A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS Prof Cristiane Gebran paginapessoal.utfpr.edu.br/cristianegebran/ 1S-2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS Prof Cristiane Gebran paginapessoal.utfpr.edu.br/cristianegebran/ 1S-2014."— Transcrição da apresentação:

1 1 VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS Prof Cristiane Gebran paginapessoal.utfpr.edu.br/cristianegebran/ 1S-2014

2 Plano de Aula Itens a serem tratados na disciplina 1Projetos e Plano de Negócios. 2Ciclos de Projetos 3Aspectos Financeiros Ligados aos Projetos. 4Avaliação de Investimentos 5Avaliação e Seleção de Projetos. 6Gestão de Pessoas em Projetos. 7Controle e Finalização de Projetos.

3 Avaliação 28/mai – Apresentação APS1 04/jun – 1ª Avaliação 30/jul – Apresentação APS2 20/ago – 2ª avaliação 03/set – Prova Final APS1 - Estruturação de um Projeto Apresentação do Projeto, destacando as elementos: objetivo do projeto, público alvo/cliente - mercado, recursos usados, principais atividades, cronograma e dados financeiros (se já tiver). APS2 – Estudo de Viabilidade Apresentação do Fluxo de Caixa do Projeto e avaliar pelos métodos estudados (TIR, VPL, Payback desc) se aceita ou não o projeto.

4 Avaliação O aluno será avaliado por meio das seguintes atividades e seus respectivos pesos: (i) Avaliação Parcial 1: 42,5% (ii) Avaliação Parcial 2: 42,5% (iii) APS 1: 7,5%(iv) APS 2: 7,5% Para ser aprovado o aluno precisa atingir nota final 6 e 75% de freqüência. As provas bimestrais serão sem consulta. O aluno com Média Parcial inferior a 4,0 e/ou com freqüência inferior a 75% (8 faltas), será considerado reprovado na disciplina. O aluno com Média Parcial igual ou superior a 4,0 e menor que 6,0, com freqüência igual ou superior a 75% e que não tenha sido aprovado por média terá direito a prestar Prova Final. O aluno deverá tirar na Prova Final nota maior e igual a 6,0 para esta substituir a menor nota das provas. A Prova Final cobrirá a matéria de todo o semestre e será sem consulta. Não será aplicada prova de 2ª chamada das avaliações parciais. A entrega das APS fora da data prevista implicará em penalidade na nota da mesma.

5 Bibliografia Bibliografia Básica - GIDO, Jack e CLEMENTS James P. Gestão de Projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2011. - WOILER, Samsão e MATHIAS Washington F. Projetos: Planejamento, Elaboração e Análise. São Paulo: Atlas, 1996. - Um Guia do Conhecimento do Gerenciamento em Projetos (Guia PMBOK) – 4ª edição – PMI, 2008 Bibliografia Complementar - BUARQUE, Cristovam. Avaliação Econômica de Projetos. São Paulo: Campus, 1984. - CARVALHO, Marly M e RABECHINI Jr, Roque. Fundamentos em Gestão de Projetos. São Paulo: Atlas, 2011. -GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 10ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. -- VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos (6ª edição) Rio de Janeiro: Ed Brasport, 2005.

6 6 Provocações Fatos sobre projetos: 95% não são concluídos nos prazos acordados Em média ultrapassam 114% o orçamento inicialmente previsto + de 50% dos projetos mudou de escopo no decorrer da implantação

7 7 Provocações Inteligência competitiva Competências Cliente Resultado

8 8 Definição Projeto - “Conjunto de ações de forma coordenada, por uma organização transitória, à qual são alocados insumos sob a forma de recursos (humanos, financeiros, materiais) e serviços (gerenciamento, compras, transporte, etc) para em dado prazo, alcançar um objetivo determinado” (Valeriano, 1998) “Empreendimento com começo, meio e fim, dirigido por pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade” (Dinsmore, 1992) Projeto é um empreendimento único, não repetitivo, com início e fim definidos, para atingir objetivos claros e definidos. O projeto é realizado por pessoas, através de uma seqüência de atividades, dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos e qualidade

9 9 Definição Exemplos Envio do homem à lua (NASA) Construção de um edifício/reforma de um escritório. Implantação de uma nova fábrica. Implantação de um novo sistema. Implantação de um sistema de gestão da qualidade. Lançamento de um novo produto ou serviço. Qualificação e treinamento de pessoal.

10 10 Características Empreendimento único. Um projeto é único porque nunca foi realizado anteriormente pela organização. Nesse sentido, o projeto difere dos processos de rotina que são realizados repetidas vezes ao longo do tempo. Exemplo: fabricação de navios.

11 11 Características Temporário. Um projeto tem início e fim definidos. Em geral, os recursos (pessoas e equipamentos) são definidos e mobilizados no início do projeto e desmobilizados no final do projeto. Os processos de rotina, ao contrário, são realizados repetidas vezes, indefinidamente, e os recursos são mobilizados de forma permanente.

12 12 Características Objetivos claros e definidos. Todo projeto tem objetivos e metas bem definidos para serem atingidos. O objetivo é um resultado que se pretende atingir, expresso de forma qualitativa. A meta é um desdobramento do objetivo, expressa de forma quantitativa.

13 13 Características Realizado por pessoas. Projetos são empreendimentos multidisciplinares, que necessitam de pessoas com formação e capacitação distintas. O sucesso de um projeto depende da qualidade da contratação e do treinamento. A participação de alguns profissionais é exigida por lei.

14 14 Características Seqüência de atividades. O projeto é formado por diversas atividades encadeadas de modo a garantir os objetivos definidos. O fim de cada atividade deve ser associado a um marco para que a execução do projeto possa ser acompanhada e controlada.

15 15 Características Parâmetros pré-definidos. Os parâmetros de um projeto constituem as restrições que devem ser obedecidas e que, portanto, definem limites para a execução do projeto e, em alguns casos, limitam os objetivos do projeto. Os principais parâmetros de um projeto são: tempo, custo, equipamentos e pessoal.

16 16 Características As características mencionadas procuram diferenciar os projetos das atividades rotineiras e, assim, estabelecer os requisitos necessários para o gerenciamento de um projeto, de modo a garantir o sucesso da implantação.

17 17 Características Não existe uma fronteira clara entre projeto e atividade rotineira. Um empreendimento pode ser considerado um projeto ou uma atividade rotineira, dependendo dos seus objetivos, de sua complexidade e do grau de certeza ou incerteza de seu sucesso.

18 18 Tripé Especificação (qualidade) Tempo Gasto De forma geral, num mundo dinâmico e competitivo como o que habitamos, os 3 elementos do tripé costumam ser muito demandados e cabe aos gestores dos projetos identificar, interpretar e gerenciar as possibilidades de ajustes de trade-offs para proporcionar o sucesso dos projetos de investimentos.

19 19 Trade-off Proj com baixo investimento e relativa simplicidade de especificação, mas com data limite inflexível Proj com flexibilidade de prazo com restrição orçamentária intransponível Proj com especificação mais rígida, e tempo e gasto flexíveis Ex: Projeto de desenvolvimento de novo produto para cura de uma doença - especificação : erradicar a doença de determinado local - tempo : 5 anos - gasto : $ 2 milhões


Carregar ppt "1 VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS Prof Cristiane Gebran paginapessoal.utfpr.edu.br/cristianegebran/ 1S-2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google