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Erla Renata Assunção Peixoto Trabalho de Conclusão de Curso Erla Renata Assunção Peixoto 2009.

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1 Erla Renata Assunção Peixoto Trabalho de Conclusão de Curso Erla Renata Assunção Peixoto 2009

2 O que é TCC? O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma monografia sobre um determinado assunto, não necessita ser um estudo completo em relação ao tema. Se trata de um requisito para a complementação do curso de graduação ou pós-graduação em nível de especialização e aperfeiçoamento. Tem por objetivo contribuir para a formação profissional, acadêmica e pessoal do estudante. A metodologia adotada na elaboração do TCC, ou seja, sua estruturação tem que estar baseada em bibliografias especializadas na área de metodologia do trabalho científico, seguindo as normas da ABNT

3 Critérios de Avaliação do TCC Os critérios de avaliação do trabalho de conclusão de curso são:  Relevância do tema;  Relevância profissional ou aplicabilidade do tema;  Estrutura do texto;  Fontes do trabalho;  Objetivos do trabalho;  Conclusões;  Normas ABNT;  Exposição Oral.

4 Estrutura do TCC Todo trabalho de conclusão de curso deve apresentar início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. O trabalho de conclusão de curso possui elementos pré- textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, sendo que alguns são obrigatórios e outros opcionais.(vide manual de normalização no site da Faculdade Politécnica)

5 Elementos Pré- Textuais 1.Capa; 2.Folha de Rosto; 3.Verso da Folha de Rosto; 4.Errata; 5.Folha de Aprovação; 6.Dedicatória; 7.Agradecimentos; 8.Epígrafe; 9.Resumo em língua portuguesa; 10. Resumo em língua estrangeira; 11.Lista de ilustrações; 12.Lista de tabelas; 13.Lista de abreviaturas e siglas; 14.Sumário

6 Elementos Textuais 1.Introdução; 2.Desenvolvimento; 3.Conclusão.

7 Elementos Pós-Textuais 1.Referências; 2.Glossário; 3.Apêndices; 4.Anexos;

8 Ordem do TCC 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3. Folha de Aprovação; 4. Dedicatória; 5. Agradecimentos; 6. Epígrafe; 7. Resumo em língua portuguesa; 8. Resumo em língua estrangeira; 9. Listas 10. Sumário 11. Texto (introdução, desenvolvimento (referencial teórico, metodologia, apresentação de resultados de pesquisa ou cases, ou projetos, etc.) e conclusão) 12. Referências 13. Apêndices e/ou anexos

9 Discriminação das Partes Os elementos pré-textuais Os elementos pré-textuais antecedem o texto com informações que facilitam a identificação e utilização do trabalho. Não recebem indicativo numérico. E as páginas são contadas, mas não são numeradas. Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: http://www1.fpu.com.br/diversos/Manual_Trabalhos_Academicos.pdf

10 Discriminação das Partes Os elementos textuais Os elementos textuais referem-se à parte do trabalho em que é exposto e desenvolvido o assunto. Consiste de 3 (três) partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: http://www1.fpu.com.br/diversos/Manual_Trabalhos_Academicos.pdf

11 Discriminação das Partes Os elementos pós-textuais Os elementos pós-textuais complementam o trabalho. Correspondem às referências, glossário, apêndices e anexos. Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: http://www1.fpu.com.br/diversos/Manual_Trabalhos_Academicos.pdf

12 Estrutura do TCC do Projeto Interdisciplinar 2º semestre/ 2009 (elementos textuais e pós- textuais) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.........................................................................................página 2 A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA........................................................... 2.1 Histórico da organização...................................................................... 2.2............................................................................................................. 2.3.............................................................................................................. 2.3.1........................................................................................................... 3 REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................... 3.1 Planejamento Estratégico.................................................................... 3.1.1 Conceitos.......................................................................................... 3.1.2........................................................................................................... 3.2 Plano de Negócios............................................................................... 3.2.1 Conceitos........................................................................................... 3.2.2........................................................................................................... 4. METODOLOGIA..................................................................................... 4.1............................................................................................................ 5. DIAGNÓSTICO...................................................................................... 5.1..............................................................................................................

13 Estrutura do TCC do Projeto Interdisciplinar 2º semestre/ 2009 (elementos textuais e pós- textuais) 6. AÇÕES DE MELHORIA...........................................................................página 6.1................................................................................................................ 7 APRESENTAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO E DOS RESULTADOS........ 8 AVALIAÇÃO DA EMPRESA.................................................................... CONCLUSÃO............................................................................................. REFERÊNCIAS........................................................................................... GLOSSÁRIO (SE NECESSÁRIO).............................................................. APÊNDICE................................................................................................. ANEXOS..................................................................................................... Continuação

14 Outras estruturas (elementos textuais e pós- textuais) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO................................................................................................ página 2 REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................. 2.1 Clima Organizacional.................................................................................... 2.1.1 Conceitos e Histórico................................................................................. 2.1.2 Relação entre clima e cultura.................................................................... 2.2 Liderança...................................................................................................... 2.2.1 Histórico e conceitos.................................................................................. 2.2.2 Teorias de liderança.................................................................................. 2.3 Relacionamento Interpessoal........................................................................ 2.3.1 A importância do relacionamento interpessoal.......................................... 3. METODOLOGIA.............................................................................................. 3.1....................................................................................................................... 4 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS OU ESTUDO DE CASO (CASE)......... 4.1.........................................................................................................................

15 Outras estruturas (elementos textuais e pós- textuais) CONCLUSÃO....................................................................................................... página REFERÊNCIAS.................................................................................................... GLOSSÁRIO (SE NECESSÁRIO)........................................................................ APÊNDICES......................................................................................................... ANEXOS............................................................................................................... Continuação

16 Regras Gerais de Formatação Formato: 1.Margem superior: 3,0 cm; 2.Margem inferior: 2,0 cm; 3.Margem direita: 2,0 cm; 4.Margem esquerda: 3,0 cm; 5.Margem do parágrafo: 1,5 cm; 6.Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; 7.Fonte: 12; 8.Tipo da fonte: Arial ou Times New Roman; 9.Papel: A4 branco.

17 Paginação Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: http://www1.fpu.com.br/diversos/Manual_Trabalhos_Academicos.pdf

18 Numeração Progressiva Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para as seções do texto. Os títulos dos capítulos devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outro, conforme a NBR 6024, no sumário e de forma idêntica, no texto. Exemplo: 1 Seção Primária – (TÍTULO 1) 1.1 Seção Secundária – (TÍTULO 2) 1.1.1 Seção terciária – (Título 3) 1.1.1.1 Seção quartenária – (Título 4) 1.1.1.1.1 Seção quinária – (Título 5)

19 Numeração Progressiva  Na numeração das seções de um trabalho devem ser utilizados algarismos arábicos, sem subdividir demasiadamente as seções, não ultrapassando a subdivisão quinária;  Importante ressaltar, também, que os títulos das seções primárias – por serem as principais seções de um texto (capítulos), devem iniciar em folha distinta;  Os títulos sem indicativo numérico, como agradecimentos, dedicatória, resumo, abstract, referências e outras, devem ser centralizados.

20 Ilustrações As ilustrações devem ser apresentadas de forma legível. Independentemente do seu tipo (gráficos, desenhos, mapas, fotografias, esquemas, fórmulas, lâminas, etc), denominam-se figuras. A apresentação segue a seguinte ordem: na base da ilustração deve aparecer o número correspondente à sua aparição em ordem crescente e arábico, o título ou a legenda de forma bastante objetiva e a fonte da ilustração. Exemplo: Empresa Industrial ProduçãoVendasFinanças 1 2 Níveis hierárquicos Figura 1: As funções básicas na organização linear de uma pequena empresa. Fonte: CHIAVENATO, 2003, p. 187

21 Ilustrações Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: Acessem o site da Faculdade Politécnica no endereço abaixo: http://www1.fpu.com.br/diversos/Manual_Trabalhos_Academicos.pdf Líder Estilo Autocrático Estilo Democrático Estilo Liberal Subordinados Ênfase no líder Ênfase no líder e subordinado Ênfase nos subordinados Figura 5: As diferentes ênfases decorrentes dos três estilos de liderança. Fonte: CHIAVENATO, 2003, p. 126 Exemplo:

22 Padronização da Capa Tecnólogos: Gestão em Marketing: Azul Gestão em Recursos Humanos: Vermelha Gestão Financeira: Preta As letras devem ser escritas em dourado, e padronizadas de acordo com o modelo da capa interna do TCC Lombada: Local de impressão das informações de autoria, título do trabalho e ano. Deve ser escrito de cima para baixo, possibilitando a leitura em ordem do autor, título, e ano

23 Ficha Catalográfica Dados necessários para a realização da ficha catalográfica do TCC:  Folha de Rosto;  Introdução;  Resumo;  Conclusão;  Nome do orientador Enviar esses dados para: sarah@facpoli.edu.br

24 Etapas para elaboração do TCC 1- Escolher o Tema; 2- Delimitar o tema (estabelecer um foco bem definido); 3- Estabelecer o objetivo do trabalho que deve ser lançado na introdução e alcançado na conclusão para fechar o trabalho. (O objetivo é muito importante e deve ser bem claro); 4- Definir a metodologia; 5- Estruturar o Sumário (definir quais tópicos e subtópicos serão desenvolvidos no trabalho); 6- Escrever o referencial teórico. Ao longo do desenvolvimento deve-se colocar todos os autores citados nas referências (ao longo do desenvolvimento do trabalho, deve-se estruturar as referências no final do trabalho); 7- Praticamente de forma simultânea à elaboração do referencial teórico do trabalho, deve-se organizar /realizar a parte prática;

25 Etapas para elaboração do TCC 8 - Descrever a metodologia utilizada; 9- Introdução - Demonstra as coordenadas do trabalho: exposição do tema, a relevância e importância do tema, delimitação do tema, objetivos, metodologia utilizada, começa a falar dos assuntos referentes ao trabalho, mas não os conclui, expõe o que será tratado em cada capítulo; 10- Resumo- Resumo da introdução. Máximo de 150 palavras. Deve ser seguido de 3 a palavras-chave separadas por ponto e vírgula; 11- Abstract- Resumo em língua inglesa 12- Conclusão- Conclusão das idéias apresentadas, análise e conclusão dos Resultados; 13- Escolher o título; 14- Elaboração da capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, listas de ilustração, glóssario, apêndices, etc.

26 Etapas para elaboração do TCC (Específico projeto TCC interdisciplinar) 1- Escolher a organização; 2- Estabelecer o objetivo do trabalho que deve ser lançado na introdução e alcançado na conclusão para fechar o trabalho. (O objetivo é muito importante e deve ser bem claro); 3- Estruturar o Sumário (definir quais tópicos e subtópicos serão desenvolvidos no trabalho); 4- Caracterizar a organização; 5- Realizar diagnóstico organizacional (seguir roteiros das disciplinas); 6- Escrever o referencial teórico. Ao longo do desenvolvimento deve-se colocar todos os autores citados nas referências (ao longo do desenvolvimento do trabalho, deve-se estruturar as referências no final do trabalho);

27 7- Definição das ações de melhoria; 8- Implementação das ações de melhoria; 9- Apresentação dos resultados das ações implementadas; 10- Realizar a avaliação de satisfação da empresa; 11- Descrever a metodologia utilizada; 12- Introdução - Demonstra as coordenadas do trabalho: exposição do tema, a relevância e importância do tema, delimitação do tema, objetivos, metodologia utilizada, começa a falar dos assuntos referentes ao trabalho, mas não os conclui, expõe o que será tratado em cada capítulo; Etapas para elaboração do TCC (Específico projeto TCC interdisciplinar)

28 13- Resumo- Resumo da introdução. Máximo de 150 palavras. Deve ser seguido de 3 a palavras-chave separadas por ponto e vírgula; 14- Abstract- Resumo em língua inglesa 15- Conclusão- Conclusão das idéias apresentadas, análise e conclusão dos Resultados; 16- Escolher o título; 17- Elaboração da capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, listas de ilustração, glossário, apêndices, etc. Etapas para elaboração do TCC (Específico projeto TCC interdisciplinar)

29 Orientações Gerais Todos deverão seguir as orientações impressas no Manual de Trabalhos Acadêmicos (disponível no site da Faculdade Politécnica); Ao redigir o texto deve-se escrever em 3ª pessoa, a linguagem deve ser formal e devem obrigatoriamente fazer uso das citações diretas e indiretas, principalmente das indiretas. Se o estudante apontar alguma idéia e conceitos próprios deverá colocar: Segundo o (a) autor (a) deste trabalho; Todas os autores citados no corpo do texto devem ser inseridos nas referências no final do trabalho; Devem seguir as normas da ABNT ; A banca examinadora é definida pelo orientando e orientador.

30 Citações Citação é uma menção no texto de uma informação extraída de outra fonte As citações podem ser diretas e indiretas. Citação Direta (transcrição) Até 3 linhas Fazer entre aspas duplas Ex: “Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN,1985, p. 72) Com mais de 3 linhas Recuar 4 cm da margem esquerda,com letra menor (10) que a do texto e sem aspas.

31 Citações Citação Direta (transcrição) Com mais de 3 linhas Recuar 4 cm da margem esquerda, com letra menor, tamanho10, sem aspas e com espaçamento simples. Ex.: Para viver em sociedade, necessitou o homem de uma entidade com força superior, bastante para fazer as regras de conduta, para construir o Direito. Dessa necessidade nasceu o Estado, cuja noção se pressupõe conhecida de quantos iniciam o estudo do Direito Tributário. (MACHADO, 2001, p. 31).

32 Citação Direta (transcrição)  Quando incluída na sentença será em letras maiúsculas e minúsculas Ex.: “Concluída a análise microscópica determinou-se que...”conforme Peixoto (1990, p. 78) apresenta... Ex.: Segundo Pereira (2007, p.50) “ a avaliação é.....”  Quando não incluída na sentença será em letras maiúsculas e entre parênteses Ex.: “Concluída a análise microscópica determinou-se que...” (PEIXOTO, 1990, p. 78) Ex.: Encontra-se também a informação de que “[...] técnicas de preparo do solo desenvolvidas foram introduzidas sem modificações nos trópicos.” (CASTRO, 1989, p. 7) Citações

33 Citação Indireta (comentada) Ex.: Segundo Chung (1978) o método dos elementos finitos tem suas origens nos anos 50, quando surge uma ferramenta para a análise de tensões em grandes sistemas estruturais. De acordo com Machado (2001), o Estado, no exercício de sua soberania, exige que os indivíduos lhe forneçam os recursos de que necessita, instituindo tributos. Citações

34 Citação Indireta (Comentada)  Referência com dois autores - indicação de dois autores, separados por ; Ex.: Peixoto; Gomes (2000) já afirmavam que...  Referência com três autores – indicação dos três, separando o segundo do terceiro com e Ex.: Pereira, Silva e Chaves (1991) comentam que a estrutura do...  Referência com mais que três autores - indicação do primeiro autor, seguido da expressão “et al.” Ex.: Gomes et al. (1998), em seu livro expressam que... Citações

35 Citação Indireta (Comentada)  Diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separados por ponto e vírgula e ordem alfabética Ex.: Diversos autores salientam a importância do acontecimento desencadeador no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

36 Citação de Citação NO TEXTO: Citar o sobrenome do autor-data do documento não consultado, seguido da expressão apud (citado por), mais o sobrenome do autor-data do documento consultado Ex.: Segundo Barbosa (1980, p.40 apud CORREIA, 1989, p.80) ou (BARBOSA, 1980, p.40 apud CORREIA,1989, p.80) Ex.: Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215) Citações

37 Referências Livros ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo: Pioneira, 1992. CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2006. CURTY, Marlene Gonçalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses: (NBR 14724/2002). Maringá: Dental Press, 2002. DUBOIS, Jean et al. Dicionário de linguística. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1998. FACHIN, O. O idoso e a família: aspectos sociológicos. São Paulo: Pró Ciência, 1982. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000. STORINO, Sérgio Pimentel. Odontologia preventiva especializada. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1994.

38 Referências Artigo de revista CAMPOS, R. Em defesa dos bodes. Veja, São Paulo, edição 1.731, n. 2, p. 29, 12 jan.2000. GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1., p. 18-23, fev. 1997.

39 Referências Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico BUENO, Hamilton. Pesquisa de Clima Organizacional: mais que técnica, um ato de coragem. Disponível em:. Acesso em: 11 jul.2008. MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comércio eletrônico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, n.52, nov.2001.Disponível em:. Acesso em: 20 set. 2003. SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: Acesso em:28 nov. 1998.

40 No caso de CITAÇÃO DE CITAÇÃO Faz-se a referência bibliográfica para:  Obra não consultada, seguido da expressão apud e os dados da obra efetivamente consultada.  Obra consultada Ex.: BARBOSA, Hélio. Metais. São Paulo: Atlas,1980. apud CORREIA, Mário. Metalurgia. São Paulo: Atlas, 1989. CORREIA, Mário. Metalurgia. São Paulo: Atlas, 1989. Referências


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