A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde da Mulher.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde da Mulher."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde da Mulher

2

3 Saúde da Mulher PUERPÉRIO E ALOJAMENTO CONJUNTO

4

5 Saúde da Mulher PUEPÉRIO:
Período variável, de evolução diferente de mulher para mulher, onde concomitante ao efetivo exercício da maternidade a mulher experimenta profundas modificações genitais, gerais e psíquicas, com gradativo retorno ao período não gravídico. O puerpério inicia-se após a dequitação da placenta ou pela cessação de sua função endócrina nos casos de morte ovular, e divide-se em três etapas (Vokaer, 1955): Puerpério imediato (1º ao 10º dia) Puerpério tardio (10º ao 45º dia) Puerpério remoto (após o 45º dia)

6

7 Saúde da Mulher Involução Uterina A manutenção da contractilidade, uterina após a dequitação da placenta promoverá a involução do útero, bem como a hemóstase do sítio de inserção placentária (globo de segurança de Pinard). Nas primeiras 24 horas o útero alcança a cicatriz umbilical, apresentando-se de consistência firme. A involução far-se-á em ritmo irregular, a uma razão aproximada de 1 cm por dia, de modo que no l0º dia do puerpério já não será mais palpado acima da sínfise púbica.

8

9 Saude da Mulher Lóquios O fluxo genital decorrente da drenagem uterina puerperal denomina-se lóquios. De início o fluxo é sangüíneo (lochia rubra) de volume variável, normalmente não ultrapassando o de um fluxo menstrual, já a partir do 5º dia de puerpério tornam-se acastanhados (lochia fusca), tornando-se, gradativamente serossangüíneos (lochia flava) por volta do 10º dia, e finalmente tornam-se apenas serosos (lochia alva)· O odor é característico e depende da flora vaginal da mulher, podendo tornar-se fétido quando da ocorrência de infecção.

10

11 Saude da Mulher Vagina No pós-parto imediato a vagina encontra-se edemaciada, congesta, e com grande relaxamento das paredes vaginais, alterações que regridem após os dois primeiros dias. Ocorre nas primíparas, lacerações do hímen, que após cicatrizado, constituirão as carúnculas mirtiformes. A alteração mais importante é a atrofia da mucosa vaginal resultante do hipoestrogenismo, é a crise vaginal, que inicia sua recuperação por volta do 25º dia, fato comum às que tiveram parto vaginal ou cesáreo. Embora a rugosidade da mucosa retorne gradativamente, a redução da mesma é evidente a cada parto.

12

13 Consulta Puerperal OBJETIVOS
Avaliar estado de saúde da mulher e retorno às condições pré-gravídicas; Avaliar aleitamento materno; Orientar planejamento familiar; Identificar situações de risco e conduzi-las Avaliar interação com o recém-nascido; e Complementar ou realizar ações não executadas no pré-natal.

14

15 Consulta Puerperal Anamnese
Identificação de antecedentes patológicos e ou obstétricos durante a gravidez e no parto; Patologias no puerpério imediato; Dados do parto; Dados do recém-nascido; Dados sobre amamentação; Dados sobre menstruação e atividade sexual;

16

17 Consulta Puerperal Exame Físico Exame ginecológico: - mamas
- órgãos genitais externos - exame especular - toque vaginal

18

19 Proceder orientações quanto:
Consulta Puerperal Conduta Proceder orientações quanto: Manutenção do aleitamento (resguardadas as orientações para mulheres portadoras do HIV); Método anticoncepcional; Completar ações não realizadas no pré-natal tais como: vacinação para rubéola e antitetânica, citopatologia oncótica, testagem anti-HIV e outras; Seguimento das infecções sexualmente transmissíveis no puerpério.

20

21 ASPECTOS EMOCIONAIS DO PUERPÉRIO
Consulta Puerperal ASPECTOS EMOCIONAIS DO PUERPÉRIO Alteração emocional provisória com maior vulnerabilidade psíquica. A puérpera adolescente é mais vulnerável necessitando de maior atenção neste período. Comunicação entre mãe e bebê não verbal por isso mais intensamente emocional e mobilizadora; A chegada do bebê desperta muitas ansiedades, por isso, sintomas depressivos são comuns;

22

23 Manifesta-se basicamente de duas formas:
Consulta Puerperal Depressão Puerperal Manifesta-se basicamente de duas formas: “Baby blues” - mais freqüente ( 50 a 70% das puérperas), mais branda, transitória, aparece geralmente no 3º dia pós-parto e tem duração aproximada de 2 semanas. Caracterizada por fragilidade, hiper-emotividade, alterações de humor, falta de confiança em si própria, sentimentos de incapacidade.

24

25 Consulta Puerperal Conduta
Para os casos de depressão devemos encaminhar a paciente ao serviço especializado para avaliação Não estigmatizar a paciente como incapaz e com comportamento raro, dada a freqüência da depressão

26

27 Consulta Puerperal É importante que o profissional esteja atento a sintomas, que se configurem como mais desestruturantes e que fogem da adaptação “normal” característica do puerpério.

28

29 Saude da Mulher OBJETIVOS DO ALOJAMENTO CONJUNTO
Aumentar os índices de Aleitamento Materno; Estabelecer vínculo afetivo entre mãe e filho; Permitir aprendizado materno sobre como cuidar do RN; Reduzir o índice de infecção hospitalar cruzada; Estimular a participação do pai no cuidado com RN; Possibilitar o acompanhamento da amamentação sem rigidez de horário visando esclarecer às dúvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança; Orientar e incentivar a mãe (ou pais) na observação de seu filho, visando esclarecer dúvidas; Reduzir a ansiedade da mãe (ou pais) frente a experiência vivenciadas ; Favorecer troca de experiências entre mães; Melhorar a utilização das unidades cuidados especiais para RN; Aumentar o n0 de crianças acompanhadas por serviço de saúde.

30

31 Saude da Mulher Papel do enfermeiro no alojamento conjunto:
Observar e registrar alterações do bem estar fetal e materno; Pesquisar e confirmar eliminações vesicais e intestinais do bebê; Verificar lóquios (quantidade, carcterísticas,odor) Investigar efetividade do aleitamento (por parte do bebê e da mãe); Garantir que nenhuma criança receba o leite materno de outra mulher que esteja no alojamento conjunto; Observar comportamento da mãe para com a criança (afetividade); Orientá-la quanto a consulta puerperal na UBS; Orientá-la quanto a importância da amamentação e vacinação da criança; Acompanhá-la no primeiro banho do bebê, observando quanto os cuidados com o coto umbilical e cuidados gerais;

32

33 Saude da Mulher Papel do enfermeiro no alojamento conjunto:
Retirar duvidas quanto cuidados com o corpo da mãe e do bebê como lavagem do cabelo, higiene íntima, retorno às relações sexuais, procura pelo planejamento familiar... Elucidá-la quanto a necessidade de abster-se de sexo pelo período de 30 dias; Desmistificar utilização de pós, óleos, garrafadas, terra no coto umbilical, evitando infecções locais e até sepse; Orientá-la quanto a lavagem perineal periódica e caso tenha epsiorrafia avisá-la que a sutura (os pontos) se soltarão e cairão naturalmente sem necessidade de retirada de pontos (fios absorvíveis) Em caso de pós-parto cirúrgico a retirada da sutura deverá ocorrer preferencialmente no 8º. Dia.

34 OBRIGADA PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "Saúde da Mulher."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google