A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Terminologia da Saúde Equipe: Rogério Pacheco e Sátia Marini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Terminologia da Saúde Equipe: Rogério Pacheco e Sátia Marini."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Terminologia da Saúde Equipe: Rogério Pacheco e Sátia Marini

2 Iniciativa O Projeto de Terminologia da Saúde é uma ação da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI), desenvolvida no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde (BVS MS).

3 Objetivo geral do Projeto de Terminologia da Saúde Padronizar e aperfeiçoar a terminologia em saúde, com vistas a favorecer a recuperação dos conhecimentos e a disseminação das informações institucionais existentes no repertório bibliográfico e documental do Ministério da Saúde e de suas entidades vinculadas.

4 O que é um Glossário Temático? Conjunto de termos, siglas e definições técnicos e científicos, especializados em uma determinada área técnica do Ministério da Saúde ou entidades vinculadas. Tem a finalidade de padronizar, harmonizar, representar e divulgar terminologias.

5 Objetivos específicos  Facilitar a comunicação interna;  Identificar termos próprios de uma área técnica;  Proporcionar exatidão conceitual e definir a atuação de cada termo no contexto institucional;  Organizar e divulgar informações técnicas, organizacionais e profissionais;  Instrumento institucional de referência para representação e transmissão do conhecimento especializado.

6 Metodologia para elaboração de glossários temáticos 1.Levantamento de termos e siglas; 2.Avaliação e análise das duas listas preliminares de termos e elaboração da lista definitiva de termos; 3. Ciência da lista definitiva de termos; 4.Elaboração de definições e remissivas para o Glossário Temático; 5.Tratamento e normalização terminológica: avaliação e revisão de termos e conceitos; 6. Apreciação do tratamento e da normalização terminológica; 7. Revisão terminológica das alterações propostas pela área (se houver); 8.Apreciação pela área das últimas revisões e conclusão da elaboração da terminologia; 9.Elaboração do original do Glossário Temático; 10. Validação do original do Glossário Temático; 11. Envio do original para a produção editorial.

7 A organização do verbete Os verbetes estão organizados em ordem alfabética e estruturados de acordo com o seguinte padrão: + ENTRADA + GÊNERO ± NÚMERO ± SINÔNIMO + DEFINIÇÃO OU  (SETA) ± REMISSIVA DA DEFINIÇÃO ± NOTA ± REMISSIVA DA NOTA PARA GLOSSÁRIOS COM TERMOS EM INGLÊS: + EM INGLÊS: PARA GLOSSÁRIOS COM TERMOS EM ESPANHOL: + EM ESPANHOL:

8

9 A Definição Terminológica é uma fórmula lexicográfica que descreve os traços semânticos distintivos de um conceito. ????? – fenômeno que resulta da condensação do vapor de água contido na atmosfera em pequenas gotas que, quando atingem peso suficiente, se precipitam sobre o solo muito próximas umas das outras.

10 A natureza das definições varia em função da área temática. Cabeça – indivíduo ou animal considerado como uma unidade de um grupo. Cabeça – figura proeminente em qualquer associação ou grupo de seres humanos ou de animais; líder.

11 A definição é um enunciado sucinto que expõe de forma clara e simples o significado de um conceito especializado. Começa com uma palavra que identifica a classe mais ampla, o termo genérico a que pertence o conceito (hiperônimo), especificando em seguida as características essenciais ou distintivas que os diferenciam de outros conceitos da mesma classe. Avião – aeronave de propulsão a motor, cuja sustentação no ar é assegurada por meio de asas fixas.

12 As características distintivas podem ser: - intrínsecas: natureza, material, tema. - extrínsecas: função ou modo de operação, origem, destino. Canoa – embarcação primitiva de pequeno porte, geralmente feita de madeira, de origem indígena, movida a remos e desprovida de leme.

13 As características secundárias de um conceito informam sobre a forma de um objeto, o seu inventor, ou forma de utilizá-lo. Bola – objeto esférico ou ovóide, de espécie e matéria várias, maciço ou cheio de ar comprimido, usado em certos jogos ou esportes para ser chutado, batido ou lançado.(Houaiss) Darwinismo – Sistema de história natural cuja conclusão extrema é o parentesco fisiológico e a origem comum de todos os seres vivos, com a formação de novas espécies por um processo de seleção natural. Nota: teoria elaborada por Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês.

14 Deve haver objetividade na formulação do enunciado a fim de garantir um bom fluxo de informação, além de ser adaptada ao perfil do público-alvo. Óleo – Substância gordurosa, líquida a temperatura ordinária, inflamável, de origem vegetal ou animal.

15 A definição não deve remeter a outra definição que, por sua vez, remete de novo à primeira. Mau exemplo: Tempo – Intervalo em que se sucedem os anos, os dias, as horas, etc., que implica, para o homem, a noção de presente, passado e futuro conforme o espaço de tempo transcorrido entre duas datas. Bom exemplo: Tempo – A sucessão dos anos, dos dias, das horas, etc., que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro.

16 Mau exemplo: Essência de bergamota – Essência produzida a partir da casca do fruto da bergamoteira. Bom exemplo: Essência de bergamota – Óleo essencial extraído principalmente da casca dos frutos maduros do Citrus bergamia. A definição não deve ser tautológica, ou seja, repetir com outras palavras o que se pretende demonstrar.

17 Recomendações para elaboração de definições de termos para glossário  A definição deve:  ser objetiva, clara e simples;  ser afirmativa (constituída apenas de uma frase);  começar com uma palavra que indica a classe mais ampla a que pertence o conceito, especificando em seguida as características essenciais que diferenciam esse conceito de outros conceitos da mesma classe.  A definição não deve:  remeter a outra definição que, por sua vez, remete de novo à primeira;  ser tautológica.  Comentários e explicações acessórias devem vir como “nota”(ex.: forma do objeto, seu inventor, o momento, lugar ou maneira de utilizá-lo).

18 Coordenação-Geral de Documentação e Informação – CGDI Biblioteca Virtual em Saúde do MS – BVS/MS Projeto de Terminologia da Saúde http://www.saude.gov.br/bvs/terminologia 61 3315-2537 61 3315-2265 rogerio.pacheco@saude.gov.br satia.marini@saude.gov.br


Carregar ppt "Projeto Terminologia da Saúde Equipe: Rogério Pacheco e Sátia Marini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google