A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Secretaria de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Secretaria de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br Secretaria de Educação/SANTOS-SP fevereiro/2007

3 Educação escolar: cenário dados informações conhecimento inteligência bancos/acumulação veículos/comunicação teoria/compreensão pessoas/projetos tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades)

4 censos, bancos: acumulação tecnologia: processamento de dados tratamento dos dados: matemática frase mentirosa: “OS DADOS FALAM POR SI” Dados: a base, os bancos, a mentira

5 circulação, veículos fragmentação, desarticulação tratamento das informações: mapas, narrativas para pensar: “ O que torna as histórias infantis necessárias e fascinantes não é o conjunto das informações que veiculam” Informações: fragmentos, efemeridade

6 Balde Cadeia Rede Iceberg Paralelepípedo Conhecimento: concepções e práticas docentes Avaliação Planejamento Programas Materiais Currículos

7 Conhecimento: o balde renitente “os alunos têm nível baixo” “não foi atingido o nível mínimo” o conhecimento “acumulado” o planejamento “vazão” a avaliação como medida

8 Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários Discurso do Método... (século XVII)

9 redes/tecnologias: senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose heterogeneidade escalas integração conectividade

10 Mapas de relevância a presença e a ausência Mapas escala didática projeto enraizamento adequação projeção nada/Carroll tudo/Borges

11 Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) explícito tácito educação formal cultura valores disciplinas competênciascompetências

12 Conhecimento tácito / explícito: dinâmicas de aprendizagem explícito tácito educação cultura disciplinas competênciascompetências combinação/articulação (aulas) socialização/partilha externalização/emergência internalização/incorporação tácito explícito

13 Conhecimento: os cegos e o elefante rede cadeia iceberg balde paralelepípedo Conhecimento

14 medida: testes, QI, preconceitos Gardner: Inteligências Múltiplas Marina: projetos, valores para pensar: “Sem a vontade, o desejo, e sobretudo, sem os valores a inteligência pode se tornar uma coisa monstruosa” Inteligência: medida, espectro, projetos

15 Inteligências Múltiplas: Gardner (1983) lingüística interpessoal musical lógico- matemática corporal- cinestésica espacial intrapesssoal

16 Inteligências Múltiplas: ampliação lingüística interpessoal musical lógico- matemática corporal- cinestésica espacial intrapessoal pictórica

17 medida: incomensurabilidade multiplicidade: espectro é o fato novo valores: tratamento inicial (o bom, o belo, o verdadeiro) para pensar: “O elogio da diferença sem o enraizamento de valores como a tolerância é divertido mas pode ser inócuo ou perigoso” Gardner: não à medida, espectro, diferenças

18 “Teoria da Inteligência Criadora” “Ética para náufragos” “O mistério da vontade perdida” para pensar: “Não faz sentido falar-se em inteligência inapetente, nem em assassino inteligente” Marina: vontade, inteligência, valores

19 Marina: inteligência e projetos inteligência programa problemas projetos

20 Educação escolar: cenário dados informações conhecimento inteligência bancos/acumulação veículos/comunicação teoria/compreensão pessoas/projetos tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades) COMPETÊNCIA

21 - inteligência: capacidade de projetar/cenário de valores - conhecimento: “matéria prima” para a realização de qualquer projeto - podemos passar a vida cheios de projetos e não realizar coisa alguma: para pensar: “Competência é a capacidade de mobilizar o que se conhece para realizar o que se projeta” Competência: entre o conhecimento e a inteligência

22 Competência: mobilização de recursos pessoa inteligência competência conhecimento

23 Competência: etimologia inapetência é ante-sala da incompetência questão fundamental: o que se busca? COMPETÊNCIA: TÉCNICA + VALORES com + petere pedir, buscar junto com os outros acordo, competição

24 Competências: exemplos mediação mapeamento fabulação professores alunos expressão compreensão argumentação

25 Competências: a perspectiva dos alunos imaginação argumentação decisão contextuação expressão compreensão

26 Competências: a perspectiva dos alunos expressão imaginação argumentação compreensão contextuação decisão

27 Reorganização da escola: foco fins meios disciplinas competências foco? foco! a serviço das pessoa projetos prevalecem sobre os

28 Reorganização da escola: espaços e tempos aulas palestras interesse organização tutorias internalização exposição espaços maiores espaços menores

29

30 Competências e Habilidades macro micro pessoal operacional (mão) (dedos) habilidade: forma de manifestação de competência

31 Competências e Habilidades expressão língua materna esquemas/mapas linguagens artísticas linguagens científicas lógico-matemática

32 Competências e Habilidades compreensão leitura texto/mundo ciclo da água/energia biodiversidade fenômenos sociais fenômenos aleatórios

33 Competência: elementos pessoalidade abstração conteúdo integridade âmbito mobilização

34 Competência: elementos âmbito mobilização pessoalidade quem... é capaz de fazer... o quê...

35 Competências: a perspectiva do professor mediação tecedura fabulação mapeamento autoridade tolerância

36 autoridade: âmbito, limites autoritarismo: extrapolação dos limites, desrespeito aos âmbitos pessoa: existe um âmbito (interno) em que a cada um de nós em que somos a maior autoridade sobre nós mesmos desobediência civil: não violência, abertura, responsabilidade Autoridade, autoritarismo: contaminação

37 Competências: a perspectiva do professor autoridade mediação tolerância tecedura mapeamento fabulação

38 Competência: elementos abstração conteúdo mobilização âmbito pessoalidade integridade


Carregar ppt "Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Secretaria de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google