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27/04/2017 Processo de Compras Autor: Aldo Almeida Dezembro/2013.

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1 27/04/2017 Processo de Compras Autor: Aldo Almeida Dezembro/2013

2 Para melhor aproveitar seu treinamento...
Atenção ao horário de início, término e intervalo do treinamento. Desligue o telefone. Caso esteja esperando uma ligação essencial, utilize o modo silencioso. Escute com atenção, evitando conversas paralelas. PARTICIPE! APROVEITE!! APRENDA!!! Mantenha o foco na pessoa que está falando e solicite a palavra. Esclareça suas dúvidas, mesmo que pareçam óbvias. Para termos uma boa dinâmica, peço por favor para… Horário previsto: 13:00 as 15:00 Telefone celular no silencioso Interromper a qualquer hora Para a multiplicação é importante o pleno entendimento.

3 Agenda – Dia 1 Tópico Horários 01 - Teoria 08:15 às 10:00
02 – Intervalo 1 10:00 às 10:15 03 – Teoria 10:15 às 12:00 04 - Almoço 12:00 às 13:00 05 – Teoria 13:00 às 15:00 06 – Intervalo 2 15:00 às 15:15 07 – Teoria 15:15 às 17:00

4 Agenda – Dia 2 Tópico Horários 01 – Alteração e Visualização de RC
02 – Intervalo 1 10:00 às 10:15 03 – Criação, Atualização e Comparação de SDC 10:15 às 12:00 04 - Almoço 12:00 às 13:00 05 – Criação e Alteração de Pedido 13:00 às 15:00 05 – Intervalo 2 15:00 às 15:15 15:15 às 17:00

5 Agenda – Dia 3 Tópico Horários 01 – Criação de Contrato de Material
02 – Intervalo 1 10:00 às 10:15 03 – Criação de Contrato de Serviço 10:15 às 12:00 04 – Almoço 12:00 às 13:00 05 – Relatórios de dados mestres 13:00 às 15:00 06 – Intervalo 2 15:00 às 15:15 07 – Relatórios de dados transacionais 15:15 às 17:00

6 Sumário Tópico Slide 01 - Conhecendo o SAP 07 02 – Introdução 27
03 – Criação de Anexos 59 04 – Configurando a Requisição de Compras 79 05 – Criação de Solicitações de Cotação 85 06 – Criação de Pedidos 106 07 – Criação de Contratos Básicos 136 08 – Relatórios 152

7 Conhecendo o SAP 01

8 Acessando o SAP – Passo 1 Para acessarmos o SAP, basta darmos um duplo clique em cima do ícone SAPLOGON na área de trabalho do computador.

9 Acessando o SAP – Passo 2 Clique duas vezes no ambiente AMP para acessar a tela de login.

10 Acessando o SAP – Passo 3 User: Matrícula Hydro Password: 300Brasap
Language: PT

11 Configuração inicial – Passo 1
Antes de começar a operar o SAP é necessário ajustar o layout local, para isto: Clique no botão ou pressione simultaneamente as teclas <ALT> + <F12>.

12 Configuração inicial – Passo 2
Clique em opções

13 Configuração inicial – Passo 3
1 2 3 4 Clique em design interativo, visualização 1 e depois em controles e marque as duas opções em vermelho. 5

14 Conhecendo o SAP Chamamos de BARRA DE MENU
Chamamos esses botões de BARRA DE BOTÕES Nestas caixas encontram-se os programas. Clique na seta para visualizarmos os dados técnico do SAP.

15 Conhecendo o SAP Analisando a caixa de diálogo na figura observe estes dados técnicos que visualizamos. Por estes dados podemos saber o usuário que está conectado, a transação que estamos executando. Lembrar sempre que Programa é o mesmo que transação, falaremos agora somente de TRANSAÇÕES.

16 Conhecendo o SAP Esta é a barra de MENUS, nela visualizamos alguns agrupamentos como: requisição de compra, processar, ambiente, sistema e ajuda. Esta barra modifica de transação para transação.

17 Conhecendo o SAP Observe que quando clicamos em cima de qualquer uma dessas palavras, abre-se uma lista recursos como mostra a figura abaixo. Item Outra ReqCompra=> significa abrir uma outra RC; Item Exibir/modificar => significa ir para a transação de exibir ou modificar e Item Encerrar => significa encerrar esta solicitação. E assim, segue o mesmo raciocínio para todas as transações. Devemos lembrar que esse conteúdo modifica de transação para transação.

18 Conhecendo o SAP Agora que já conhecemos a barra de menus vamos conhecer um pouco sobre a barra de botões: Esta é uma barra que está presente em todas as telas do SAP. Observe que temos nela alguns botões ativos e outros inativos, eles mudam de transação para transação.

19 Conhecendo o SAP ENTER Os seguintes comandos podem ser transferidos para este campo com ENTER: Chamar uma transação na mesma janela: Digitar /Nxxxx (xxxx = código de transação), tecle <ENTER>. Em janelas Diferentes Digitar /Oxxxx (xxxx = código de transação), tecle <ENTER>. VOLTAR => significa voltar uma janela, podemos usar a tecla <F3>. CANCELAR => significa cancelar a atividade e voltar tela principal, podemos usar o conjunto de teclas <SHIFT> + <F3>. CANCELAR => significa cancelar a atividade, podemos usar a tecla <F12>. CRIAR NOVA JANELA => Podemos criar nova janela, sem alterar a existente. AJUDA => Informações sobre o campo tais como, conceito, utilização e etc.

20 Conhecendo o SAP GRAVAR => utilizado para gravar registros, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <S>. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a primeira página na mesma tela. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a última página na mesma tela. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a página anterior. MOVIMENTAR PAGINAS => significa movimentar para a página posterior.

21 Conhecendo o SAP Outra Barra de Botões que poderá aparecer nas transações no módulo de MM.

22 Conhecendo o SAP MARCAR TODOS => utilizado para marcar todos os itens, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <F6>. DESMARCAR TODOS => utilizado para marcar todos os itens, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <F7>. MARCAR INICIO até FIM => utilizado para marcar do início até o fim do bloco, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <F9>. REGISTRAR LINHAS => registra todos os itens, podemos usar o conjunto de teclas <CTRL> + <SHIFT> + <F1>, este botão é pouco usado. ELIMINAR => utilizado para eliminar item, podemos usar o conjunto de teclas <SHIFT> + <F2>. DETALHE CABEÇALHO => utilizado para visualizar dados gerais do documento, podemos usar a tecla <F6>.

23 Conhecendo o SAP ENDEREÇO DO FORNECEDOR => utilizado para visualizar endereço do fornecedor, podemos usar a tecla <F7>. PARCEIRO => utilizado para visualizar a função parceiro do fornecedor. ESTRATÉGIA DE LIBERAÇÃO => utilizado para acessar a estratégia de liberação. MENSAGEM => utilizado para imprimir documentos. Podemos utilizar o conjunto de Teclas <SHIFT> + <F1>. DETALHE DO ITEM => utilizado para visualizar dados cadastrais de itens, referente a condições comerciais. Podemos utilizar a Tecla <F2>. DADOS ADCIONAIS => utilizado para visualizar outros dados, como outros dados logísticos.

24 Conhecendo o SAP CONDIÇÕES DO ITEM => utilizado para visualizar as condições do item. Podemos utilizar o conjunto de Teclas <SHIFT> + <F6>. TEXTOS DO ITEM => utilizado para digitarmos textos referentes ao item. Pouco utilizado. ENDEREÇO DE REMESSA => utilizado para visualizar o endereço de remessa do documento. Pouco utilizado. HISTÓRICO DO PEDIDO => utilizado para visualizarmos movimentos anteriores para este pedido. Pouco utilizado. DIVISÕES => utilizado para visualizarmos as divisões de entrega deste item. SINTESE => utilizado para voltarmos a tela inicial da transação.

25 Conhecendo o SAP Outra Barra de Botões que poderá aparecer nas transações no módulo de MM.

26 Conhecendo o SAP MODIFICAR/EXIBIR => utilizado para modificarmos e/ou exibirmos uma ação. ENTRADAS NOVAS => usado para criarmos um novo conteúdo. COPIAR COMO => utilizado para criarmos um conteúdo com cópia de outro. ELIMINAR => usado para eliminar uma linha de dados. DESFAZER MODIFICAÇÃO => utilizado para desfazer a modificação feita. MARCAR TUDO => utilizado para marcar todas as linhas de Seleção. MARCAR BLOCO => utilizado para marcar o bloco de Seleção. DESMARCAR TUDO => utilizado para desmarcar a Seleção Feita.

27 Introdução 02

28 Conceituação Requisição de Compras é: Solicitação de Cotação é:
É o instrumento básico para a identificação de materiais ou serviços que devem ser supridos. Autoriza o departamento de compras a efetuar a aquisição de determinado material ou contratação de serviço e É um documento interno: não é utilizado fora da empresa, portanto não é impresso. Solicitação de Cotação é: Um convite estendido ao fornecedor por um comprador para submeter uma cotação para o fornecimento de materiais ou prestação de serviços. É um documento externo portanto é impresso. Pedido de Compras é: Um documento formal que representa uma negociação entre uma empresa e um fornecedor para adquirir materiais ou serviços. Contrato Básico é: Um documento formal de negociação de longo prazo entre uma empresa e um fornecedor, referente ao suprimento de materiais ou prestação de serviços em um determinado período, de acordo com prazos e condições predefinidas.

29 Tipos de requisição NB – Para reposição de itens de estoque. Sua emissão só é permitida pelo processo automático de MRP, sua emissão manual é vedada a qualquer usuário e será considerada concluída quando um pedido for emitido. Não há necessidade de aprovação pela hierarquia; RB – Para compra de material spot, liberação de contrato de material ou contratação de serviços spot ou RSE e aditivos, este tipo de requisição é emitida automaticamente pela OM ou ainda manualmente pelos usuários, será considerada concluída quando um pedido for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor; RV – Para suprimento de materiais ou prestação de serviços de longo prazo. Sua emissão só pode ser feita de forma manual pelos usuários, este tipo de requisição será concluída quando um contrato básico for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor; ZDP – Para medição de contratos de serviço que tenham incidência de ICMS ou que estejam relacionados com a aquisição de mercadorias e que irão atualizar o PMU dos itens de estoque ou aplicação direta e não teremos a emissão de FRS, como por exemplo: energia elétrica, transporte intermunicipal, fornecimento de refeição e transporte de cargas. Sua emissão só pode ser feita de forma manual pelos usuários e será considerada concluída quando um pedido for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor e ZREG – Para regularização de processos onde a aquisição de materiais ou a prestação de serviços já tenham ocorrido. Sua emissão só pode ser feita de forma manual pelos usuários e será considerada concluída quando um pedido for emitido. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia do emitente da requisição conforme a DED em vigor.

30 Tipos de pedido NB – Para reposição de itens de estoque, ou seja deverá ser emitido quando o comprador receber uma requisição do tipo NB. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia conforme a DED em vigor e RB – Para compra de material spot, contratação de serviços spot ou RSE, ou seja deverá ser emitido quando o comprador receber uma requisição do tipo RB ou ZREG. Sua aprovação deverá seguir a hierarquia conforme a DED em vigor.

31 Tipos de contrato WK – Contratos por valor:
Devemos utilizar o contrato por valor uma vez que esclareçamos junto a área requisitante o tipo de gestão contratual que será feito no fornecimento do material ou prestação do serviço. Ou seja, caso não haja intenção da área em limitar as quantidades utilizadas por linha e o controle ser der simplesmente pelo montante do contrato, então esta será a opção contratual correta. MK – Contratos por quantidade: Devemos utilizar o contrato por quantidade uma vez que esclareçamos junto a área requisitante o tipo de gestão contratual que será feito no fornecimento do material ou prestação do serviço. Ou seja, caso haja intenção da área em limitar as quantidades utilizadas por linha, então esta será a opção contratual correta. Observação: Os contratos que no processo de medição demandem rateio superior a 3 casas decimais deverá ser criado tipo MK.

32 Utilização de IVA – Imposto de valor agregado
Uso e consumo que não tenha IPI e nem ICMS substituição tributária - utilizar o preço bruto e o IVA C0 Uso e consumo que tenha IPI e ICMS substituição tributária - utilizar o preço sem ICMS normal e o IVA C4 Uso e consumo que tenha IPI - utilizar o preço bruto e o IVA C5 Ativo - utilizar o IVA devido e o preço liquido Industrialização - utilizar o IVA devido e o preço liquido.

33 Contratação de serviços
No sistema SAP, teremos a disposição 884 serviços previamente codificados para atender as necessidades relacionadas com a prestação de serviço terceirizada. Como exemplo disto, temos: Serviços de construção de edificações industriais; Serviços de transporte aéreo de cargas postais, remessas expressas e cargas congêneres; Serviços de  consultoria geológica e geofísica; Serviços de transporte multimodal de cargas especiais e de grande porte; Fornecimento de alimentação sob contrato e Etc. m utilização de material

34 Contratação de serviços com utilização de material
Para a aquisição de materiais e contratação de serviços devemos atentar para as seguintes definições legais: Os contratos de serviços que podem ter aplicação de material, constantes nos itens 7.02 e 7.05 da lei complementar 116/2003, há somente a emissão de nota fiscal de serviço, os contratos que não estiverem enquadrados nestes itens, obrigatoriamente terão que emitir notas fiscais de serviço e de material. 7.02 – Execução, por administração, empreitada ou sub empreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS). 7.05 – Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e congêneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos serviços, fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS). § 6º. – Não se inclui na base de cálculo do Imposto sobre serviços de qualquer natureza o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos serviços previstos nos itens 7.02 e 7.05, da lista de serviços. § 7º. – Para fins do disposto nos itens 7.02 e 7.05, quando o prestador de serviços não comprovar os materiais utilizados, o imposto será calculado na base de 60% (sessenta por cento) do valor total da nota fiscal.

35 Campos na requisição de material
Itens: É obrigatório que todos os itens de material requisitados estejam previamente codificados no HAMP SAP. Categoria de classificação contábil: U – Utilização desconhecida não permitida para materiais; K – Deve ser utilizada em compras para um ou mais centros de custo; P – Deve ser utilizada em compras para um ou mais projetos e F – É informado automaticamente quando a requisição de compras for criada a partir de uma OM. Data de remessa: Data sugerida na qual o material deve ser entregue na planta. Fornecedor pretendido: Não é permitido o preenchimento deste campo.

36 Campos na requisição de material
Grupo de compradores: Normalmente o comprador estará definido no mestre de material, caso este campo venha em branco, comunicar o Supervisor ou Gerente de Compras de compras que então irá indicar para qual comprador deverá ser atribuída esta requisição e o Supervisor ou Gerente de Compras deverá solicitar ao Almoxarifado a inclusão do comprador responsável para este item de material. Determinação automática de fonte de suprimento: Esta opção sempre deve estar selecionada, uma vez que na ausência desta opção, os materiais que já possuem contratos homologados não terão seus pedidos atribuídos de forma automática, podendo ocasionar ainda em uma compra spot indevida. Nota de Cabeçalho: Deve conter informações importantes tais como: Contato ( e telefone) do requisitante Solicitação de visita técnica e parecer técnico. Para visita técnica deverá ser informado: Local, Endereço, Pessoa e Telefone de contato. Outras informações relevantes ao comprador, que visem facilitar a cotação e tornar mais rápido o processo de compra.

37 Campos na requisição de serviço
Itens: É obrigatório que todos os itens de serviço requisitados estejam previamente codificados no HAMP SAP. Categoria de classificação contábil: U – Utilização desconhecida, utilizar em requisições de contratos guarda chuva. K – Deve ser utilizada em compras para um ou mais centros de custo; P – Deve ser utilizada em compras para um ou mais projetos e F – É informado automaticamente quando a Requisição de Compras for criada a partir de uma OM. Categoria do item: Escolher a opção “D” para requisitar um serviço. Grupo de Mercadoria: Família de serviços baseado na NBS. Data de remessa: Data na qual o serviço deve ser executado na planta.

38 Campos na requisição de serviço
Número pessoal: Em todas as requisições a matricula do gestor do contrato deve ser informada neste campo na aba de serviços no item. Fornecedor pretendido: Não é permitido o preenchimento deste campo Grupo de compradores: No caso de serviços, informar o código do supervisor de compras e o mesmo fará a atribuição da requisição ao comprador correto. Nota de Cabeçalho: Deve conter informações importantes tais como: Contato ( e telefone) do requisitante Solicitação de visita técnica e parecer técnico. Para visita técnica deverá ser informado: Local, Endereço, Pessoa e Telefone de contato. Outras informações relevantes ao comprador, que visem facilitar a cotação e tornar mais rápido o processo de compra.

39 Aditivos Tipo: Requisição RB Itens:
Descrição livre sem necessidade de codificação Categoria de classificação contábil: U – Utilização desconhecida Data de remessa: Prazo a ser aditado Preço de avaliação: O valor total do aditivo Nota de Cabeçalho: Deve conter informações importantes tais como: Contato ( e telefone) do requisitante Detalhes do contrato a ser aditado Motivação do aditamento do contrato. Etc.

40 Ciclo de suprimento spot de materiais externos

41 Ciclo de suprimento de serviços externos

42 ? ? ? ? Documentos de compras Bestellanforderung Anfrage Angebot
Requisição compra Solic. cotação Cotação Bestell- anforderung Anfrage Requisição compra Sol.cotação Angebot Angebot Cotação Cotação ? ? A ? B A ? B Leistungs- erfassungsblatt Bestellung Kontrakt Folha de registro de serviço Contrato Pedido Bestellung Kontrakt Contrato Pedido 1 1 2 2

43 Estrutura de um documento de compras
Einkaufsbeleg Allg. Daten Statistik Nachrichten Konditionen Dados gerais Estatíticas Mensagens Condições Cabeçalho Kopf Allg. Beschreibung des Vorhabens: Software - Einführung Termin: Descrição geral do projeto: implementação de software Data: 31/10/ Position Item Descrição do serviço Quantidade Condições Leistungsbeschreibung Menge Konditionen Leistungs- zeilen Linhas de serviços Especificações do serviço Leistungs- verzeichnis Especs. LV

44 Categoria do item

45 Objeto de classificação contábil

46 Opções de criação de requisições de compras

47 Dados requisição de compras

48 Solicitação de Cotação e Cotação (proposta)

49 Número coletivo na solicitação de cotação

50 Criando uma solicitação de cotação

51 Processamento de cotações

52 Pedido de material ou serviço

53 Criando um pedido

54 Campos do pedido

55 Opções de envio do pedido

56 Contrato de material ou serviço

57 Tipos de Contrato Básico

58 Utilização dos contratos

59 Criação de anexos 03

60 Transações CV01N Criar CV02N Modificar CV03N Exibir CV04N Pesquisar

61 Acessando as transações

62 Criando um anexo – Passo 1
27/04/2017 Criando um anexo – Passo 1 Digite o código PRO e então pressione a tecla <ENTER>

63 Criando um anexo – Passo 2
Descreva o(s) anexo(s)

64 Criando um anexo – Passo 3
Pressione este botão

65 Criando um anexo – Passo 4
Clique neste dialog box

66 Criando um anexo – Passo 5
Escolha o arquivo

67 Criando um anexo – Passo 6
Pressione este botão

68 Criando um anexo – Passo 7
1 2

69 Criando um anexo – Passo 8
Para adicionar novas permissões pressione o botão ao lado.

70 Criando um anexo – Passo 9
Escolha a usuário, para informar qual usuário terá acesso as informações do anexo, caso seja mais de uma pessoa, insira quantas linhas sejam necessárias e informe os usuários que podem ter acesso.

71 Criando um anexo – Passo 10
Caso não saiba a matricula do usuário, pesquise na dialog box abaixo.

72 Criando um anexo – Passo 11
Escolher o que os outros usuários irão poder fazer com relação ao anexo.

73 Criando um anexo – Passo 12
Pressione este botão

74 Criando um anexo – Passo 13
Selecione a linha ao lado 1 2 Clique no botão ao lado

75 Clique na caixa de memorizar minha decisão
Criando um anexo – Passo 14 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão 2 Clique no botão acima

76 Clique na caixa de memorizar minha decisão
Criando um anexo – Passo 15 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão Clique no botão acima 2

77 Criando um anexo – Passo 16
Clique no botão acima

78 Criando um anexo – Passo 17
O anexo então foi criado sob o número e este número deverá ser usado no momento da criação da Requisição de Compras, Pedido ou Contrato Básico.

79 Devolvendo uma ou várias linhas de uma Requisição de Compras
04

80 Transações ME52N Modificar ME53N Exibir

81 Acessando as transações

82 Modificando uma RC – Passo 1
Clique no botão acima

83 Modificando uma RC – Passo 2
Informe o número da RC a ser modificada.

84 Modificando uma RC – Passo 3
4 Pressione no botão do disquete para salvar e um será enviado ao requisitante com o motivo do cancelamento. Pressione o botão da lixeira 3 1 Selecione a linha a ser cancelada 2 Descreva o motivo do cancelamento

85 Criando uma Solicitação de Cotação
05

86 Transações ME41 Criar SDC ME42 Modificar SDC ME43 Exibir SDC ME47
Atualizar Cotação ME49 Comparar Cotação

87 Acessando as transações

88 Criando uma solicitação de cotação – Passo 1
Informe a data da validade da SDC.

89 Criando uma solicitação de cotação – Passo 2
Pressione no botão ao lado

90 Criando uma solicitação de cotação – Passo 3
Informe o número da requisição que deseja cotar no mercado.

91 Criando uma solicitação de cotação – Passo 4
1 Digite o número 0090 Digite seu código de comprador. 2

92 Criando uma solicitação de cotação – Passo 5
Informe o mesmo número da RC a ser cotada.

93 Criando uma solicitação de cotação – Passo 6
Selecione os itens que serão enviados para a cotação no mercado, caso não deseje cotar todos os itens, clicar com o mouse na linha e então este item não irá ser cotado, caso contrário pressionar no botão de “aceitar + detalhe” para incluir todos os itens na SDC.

94 Criando uma solicitação de cotação – Passo 7
Atualize em todas as linhas a data da necessidade de recebimento da mercadoria.

95 Criando uma solicitação de cotação – Passo 8
Selecione os fornecedores que irão participar do processo clicando no botão indicado abaixo.

96 Criando uma solicitação de cotação – Passo 9
Selecione o fornecedor a participar da cotação clicando no botão indicado ao lado.

97 Criando uma solicitação de cotação – Passo 10
Selecione um fornecedor a partir das pesquisas disponíveis.

98 Criando uma solicitação de cotação – Passo 11
Pressione o botão ao lado para salvar a SDC. 1 Uma vez salva a SDC selecione o próximo fornecedor a fazer parte do processo de cotação. 2 Dependendo do número necessário de cotações, repita os passos acima as vezes que forem necessárias, toda vez que o botão de salvar é acionado é disparado um para o fornecedor com a SDC.

99 Acessando as transações

100 Atualizando a cotação – Passo 1
Informe o número da SDC a ser atualizada com o preço do fornecedor.

101 Atualizando a cotação – Passo 2
Salve a cotação 2 Atualize a cotação com os preços recebidos na proposta do fornecedor. 1

102 Acessando as transações

103 Comparando cotações – Passo 1
3 Pressione no botão ao lado 1 Digite o número 0090 Informe o número da cotação 2

104 Comparando cotações – Passo 2
Dê um duplo clique em cima das cotações que não foram premiadas. O sistema apresenta qual fornecedor obteve o menor preço dos itens.

105 Comparando cotações – Passo 3
2 Salve a cotação Marque o campo de recusa e então um será enviado ao fornecedor informando que a cotação não foi premiada. 1

106 Criando um Pedido 06

107 Transações ME21N Criar ME22N Modificar ME23N Exibir

108 Acessando as transações

109 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 1
Escolha primeiramente o tipo de Pedido de acordo com a característica da compra: NB – Compras para estoque – RC tipo NB e RB – Compras de aplicação direta – RC tipos RB e ZREG.

110 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 2
Ativar a síntese de documentos

111 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 3
Clique neste botão

112 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 4
Clique na opção Requisições de compra.

113 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 5
4 Pressione o botão ao lado Selecione as 2 opções ao lado 1 Informe seu código de comprador 2 Informe a sigla da empresa que deseja comprar: ADN – Alunorte BRP – Albrás PAM - Paragominas 3 3

114 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 6
Arraste a numeração até o botão indicado 2 Clique no número da RC. 1

115 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 7
Clique na dialog box ao lado para pesquisar o código do fornecedor. Digite o número 0090 1 2

116 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 8
Escolha o fornecedor baseado nas diversas opções de pesquisa.

117 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 9
2 Informe a data de entrega negociada com o fornecedor 1 Informe o preço negociado com o fornecedor.

118 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 10
Pesquise o termo de pagamento na dialog box ao lado.

119 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 11
Selecione o termo adequado e pressione a teclar <ENTER>.

120 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 12
Informe a condição de entrega e o local da mesma. 1 Caso senha sido negociado FOB-TRANSPORTADORA, informar o código da mesma na aba abaixo: 2 Pesquise na dialog box ao lado o código da transportadora. 3

121 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 13
Escolha o transportador baseado nas diversas opções de pesquisa.

122 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 14
Vá até a aba fatura e escolha o IVA de acordo com a natureza da compra

123 Criando um pedido a partir de uma RC – Passo 15
2 Pressione o botão ao lado para salvar o pedido 1 Pressione o botão ao lado para verificar se existem erros.

124 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 1
Escolha primeiramente o tipo de Pedido de acordo com a característica da compra: NB – Compras para estoque – RC tipo NB e RB – Compras de aplicação direta – RC tipos RB e ZREG.

125 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 2
Ativar a síntese de documentos

126 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 3
Clique neste botão

127 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 4
Clique na opção Solicitações de cotação

128 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 5
Pressione o botão ao lado 3 Informe a sigla da empresa que deseja comprar: ADN – Alunorte BRP – Albras PAM - Paragominas 1 Informe seu código de comprador 2

129 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 6
Arraste a cotação até o botão indicado 2 Clique na cotação 1

130 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 7
Pesquise o termo de pagamento na dialog box ao lado.

131 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 8
Selecione o termo adequado e pressione a teclar <ENTER>.

132 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 8
Informe a condição de entrega e o local da mesma. 1 Caso senha sido negociado FOB-TRANSPORTADORA, informar o código da mesma na aba abaixo: 2 Pesquise na dialog box ao lado o código da transportadora. 3

133 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 9
Escolha o transportador baseado nas diversas opções de pesquisa.

134 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 10
Vá até a aba fatura e escolha o IVA de acordo com a natureza da compra

135 Criando um pedido a partir de uma SDC – Passo 11
2 Pressione o botão ao lado para salvar o pedido 1 Pressione o botão ao lado para verificar se existem erros.

136 Criando um Contrato Básico
07

137 Transações ME31K Criar ME32K Modificar ME33K Exibir

138 Acessando as transações

139 Criando um contrato básico – Passo 1
Pressione no botão ao lado para abrir as opções de contrato

140 Criando um contrato básico – Passo 2
Escolha entre a opção WK e MK de acordo com a característica do contrato.

141 Criando um contrato básico – Passo 3
Pressione no botão ao lado para informar o número da RC

142 Criando um contrato básico – Passo 4
Informe o número da RC e pressione a tecla <ENTER>

143 Criando um contrato básico – Passo 5
1 Informe ou pesquise o código do fornecedor. Para a organização de compra sempre informe o código 0090 e para grupo de compradores informe seu código de comprador, por exemplo B01. 2 Na categoria do item para contrato de serviços informe a letra D e para materiais deixe o campo em branco. 3

144 Criando um contrato básico – Passo 6
Informe a data final de validade do contrato. Informe o montante e a moeda do contrato. Informe a condição do pagamento, por exemplo 30DDL.

145 Criando um contrato básico – Passo 7
Selecione a linha da RC que deseja incluir no contrato e depois pressione no botão acima.

146 Criando um contrato básico – Passo 8
Pressione no botão ao lado.

147 Criando um contrato básico – Passo 9
Selecione a opção ao lado e pressione a tecla <ENTER>

148 Criando um contrato básico – Passo 10
pressione a tecla <ENTER>

149 Criando um contrato básico – Passo 11
Para materiais atualize os preços unitários

150 Criando um contrato básico – Passo 12
Para serviços selecione a linha e então pressione no botão indicado.

151 Criando um contrato básico – Passo 13
Finalize gravando o contrato pressionando o botão do disquete. Atualize os preços e as quantidades de acordo com a característica do contrato.

152 Relatórios de Compras 08

153 Customizando Relatórios – Passo 1
É possível customizar as colunas e visões dos relatórios no SAP, note: Clique no ícone acima

154 Customizando Relatórios – Passo 2
Escolha quais colunas deseja visualizar no relatório, marcando-as com o mouse e então pressione o botão ao lado. 1 Clique no botão acima. 2

155 Customizando Relatórios – Passo 3
Escolha o nome do novo layout 1 Descreva o novo layout 2 3 Clique no botão ao lado

156 Transações Relatórios de dados mestres de material
MM60 ZRMM1B ZM31 Relatório de dados mestres de serviço AC06

157 Passo 1 – acessando as transações Acessando as transações

158 Índice de materiais (MM60) – Passo 1
Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione no botão abaixo para executar o relatório 5 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) Pesquisar o material ou materiais a serem listados 1 Informar o tipo de material, por exemplo: ZELE, ZMSK, etc. 2 Informar o grupo de mercadorias, por exemplo: 2007, 7103, 7201, etc. 3 Sempre manter esta opção marcada. 4

159 Índice de materiais (MM60) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

160 Índice de materiais (MM60) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

161 Índice de materiais (MM60) – Passo 4
2 Clique no botão ao lado Selecione a opção 10 Excel 1

162 Índice de materiais (MM60) – Passo 5
Escolher o local onde o arquivo será salvo.

163 Índice de materiais (MM60) – Passo 6
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

164 Índice de materiais (MM60) – Passo 7
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

165 Índice de materiais (MM60) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

166 Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 1
Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione no botão abaixo para executar o relatório 6 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras). 3 Pesquisar o material ou materiais a serem listados. 1 Sempre informar PT. 2 Informar o grupo de mercadorias, por exemplo: 2007, 7103, 7201, etc. 4 Informar o tipo de material, por exemplo: ZELE, ZMSK, etc. 5

167 Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

168 Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

169 Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 4
Clique no botão ao lado 2 Selecione a opção 10 Excel 1

170 Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 5
Escolher o local onde o arquivo será salvo.

171 Clique na caixa de memorizar minha decisão
Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

172 Clique na caixa de memorizar minha decisão
Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 7 1 Clique na caixa de memorizar minha decisão Clique no botão acima 2

173 Exemplo de Relatório no Excel
Índice de materiais desc. longa (ZRMM1B) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

174 Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 1
Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione no botão abaixo para executar o relatório 3 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras). 1 Visão analítica – marcar a opção acima Visão sintética – não marcar esta opção 2

175 Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

176 Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2 3

177 Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 4
Escolha a opção ao lado 2 Clique no botão acima

178 Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 5
Clique na dialog box abaixo Escolha nome do arquivo e o local a ser salvo. 2

179 Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 6
Clique no botão acima.

180 Exemplo de Relatório no Excel
Materiais por grupo de mercadorias (ZM31) – Passo 7 Exemplo de Relatório no Excel

181 Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 1
Tela inicial de parâmetros de pesquisa Pressione o botão ao lado para executar o relatório 2 Informe o código NBS 1

182 Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

183 Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2

184 Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 4
Clique no botão ao lado

185 Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 5
Escolha a opção tabela

186 Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 6
Clique no botão ao lado

187 Exemplo de Relatório no Excel
Lista mestre de serviço (AC06) – Passo 7 Exemplo de Relatório no Excel Caso deseje manter o relatório, a planilha deverá ser salva localmente no computador do usuário.

188 Transações Relatórios de requisições Relatório de FRS
ME5A ZREQSTATUS ML84 Relatório de Pedido Relatório de Contrato ME2N ME3L

189 Acessando as transações

190 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 1
Pressione no botão ao lado para executar o relatório Sempre utilizar o código ALV 1 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Marcar este campo, caso devam ser listadas requisições de compra que já foram atribuídas a uma fonte de suprimento. Marcar este campo, caso devam ser listadas as requisições de compra concluídas (e não mais quantidade em aberto). Marcar este campo para listar as requisições de compra parcialmente pedidas. Marcar este campo para ver as requisições de compra sujeitas a uma estratégia de liberação e que já foram liberadas. Marcar sempre os campos ReqCs. para liberação global e ReqCs para liberação de item. 3 3 3 3 4

191 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

192 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

193 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 4
Clique no botão ao lado 2 Selecione a opção 10 Excel 1

194 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 5
Escolher o local onde o arquivo será salvo.

195 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 6
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 2 Clique no botão acima

196 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 7
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

197 Requisições de Compras (ME5A) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

198 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 1
4 Pressione no botão abaixo para executar o relatório Informe o intervalo que deseja pesquisar 1 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Informar a moeda 3

199 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

200 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

201 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 4
Clique no botão ao lado 2 Selecione a opção 10 Excel 1

202 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 5
Escolher o local onde o arquivo será salvo.

203 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 6
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

204 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 7
1 Clique na caixa de memorizar minha decisão Clique no botão acima 2

205 Requisições de Compras (ZREQSTATUS) – Passo 8
Exemplo de Relatório no Excel

206 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 1
Pressione no botão ao lado para executar o relatório 4 1 Utilize sempre o código 0090 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Informe o intervalo que deseja pesquisar 3

207 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação. Neste relatório antes de customizar as colunas pressione no botão

208 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2 3

209 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 4
Clique no botão ao lado Selecione a opção 10 Excel 1

210 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 5
Escolher o local onde o arquivo será salvo.

211 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 6
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

212 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 7
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

213 Pedido de Compras (ME2N) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

214 Contrato (ME3N) – Passo 1 Pressione no botão ao lado para executar o relatório 4 Utilize sempre o código 0090 1 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 2 Informe o intervalo que deseja pesquisar 3

215 Contrato (ME3N) – Passo 2 Tela do relatório após execução da transação.

216 Contrato (ME3N) – Passo 3 Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 3 2

217 Contrato (ME3N) – Passo 4 Clique no botão ao lado
2 Clique no botão ao lado Selecione a opção 10 Excel 1

218 Contrato (ME3N) – Passo 5 Escolher o local onde o arquivo será salvo.

219 Clique na caixa de memorizar minha decisão
Contrato (ME3N) – Passo 6 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

220 Clique na caixa de memorizar minha decisão
Contrato (ME3N) – Passo 7 Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

221 Exemplo de Relatório no Excel
Contrato (ME3N) – Passo 8 Exemplo de Relatório no Excel

222 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 1
Pressione no botão ao lado para executar o relatório. 6 1 Informe o intervalo que deseja pesquisar Utilize sempre o código 0090 2 PAM (Hydro Paragominas), ADN (Hydro Alunorte) e BRP (Albras) 3 Sempre utilizar a opção tudo 4 Não aceito = Medições não aprovadas Aceito = Medições aprovadas 5

223 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 2
Tela do relatório após execução da transação.

224 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 3
Para exportar o relatório para o Excel , acesse as opções do MENU conforme demonstrado abaixo. 1 2 3

225 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 4
1 Escolha a opção ao lado. Clique no botão acima 2

226 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 5
1 Clique na dialog box abaixo. Escolha nome do arquivo e o local a ser salvo. 2

227 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 6
Clique no botão acima.

228 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 7
Clique na caixa de memorizar minha decisão 1 Clique no botão acima 2

229 Folha de Registro de Serviço (ML84) – Passo 8
Exemplo de Relatório no Excel

230 Informações de contato para suporte
Aldo Almeida E: C: (91) 8899 – 5540 Leôncio Bitar E: C: (91)

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Carregar ppt "27/04/2017 Processo de Compras Autor: Aldo Almeida Dezembro/2013."

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