A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br Espaços e Tempos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br Espaços e Tempos."— Transcrição da apresentação:

1 Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br Espaços e Tempos do Conhecimento: Aula, mais que aula, menos que aula VIII Congresso de Educação de SALTO/SP 4 de julho de

2 Organização da Escola: espaços, tempos, alunos, disciplinas Nas séries iniciais: PROFESSOR, PROFESSORA de alunos Depois: PROFESSOR DE disciplinas... menos que aula... aula...mais que aula Competências: elementos para uma teoria 2

3 Organização da Escola Dois recados de Ortega y Gasset: - Pedagogia das Secreções Internas (desejos, valores, projetos) - A ameba e o especialista (unidimensionalidade é violência) Ser feliz também se aprende! 3

4 A Escola e os ALUNOS ALUNO: o que deve ser alimentado (do latim, alere) DESEJOS/VALORES/PROJETOS desilusão: luxo de minorias disseminar desilusão: crime hediondo Recuperação/Aprofundamento (não há qualquer fundamento para a falsa etimologia sem luz)

5 Currículos: fragmentação disciplinar crescente Creche Fundamental I Fundamental II Ensino Médio Ensino Superior Pós-Graduação 5

6 Competência, numa frase: capacidade de mobilizar o que se sabe para realizar o que se projeta Desejo (valores) Conhecimento Ação Contra a fragmentação curricular: competências pessoais 6

7 COMPETÊNCIAS: o que diziam nossos avós... É preciso sair da escola sabendo LER, ESCREVER, CONTAR (reading, writing, arithmetic) Hoje: do monoanalfabeto ao polianalfabeto (ciências, informática,...) Como sintetizar um elenco de competências? 7

8 Currículo: Quais disciplinas? Quais competências? - Os três Rs já não bastam antes: monoanalfabetismo hoje: polianalfabetismo... - Lista de competências: generalidade x especificidade 8

9 COMPETÊNCIAS: especificidade/generalidade Aprender a ser Aprender a aprender Aprender a viver juntos Aprender a fazer FÁCIL E INÓCUO ACORDO... 9

10 Riscos da Lista exaustiva... J. L. Borges O idioma analítico de John Wilkins...os animais se dividem em: a)pertencentes ao Imperador b)embalsamados c)amestrados d)leões e)sereias f)fabulosos g)cães em liberdade h)incluídos nesta classificação i)que se agitam como loucos j)inumeráveis k)desenhados com um pincel finíssimo de pele de camelo l)etc. m)que acabam de quebrar o vaso n)que de longe parecem moscas. 10

11 COMPETÊNCIAS : relação fundamental com disciplinas Currículo é ELENCO de DISCIPLINAS, que são vias para o desenvolvimento das COMPETÊNCIAS Não existe oposição entre DISCIPLINAS e COMPETÊNCIAS DISCIPLINA é conteúdo; COMPETÊNCIA é pessoal 11

12 A complementaridade DISCIPLINAS/COMPETÊNCIAS DISCIPLINAS (explícito) currículos, programas COMPETÊNCIAS (tácito) desenvolve-se por meio dos conteúdos 12

13 DISCIPLINAS e COMPETÊNCIAS: a pessoa no centro das atenções DISCIPLINAS são meios... COMPETÊNCIAS são fins... PESSOAS são (ou não) COMPETENTES Não existem OBJETOS COMPETENTES! 13

14 Quais as COMPETÊNCIAS a serem desenvolvidas? Três eixos fundamentais: Expressão/Compreensão Argumentação/Decisão Contextuação/Imaginação TODAS AS DISCIPLINAS BUSCAM ISSO! PESSOAS são (ou não) COMPETENTES Não existem OBJETOS COMPETENTES! 14

15 Competências dos alunos: três eixos fundamentais expressão imaginação argumentação compreensão contextuação decisão 15

16 Competências: visão panorâmica eu abstrato outro análise concreto síntese 16

17 Currículo: DISCIPLINAS ou COMPETÊNCIAS? - Não existe currículo por competências sem disciplinas - Não existe currículo por disciplinas sem competências - Articulação entre disciplinas e competências é necessária 17

18 Como trabalhar com as DISCIPLINAS tendo em vista as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? CON 18 É PRECISO REORGANIZAR OS ESPAÇOS E OS TEMPOS DA ESCOLA! Não bastam aulas, é preciso vivência/convivência As pessoas são multidimensionais; a unidimensionalidade é uma violência!

19 Organização da escola: múltiplos espaços do conhecimento aulas mais que aula teatro, cinema, palestra... professor, cartógrafo menos que aula convivência, orientação, tutoria espaço principal pessoa CompetênciasCompetências 19

20 # Aula: espaço disciplinar # Centros de interesse (espaços transdisciplinares): CIÊNCIA – TECNOLOGIA TRABALHO - CULTURA # Depuração de interesses: tutoria, orientação Disciplinas e competências: diferentes espaços do conhecimento 20

21 Como transitar das DISCIPLINAS até as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? IDEIAS FUN DA MEN TAI S CON TEÚ DOS COM PE TÊN CIAS 21

22 são passíveis de compreensão na linguagem ordinária favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina ultrapassam as fronteiras disciplinares, favorecendo a articulação entre as diversas disciplinas ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM TRANSBORDAMENTO Que são ideias fundamentais?

23 Cultura e Educação: espaços do conhecimento Educação ação, projetos, valores Cultura cultivo, memória, valores ESCOLA 23

24 Cultura e Educação: o equilíbrio entre duas síndromes GABRIELA (reação ao novo, reacionarismo) RAUL SEIXAS (tecnologia, o novo como valor) ESCOLA 24

25 Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br Espaços e Tempos do Conhecimento: Aula, mais que aula, menos que aula VIII Congresso de Educação de SALTO/SP 4 de julho de


Carregar ppt "Competências do Professor: Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação usp.br Espaços e Tempos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google