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00 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Porto Alegre, 23 de janeiro de 2006 Consórcio BOOZ ALLEN HAMILTON – FIPE – HLC Ferrovias no RS.

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1 00 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Porto Alegre, 23 de janeiro de 2006 Consórcio BOOZ ALLEN HAMILTON – FIPE – HLC Ferrovias no RS

2 11 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Após estudos amplos e detalhados o Estudo RumoS 2015 definiu o sistema logístico do RS para o horizonte de 2015 Demanda Futura Demanda por Transporte de Carga e Logística  Produtos de grande volume  Produtos de alto valor agregado  Produtos de grande volume  Produtos de alto valor agregado Oferta de Transporte/Logística  Redes Modais  Serviços Logísticos  Elos críticos –Porto do Rio Grande –Plataformas Terrestres –Outros pontos de multimodalidade  Redes Modais  Serviços Logísticos  Elos críticos –Porto do Rio Grande –Plataformas Terrestres –Outros pontos de multimodalidade Sistema Logístico para o RS (Horizonte 2015)  Investimentos em infra- estruturas  Melhorias na prestação de serviços de transportes e logística  Ampliação da competitividade do Porto do Rio Grande  Posicionamento estratégico para plataformas logísticas e exploração da multimodalidade  Investimentos em infra- estruturas  Melhorias na prestação de serviços de transportes e logística  Ampliação da competitividade do Porto do Rio Grande  Posicionamento estratégico para plataformas logísticas e exploração da multimodalidade 2015 2011 2007 Atendimento da Demanda  Identificação de gargalos/elos faltantes  Oportunidades para os transportes e logística  Identificação de gargalos/elos faltantes  Oportunidades para os transportes e logística Inventário de Obras e Projetos Propostas Resultantes do Estudo

3 22 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO As soluções das disfunções se traduzem em projetos de natureza física para o período 2006-2015, organizados segundo Agrupamentos Agrupamento Sistema Rodoviário BR-386 Fonte: Análises Consórcio Booz Allen – FIPE - HLC Abordagem para Articulação de Projetos e Agrupamentos Gargalos e Elos Faltantes Portfólio de Projetos Articulação dos Agrupamentos Inventário de Projetos Novos Projetos 257 120 107 151 20 EXEMPLO  Projeto: intervenções físicas ou não-físicas para desenvolvimento do sistema logístico  Agrupamento: conjunto sinérgico de Projetos de infra-estrutura

4 33 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Ao final de sua etapa de Propostas, o estudo RumoS 2015 validou 20 agrupamentos de Logística de Transportes Agrupamentos Validados do Componente 2 – Logística de Transportes Estes Agrupamentos serão apresentados a seguir, cada um segundo duas ou três fichas descritivas – 1) Caracterização Geral, 2) Projetos Considerados e, na maioria dos casos, 3) Avaliação Econômica

5 44 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG001 Sistema Ferroviário RMPA-Rio Grande / Caracterização Geral O agrupamento AG001 contempla a construção de tronco ferroviário entre General Luz (Nova Santa Rita) e Pelotas e de uma ponte ferroviária para a transposição do Rio Jacuí, com o intuito de diminuir a distância da conexão ferroviária entre RMPA e das regiões produtoras do interior do estado com o Porto do Rio Grande. A maior parte dos fluxos de comércio exterior do estado serão beneficiados, uma vez que haverá uma diminuição da distância de transporte do modal ferroviário, com conseqüente ganho de competitividade. Grãos agrícolas, produtos industrializados, carnes e fertilizantes são os produtos mais beneficiados pelo agrupamento, destacando-se a soja e celulose na exportação e os fertilizantes na importação.

6 55 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Modalidad e ou Terminal Projeto Tipo de Intervenção Descrição Extensão (km) ou Unidade Ano de Entrada em Serviço Valor do Investimento (R$MM) Ferrovia Linha Ferroviária General Luz - Pelotas ConstruçãoConstrução linha singela254Após 2015600 HidroviaHidrovia da Laguna dos Patos 1/2Dragagem Dragagem de retificação e aprofundamento dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande para 60 pés NA2012170 HidroviaHidrovia da Laguna dos Patos 2/2Dragagem Dragagem de 30 para 40 pés entre o Terminal COPESUL e o Cais do Porto Novo e Melhoria da Sinalização NA200770 PortoPorto do Rio Grande 4/5Melhorias Ampliação dos molhes de Rio Grande NA2012140 PonteEN-007Construção Ponte sobre o Rio Jacuí - Ligação entre a BR-386 (Triunfo) e a BR-290 (Eldorado do Sul) 1,76Após 2015187,4 Plataforma Terrestre Plataforma Terrestre Tipo III - Pelotas Implantação Centro Logístico Integrado em Pelotas NA201590 Total1257,4 AG001 Sistema Ferroviário RMPA-Rio Grande / Projetos Considerados

7 66 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG001 Sistema Ferroviário RMPA-Rio Grande / Avaliação Econômica Resultados da Avaliação Econômica do Agrupamento A001 Investimentos por Modalidade Obs.: Valores dos investimentos e benefícios em reais constantes de 2005; Benefícios foram calculados segundo seu valor presente considerando os anos de entrada em serviço dos projetos. Taxa Interna de Retorno com ano- base em 2005; TIR segundo o conceito de retorno econômico. Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) Inferior a 12% Valor Presente Taxa de Desconto (% a.a.) Valor Presente dos Benefícios (R$ Milhões) 6%382 8%25 10%-202 12%-351 Modalidade ou TerminalIntervenção Investimento (R$ milhões) TOTAL GERAL1.257,4 Ferrovia Hidrovia Plataforma Terrestre Porto Rodovia Construção Dragagem Implantação Melhorias Construção 600,0 240,0 90,0 140,0 187,4

8 77 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG015 Sistema Ferroviário Noroeste / Caracterização Geral Este agrupamento promove melhorias nos segmentos ferroviários de Cruz Alta – Santa Rosa, Cruz Alta – Pinhal e Cruz Alta – Passo Fundo; também promove melhorias no trecho Cruz Alta-Rio Grande para escoamento da produção agrícola das RFs de Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial para o Porto do Rio Grande. Os principais fluxos de produtos beneficiados com a implantação do agrupamento AG015 são grãos agrícolas e carga geral. Este agrupamento promove melhorias nos segmentos ferroviários de Cruz Alta – Santa Rosa, Cruz Alta – Pinhal e Cruz Alta – Passo Fundo; também promove melhorias no trecho Cruz Alta-Rio Grande para escoamento da produção agrícola das RFs de Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial para o Porto do Rio Grande. Os principais fluxos de produtos beneficiados com a implantação do agrupamento AG015 são grãos agrícolas e carga geral.

9 88 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Modalidade ou Terminal Projeto Tipo de Intervenção Descrição Extensão (km) ou Unidade Ano de Entrada em Serviço Valor do Investimento (R$MM) Ferrovia Linha Ferroviária Cruz Alta - Santo Ângelo e Ramal Santa Rosa Remodelação Substituição de trilhos perfil TR-37 por TR-45 179,02008 91,8 Ferrovia Linha Ferroviária Cruz Alta - Pinhal Remodelação Substituição de trilhos perfil TR-37 por TR-45 82,0200842,1 Ferrovia Linha Ferroviária Cruz Alta - Passo Fundo Remodelação Substituição de trilhos perfil TR-37 por TR-45 194,0200852,0 Ferrovia Linha Ferroviária Cruz Alta - T. Santa Maria - Cacequi - Rio Grande Remodelação Reforço estrutural de pontes de 18 para 25 t/eixo NA201021,6 Hidrovia Hidrovia da Laguna dos Patos 1/2 Dragagem Dragagem de retificação e aprofundamento dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande para 60 pés NA 2012 170,0 Hidrovia Hidrovia da Laguna dos Patos 2/2 Dragagem Dragagem de 30 para 40 pés entre o Terminal COPESUL e o Cais do Porto Novo e Melhoria da Sinalização NA 200770,0 PortoPorto do Rio Grande 4/5MelhoriasAmpliação dos molhes de Rio GrandeNA 2012140,0 Plataforma Terrestre Plataforma Terrestre Tipo III - Pelotas ImplantaçãoCentro Logístico Integrado em PelotasNA 201590,0 Total 677,5 AG015 Sistema Ferroviário Noroeste / Projetos Considerados

10 99 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG015 Sistema Ferroviário Noroeste / Avaliação Econômica Resultados da Avaliação Econômica do Agrupamento A015 Investimentos por Modalidade Obs.: Valores dos investimentos e benefícios em reais constantes de 2005; Benefícios foram calculados segundo seu valor presente considerando os anos de entrada em serviço dos projetos. Taxa Interna de Retorno com ano- base em 2005; TIR segundo o conceito de retorno econômico. Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) Entre 12% e 18% Valor Presente Taxa de Desconto (% a.a.) Valor Presente dos Benefícios (R$ Milhões) 6%653 8%354 10%170 12%51 Modalidade ou TerminalIntervenção Investimento (R$ milhões) TOTAL GERAL677,5 Ferrovia Plataforma Terrestre Porto Remodelação Implantação Dragagem Melhorias 207,5 90,0 240,0 140,0

11 10 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG016 Ramais Ferroviários do Sul / Caracterização Geral Esse agrupamento é uma alternativa para o comércio exterior entre o Rio Grande do Sul e Uruguai. O agrupamento AG016 inclui a remodelação de estruturas da ferrovia que une os municípios de Cacequi e Santana do Livramento, através do reforço estrutural de duas pontes atualmente limitantes de composições com maior peso por eixo. Também inclui a construção de um ramal ferroviário entre minas de carvão de Candiota e o tronco ferroviário Cacequi-Rio Grande, caso constatado interesse na comercialização e transporte desse bem mineral para outras regiões do país. O fluxo de produto mais beneficiado com a implantação do agrupamento AG016 é o de grãos agrícolas. No caso do ramal de Candiota, como salientado, é o carvão mineral. Esse agrupamento é uma alternativa para o comércio exterior entre o Rio Grande do Sul e Uruguai. O agrupamento AG016 inclui a remodelação de estruturas da ferrovia que une os municípios de Cacequi e Santana do Livramento, através do reforço estrutural de duas pontes atualmente limitantes de composições com maior peso por eixo. Também inclui a construção de um ramal ferroviário entre minas de carvão de Candiota e o tronco ferroviário Cacequi-Rio Grande, caso constatado interesse na comercialização e transporte desse bem mineral para outras regiões do país. O fluxo de produto mais beneficiado com a implantação do agrupamento AG016 é o de grãos agrícolas. No caso do ramal de Candiota, como salientado, é o carvão mineral.

12 11 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Modalida de ou Terminal Projeto Tipo de Intervenção Descrição Extensão (km) ou Unidade Ano de Entrada em Serviço Valor do Investimento (R$MM) Ferrovia Ramal Ferroviário de Candiota ConstruçãoConstrução linha singela 11,0Após 2015 116,5 Ferrovia Linha Entrocamento - Livramento Remodelação Reforço estrutural de pontes do km 39,6 e km 112,7, de 18 para 25 t/eixo 134,820115,4 Total 121,9 AG016 Ramais Ferroviários do Sul / Projetos Considerados

13 12 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG016 Ramais Ferroviários do Sul / Avaliação Econômica Resultados da Avaliação Econômica do Agrupamento A016 Investimentos por Modalidade Obs.: Valores dos investimentos e benefícios em reais constantes de 2005; Benefícios foram calculados segundo seu valor presente considerando os anos de entrada em serviço dos projetos. Taxa Interna de Retorno com ano- base em 2005; TIR segundo o conceito de retorno econômico. Valor Presente Taxa de Desconto (% a.a.) Valor Presente dos Benefícios (R$ Milhões) Valor Presente dos Benefícios (R$ Milhões) (Remodulado) 6%-10010 8%-1026 10%-1033 12%-1031 Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) Inferior a 12% Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) (Remodulado) Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) (Remodulado) Entre 12% e 18% Modalidade ou TerminalIntervenção Investimento (R$ milhões) TOTAL GERAL121,9 Ferrovia Construção Remodelação 116,5 5,4

14 13 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG019 Sistema Ferroviário Sul-Sudeste / Caracterização Geral Representa uma melhoria do acesso ferroviário do Vale do Taquari para a Região Metropolitana de Porto Alegre por via ferroviária, além de possibilitar o acesso da região industrial de Caxias do Sul ao tronco existente na região de Estrela. Permite o atendimento de demandas de comércio exterior com a Argentina, com conseqüente redução de custos logísticos e também os fluxos de abastecimento de outros estados da região Sul e a região Sudeste com produtos industrializados do nordeste gaúcho, através do ramal proposto para Caxias do Sul. Grãos agrícolas e fertilizantes são os produtos mais beneficiados pelo agrupamento, destacando-se a soja e o trigo. Representa uma melhoria do acesso ferroviário do Vale do Taquari para a Região Metropolitana de Porto Alegre por via ferroviária, além de possibilitar o acesso da região industrial de Caxias do Sul ao tronco existente na região de Estrela. Permite o atendimento de demandas de comércio exterior com a Argentina, com conseqüente redução de custos logísticos e também os fluxos de abastecimento de outros estados da região Sul e a região Sudeste com produtos industrializados do nordeste gaúcho, através do ramal proposto para Caxias do Sul. Grãos agrícolas e fertilizantes são os produtos mais beneficiados pelo agrupamento, destacando-se a soja e o trigo.

15 14 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Modalida de ou Terminal Projeto Tipo de Intervenção Descrição Extensão (km) ou Unidade Ano de Entrada em Serviço Valor do Investimento (R$MM) Ferrovia Ramal Ferroviário Colinas- Caxias Construção Construção linha singela 73,0Após 2015 262,2 Ferrovia Linha Roca Sales e General Luz Remodelação Correção de problemas em aterros que limitam a capacidade dos trens na Linha Roca Sales-General Luz 95,6201162,1 Ferrovia Linha Ferroviária Porto Alegre - Uruguaiana Remodelação Reforço estrutural de pontes de 18 para 25 t/eixo NA 201040,1 Total 364,4 AG019 Sistema Ferroviário Sul-Sudeste / Projetos Considerados

16 15 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AG019 Sistema Ferroviário Sul-Sudeste / Avaliação Econômica Resultados da Avaliação Econômica do Agrupamento A019 Investimentos por Modalidade Obs.: Valores dos investimentos e benefícios em reais constantes de 2005; Benefícios foram calculados segundo seu valor presente considerando os anos de entrada em serviço dos projetos. Taxa Interna de Retorno com ano- base em 2005; TIR segundo o conceito de retorno econômico. Valor Presente Taxa de Desconto (% a.a.) Valor Presente dos Benefícios (R$ Milhões) Valor Presente dos Benefícios (R$ Milhões) (Remodulado) 6%376623 8%169412 10%42280 12%-40195 Modalidade ou TerminalIntervenção Investimento (R$ milhões) TOTAL GERAL364,4 Ferrovia Construção Remodelação 262,2 102,2 Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) Inferior a 12% Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) (Remodulado) Taxa Interna de Retorno –TIR (faixa de valor) (Remodulado) Superior a 18%


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