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REDAÇÃO EMPRESARIAL.

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Apresentação em tema: "REDAÇÃO EMPRESARIAL."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO EMPRESARIAL

2 A CORRESPONDÊNCIA EMPRESARIAL MODERNA
Correspondência empresarial = instrumento de marketing Responsável pela imagem interna e externa da empresa Mercado competitivo + meios de comunicação mais rápidos e eficientes = C.E. mais dinâmica

3 A Correspondência Empresarial
Correio eletrônico Carta Memorando ou comunicação interna

4 Correspondência oficial
Ofício Memorando oficial

5 Documentos Administrativos
Acordo Aviso ou comunicado Ata Atestado Bilhete Circular Convocação Declaração Procuração Recibo Requerimento

6 DOIS TIPOS BÁSICOS DE CARTA

7 Carta pessoal Utilizada para estabelecer contato com amigos, parentes, namorado (a). - Informal. - Não segue modelos prontos. - Linguagem coloquial. - Remetente: a própria pessoa que assina a correspondência.

8 Expressões surradas Na produção de textos: evitar frases feitas e expressões surradas (clichês): "nos píncaros da glória", "silêncio sepulcral", "nos primórdios da humanidade", "Escrevo-lhes estas mal traçadas linhas" ou "Espero que esta vá encontrá-lo gozando de saúde".

9 Coerência no Tratamento
Manter o tratamento que se utiliza para o destinatário (tu ou você, o senhor) até o fim, tomando todo o cuidado com pronome e formas verbais, que deverão ser da pessoa correspondente. Erros de uniformidade de tratamento: Você deverá comparecer à reunião. Espero-te ansiosamente. Não se esqueça de trazer tua agenda. Emprego de pronomes de tratamento como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, etc.: embora se refiram às pessoas com quem falamos, esses pronomes devem concordar na terceira pessoa: Aguardo que Vossa Senhoria possa enviar-me ainda hoje os relatórios de sua autoria. Vossa Excelência não precisa preocupar-se com seus auxiliares. Estão caindo em desuso.

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11 Correspondência oficial e comercial
Correspondência oficial e comercial: enviada pelos poderes políticos ou por empresas privadas (comunicações de multas de trânsito, mudanças de endereço e telefone, propostas para renovar assinaturas de revistas, etc.). - Modelos prontos, em que o remetente só altera alguns dados. - Linguagem padronizada. - Redigidas na linguagem formal culta. - Mesmo que venha assinada por uma pessoa física, o emissor é uma pessoa jurídica (órgão público ou empresa privada), representada por um funcionário.

12 Qualidades da carta comercial:
Boa apresentação: ordem, organização e limpeza. Clareza: a obscuridade do texto impede a comunicação imediata e dá azo a interpretações que podem levar a desentendimentos e, mesmo, a prejuízos financeiros. Linguagem: Simples: sem enfeites literários.

13 Atual: inteligível à época presente.
Precisa: própria, específica, objetiva. Correta: exata observância das normas gramaticais. Concisa: informar com economia de palavras. Impessoal: máximo de objetividade - não cabem manifestações subjetivas e sentimentais.

14 A carta comercial pode ser remetida pelo correio ou fax, às vezes até mesmo por e-mail.

15 Fatores de influência da Carta Comercial
    1. resposta imediata = firma eficiente;       2. carta bem definida = destinatário pensará que está lidando com uma organização metódica;       3. se o leitor compreender o que está escrito + bom relacionamento comercial com a empresa Riscos:       1. como todo texto escrito, é irrecorrível, não dá para harmonizar ou explicar como na comunicação oral, pelo telefone, por exemplo;       2. o volume de correspondência recebida nas empresas é grande, a carta pode ser mal lida, mal interpretada e motiva nova carta como resposta, ampliando a burocracia empresarial. Por isso, para os grandes negócios, clientes especiais, prefere-se a conversa por telefone. Cesca, Cleuza G. Gimenes. Comunicação Dirigida e Escrita na Empresa. Summus Editorial.

16 Modelo Antigo TIMBRE Rua X - Porto Alegre - caixa postal, Porto Alegre, 6 de novembro de 1996. A Fernando de Barros & Cia. Ltda. Av. Rio Branco, conj. 7 Rio de Janeiro - RJ (2) Prezados Senhores: Em resposta à solicitação feita pelo escritório de V.Sas., representado, em nossa cidade, pelo Sr. Marcelo Silveira, informamos que seguiram, via aérea, dez (10) caixas dos medicamentos pedidos. Outrossim , comunicamos que a duplicata no , no Banco da Amizade S.A., emitida por V.Sas, em 3 de outubro do corrente ano, já foi encaminhada, em 29 de outubro p.p. ao Departamento de Cobrança, para as providências cabíveis. Sem mais que se apresenta no momento, subscrevemo-nos Atenciosamente _______________________________ Tiago Almeida Diretor

17 Modificações 1. Elimina-se a preposição "A", desnecessária.
      2. Elimina-se o endereço do destinatário (já consta do envelope).       3. Suprimem-se os dois pontos na invocação.       4. Não é necessário marcar o parágrafo.       5. Retirar a expressão "em resposta” (o destinatário sabe que se está respondendo a algo).       6. Suprime-se o número 10 (a palavra dez já está mencionada).       7. Suprimem-se expressões desnecessárias.

18 8. A data em que o título foi encaminhado é um dado desnecessário.
      9. Dispensa-se a expressão “próximo passado”.       10. "...para providências cabíveis..." é uma expressão desnecessária, considerada como tapa-margem.       11. Um fecho óbvio é desnecessário, pois, se houvesse algo mais, seria acrescentado à carta.            12. Não se usa mais a pauta para a assinatura do remetente. 13. A formatação “em bloco” substitui a “denteada”

19 Modelo Novo TIMBRE MEMO n.23 Franca, 17 de setembro de 2008.
Fernando de Barros & Cia. Ltda. Prezados senhores À solicitação feita pela sua loja, representada, em nossa cidade, pelo Sr. Marcelo Silveira, informamos que seguiram, via aérea, dez caixas contendo os sapatos pedidos. Comunicamos que a duplicata no foi encaminhada ao Departamento de Cobrança  Atenciosamente Tiago Almeida Diretor

20 Estrutura da carta comercial
      a) local e data       b) destinatário       c) vocativo       d) contexto ou assunto       e) despedida       f) assinatura

21 Partes da carta comercial
Cabeçalho ou timbre: todos os elementos que identifiquem a firma (impresso ou nem aparece) Data: nome do mês com minúscula; após a data, segue ponto final; os numerais designativos de ano não se separam por ponto ou espaço; assim deve-se escrever 1992 e não ou 1 992;

22 os numerais de uma data separam-se por hífen e não por barra:
Destinatário: nome Iniciação: vocativo (invocação), referência e início.

23 Invocação: Não: Prezado(s) Senhor (Senhores), Caro Cliente Sim: Senhor Diretor, Senhor Gerente, Senhores etc. Para o início: “Em atenção ao anúncio publicado...” “Em atenção ao pedido...” “Com relação à carta do dia...” “Atendendo à solicitação da carta...” “Em cumprimento às determinações...” “Participamos-lhes que...” “Solicitamos-lhes a gentileza/favor de...”

24 Evite as formas “Pela presente” ou “Tem a presente
Evite as formas “Pela presente” ou “Tem a presente...”, já gastas pelo uso. Corpo da carta, ou exposição do assunto: variável, de acordo com o que se pretende.

25 Fecho da carta: é a parte que encerra a carta, com uma série de fórmulas já estabelecidas, como:
Atenciosamente. Com elevado apreço. Com elevada consideração Cordiais Saudações (Saudações cordiais). Cordialmente. Antecipadamente agradecemos. Não: Termino esta, Sem mais, termino esta, Com elevada estima...

26 ATA Definição: registro escrito, fiel e detalhado, do que se passa ou passou em uma reunião, assembléia ou convocação, de uma instituição oficial ou particular (reunião do prefeito com seus secretários, da diretoria de uma empresa com seus funcionários, de assembléia de condomínio, de um clube, entre outras)

27 Suas principais características são a CLAREZA,
a PRECISÃO e a OBJETIVIDADE na expressão das ocorrências da reunião.

28 Linguagem segue o padrão culto da língua na pontuação, na correção ortográfica, na concordância e no vocabulário adequado e preciso

29 Forma Motivo da convocação Quem dirigiu os trabalhos Resolução
mais ou menos invariável, isto é, a ata possui uma estrutura determinada, seguindo um esquema: Assunto Motivo da convocação Quem dirigiu os trabalhos Resolução Assinaturas

30 O redator (secretário) da ata pode ser o secretário da empresa ou da instituição ou ser indicado pelo presidente da reunião.

31 Valor Legal Não conter rasuras – “digo” ou “em tempo”
Tudo seguidamente para evitar acréscimos posteriores Escrita em livro próprio ou digitada e arquivada Ser lida, aprovada e assinada pelos presentes (ou pelo presidente e secretário, no caso de assembléia) Se a ata não relatar exatamente o que ocorreu durante a reunião, os participantes poderão exigir que sejam feitas as correções necessárias.

32 Ata da Reunião da Diretoria, Gerências de Produção, Compras, Vendas e Marketing da NEL Calçados Ltda., localizada na Avenida São Paulo, 90, nesta cidade, realizada em 17 de setembro de 2008. Às dezoito e trinta horas, presentes os senhores Carlos Silva, Célio Ribeiro, Eduardo Souza, Luís Carlos Magalhães e Oly Silva Santos, conforme assinaturas constantes no Livro de Presença, foram dados por abertos os trabalhos da presente reunião da Diretoria e Gerências da NEL Calçados LTDA., que se desenvolveu na sede da empresa. O Sr. Presidente colocou em apreciação o único item da Ordem do Dia: "A" – ANÁLISE DA COLEÇÃO DE INVERNO 2009 DA LINHA DE PRODUTOS “CUTE FOOTIE”. Após comentários dos presentes, foi aprovada por unanimidade a coleção proposta pelo Ateliê de Desenvolvimento de Calçados Regina Faria. Nada mais havendo a tratar e ninguém mais querendo fazer uso da palavra, o Sr. Presidente deu por encerrados os trabalhos da presente Reunião, lavrando-se a presente ata que, após lida e aprovada, vai assinada pelos presentes. Franca, 17 de setembro de       Carlos Silva                                  André Felipe dos Santos         (Diretor)                                               (Secretário)

33 ATA DE REUNIÃO DE DIRETORIA E GERÊNCIAS Data: 17-09-2008
ATA DE REUNIÃO DE DIRETORIA E GERÊNCIAS Data: Local: Avenida São Paulo, 90 – Franca – SP Pauta: 1. Análise da coleção de inverno 2009 da linha de produtos “Cute Footie”, desenvolvida pelo Ateliê de Desenvolvimento de Calçados Regina Faria; 2. Procedimentos para modelagem e início da produção da coleção, se aprovados os modelos; 3. Adequação dos pontos de venda aos novos produtos da linha; 4. Estratégias de marketing para o lançamento da coleção no mercado. Presentes: Diretor –Carlos Silva Gerente de Compras - Célio Ribeiro Gerente de Produção - Eduardo Souza Gerente de Vendas - Oly Silva Santos Gerente de Marketing - Luís Carlos Magalhães Secretário – André Felipe dos Santos

34 Considerações 1. A coleção foi aprovada por unanimidade;
2. Como a produção da indústria se encontra fechada até dezembro (em atendimento aos pedidos da coleção de verão 2008), o Departamento de Modelagem e Escalação deve se adiantar na execução de todos os modelos; apenas os funcionários da produção de amostras participarão dessa etapa de trabalhos; 3. Os vendedores precisam ser treinados pelo Departamento de Marketing para que orientem os lojistas, que devem expôr a nova coleção de forma unificada; 4. Pediatras e Ortopedistas das cidades nas quais os sapatos são distribuídos precisam ter acesso a informações sobre o produto.

35 Deliberações 1. O Departamento Financeiro realizará o levantamento imediato do custo das peças, a fim de se definir o preço a ser cobrado dos lojistas; 2. Cada gerente tomará as providências necessárias para o início da produção dos calçados da nova coleção, adequando-se a indústria à produção concomitante com a coleção de verão Para isso, deve-se buscar terceirizar grande parte da produção; 3. Será encomendado ao Ateliê de Desenvolvimento um projeto de vitrine – ou a indicação de um profissional que possa fazê-lo – para os pontos de venda; então, os próprios vendedores devem ser treinados para orientar os lojistas; 4. Além dos meios nos quais se veiculam os anúncios da linha “Cute Footie”, revistas médicas devem ser consultadas sobre a possibilidade de inserção de anúncios. Franca, 17 de setembro de 2008. Assinatura dos presentes: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

36 REQUERIMENTO Documento por meio do qual se solicita algo a uma autoridade Um só parágrafo - redação curta e objetiva. Fecho: novo parágrafo. Requerente (requeredor): quem faz o requerimento, o pedido, a solicitação. Sempre na terceira pessoa - evitar o uso no pronome eu ou nós. Invocação: deve constar o título funcional da pessoa a quem é endereçado o pedido; não se menciona, porém, o nome nem se utiliza nenhuma fórmula de saudação. O tratamento adequado é: Ilmo. Sr V. Sa. (mais comum) Exmo. Sr V. Exa. (altos dignitários) Os juízes de Direito costumam exigir o tratamento por extenso.

37 Fechos “Nestes termos,”: N.T. “Pede deferimento.”: P.D.
“Espera deferimento.”: E.D. Ou N.T.P.D. Se houver menção de rua: residente, morador ou sito na rua tal e não à rua tal.

38 7 espaços entre o destinatário e o texto, para a redação do despacho
Pode trazer a citação do amparo legal do pedido

39 ESTRUTURA DO REQUERIMENTO
Invocação Explanação do assunto Fecho Local e Data Assinatura

40 REQUERIMENTO Sr. Diretor da Faculdade de Administração das Faculdades Reunidas “São Pantaleão”. 7,0 cm Miocardes Chaves, aluna regularmente matriculada no primeiro ano do curso de Administração, nº , período noturno, turma , requer de V. Sa. abono de faltas dos dias 10, 11 e 12 do mês em curso, por motivo de saúde, conforme atestado anexo. NESTES TERMOS ou N.T. PEDE DEFERIMENTO P.D. São Paulo, 15 de agosto de 1994. MIOCARDES CHAVES

41 Modelo de Requerimento Simples
Sr. Diretor da Faculdade de Economia São Pedro. Pedro Ferreira, aluno regularmente matriculado no primeiro ano do curso de Economia, sob o número 732, turma P1, período noturno, vem requerer a V. Sa. um atestado de matrícula, para a obtenção de uma bolsa de estudos da firma onde trabalha. Nestes Termos, Pede Deferimento Itabira, 15 de março de 1998. Assinatura

42 Modelo de Requerimento Complexo ou Petição
Senhor Doutor Delegado do 23º Distrito da Capital Rafael Antunes, brasileiro, casado, industrial, residente na Rua Sabiá nº 13, vem expor o que segue: No dia 10 do corrente, o operário João da Silva, brasileiro, casado, residente na Rua B, s/n, Vila Ema, foi apanhado levando da fábrica peças manufaturadas. Advertido pelo guarda do portão da saída, fugiu e não retornou até o presente. Diante do fato, foi feito um levantamento na secção, verificando-se considerável falta de peças e material. Isto posto, requer a V. Sa. que ordene a abertura do inquérito, a fim de que seja apurada a responsabilidade daquele operário. Nestes Termos, Pede Deferimento São Paulo, 20 de maio de 1998. Assinatura

43 Memorando DE: Biblioteca Central PARA: Prof. Santinho Palhano
DATA: Assunto: Livros Acusamos o recebimento dos livros elaborados por V. Sa. e registramos nossos agradecimentos, pois tais livros serão de grande valor para a Biblioteca Central e para os alunos de Letras. (a)

44 CONSIDERAÇÕES SOBRE O MEMORANDO
Etimologia: verbo latino “memini” - “o que deve ser lembrado”. Forma abreviada: memo. Comunicações de caráter rotineiro Agilidade na comunicação: simplicidade e despachos na mesma página. É um lembrete com mensagens, avisos, consultas rápidas, informações sucintas.

45 MEMORANDO Nº PARA: DEPARTAMENTO: Fulano de Tal Marketing DE: DEPARTAMENTO: Beltrano da Silva Relações Públicas Data: Assunto: Estágio de Fulano de Tal. A partir de 2 de janeiro de 1999, o Sr , novo assistente do Gerente de Relações Públicas, fará estágio no Departamento de Marketing, durante uma semana. Gostaríamos de contar com sua assistência pessoal, de modo que o Sr possa ter o máximo de aproveitamento e conhecimento de nossos produtos e de nossos clientes. (a)

46 MEMORANDO Nº PARA : DEPARTAMENTO: Todos Todos DE: DEPARTAMENTO: Fulano de Tal Recursos Humanos Data: Assunto: Faltas ao serviço por motivo de doença. Em vista dos abusos que se vêm verificando ultimamente, a partir de hoje as faltas ao serviço por motivo de doença deverão ser justificadas por meio de atestados médicos fornecidos pelo Inamps ou pela XYZ, empresa que mantém convênio conosco. O não-cumprimento dessa exigência implicará, no mínimo, o desconto no salário, conforme previsto em Lei. (a)

47 Correspondência Oficial
Utilizada no serviço público 1992: Manual de Redação da Presidência da República - racionalizar e padronizar a redação de comunicações oficiais Instrução Normativa n. 4, de 6 de março de 1992: normas obrigatórias no âmbito federal

48 Ofício  Ofício nº Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1994.  Sr. Deputado, os formandos do CEUB (Centro de Ensino Unificado Brás Cubas) sentir-se-ão honrados com a presença de V. Exa. Como paraninfo por ocasião da festa de formatura a ser realizada no dia 15 de dezembro do corrente ano, às dezenove horas (19h), no salão nobre da Faculdade, sita na Rua José Tupinambá, nº 350. Respeitosamente,  (nome e função do emitente) A sua Excelência o Senhor Deputado (nome) Câmara dos Deputados Brasília – DF

49 CONSIDERAÇÕES SOBRE O OFÍCIO
Ofício: meio de comunicação próprio dos órgãos de serviço público oficial, mas aplica-se também a qualquer tipo de comunicação revestida de certa solenidade e de uso em circunstâncias especiais – entre agentes públicos ou um público e um particular. Nome do mês nas datas: sempre em minúscula. Invocação: o título do destinatário aparece seguido de dois-pontos, vírgula ou sem pontuação. Comunicação de caráter solene e oficial: correção e comedimento vocabular. Fecho: respeitosamente ou atenciosamente.

50 Mais de uma página: 2/2 Não se coloca mais o ano com a numeração do ofício Ponto final após a data Assunto: facultativo Vocativo: Senhor + cargo (em maiúscula) do destinatário Primeiro parágrafo e fecho: sem numeração Outros: numeração a 2,5 cm da margem esquerda da folha, seguida de ponto e alinhar o começo do parágrafo pelo primeiro

51 Endereçamento no envelope:
Abolido o uso de “Digníssimo” Autoridades tratadas por Vossa Excelência: Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal Juiz de Direito da 10 Vara Cível Rua ABC, n. 123 São Paulo - SP

52 Abolido o uso de “Ilustríssimo”:
Senhor Eduardo Maia Secretário Municipal da Saúde Rua... .... Doutor: para quem tem título de doutorado

53 Fecho Centralizado na folha Respeitosamente: autoridades superiores
Atenciosamente: autoridades de mesmo nível hierárquico ou inferior Vírgula obrigatória depois do fecho

54 Modelos de Ofício Ofício n. 1/Sigla do Setor Porto Alegre, 29 de setembro de 1998. Senhor Secretário: Temos a satisfação de comunicar a V. Exª que este centro comunitário realizará, no período de 20 de outubro a 20 de novembro do corrente ano, a Campanha de Prevenção do Câncer. Solicitamos, pois, a V. Exª a gentileza de indicar dois médicos dessa Secretaria para participarem da mesma, a qual contará, inclusive, com o assessoramento técnico-pedagógico da Agência Brasileira da Organização Mundial de Saúde. Confiantes na boa acolhida à solicitação aqui apresentada, ratificamos, nesta oportunidade, protestos de consideração e apreço. Atenciosamente, Fulano de Tal DIRETOR Ao Sr. Secretário de Saúde N/Capital AB/CD

55 Of. nº 11 Porto Alegre, 15 de maio de 1998.
Senhora Delegada: Vimos, por este meio, apresentar a V. Sª a professora do Ensino Médio II Maria de Fátima Vaz, lotada nesta Escola, e titular da cadeira de Física, que, por indicação superior, ficará à disposição da Primeira Delegacia de Ensino até dezembro do corrente ano. Solicitamos, por outro lado, que seja encaminhado, até o dia 5 (cinco) de cada mês, o atestado de efetividade da referida professora, a fim de que a mesma não seja prejudicada em relação à pontualidade dos vencimentos. Atenciosamente Ana Maria César DIRETORA À Sra Professora Amélia X 1ª Delegada de Ensino Rua X, CEP P. Alegre

56 Acordo Ajuste, convenção de regras que servem às partes

57 Modelo de Acordo Pelo presente acordo de trabalho, celebrado entre a firma X, estabelecida nesta cidade, na Y, de um lado, e seus empregados abaixo assinados, de outro, fica estipulado o seguinte: A) de segunda a sexta-feira os empregados terão seus horários prorrogados em uma hora diária; B) os empregados receberão um acréscimo de 10% sobre o valor da hora normal durante a hora suplementar de trabalho; C) o presente contrato poderá ser denunciado por qualquer uma das partes mediante aviso prévio de 15 dias. Como ambas as partes estão de pleno acordo, firmam o presente contrato em três vias do mesmo teor, perante as testemunhas infra-assinadas. São Paulo, 15 de maio de 2007. Testemunhas: Assinatura do Representante dos Trabalhadores: Assinatura dos Trabalhadores:

58 Atestado Declaração, documento firmado por uma autoridade em favor de alguém, que certifica, demonstra algo que interessa a outrem.

59 Modelo de Atestado Eu, (nome), (profissão),atesto, para os devidos fins, que conheço há x anos o Sr...., brasileiro, solteiro, nascido em, ....de...de......, na cidade de Manaus, filho de e , portador da Carteira de Identidade n° , residente e domiciliado nesta cidade, na rua , n°...., nada sabendo em desabono à sua conduta, até a presente data. Por ser expressão da verdade, firmo o presente atestado. Manaus, de de 2004 José..... (Firmas reconhecidas em cartório)

60 Aviso ou comunicado Comunicado formal que serve para ordenar, cientificar, prevenir, noticiar, convidar Linguagem clara e texto breve

61 Exemplo de Aviso AVISO O DP informa que as cestas de Natal de todos os empregados estarão disponíveis a partir do dia 18 de dezembro, no Grêmio.

62 Circular Comunicação (carta, manifesto ou ofício) dirigida a muitas pessoas ou a um órgão O receptor deve ter a impressão de que o texto foi redigido especialmente para ele Antes de começar a escrever, organize-se, procurando ter total domínio do assunto a ser desenvolvido no texto. Reúna previamente as informações necessárias e aprofunde-se no tema a ser desenvolvido. Utilize uma linguagem adequada ao leitor, respeitando seu conhecimento prévio (ou seja, não perca tempo em explicar o que todos já sabem). Transmita as informações e as orientações na dose certa, de forma didática, clara e objetiva, para que não fiquem dúvidas de entendimento ou interpretações dúbias. Obedeça a ordem natural das frases: sujeito+verbo+ complemento e fuja do discurso vazio, escolhendo frases curtas e sintéticas.

63 Exemplo de Circular

64 Procuração Uma pessoa passa a outra autorização para tratar ou agir em seu nome Validade legal se a assinatura vier com firma reconhecida Texto-base + texto específico + fecho fixo

65 Modelo de Procuração _________________________, portador da RG n.º _____________ órgão emissor ________, brasileiro, solteiro, residente na rua ________________________, nº ____,aptº____, bairro ____________ _______________, na cidade de _____________________ Ba, nomeio e constituo o meu bastante procurador_____________________________, portador da RG nº ____________, órgão emissor _______, brasileiro, solteiro residente na rua ________________________, bairro ____________________,n.º_____, aptº____, na cidade de ______________________- AM, para______________ __________________. podendo, para tanto, realizar todos os atos necessários para esse fim. Manaus , ____/____/____ Ass.____________________________________________________________

66 Recibo Documento em que se declara o recebimento de algo ou de alguma quantia A quantia pode vir em destaque no lado esquerdo do documento

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70 Exemplo de recibo R$ xxxx,00
Recebi do sr brasileiro, residente nesta capital, na rua , n°......, a quantia de R$ , (valor por extenso), referente à venda que lhe fiz de um , de minha propriedade, dando-lhe por este recibo a devida quitação, tendo como testemunhas os senhores e Manaus, .....de de 2004. Testemunhas:

71 Modelo de Relatório ARI TORÍBIO FIAÇÃO E TECELAGEM GERÊNCIA
Itabira, 20 de outubro de 1998 Assunto: Distribuição das novas máquinas. Sr. Presidente: Tendo sido encarregado para efetuar um planejamento para a melhor distribuição das novas máquinas de fiação, submeto à apreciação de V. Sa., para os devidos fins, o relatório das providências que, nesse sentido, tomei: 2. Em 10 de setembro de 1998, contratei a firma FACCINA – Assessoria Empresarial, especializada no assunto, que nos enviou dois de seus técnicos para o planejamento. 3. Os trabalhos começaram em seguida sob a minha supervisão direta. 4. A área estudada para a distribuição das máquinas é de 300 m2 (trezentos metros quadrados) e a área a ser ocupada pelas máquinas é de 250 m2 (duzentos e cinquenta metros quadrados). 5. De acordo com os estudos e levantamentos feitos pelos técnicos, conseguimos o melhor aproveitamento do espaço físico, conforme os mapas em anexo com uma perfeita visão da área. 6. Do exposto, concluo que é viável a distribuição das novas máquinas no Galpão B. Aproveito a oportunidade para agradecer a V. Sa. a confiança depositada na minha pessoa para tão importante tarefa. Atenciosamente, José Comune Gerente Geral

72 Modelo de relatório São Paulo, 25 de outubro de 2008.
Aos Administradores e Acionistas da Companhia X de Brinquedos 1. Atendendo solicitação de V. Sas., efetuamos revisão das demonstrações contábeis da Companhia X de Brinquedos, que compreendeu o balanço patrimonial em e as demonstrações de resultado, das origens e aplicações de recursos e das mutações do patrimônio líquido, no período findo em Nossa revisão foi realizada com o objetivo de examinar o atendimento aos princípios da Contabilidade fundamentais nas demonstrações contábeis elaboradas por contadores contratados por sua empresa. 2. A realização dos exames contou com o emprego dos seguintes procedimentos: Conferência das demonstrações contábeis com os registros oficiais de contabilidade e das próprias demonstrações, levando em consideração os aspectos formais.

73 Exame das datas de reunião da diretoria, do conselho de administração e das assembléias gerais.
Revisão de fatos subseqüentes a X até a data deste relatório para verificar existência de fatos que pudessem exigir ajustes nas demonstrações contábeis. Outros procedimentos julgados indispensáveis. 3. Os resultados observados pelos trabalhos realizados não encontraram desvios substancias dos princípios contábeis fundamentais. 4. Anexamos as demonstrações contábeis. 5. Seguem alguns comentários sobre aspectos formais de determinadas contas. Atenciosamente, a) Empresa X de Auditoria O parecer do auditor, expresso em um relatório, pode aparecer sem ressalvas ou com ressalvas.

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75 Propostas de Redação Elabore duas cartas comerciais, usando os seguintes dados:       1. Ferreira & Cia. Ltda. solicita a Irmãos Pires Ltda. o envio, com a máxima urgência, de mercadorias, conforme relação anexa. Agradece atendimento.       2. Silveira & Cia. comunica a Francisco Camargo o lançamento de uma nova coleção. Convida-o para a inauguração e coquetel. Agradece a presença.

76 Elabore duas atas de reunião:
1. Calçados JJ; pauta: troca do fornecedor de formas 2. Solados Injefor: contratação de profissionais ou Ateliê para o desenvolvimento dos solados com o novo material

77 Reelabore: Busque, na internet ou na biblioteca, exemplos de atas e cartas comerciais redigidos em desacordo com as características da correspondência contemporânea. Aponte-lhes os erros e reescreva-os adequadamente


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