A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA A DIFICULDADE NA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DA SECRETARIA DE CULTURA DE PARAUAPEBAS Kissy Ferreira Parauapebas - Pará 2013

2 SITUAÇÃO PROBLEMA A DIFICULDADE NA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DA SECRETARIA DE CULTURA DE PARAUAPEBAS.

3 JUSTIFICATIVA Não existe hoje um estudo em nível municipal de gestão de fundos destinados a execução de projetos culturais; Quando se fala em Cultura geralmente não se dá a ela a devida importância; Um estudo aprofundado do porque do não aproveitamento dos recursos disponíveis pode ser um ponto de partida para uma situação satisfatória no futuro.

4 OBJETIVOS Geral: Identificar possíveis motivos que levam à SECULT a não ter uma boa gerência das verbas destinadas a cultura em Parauapebas propondo novas formas de gerir estes recursos a fim de termos um novo modelo de gestão cultural em nosso município.

5 OBJETIVOS Específicos: Enumerar as possíveis falhas de planejamento que levem ao problema central; Exemplificar situações em que o problema é claramente mostrado no dia a dia da instituição; Identificar entraves burocráticos que estejam inviabilizando o uso adequado dos recursos; Propor novas estratégias de gestão dos recursos culturais do município.

6 METODOLOGIA UTILIZADA METODOLOGIA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MRP): através da qual pretende- se analisar a atual situação da gestão financeira da SECULT/Parauapebas identificando suas dificuldades e seus pontos negativos e ressaltando seus pontos positivos a fim de chegarmos a um norte sobre como podemos gerir de forma eficiente os recursos públicos daqui pra frente. Utilizamos: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA; ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL; ANÁLISE DA SITUAÇÃO DESEJADA; DEFINIÇÃO DE FORÇAS POSITIVAS DEFINIÇÃO DE FORÇAS NEGATIVAS LINHAS DE AÇÃO

7 SITUAÇÃO ATUAL O orçamento destinado para a cultura no nosso município é baixo, cerca de 1% do orçamento total do município. Nem sempre o secretário indicado por forma política tem a habilidade de gestão para aplicar os recursos disponíveis. Faz-se eventos muito mais caros e dispendiosos do que se pode pagar ( situação: o evento atual paga o anterior.) O valor de mão-de-obra, material, locação de serviços em nosso município é mais caro do que em outras localidades em função do mito “aqui corre muito dinheiro”.

8 SITUAÇÃO ATUAL CONTINUAÇÃO Há a dificuldade de se trazer atrações artísticas de fora em função do alto custo de passagens aéreas e hospedagens. Nos últimos anos da SECULT muitos dos “contratos” entre os órgãos públicos e o produtores culturais foi feito na base do boca a boca. Com isso há uma grande dívida sem que haja comprovação da mesma. O órgão perde a oportunidade de concorrer a editais governamentais em função da falta de um profissional qualificado para execução de projetos culturais concorrentes. Criação de um Conselho Municipal de Cultura que não foi atuante no ano de 2011/2012.

9 SITUAÇÃO DESEJADA Que a SECULT apoiasse os produtores culturais para que fosse colocada em prática a lei de incentivo fiscal municipal para área cultural onde as associações, cooperativas e ongs mostrarão seus projetos a grandes empresas que investirão em cultura e em contra partida os valores investidos serão abatidos em seus impostos ou a exemplo do que acabou de ser aprovado no Estado do Rio de Janeiro, 1% de toda a arrecadação com impostos do município fosse automaticamente revertido a projetos culturais.

10 SITUAÇÃO DESEJADA CONTINUAÇÃO Que os recursos sejam igualmente distribuídos entre as linguagens artísticas para que todos os setores sejam beneficiados. Que se invista mais nos artistas locais. O que se gasta para trazer um show, peça teatral ou outro evento de fora do estado pode beneficiar a produção local em uma escala maior tendo como retorno um grande número de projetos futuros.

11 SITUAÇÃO DESEJADA CONTINUAÇÃO Que a SECULT tenha em seu quadro servidores qualificados que entendam da produção de projetos e que possam participar enquanto orgão ou auxiliar os produtores locais no grande número de editais culturais em aberto no MINc. Que o governo veja que a cultura também é uma área importante na vida das pessoas e destine um valor maior de orçamento anual. Que se diminuam os eventos e se fortaleçam os projetos locais.

12 FORÇAS POSITIVAS Existem artistas e pensadores culturais empenhados em discutir e achar formas de um melhor uso e emprego dos recursos. Exemplo disso foi a criação do conselho municipal de cultura, começam-se a adotar uma postura que aponta para uma gestão mais participativa Realização de reuniões com os segmentos sempre que algum evento relacionado a eles será realizado. Idealização de alguns projetos muito interessantes como o Clube do Livro, Cultura em movimento, Escola Municipal de Música, Escola Municipal de Artes Visuais, Academia Popular de Dança entre outros..

13 FORÇAS NEGATIVAS Ausência de vontade política, até então, que visse a cultura como um bem necessário também a população. A dificuldade que o artista local tem estruturar-se enquanto entidade ou empresa e tambem de por preço em seu trabalho, fazendo com que o artista de “fora” seja visto mais profissionalmente do que os que aqui estão. Uma má distribuição dos recursos: gasta-se muito com ações que pouco acrescentam à cultura local. Falta mão-de-obra qualificada na área artística na região e não se tem cursos técnicos ou superiores voltados para essa qualificação.

14 FORÇAS NEGATIVAS CONTINUAÇÃO Faltam servidores que tenham como base de conhecimento tanto a parte burocrática quanto o conhecer cultural. A resistência dos servidores mais antigos em aceitar e contribuir para mudanças e novas formas de se fazer a gestão cultural em nossa cidade. Até bem pouco tempo atrás o “fazer cultura” limitava-se a eventos (shows) ou a “cultura de balcão”. Exemplo: o coreógrafo chega até a SECULT e solicita x figurinos para a sua cia. Eu atendo, logo “faço cultura”. A não continuidade dos projetos acima listados trazendo para a SECULT uma descrença por parte da população e doas agentes culturais.

15 LINHAS DE AÇÃO FORÇAS POSITIVAS A Secretaria deve olhar para a periferia, assistida pelos pontos de cultura, estimulando a produção e qualificação dos grupos que não estão localizados apenas no centro. Auxílio através de workshops de criação de projetos culturais para acesso aos grupos populares que estão sempre presentes nas reuniões a financiamentos públicos, desafogando o orçamento municipal que pode então ser investido em outras frentes. Fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

16 LINHAS DE AÇÃO FORÇAS NEGATIVAS Utilizar o orçamento municipal criando editais como forma de dar á produção cultural dos diversos segmentos uma forma democrática de atuação, lembrando que a secretaria tem que dar legitimidade ao processo e ao acompanhamento da comissão de avaliação do edital demonstrando qualidade, seriedade e comprometimento nas produções culturais e permitindo que o proponente se qualifique e leve o trabalho para além do tempo previsto pelo presente edital.

17 LINHAS DE AÇÃO FORÇAS NEGATIVAS A criação de centros culturais nas cidades onde os artistas possam levar sua arte e ter um retorno financeiro através de ingressos e patrocínios. Criação de cursos de gestão financeira para os artistas. Se emprenhar para que os projetos tenham uma continuidade através de um bom planejamento. Contratação de um maior número de servidores com conhecimento técnico cultural.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS O bom uso da contabilidade e das ferramentas de uma administração pública levam a gestão a ter um bom uso dos recursos públicos Reconhecemos então que uma boa gestão desses recursos nos levará a preservação cultural de todos os bens que se constituem em referências fundamentais para a afirmação e construção de nossas identidades.

19 MENSAGEM FINAL “A cultura integra ações, dá sentido às realizações e reformas dos governos. Ela é o fio condutor que une o direito à saúde, ao transporte, à moradia, à escola, ao trabalho, à cidadania. Com a cultura, e só com ela, conduziremos nossa sociedade à igualitária democracia, recolocando os cidadãos no caminho da emancipação humana.” ( Célio Turino, Revista Princípios EDIÇÃO 71, NOV/DEZ/JAN, 2003-2004, PÁGINAS 73, 74, 75, 76, 77)

20 OBRIGADA!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google