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Capability Maturity Model (CMM) Matheus Ramalho Gabriel Martins.

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1 Capability Maturity Model (CMM) Matheus Ramalho Gabriel Martins

2 Introdução Capability Maturity Model (CMM) descreve os principais elementos de um processo de desenvolvimento de software e pode ser definido como sendo um conjunto de "melhores práticas" para diagnóstico e avaliação de maturidade do desenvolvimento de softwares. "CMM" não deve ser entendido como sendo uma metodologia, pois o "CMM" não diz exatamente como fazer, mas sim o que deve ser feito (melhores práticas).

3 Introdução O CMM descreve os estágios de maturidade por que passam as organizações enquanto evoluem no seu ciclo de desenvolvimento de software, através de avaliação contínua, identificação de problemas e ações corretivas, dentro de uma estratégia de melhoria dos processos. Este caminho de melhoria é definido por cinco níveis de maturidade: Inicial; Repetível; Definido; Gerenciado; Otimizado.

4 Introdução A cada nível de maturidade corresponde um conjunto de práticas de software e de gestão específicas, denominadas áreas-chave do processo (KPAs - Key Process Areas). Estas devem ser implantadas para que a organização possa atingir o nível de maturidade desejado.

5 Os 5 Níveis de Maturidade Um modelo de maturidade pode ser usado como base para avaliar diferentes organizações e estabelecer comparações. O modelo descreve a maturidade da empresa baseado nos projetos que ela está desenvolvendo e nos clientes relacionados. É uma coleção estruturada de elementos que descrevem certos aspectos da maturidade de uma organização.

6 Os 5 Níveis de Maturidade Inicial No nível 1 de maturidade a empresa geralmente não dispõe de um ambiente estável. O sucesso depende da competência e heroísmo dos seus funcionários e não no uso de processos estruturados. Devido ao imediatismo, o nível inicial de maturidade produz produtos e serviços que em geral funcionam, mas frequentemente excedem o orçamento e o prazo dos projetos.

7 Os 5 Níveis de Maturidade Repetível A adoção de um processo de desenvolvimento ajuda a garantir que práticas existentes sejam utilizadas em momentos de stress. Quando essas práticas são adotadas, os projetos decorrem (e são gerenciados) de acordo com o planejamento inicial. Técnicas de gerenciamento de projetos são estabelecidas para mapear custos, prazos, e funcionalidades.

8 Os 5 Níveis de Maturidade Repetível Um mínimo de disciplina nos processos é estabelecido para que se possa repetir sucessos anteriores em projetos com escopo e aplicação similares. Este nível apresenta as seguintes KPAs Gerenciamento de Requisitos; Planejamento de Projetos; Acompanhamento e Revisão de Projetos; Gerenciamento de Subcontratação; Garantia de Qualidade de Software; Gerenciamento de Configuração.

9 Os 5 Níveis de Maturidade Definido No nível 3 de maturidade, uma organização alcançou todas as metas genéricas e específicas das áreas de processo designadas como de níveis 1 e 2. Aqui os processos são bem caracterizados e entendidos, e são descritos utilizando padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. Estes processos padrões são usados para estabelecer uma consistência dentro da organização.

10 Os 5 Níveis de Maturidade Definido No nível 3, processos são geralmente descritos com mais detalhes e com mais rigor do que no nível 2. KPAs deste nível: Revisões; Coordenação de Intergrupos; Engenharia de Produto de Software; Gerenciamento de Software Integrado; Programa de Treinamento; Definição do Processo da Organização; Foco no Processo da Organização.

11 Os 5 Níveis de Maturidade Gerenciado Utilizando métricas precisas, o gerenciamento pode efetivamente controlar os esforços para desenvolvimento de software. Em particular, o gerenciamento pode identificar caminhos para ajustar e adaptar o processo a projetos particulares, sem perda de métricas de qualidade ou desvios das especificações. KPAs deste nível: Gerenciamento da Qualidade do Software; Gerenciamento Quantitativo do Processo.

12 Os 5 Níveis de Maturidade Otimizado No nível 5, uma organização adquiriu todas as metas específicas das áreas de processo dos níveis 2, 3, 4, e 5 e as metas genéricas dos níveis 2 e 3. O foco é o contínuo progresso do desempenho dos processos, através da introdução de melhorias de inovação tecnológica e incremental.

13 Os 5 Níveis de Maturidade Otimizado Os efeitos da melhoria da revisão dos processos são medidos e acompanhados, utilizando-se processos de melhoria de qualidade. KPAs deste nível: Gerenciamento da Mudança no Processo; Gerenciamento da Mudança Tecnológica; Prevenção de Defeitos.

14 Referências Capability Maturity Model, 6 de maio 2013, Acessada em: 09/05/2013.


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