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GESTÃO DE SAÚDE Rosemeire Bueno – Diretora de Assistência a Saúde Enfª Valéria Santos – Coordenadora da Medicina Preventiva SEPREV– INDAIATUBA/SP SEPREV.

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1 GESTÃO DE SAÚDE Rosemeire Bueno – Diretora de Assistência a Saúde Enfª Valéria Santos – Coordenadora da Medicina Preventiva SEPREV– INDAIATUBA/SP SEPREV – INDAIATUBA/SP

2 O SEPREV  Administra o RPPS e o plano de assistência à saúde dos servidores  Iniciou suas atividades em fevereiro de 1993. Nessa época, a legislação permitia a criação do Regime Próprio de Previdência junto com a Assistência à Saúde: Os recursos financeiros não eram segregados Só em 1999, com o advento da Lei Federal 9.717, é que os recursos passaram a ser contabilizados separadamente  Conta atualmente com 31 servidores  Sede própria inaugurada em 2010

3 O PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE  Visa oferecer aos servidores públicos municipais e seus dependentes, serviços de assistência à saúde para proteção, promoção, preservação e recuperação da saúde  Administrado pelos próprios servidores (Conselho de Administração)

4 SEGURADOS E DEPENDENTES  São segurados obrigatórios do plano de assistência à saúde: Servidores públicos municipais efetivos e comissionados ( 5.442 ) Aposentados ( 786 ) Pensionistas ( 224 ) Dependentes: esposo(a), filhos, enteados, companheiro(a) ( 8.285 )  Total de beneficiários do Plano: 14.737

5 REDE CREDENCIADA Indaiatuba e Campinas  Médicos: 290  Outros profissionais: 103 (psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc)  Clínicas de imagem: 15  Laboratórios de Análises Clínicas: 13  Hospitais: 8  Day Hospital: 3

6 CREDENCIAMENTO E REMUNERAÇÃO  Os profissionais e empresas de saúde são credenciados através de Edital de Chamamento Público, exceto os Hospitais, com os quais é firmado contrato  A remuneração desses profissionais é baseada na Tabela de Honorários da Associação Médica Brasileira (AMB), já os hospitais e clínicas são remunerados pela tabela acordada entre as partes e através das tabelas Simpro e Brasíndice para remuneração de materiais e medicamentos

7 SERVIÇOS OFERECIDOS  Consultas médicas  Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADT)  Exames e procedimentos de alta complexidade  Psicologia, Fonoaudiologia, Drenagem Linfática, Reeducação Postural Global – RPG, Hidroterapia, Acupuntura e Terapia Ocupacional  Procedimentos ambulatoriais  Internações clínicas, cirúrgicas e obstétricas  Assistência domiciliar  Medicina Preventiva

8 UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PELOS BENEFICIÁRIOS  Atendimento ambulatorial Consultas, exames de: análises clínicas, radiologia, ultrassonografia, e psicologia: o beneficiário vai direto no prestador - (carteirinha + documento) ( 80% ) Demais serviços: necessário retirar guia no SEPREV ( 20% )  Urgência e emergência Beneficiário vai direto nos hospitais (carteirinha + documento)

9 ALGUNS NÚMEROS DE 2015  Consultas médicas: 61.566  Exames de laboratório: 196.225  Atendimentos em Pronto Socorro: 17.504  Sessões de quimioterapia: 214  Custo per capita: R$ 160,10 / mês  Despesa no ano: R$ 27.177.865,87

10 RECEITA  Contribuição mensal (obrigatória) dos servidores, sobre o salário bruto: Efetivos: 0,2% Comissionados: 3,5% Aposentados e pensionistas: 3,5%, sobre o valor do benefício até o teto do INSS, e 0,2% sobre o valor que for superior ao teto do INSS  Contribuição Patronal: 10,5% sobre o total da folha de pagamento  Coparticipação dos segurados na utilização de qualquer serviço de assistência à saúde

11 DESPESA  Pagamento da rede credenciada  Despesas Administrativas:  Folha de pagamento dos servidores do Instituto  Materiais de consumo  Aquisição de equipamentos e locação de softwares  Despesas de manutenção (energia elétrica, água, telefone, etc)  Terceirização de serviços

12 MECANISMOS DE REGULAÇÃO E AUDITORIA MÉDICA  REGULAÇÃO Autorização prévia de cirurgias e procedimentos  AUDITORIA MÉDICA Análise das contas médicas e hospitalares Visitas a pacientes internados

13 ALGUMAS VANTAGENS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE PARA O RPPSPARA O SERVIDORPARA O ENTE Palestras, campanhas e workshops integrados Plano acessível por ser solidário (% sobre salário) Recuperação da saúde do servidor mais rápida Contato mais próximo com o aposentado/segurado Extensivo à famíliaRedução do absenteísmo e do presenteísmo Acompanhamento do tratamento de saúde dos servidores (aux. doença/invalidez) Atendimento na rede credenciada com hora marcada Acesso mais rápido ao tratamento médico Base de dados atualizada – estudo atuarial mais próximo da realidade Melhora na qualidade de vida Satisfação/motivação do servidor

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS  Gestão da rede credenciada  Gerir os altos custos com órteses e próteses  Negociação dos reajustes da rede credenciada e tabelas hospitalares

15

16 MEDICINA PREVENTIVA  Visando melhorar a qualidade de vida dos segurados, promover mudança nos padrões de comportamentos e motivá- los para o desenvolvimento do autocuidado, em 2012 o SEPREV iniciou os trabalhos voltados à Medicina Preventiva com o projeto SEPREViva

17 PALESTRAS

18 CAMPANHAS E EVENTOS

19 PROGRAMA “VIVA BEM”

20 PROGRAMA “RESPIRE ALIVIADO”

21 GRUPOS  Peso Sob Medida  Diabetes e Hipertensão

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS  Instituir uma cultura de prevenção e promoção da saúde entre os segurados e o ente.  Estimular mudanças nos padrões de comportamento e a busca por um estilo de vida saudável.  Sensibilizar os segurados para a adesão ás propostas terapêuticas.  Estabelecer entre as secretarias e autarquias programas de medicina preventiva, gestão e monitoramento da saúde.

23 "Ao cuidar de uma doença você pode ganhar ou perder. Ao cuidar de uma pessoa você sempre vence." Hunter Doherty

24 (19) 3825-4600 contato@seprev.sp.gov.br www.seprev.sp.gov.br


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