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Imperialismo Norte-Americano: Expañsão Interna e Externa

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Apresentação em tema: "Imperialismo Norte-Americano: Expañsão Interna e Externa"— Transcrição da apresentação:

1 Imperialismo Norte-Americano: Expañsão Interna e Externa
A conquista dos povos indigenas, Doutrina Monroe, Destino Manifesto e a Guerra Hispano-Americana

2 Conquista Interna I O governo americano tentou estabelecer tratados com as nações indígenas: algumas fizeram, a maioria negou e começou resistência armada (na decada de 1790, houve muitas batalhas na área do futuro estado de Ohio em que os índios ganharam algumas batalhas (630 brancos mortos por Pequeno Tartauga na Batalha de Rio Wabash em 1791) O governo federal oficialmente reconheceu os direitos de soberania de nações indígenas no Tratado de Greenville em 1795 e que só os índios podiam ceder terras Apesar dos tratados, os brancos ignoraram direitos dos índios e povoaram onde eles quiseram Compra de Louisiana e 1803 por Jefferson ($US15 milhões) que dobrou o território dos EUA s: 1) conflitos armados entre colonizadores brancos e índios nas área da fronteira no Nordeste com Canadá; 2) acquisição da Florida em 1820 e várias guerras com os Seminoles; 3) roubo de terras indígenas nos estados do Sul

3 Conquista Interna II 1830s: a remoção indígena dos Cherokees, Creeks, Seminole, Chicksaw e Choctaw (limpeza étnica) (A Trilha de Lágrimas) Entre , todos desses tribos foram removidos de Mississippi, Georgia, Florida, Alabama para Oklahoma 1850s-1900: assimilação e reservas para os índios no faroeste 1860s: tratados com reservas e soberania limitada mas expansão e violência continuou 1850s-1880s: batalhas entre tribos, colonizadores e soldados dos EUA As Batalhas finais no fim do século 19: Custer, Touro Sentado e Cavalo Louco; Geronimo e os Apaches Expansão e Conquista “Interna” dos povos indígenas e Mexicanos do Atlântico ao Pacífico Guerra, genocídio, limpeza étnica, pressão econômica, social e cultural

4 A Trilha de Lágrimas, 1839, 17 mil índios removidos forçosamente para o Oeste sob o Ato da Remoção Indígena (4 mil morreram na viagem de km) Artista: Robert Lindneux, 1942

5 Resistência Militar até os 1880s com algumas batalhas ganhas
mas poucas chances no longo prazo contra uma nação industrializado e rica -utilização do cavalo e armas modernas Cultural: 1) renascimentos de espiritualidade indígena 2) Manutenção de tradições, línguas, costumes Política: alianças entre tribos e com outros poderes Europeus contra os americanos

6 John Gast, American Progress, 1872

7 Índios numa escola “residencial”, Carlisle, Pensylvania
1888

8 Os mesmos índios um ano mais tarde

9 Fotografia da dança da fantasma, 1870s – combinação de religião tradicional e Cristã para comemorar os mortos e dar imortalidade e proteção aso participantes. Assustou o governo americano devido aos grandes números que atraia.

10 O Imperialismo norte-americano
A Doutrina Monroe, 1823 (Presidente Monroe mas na verdade John Quincy Adams, Secretaria do Estado e nacionalista entusiástico) Preocupados com a retomada dos países latino-americanos por poderes Europeus Monroe reconheceu as novas nações de La Plata, Chile, Peru, Columbia e Mexico “Os continentes americanos daqui pra frente não serão considerados como sujeitos de colonização no futuro pelos poderes Europeus”. EUA consideraria qualquer desafio à soberania das novas nações e defenderia “os direitos de todos os povos americanos à autodeterminação”.

11 A Doutrina Monroe e Destino Manifesto
Na epoca, os EUA não tinham condições políticas e militares para cumprir tais intenções mas formou a base ideologica da política externa dos EUA e “como uma espécie de declaração fundadora do papel norte-americano no hemisfério ocidental” (Junqueira, 100) O Destino Manifesto: John L. O’Sullivan, editor do periódico expansionista, The United States Magazine and Democratic Review: “Cumprir nosso Destino Manifesto é expandir o continente como quer a Providência para o livre desenvolvimento e para que nos multipliquemos aos milhões”. Predestinação geográfica Superioridade cultural, econômica e política Leva o modelo da democracia americana a outros territórios e povos

12 A Guerra Hispano-americana
1890s: Porto Rico e Cuba eram as últimas colônias da Espanha; produtoras de açúcar e posição estratégica; pouca democracia e muita opressão Interesse americano desde o fim do século 18 por causa da importância estratégica e empresas americanas na ilha Contextos: 1) Movimentos para independência no Cuba nas últimas décadas do século 19 ( ; ) 2) Políticas domesticas na década de1890: i) subjugação dos povos indigenas era precedencia da conquista de outros povos; ii) depressão economica a partir de 1893; iii) expansionistas do Partido Republicano queriam entrar na corrida mundial para colônias (Poderes europeus na África e Ásia) especialmente na América Central e o Caribe para estabelecer vias de comércio com o Oriente, canal na Nicarágua que ligasse o oceano Atlântico ao Pacífico; iv) Darwinismo Social: a luta entre “raças” 3) A imprensa “marrom” de Pulitzer e Hearst

13 Eventos Principais Destino Manifesto retomado pelos políticos norte-americanos, aproveitando das reinvindicações legitimas do movimento cubano pela independência Eventos principais: 1) rebeldes cubanos procuram apoio norte-americano depois de 1895 enquanto lançar ataques contra os Espanhois 2) EUA manda o navio militar, Maine, para proteger interesses americanos na ilha 2) Fevereiro de 1898: uma misteriosa explosão afundou o Maine, matando 260 pessoas; pretexto para guerra dos EUA contra Espanha, culpado pela explosão 3) Tropas americanas e a Marinha facilmente derrubaram os Espanhois em Segundo Secretária do Estado, John Hays, “uma esplêndida guerrinha” (968 mortos americanos em combate; 5 mil da Febre Amarela) 4) Em vez de apoiar independência, Cuba se tornou um protetorado norte-americano; a Constituição Cubana tinha a emenda de Platt em que os EUA tinham direito legal intervir se necessário

14 Uma charge racista de 1899, mostrando Tio Sam, o novo chegado no clube de imperialistas, balancando os seus povos recém conquistados frente uma audiência de poderes imperialistas europeus. As personagens carregam a bandeira americana, mostrando as principais acquisações territoriais conquistadas da Espanha: Cuba, Puerto Rico, as Filipinas, Guam, as Ilhas Marianas em Micronesia.

15 O New York World de Joseph Pulitzer celebra as notícias da destruição da Frota Espanhola no 1 de maio de 1898. Como na Guerra dos Boer na África do Sul ( ), jornais de circulação em massa fizeram um papel importante na promoção de imperialismo.

16 Consequências e Considerações Finais
Éstabeleceu um precedente para intervenção e/ou guerra nas Filipinas, Nicarágua, Republicana Dominica, Haiti, Panama e outros países (e Cuba mais tarde no século 20) Os EUA fizeram com que a ilha de Porto Rico, no Caribe, e as Filipinas na Ásia (antigo colônia espanhola) e várias ilhas no Pacífico também se tornaram colônias norte-americanas Teddy Roosevelt sobre a Guerra Hispano-Americana: “as civilizações superiores demonstravam a sua superioridade, descartando assim os tipos inferiores e melhorando a raça humana”. Retomada do mito da fronteira Motivos econômicos e políticos? O papel da culturas de imperialismo nos EUA? A imprensa e as Exposições Universais

17 Doutrina Monroe, 1823 Um discurso annual do presidente americano ao Congresso feito no dia 2 de dezembro de 1823, mas foi o trabalho do secrétario de Estado, John Quincy Adams (filho de um dos pais fundadores dos EUA) Dois eventos (contexto): independência dos países latino-americanos e a possibilidade de recolonização das Américas pela Santa Aliança (França, Rússia, Austria, Espanha e Prússia) No verão de 1823, Inglaterra convidou aos Estados Unidos a assinar uma declaração unida contra intervenção por outros poderes Europeios, mas Adams argumentou para uma declaração unilateral dos EUA Estava com suspeitos das pretensões da Inglaterra (com qual os EUA acabaram de terminar uma guerra dez anos antes)

18 Corolário Rooseveltiano da Doutrina da Monroe, 1904
Theodore Roosevelt: invasor do Cuba e a política do “big stick” EUA recoheceram seu direito de usar força contra outras nações para colecionar dívidas (um direito sancionado em fevereiro de 1904 pela Corte internacional na Haia num caso envolvendo Venezuela) Roosevelt temia intervenção da Alemanha na República Dominicana Sua solução era para impôr oficiais norteamericanos para colecionar dívidas Eventualmente bancos norteamericanos assumiram muitas dívidas dos países latinoamericanos que anteriormente foram com bancos Europeios A política do “big stick” tornou-se a “diplomacia de dolares”

19 Perguntas sobre as fontes primárias
Doutrina de Monroe: 1) Qual tipo de linguagem? Quais palavras-chave? 2) Quais são as opiniões de Monroe em relação aos países latino-americanos? Tinha uma afinidade de interesses entre os EUA e América Latina? 3) Como a política é justificada? Quais frases exatas? 4) Porque a doutrina não foi implementada até mais tarde? Corolário Rooseveltiano: 1) Qual tipo de linguagem? Quais palavras-chaves? 2) Qual é a opinião de Roosevelt sobre América Latina? 3) Se vocês fossem cidadãos da América Latina em 1904, como sentiriam sobre o discurso de Roosevelt? 4) Tais documentos oficiais são confiáveis?


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