Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Conhecimento: imagens e ação docente
Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação Sumário 1- Conhecimento e informação: cenário 2- Conhecimento: imagens tácitas e ação docente 3- Imagens: balde, cadeia, rede, iceberg, paralelepípedo... 4- Conhecimento: o mercado e a dádiva 5- Conhecimento: a ação do professor
2
Conhecimento e informação: cenário
tecnologias (mínimas possibilidades) pessoas/projetos inteligência competências conhecimento teoria/compreensão veículos/comunicação informações dados bancos/acumulação tecnologias (máximas possibilidades)
3
Imagens do Conhecimento e ação docente
Balde Cadeia Rede Iceberg Paralelepípedo Currículos Planejamento Avaliação Materiais didáticos
4
Conhecimento: o balde renitente
“os alunos têm nível baixo” “não foi atingido o nível mínimo” o conhecimento “acumulado” o planejamento “vazão” a avaliação como medida
5
Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição
Discurso do Método... (século XVII) regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários
6
conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico
interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade
7
Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957)
disciplinas explícito educação formal c o m p e t ê n i a s cultura valores tácito
8
Conhecimento tácito / explícito: dinâmicas de aprendizagem
combinação/articulação (aulas) disciplinas explícito explícito explícito c o m p e t ê n i a s educação cultura tácito internalização/incorporação externalização/emergência tácito socialização/partilha tácito
9
Conhecimento como mercadoria: dimensões
concreto abstrato 0% % não-codificado codificado 0% % difundido não-difundido 0% %
10
Conhecimento: paralelepípedo do valor
Conhecimento: paralelepípedo do valor Max Boisot, Knowledge Assets, 1998 codificado esgot. máx nasc. não codificado não difundido mín concreto difundido abstrato
11
Conhecimento como mercadoria: paradoxos
Fungibilidade/obsolescência (quanto mais uso, mais novo fica) Materialidade/virtualidade (dou, vendo, troco e não fico sem) Objetividade/pessoalidade (não se pode falar em estoque)
12
Dádiva: o outro do mercado
Dádiva: o outro do mercado? (A dádiva não mais existe mas está em toda parte) Vida/crianças/velhos Palavra/diálogo/situação ideal de fala Tempo/sacrifício Confiança Amor/cálculo Política/voto Herança/genética/cultural Profissionalismo Arte Violência/perdão Fidelidade/mercado Conhecimento Economia
13
Economia: mercado, temor, amor Kenneth Boulding, 1973
P M S1 N F S2 C mercado amor
14
“Leis” da Dádiva Dar/receber/retribuir Circunstância/oportunidade
Interesse/laço Assimetria local/equilíbrio global Pessoalidade/sociabilidade Tácito/dissimulação generosa
15
Dádiva: fundamento da pessoa?
Mounier: entre Sartre e Marx existencialismo (indivíduo) personalismo (1949) (pessoa/sociedade) marxismo (sociedade) pessoa: elementos descentrar-se compreender o outro assumir responsabilidades generosidade fidelidade
16
Conhecimento: a dimensão dádiva
não-eqüivalência, assimetria sutileza, dissimulação generosa dar, receber, retribuir oportunidade, diluição temporal valor de laço
17
Ação do Professor: quatro verbos fundamentais
- Mediar: palavra, argumentação Tecer: significados, redes Mapear: valores, escalas, projetos Fabular: narrativas, valores
18
A palavra (e a) ação humana animal autoridade
Ação (Aurélio) atividade responsável de um sujeito, realização de uma vontade que se presume livre e consciente, processo que decorre da vontade de um ser e de que resulta criação ou modificação da realidade... Ação: fazer com a palavra, consciência, antídoto para a violência Ação/reação/resposta/coação (legítima, norma) humana animal autoridade responsabilidade
19
Ação do Professor: simetrias e assimetrias
mapear mediar tecer fabular
20
Mediar: a palavra e o diálogo na construção dos significados
sensibilização/problematização argumentação/negociação integridade (valores,sintonia, abertura)
21
Tecer significados: redes x cadeias
centros de interesse metamorfose múltiplos percursos formação permanente decomposição pré-requisitos seriação formação completa
22
mapas de relevância: presença/ausência
escala didática nada/Carroll projeção projeto Mapas contexto universalidade tudo/Borges enraizamento conhecimentos prévios
23
Fabular: construir narrativas
história com moral/valores informação/narrativa: efemeridade/permanência narrativa: o tácito e o explícito
24
Ação do Professor: assertividade e sintonia
mapear projeção mediar escala sensibilizar linguagem argumentar problematizar valores acentrismo tecer narrativa metamorfose fabular tácito heterogeneidade
25
Autoridade na ação do professor
mapeamento (chefe) mediação (juiz) autoridade tolerância tecedura (mestre) fabulação (pai)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.