A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS"— Transcrição da apresentação:

1 CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Vs. DIFERENCIAÇÃO CELULAR

2 Crescimento e Regeneração de tecidos
Reprodução assexuada hidra Reprodução e Regeneração de tecidos Divisão celular e crescimento em seres pluricelulares Planária Estrela do mar

3 Crescimento e Regeneração de Tecidos vs. Diferenciação Celular
Célula totipotente – tem todas as potencialidades para originar todas as outras células. Ex.- o ovo. Células indiferenciadas – células muito semelhantes entre si e à célula inicial que lhe deu origem. Células diferenciadas ou especializadas - sofrem diferenciação celular.

4 OVO -- Célula Totipotente
Embrião com quatro células - 48 horas Óvulo fertilizado - 24 horas Embrião com 8 células -72 horas OVO -- Célula Totipotente O ovo é a primeira célula de um organismo , capaz de originar células filhas , as quais por sua vez poderão originar diferentes tipos de células. CÉLULAS TOTIPOTENTES CÉLULAS DIFERENCIADAS Diferenciação celular

5 Crescimento e Regeneração de Tecidos vs. Diferenciação Celular
Células com a mesma informação genética podem especializar-se diferenciando-se umas das outras pela utilização activa de diferentes partes do DNA que possuem.

6 Células TOTIPOTENTES Surgem a partir do desenvolvimento do ovo ou zigoto. Têm a capacidade de gerar todos os tipos celulares existentes no organismo adulto.

7 Células Estaminais São células indiferenciadas.
Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes (Orgãos) , através de um processo denominado “Diferenciação Celular”. Como se dividem ?

8 Tipos de células estaminais

9 Utilização de células estaminais
Células da pele dos indivíduos adultos; Células da medula óssea dos indivíduos adultos ; Células do cordão umbilical dos recém –nascidos. São usadas para tratamento de algumas doenças, como por exemplo , a Diabetes, a doença de Parkinson , Leucemias, doença de Alzheimer , doentes que tiveram um AVC.

10 Diferenciação celular
Embora todas as células de um mesmo indivíduo possuam o mesmo património hereditário (Ovo ou Zigoto); Os genes que estão em actividade nos diferentes tecidos não são os mesmos. Alguns genes estão activados e outros estão bloqueados.

11 Diferenciação celular

12 Regulação e expressão genética

13 Clonagem de vegetais Meristemas – tecidos nas plantas, formados por células indiferenciadas que são capazes de se dividirem e formar órgãos.

14 Clonagem de vegetais Clonagem - produção de um ou mais indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor . Clone - cada um dos indivíduos produzidos por clonagem. Nas plantas utiliza-se a clonagem ou técnica de micropropagação em culturas in vitro. É utilizada na floricultura e fruticultura.

15 Cultura de plantas in vitro
A partir de um fragmento seleccionado produzem-se milhões de plantas geneticamente iguais. O rendimento é muito elevado e o produto final é livre de doenças.

16 Vantagens e Desvantagens

17 Transplante nuclear em células animais

18 Clonagem em Animais 1997 – “ Ian Wilmut” (Gâmeta feminino)

19 Clonagem em animais Outros mamíferos obtidos por clonagem:
A taxa de sucesso da clonagem em animais é pequena, ocorrendo, muitas vezes, o nascimento de indivíduos com deformações.

20 Diferenciação celular e Cancro
Os genes ficam descontrolados, quer na divisão celular quer na diferenciação SE ocorrer a apoptose não há problemas; Mas se a apoptose diminuir , as células começam a dividir-se descontroladamente e formam os tumores.

21 Cancro

22 Cancro - Metástases

23 Evolução de um tumor com Metástases

24 Evolução de um cancro no Intestino

25 Clonagem humana O que os cientistas pretendem é produzir células humanas clonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenças. Como? Imagine que tinha uma doença que estava a destruir lentamente partes do seu cérebro. Os tratamentos actuais apenas reduzem os sintomas enquanto a doença continua a provocar lesões no cérebro. A clonagem oferece a esperança de uma cura. Os cientistas iriam produzir um embrião clonado utilizando o ADN das suas células epidérmicas. Em seguida, iriam retirar células estaminais deste embrião, transformavam-nas em células cerebrais e fariam um transplante para o seu cérebro.

26 Clonagem Humana - Riscos
O objectivo da investigação da clonagem humana nunca foi clonar pessoas ou criar bebés para no futuro serem dadores de partes ou produtos humanos. A investigação tem como objectivo obter células estaminais para curar doenças. Era inevitável que um dia este conhecimento fosse mal utilizado. Agora, várias pessoas em todo o mundo anunciaram a sua intenção de clonar um bebé. Estes indivíduos não trabalham para nenhuma universidade, hospital ou outra instituição governamental. No geral, a comunidade científica mundial opôs-se fortemente a quaisquer hipóteses de clonar um bebé.

27 Clonagem Humana - Riscos
Ninguém sabe até que ponto é que a clonagem humana avançou realmente para criar um bebé. Em Abril de 2002, o cientista italiano Dr. Severino Antinori fez um comentário improvisado a um jornalista, afirmando que 3 mulheres já estariam grávidas de um embrião clonado. A partir dessa altura saiu das luzes da ribalta e nunca mais confirmou ou negou este comentário .Os médicos consideram os riscos da clonagem humana muito elevados."Submeter os seres humanos à clonagem não é assumir um risco desconhecido, é prejudicar as pessoas conscientemente. .A maior parte dos cientistas é da mesma opinião. A grande maioria das tentativas de clonagem de um animal resultou em embriões deformados ou em abortos após a implantação. Muitos cientistas defende que os poucos animais clonados nascidos apresentam malformações que não são detectáveis através de exames ou de testes no útero como, por exemplo, deformações ao nível do revestimento dos pulmões.

28 Clonagem Humana - Riscos
Em 1996 foi clonada a ovelha Dolly. Embora a Dolly pareça suficientemente saudável, pôs-se a questão se ela iria envelhecer mais rapidamente do que uma ovelha normal. Além disso, foram precisas 277 tentativas para produzir a Dolly. Quem é que aceitaria estas probabilidades numa experiência com bebés humanos? No entanto, há quem concorde com a clonagem para ter um bebé. Por exemplo, pais que perderam um bebé e que querem substitui-lo, ou pessoas que querem ter os seus próprios filhos mas que não conseguem da maneira tradicional. Por exemplo, nos casos em que um homem não pode produzir esperma, pode fazer com que o seu próprio ADN seja introduzido no ovo da sua parceira, criando um clone dele próprio. Aceitas esta hipótese ?


Carregar ppt "CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google