Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVitorino Maranhão Gesser Alterado mais de 8 anos atrás
2
Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br Secretaria de Educação/SANTOS-SP fevereiro/2007
3
Educação escolar: cenário dados informações conhecimento inteligência bancos/acumulação veículos/comunicação teoria/compreensão pessoas/projetos tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades)
4
censos, bancos: acumulação tecnologia: processamento de dados tratamento dos dados: matemática frase mentirosa: “OS DADOS FALAM POR SI” Dados: a base, os bancos, a mentira
5
circulação, veículos fragmentação, desarticulação tratamento das informações: mapas, narrativas para pensar: “ O que torna as histórias infantis necessárias e fascinantes não é o conjunto das informações que veiculam” Informações: fragmentos, efemeridade
6
Balde Cadeia Rede Iceberg Paralelepípedo Conhecimento: concepções e práticas docentes Avaliação Planejamento Programas Materiais Currículos
7
Conhecimento: o balde renitente “os alunos têm nível baixo” “não foi atingido o nível mínimo” o conhecimento “acumulado” o planejamento “vazão” a avaliação como medida
8
Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários Discurso do Método... (século XVII)
9
redes/tecnologias: senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose heterogeneidade escalas integração conectividade
10
Mapas de relevância a presença e a ausência Mapas escala didática projeto enraizamento adequação projeção nada/Carroll tudo/Borges
11
Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) explícito tácito educação formal cultura valores disciplinas competênciascompetências
12
Conhecimento tácito / explícito: dinâmicas de aprendizagem explícito tácito educação cultura disciplinas competênciascompetências combinação/articulação (aulas) socialização/partilha externalização/emergência internalização/incorporação tácito explícito
13
Conhecimento: os cegos e o elefante rede cadeia iceberg balde paralelepípedo Conhecimento
14
medida: testes, QI, preconceitos Gardner: Inteligências Múltiplas Marina: projetos, valores para pensar: “Sem a vontade, o desejo, e sobretudo, sem os valores a inteligência pode se tornar uma coisa monstruosa” Inteligência: medida, espectro, projetos
15
Inteligências Múltiplas: Gardner (1983) lingüística interpessoal musical lógico- matemática corporal- cinestésica espacial intrapesssoal
16
Inteligências Múltiplas: ampliação lingüística interpessoal musical lógico- matemática corporal- cinestésica espacial intrapessoal pictórica
17
medida: incomensurabilidade multiplicidade: espectro é o fato novo valores: tratamento inicial (o bom, o belo, o verdadeiro) para pensar: “O elogio da diferença sem o enraizamento de valores como a tolerância é divertido mas pode ser inócuo ou perigoso” Gardner: não à medida, espectro, diferenças
18
“Teoria da Inteligência Criadora” “Ética para náufragos” “O mistério da vontade perdida” para pensar: “Não faz sentido falar-se em inteligência inapetente, nem em assassino inteligente” Marina: vontade, inteligência, valores
19
Marina: inteligência e projetos inteligência programa problemas projetos
20
Educação escolar: cenário dados informações conhecimento inteligência bancos/acumulação veículos/comunicação teoria/compreensão pessoas/projetos tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades) COMPETÊNCIA
21
- inteligência: capacidade de projetar/cenário de valores - conhecimento: “matéria prima” para a realização de qualquer projeto - podemos passar a vida cheios de projetos e não realizar coisa alguma: para pensar: “Competência é a capacidade de mobilizar o que se conhece para realizar o que se projeta” Competência: entre o conhecimento e a inteligência
22
Competência: mobilização de recursos pessoa inteligência competência conhecimento
23
Competência: etimologia inapetência é ante-sala da incompetência questão fundamental: o que se busca? COMPETÊNCIA: TÉCNICA + VALORES com + petere pedir, buscar junto com os outros acordo, competição
24
Competências: exemplos mediação mapeamento fabulação professores alunos expressão compreensão argumentação
25
Competências: a perspectiva dos alunos imaginação argumentação decisão contextuação expressão compreensão
26
Competências: a perspectiva dos alunos expressão imaginação argumentação compreensão contextuação decisão
27
Reorganização da escola: foco fins meios disciplinas competências foco? foco! a serviço das pessoa projetos prevalecem sobre os
28
Reorganização da escola: espaços e tempos aulas palestras interesse organização tutorias internalização exposição espaços maiores espaços menores
30
Competências e Habilidades macro micro pessoal operacional (mão) (dedos) habilidade: forma de manifestação de competência
31
Competências e Habilidades expressão língua materna esquemas/mapas linguagens artísticas linguagens científicas lógico-matemática
32
Competências e Habilidades compreensão leitura texto/mundo ciclo da água/energia biodiversidade fenômenos sociais fenômenos aleatórios
33
Competência: elementos pessoalidade abstração conteúdo integridade âmbito mobilização
34
Competência: elementos âmbito mobilização pessoalidade quem... é capaz de fazer... o quê...
35
Competências: a perspectiva do professor mediação tecedura fabulação mapeamento autoridade tolerância
36
autoridade: âmbito, limites autoritarismo: extrapolação dos limites, desrespeito aos âmbitos pessoa: existe um âmbito (interno) em que a cada um de nós em que somos a maior autoridade sobre nós mesmos desobediência civil: não violência, abertura, responsabilidade Autoridade, autoritarismo: contaminação
37
Competências: a perspectiva do professor autoridade mediação tolerância tecedura mapeamento fabulação
38
Competência: elementos abstração conteúdo mobilização âmbito pessoalidade integridade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.