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Deputado José Riva. A partir de sua formação histórica, principalmente do eixo Cuiabá-Cáceres-Vila Bela da Santíssima Trindade, que formou o povo e a.

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1 Deputado José Riva

2 A partir de sua formação histórica, principalmente do eixo Cuiabá-Cáceres-Vila Bela da Santíssima Trindade, que formou o povo e a economia de Mato Grosso, o Estado se desenvolveu. Os processos de transformação, no entanto, não foram tão radicais como a partir da entrada do chamado agronegócio. O panorama do Estado mudou muito com o modelo de agricultura em grande escala, tanto na forma de produção como em seu escoamento.

3 As principais estradas de Mato Grosso, construídas na década de 1970, não previram o grande fluxo de caminhões que se intensificou muito a partir dos meados da década de 1980, quando o agronegócio começou a se intensificar. Em outras palavras, não houve planejamento adequado para suportar esse novo modelo de produção, que cada dia mais convive com caminhões mais pesados, e sobre a mesma estrutura de nossas estradas.

4 Planejar é prever cenários futuros. Ao Estado cabe a tarefa de identificar quando a riqueza de uma região vai impactar no cotidiano de sua população. Os Estados Unidos se notabilizou por, ao prever riqueza em uma região, preparar toda infra-estrutura logística dela, para valoriza- la. Aqui vemos o contrário. Quando uma região passa a crescer, exemplo do Araguaia, ela gera uma correria para remendar estradas, consertar pontes, e por aí adiante.

5 Adiante veremos números que demonstram que o Estado de Mato Grosso é muito pesado, com pouca capacidade de investimento e preso a compromissos, como a dívida pública que o impedem de preparar nossa infra- estrutura de forma a atender os novos cenários econômicos que se desenvolvem em sua mais diferentes regiões e municípios.

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15 Como buscamos demonstrar, a logística é um grande entrave para Mato Grosso se consolidar como liderança na produção de grãos no país. Fatores como cambio e mercado externo oscilam. Em função disso a Lei Kandir se transforma na única arma do governo brasileiro para manter nossa produção primária competitiva. Se houvesse investimento em logística, não precisaria exisitir a lei kandir, que tanto penaliza os Estados, Municípios e toda a sociedade.

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18 Soja no Brasil (segundo maior produtor mundial do grão) Produção: 75,0 milhões de toneladas Área plantada: 24,2 milhões de hectares Produtividade: Kg/ha Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja) Produção: 20,4 milhões de toneladas Área plantada: 6,4 milhões de hectares Produtividade: Kg/há Paraná (segundo produtor brasileiro de soja) Produção: 15,4 milhões de toneladas Área plantada: 4,6 milhões de ha Produtividade: kg/ha Fonte: CONAB

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20 Hidrovia Teles Pires –Tapajós Hidrovia do Araguaia Tocantins EF–364 Ferrovia Ferronorte (até Cuiabá) EF-354 Ferrovia de Integração Centro -Oeste BR 163 – MT/PA BR MT BR 364 – MT BR 080 – MT BR 251 – MT BR MT Trecho ligando Sorriso a Ribeirão Cascalheira) Pavimentação da MT 020 (Trecho Paranatinga – Canarana)

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26 Iowa é um grande Estado agrícola americano. Mas enquanto o PIB de Iowa foi algo em torno de US$ 130( cento e trinta) bilhões em 2010 o do Mato Grosso esteve próximo dos US$ 35(trinta e cinco) bilhões. Se nos dois estados a população é de três milhões de pessoas, podemos concluir que os de Iowa são quase quatro vezes mais ricos que os de Mato Grosso. Enquanto lá em Iowa, apesar da maior riqueza ser mesmo a produção primária, ela responde por apenas 4%(quatro por cento) do PIB. Em Mato Grosso quase 30% (trinta por cento) do PIB vem da produção primária. A diferença é que lá, grande parte do que é produzido passa por industrialização. Isso faz crescer a riqueza, aumenta o setores do comércio e do serviço de maneira que realmente enriquece o Estado e a população que nele vive. Além disso lá a idéia de multi-modal de transportes é uma realidade. Por aqui, o que vemos são as carretas indo com nossa soja em grãos. E isso também tem sua explicação racional. Acontece que com a lei Kandir, que faz com que os produtos primários exportados não paguem tributos, o processo de industrialização de Mato Grosso foi ferido de morte.


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