (Salmo , Ef 6.17, Ap 1.3). Livrar-nos de cairmos em pecados, desordem emocional e cegueira espiritual (Salmo , Ef 6.17, Ap 1.3). Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Sl 19.8, 2 Pe 1.19, Ap 1.1). Dar-nos sabedoria e compreensão sobre fatos do passado, do presente e do futuro (Sl 19.8, 2 Pe 1.19, Ap 1.1).

32 Sugestões Para o Estudo da Bíblia Leia, leia, leia! Procure entender o contexto. Observe que tipo de texto você está estudando. Entenda as palavras que você está estudando. Procure auxílio em outras passagens. Estude para conhecer a verdade, não para defender crenças pessoais ou tradições humanas. Faça anotações. Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer.

33 Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu? É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? O autor está desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola? Quais verdades bíblicas estão contidas nele? O que eu posso aplicar em minha vida? Perguntas que Podem Ajudar no Estudo da Bíblia

34 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12.7


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