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Educação, Cultura e Cidadania: Educação, Cultura e Cidadania: territorializando a proposta da politecnia nas comunidades circunvizinhas aos campi Manguinhos.

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Apresentação em tema: "Educação, Cultura e Cidadania: Educação, Cultura e Cidadania: territorializando a proposta da politecnia nas comunidades circunvizinhas aos campi Manguinhos."— Transcrição da apresentação:

1 Educação, Cultura e Cidadania: Educação, Cultura e Cidadania: territorializando a proposta da politecnia nas comunidades circunvizinhas aos campi Manguinhos e Mata Atlântica Fundação Oswaldo Cruz Coordenadoria de Cooperação Social Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Março, 2010

2 Equipe de Colaboradores : Pesquisadores: 1. Grácia M.de M. Gondim – EPSJV (Arquiteta) - Coordenação 2. Felipe Eugênio dos Santos Silva – ETM (Historiador) 3. Leonardo Brasil Bueno – ETM (Geógrafo) 4. Luiz Antonio Saléh Amado – EPSJV (Psicólogo) 5. Júlio César Gonçalves da Silva – PICFMA (Sociólogo) 6. Ronaldo dos Santos Travassos – EPSJV (Educador) ) 7. Sérgio Lúcio Garcia Ramos – PICFMA (Filósofo) Parcerias: 1. Cooperativa de Trabalho Constrói Fácil Ltda 2. União por Moradia Popular do Rio de Janeiro 3. Ação do Morro do Banco 4. Rede de Empreendimentos Sociais para o desenvolvimento socialmente justo, democrático, integrado e sustentável – REDECCAP 5. PEJA Manguinhos e SEE/RJ

3 Antecedentes ao Projeto A EPSJV atua na educação básica e profissional integrada ao ensino médio; educação de jovens e adultos (EJA), PROEJA e especialização técnica nas áreas de saúde, meio ambiente, política e gestão; na produção de material didático; na formação pedagógica de docentes; na formulação e execução de propostas curriculares para o SUS, MST e entes comunitários e, com metodologias para territorialização em saúde e ambiente. Assessoria de Cooperação Social da ENSP atua em Manguinhos, nos eixos economia solidária, educação para o desenvolvimento, planejamento participativo e gestão social participativa, onde assessora o Fórum do movimento social de Manguinhos e movimentos sociais locais.

4 Antecedentes ao Projeto O PEJA Manguinhos em parceria com OSCIP local e SEE/RJ atua há 05 anos na comunidade Vila Turismo atendendo a moradores do conjunto de favelas na perspectiva da educação cidadã. A Equipe do Campus FIOCRUZ Mata Atlântica desenvolve processos educativos em parceria com os movimentos e comunidades de Jacarepaguá - formação para o monitoramento de políticas públicas e de agentes locais para o habitat saudável; ação colaborativa para fortalecimento de cooperativas populares; núcleo de convívio para o diálogo e discussão sobre problemas sócio-ambientais locais com as comunidades no interior do campus.

5 Motivações do Projeto Em setembro de 2009 a EPSJV cria uma coordenação de educação profissional em saúde para atuar nos Territórios de Manguinhos e Mata Atlântica (CEPS-TERRMATA), cuja missão é promover e colaborar para a inserção de populações excluídas do acesso à escola - jovens e adultos por idade ou tempo, nessas duas localidades, de modo a oferecer condições para sua escolarização e inserção no mundo do trabalho. A brutal desigualdade econômica e sócio-espacial das populações moradoras desse 02 territórios, frente a necessidade de espaços democráticos que fortaleçam o direito a saúde e a cidade.

6 Motivações do Projeto O trabalho desenvolvido por equipes de pesquisadores da FIOCRUZ e instituições parceiras em Manguinhos e em Mata Atlântica, revela um contingente significativo de jovens e adultos sem escolarização, emprego e renda. Lançamento em outubro do Edital CSDT/ FIOCRUZ - 01/2009, abre a possibilidade de ação colaborativa e busca da utopia - PROEJA com formação técnica em meio ambiente, especialização técnica para a gestão participativa do território e formação de docentes.

7 Consolidação de uma equipe de trabalho articulando os atores e instituições que atuam nos territórios Manguinhos e Mata Atlântica. Apresentação do projeto e consulta aos movimentos sociais constituídos nesses territórios sobre participação na proposta. Opção por enviar um projeto único para os 02 territórios concorrendo ao Edital de projetos sociais Definição da instituição proponente e da coordenação do projeto. Desenvolvimento coletivo do projeto de forma colaborativa e pactuada. Primeiras Definições

8 Objeto do Estudo Educação Profissional Técnica de Nível Médio para populações de jovens e adultos, excluídas da escola, nos Territórios de Manguinhos e Mata Atlântica. Objetivo Geral Construir de forma participativa uma proposta de Educação Profissional Técnica de Nível Médio voltada para formação de jovens e adultos dos territórios de Manguinhos e Mata Atlântica, com foco na gestão comunitária do território, na promoção de saúde e na autonomia dos sujeitos.

9 Pactuar com as comunidades e lideranças locais a consecução do projeto de Educação Profissional para jovens e adultos (PROEJA). Fortalecer ações que desenvolvam habilidades individuais e coletivas na luta pela melhoria das condições de vida e saúde nos territórios. Desenhar proposta de curso para formação técnica integrada ao ensino médio tendo por base a habilitação técnica de Meio Ambiente. Objetivos Específicos

10 Elaborar proposta de formação docente para os professores do ensino médio e da educação profissional que irão desenvolver as atividades de ensino. Elaborar proposta de especialização técnica voltada para gestão do território, com foco nas ações sócio-políticas e culturais. Construir as bases político-institucionais e sócio-comunitárias para institucionalização dos Pólos Territorializados de Educação Profissional da EPSJV. Objetivos Específicos

11 O que fazer: uma pesquisa envolvendo os atores sociais do território – comunidade e movimentos sociais locais Como fazer: uma pesquisa-ação colaborativa, onde os atores envolvidos pactuam o que cada uma irá fazer Quais as técnicas : trabalhos em grupo, oficinas de trabalho; territorialização; mapeamento; observação participante; levantamento histórico-cultural; avaliação formativa. Que dados coletar no território: informações sobre saúde, educação, renda, organização do espaço, problemas e potencialidades. Metodologia – Metodologia – como desenvolver o projeto nas comunidades

12 Como coletar os dados no território: questionários semi-estruturados aplicados a informantes-chaves dos territórios; entrevista com moradores; fotografias; filmagens; bancos digitalizados para aquisição de mapas e imagens; dados secundários. Como desenvolver o Projeto: 1) revisão da literatura; 2) diálogo com os movimentos sociais e comunidades locais; 3) reuniões de sensibilização e pactuação de ações Aspectos Metodológicos

13 4)oficinas de trabalho como estratégia de educação inicial e continuada, para o detalhar as propostas coletivas de formação; 5)constituição de grupos de trabalho para acompanhar a formulação das propostas; 6)workshop - troca de informações e conhecimentos entre os sujeitos implicados; 7)diagnóstico das condições de vida, saúde e ambiente; 8)monitoramento e avaliação - processos, estruturas e resultados. Aspectos Metodológicos

14 Qualquer projeto de pesquisa envolva relações humanas, é exigência ética que se respeitem certas regras para preservar o anonimato e a individualidade das pessoas envolvidas. Qualquer projeto de pesquisa envolva relações humanas, é exigência ética que se respeitem certas regras para preservar o anonimato e a individualidade das pessoas envolvidas. O projeto deverá ser encaminhado ao comitê de ética da FIOCRUZ, atendendo às especificações da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que versa sobre “Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos”. O projeto deverá ser encaminhado ao comitê de ética da FIOCRUZ, atendendo às especificações da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que versa sobre “Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos”. Aspectos Éticos

15 Oficinas com atores institucionais (saúde, educação, desenvolvimento urbano, e outros) que atuam no território e junto à comunidade. Parcerias com movimentos sociais, a comunidade, FIOCRUZ e instituições de ensino dos territórios. Articulação com órgãos públicos que atuam e produzem dados e informações sócio-econômicos, ambientais e de saúde sobre os territórios – SEE/RJ; IBGE, DATASUS. Elaboração de propostas de intervenção pautadas em diagnóstico das condições de vida e situação de saúde dos territórios investigados. Apoio à estruturação de espaços coletivos de participação para discussão dos problemas, necessidades e reivindicações locais. Estratégias para Promover a Intersetorialidade

16 Formação docente. Formação profissional técnica de nível médio – modalidade PROEJA e especialização técnica. Pactuação de recursos junto ao MEC para execução dos cursos. Consolidação dos Pólos Territorializados de Educação Profissional da EPSJV em Manguinhos e Mata Atlântica. Continuidade e fortalecimento dos projetos já em curso pela FIOCRUZ nestas localidades, articulando- os às propostas formativas em pauta. Criação de espaço coletivo nos campi Manguinhos e Mata Atlântica para ação comunitária como lugar de reflexão e formulação de novas metodologias participativas. Estratégias de Continuidade/ Desdobramentos do Projeto

17 Reuniões com lideranças dos movimentos sociais para apresentar o projeto Reuniões com lideranças dos movimentos sociais para apresentar o projeto Reuniões ampliadas com coletivo dos movimentos sociais para definição de estratégias operacionais do projeto Reuniões ampliadas com coletivo dos movimentos sociais para definição de estratégias operacionais do projeto Oficinas de Trabalho – para dialogar com o projeto Oficinas de Trabalho – para dialogar com o projeto 02 Workshops – definir o desenvolvimento do projeto 02 Workshops – definir o desenvolvimento do projeto 02 Oficinas: entender as propostas de formação da EPSJV 02 Oficinas: entender as propostas de formação da EPSJV 02 Reuniões com lideranças locais para identificação de iniciativas de promoção de saúde organizativas das comunidades 02 Reuniões com lideranças locais para identificação de iniciativas de promoção de saúde organizativas das comunidades 02 Oficinas de territorialização – reconhecimento do território. 02 Oficinas de territorialização – reconhecimento do território. Ações

18 02 Oficinas de fotografia – o sentido da imagem para a discussão de problemas na comunidade. 02 Mapeamentos de situações problemas – riscos, vulnerabilidades e potencialidades dos territórios. 02 Seminários para apresentação dos diagnósticos das comunidades e das iniciativas locais de promoção. 02 Reuniões para definição coletiva dos Grupos de Trabalho que acompanharão: A formulação do plano e desenho da formação técnica A definição do plano e desenho do curso de especialização técnica gestão política do território A formulação do plano e desenho de curso da formação docente Ações

19 01 Seminário para apresentação das propostas de formação técnica de nível médio, especialização técnica e formação docente 01 Seminário para apresentação das propostas de formação técnica de nível médio, especialização técnica e formação docente 01 Seminários para apresentar a proposta dos Pólos Territorializados de Educação Profissional em Saúde 01 Seminários para apresentar a proposta dos Pólos Territorializados de Educação Profissional em Saúde Articulação com instituições locais de educação, saúde, ambiente e cultura, comunicação para ações conjuntas com os pólos Articulação com instituições locais de educação, saúde, ambiente e cultura, comunicação para ações conjuntas com os pólos Mostra de fotografia, da territorialização e das experiências locais Mostra de fotografia, da territorialização e das experiências locais Seminário final de avaliação do projeto Seminário final de avaliação do projeto Ações

20 Número de computadores, máquinas fotográficas, multimídia, GPS e outros adquiridos e tombados Número de computadores, máquinas fotográficas, multimídia, GPS e outros adquiridos e tombados Pólos estruturados nos 02 territórios – espaço físico adequado e pessoal administrativo alocado Pólos estruturados nos 02 territórios – espaço físico adequado e pessoal administrativo alocado 02 Salas de aula estruturadas com capacidade para 30 alunos 02 Salas de aula estruturadas com capacidade para 30 alunos Número de parcerias firmadas. Número de parcerias firmadas. Alguns Indicadores Estrutura

21 Ata da reunião, com definições e listagem dos participantes. Ata da reunião, com definições e listagem dos participantes. Programa da Oficina; Ata da reunião e listagem dos participantes. Programa da Oficina; Ata da reunião e listagem dos participantes. Relatório e filmagem. Lista de participantes Relatório e filmagem. Lista de participantes Plano de trabalho; lista de participantes. Plano de trabalho; lista de participantes. Relatório síntese dos trabalhos; projeto validado e listagem dos participantes. Relatório síntese dos trabalhos; projeto validado e listagem dos participantes. Alguns Indicadores Processo

22 Portfólio do diagnóstico – relação dos participantes Portfólio do diagnóstico – relação dos participantes Banco de imagens, filmagens das oficinas. Lista de participantes Banco de imagens, filmagens das oficinas. Lista de participantes Mapas, fotografias, caderneta de campo Mapas, fotografias, caderneta de campo Programa do seminário. Apresentações. Lista de presenças. Programa do seminário. Apresentações. Lista de presenças. Termo de compromisso e lista de presentes Termo de compromisso e lista de presentes Alguns Indicadores Processo

23 Número de pessoas das comunidades certificadas em educação inicial e continuada Número de pessoas das comunidades certificadas em educação inicial e continuada Número de pessoas capacitadas em uso da imagem para diagnóstico local Número de pessoas capacitadas em uso da imagem para diagnóstico local Número de grupos capacitados para desenvolver a territorialização em saúde e ambiente Número de grupos capacitados para desenvolver a territorialização em saúde e ambiente Número de grupos organizados/dinamizadores nas comunidades a partir da pesquisa-ação para enfrentamento dos problemas locais Número de grupos organizados/dinamizadores nas comunidades a partir da pesquisa-ação para enfrentamento dos problemas locais Cadastramento de jovens e adultos potenciais ao ingresso no PROEJA. Cadastramento de jovens e adultos potenciais ao ingresso no PROEJA. Alguns Indicadores Resultado

24 DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos se não fora A mágica presença das estrelas DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos se não fora A mágica presença das estrelas! (Mario Quintana - Espelho Mágico)Obrigada!

25 CONTATOS Grácia Gondim grama@fiocruz.br Felipe Eugênio fessdorio@yahoo.fr Leonardo Bueno leobrasilbueno@yahoo.com.br Luiz Saléh Amado saleh@fiocruz.br Júlio César juliosilva@fiocruz.br Sérgio Ramos sergiolgr@gmail.com Ronaldo Travassos travasso@fiocru.br


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