A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br."— Transcrição da apresentação:

1

2 Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

3 Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente 1- Conhecimento e informação: cenário 2- Conhecimento: imagens tácitas e ação docente 3- Conhecimento: o mundo do trabalho 4- Conhecimento: a ação do professor Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação Sumário CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

4 Conhecimento e informação: cenário dados informações conhecimento inteligência bancos/acumulação veículos/comunicação teoria/compreensão pessoas/projetos tecnologias (máximas possibilidades) tecnologias ( mínimas possibilidades) competências CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

5 n Balde n Cadeia n Rede n Iceberg n Paralelepípedo Imagens do Conhecimento e ação docente Currículos Planejamento Avaliação Materiais didáticos CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

6 Conhecimento: o balde renitente os alunos têm nível baixo não foi atingido o nível mínimo o conhecimento acumulado o planejamento vazão a avaliação como medida CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

7 Descartes: a cadeia regras -simples/complexo -decomposição -encadeamento palavras de ordem -pré-requisitos -seriação -percursos necessários Discurso do Método... (século XVII) CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

8 conhecimento: redes de significados senso comum x sentido técnico interesse atualidade diversidade adequação liberdade significado acentrismo metamorfose transdisciplinaridade escalas mapa conectividade CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

9 Conhecimento: tácito x explícito (Michael Polanyi - Personal Knowledge - The Tacit Dimension- 1957) explícito tácito educação formal cultura valores disciplinas competênciascompetências CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

10 Conhecimento tácito / explícito: dinâmicas de aprendizagem explícito tácito educação cultura disciplinas competênciascompetências combinação/articulação (aulas) socialização/partilha externalização/emergência internalização/incorporação tácito explícito CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

11 Conhecimento e Trabalho: três fases antes da Revolução Industrial século XVIII período industrial (até o computador) período pós-industrial Trivium Quadrivium separação Enciclopédia Tecnologia aplicação Tecnologias informáticas integração CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

12 Conhecimento como mercadoria: dimensões concreto abstrato não-codificado codificado difundido não-difundido 0% 100% CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

13 Conhecimento: paralelepípedo do valor Max Boisot, Knowledge Assets, 1998 concreto não codificado codificado difundido não difundido máx mín nasc. esgot. abstrato CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

14 Conhecimento como mercadoria: paradoxos Fungibilidade/obsolescência (quanto mais uso, mais novo fica) Materialidade/virtualidade (dou, vendo, troco e não fico sem) Objetividade/pessoalidade (não se pode falar em estoque) CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

15 Dádiva: o outro do mercado? (A dádiva não mais existe mas está em toda parte) n Vida/crianças/velhos n Palavra/diálogo/situação ideal de fala n Tempo/sacrifício n Confiança n Amor/cálculo n Política/voto n Herança/genética/cultural n Profissionalismo n Arte n Violência/perdão n Fidelidade/mercado n Conhecimento n Economia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

16 Conhecimento: a dimensão dádiva não-eqüivalência, assimetria sutileza, dissimulação generosa oportunidade, diluição temporal valor de laço dar, receber, retribuir CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

17 Ação do Professor: dimensões fundamentais - Mediar: palavra, argumentação - Tecer: significados, redes - Mapear: valores, escalas, projetos - Fabular: narrativas, valores CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

18 A palavra (e a) a ç ão n Ação (Aurélio)...atividade responsável de um sujeito, realização de uma vontade que se presume livre e consciente, processo que decorre da vontade de um ser e de que resulta criação ou modificação da realidade... n Ação: fazer com a palavra, consciência, antídoto para a violência n Ação/reação/resposta/coação (legítima, norma) humana animal autoridade responsabilidade CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

19 Ação do Professor: simetrias e assimetrias mapear fabular mediar tecer CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

20 Mediar: a palavra e o diálogo na construção dos significados s ensibilização/problematização argumentação/negociação integridade (valores,sintonia, abertura) CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

21 Tecer significados: redes x cadeias centros de interesse metamorfose múltiplos percursos formação permanente decomposição pré-requisitos seriação formação completa CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

22 mapas de relevância: presença/ausência Mapas escala didática projeto projeção nada/Carroll tudo/Borges enraizamento universalidade contexto conhecimentos prévios CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

23 Fabular: construir narrativas história com moral/valores narrativa: o tácito e o explícito informação/narrativa: efemeridade/permanência CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

24 Ação do Professor: assertividade e sintonia mapear fabular mediar tecer projeção escala linguagem sensibilizar problematizar argumentar acentrismo metamorfose heterogeneidade valores tácito narrativa CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

25 Autoridade na ação do professor mediação (juiz) tecedura (mestre) fabulação (pai) mapeamento (chefe) autoridade tolerância CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010

26 Docência do Ensino Superior fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI São Bernardo, 30 de julho de 2010


Carregar ppt "Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente Nilson José Machado Faculdade de Educação Universidade de São Paulo usp.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google