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PublicouAmadeu Meneses Sampaio Alterado mais de 8 anos atrás
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Desportos Individuais I GINÁSTICA
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Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades de Atletismo e Ginástica, ao nível da sua história, organização e recursos, permitindo perceber o contexto da sua gestão como instrumento de desenvolvimento organizacional e social. Visa, igualmente, o contacto direto com estas modalidades levando a dominar os princípios do exercício e análise dos movimentos, de modo a providenciar um adequado supervisionamento. Pretende desenvolver a capacidade de planificar e avaliar a aprendizagem e o treino nesta diversidade de desportos para raparigas/mulheres e rapazes/homens de diferentes culturas motoras e com diferentes necessidades.
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Competências específicas Conhecer dados históricos, contextuais e organizacionais; Compreender as regras das modalidades e sua adaptação em diferentes níveis competitivos e etários; Conhecer os princípios técnicos elementares de cada disciplina; Planificar e organizar actividades lúdicas e competitivas adaptadas a diferentes faixas etárias; Analisar as execuções técnicas e intervir pedagogicamente; Avaliar em termos regulamentares as modalidades; Demonstrar capacidade de se exprimir por escrito e oralmente sobre os conteúdos abordados; Analisar a oferta de serviços do mercado local, regional, nacional e internacional; Planear, intervir e avaliar para diferentes praticantes; Vivenciar experiências específicas que permitam extrair uma percepção real e fundamentada, da ginástica.
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CONTEÚDOS A GINÁSTICA PARA TODOS * História e Organização da ginástica; * Infra-estruturas e materiais específicos; * Abordagem técnica e material das diversas disciplinas da Ginástica; * Valor pedagógico do movimento gímnico para o desenvolvimento motor e geral do indivíduo - as acções motoras e a orientação espacial, o carácter lúdico, expressivo, criativo e recreativo desta actividade.
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ESTRUTURA DAS AULAS Aulas Teóricas - ESECS: Pesquisa, exploração e apresentação por parte dos alunos; Exposições por parte do professor; Aulas Práticas – Pavilhão Silvas / Ginásio ESECS Acções motoras básicas da ginástica e a especificidades do movimento gímnico; Planeamento, organização e dinamização de actividades.;
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Trabalho de campo - Contacto directo com a modalidade, ao nível das entidades locais, regionais e nacionais, e com os profissionais ligados às diferentes disciplinas da ginástica.
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Aulas Práticas são obrigatórias. (excepto doença comprovada e prolongada) Obrigatório o uso de sapatilhas de ginástica. Pontualidade é fundamental – 5’ de tolerância (aos 3 atrasos – 1 falta) – excepto Trabalhadores Estudantes Assiduidade: o Aulas previstas - 13; o Faltas permitidas – 3 aulas / 9 horas
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Na Avaliação Contínua Para obterem aprovação na unidade curricular os discentes terão de obter classificação positiva mínima de 9, 5 (nove, cinco) valores em cada uma das unidades temáticas - Atletismo e Ginástica. AVALIAÇÃO Em cada uma das unidades temáticas será avaliada: Componente Teórica (nota mínima 7 valores) = 40%; Componente Prática (nota mínima 7 valores) = 60%, onde será valorizada a assiduidade, pontualidade, empenho e prestação.
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Avaliação Contínua Como base de avaliação os estudantes terão de realizar os seguintes elementos: Frequência Escrita = 40% - dia 10 de Janeiro / 11 de Janeiro PL; Trabalho Individual de Planeamento de actividade simplificada = 25% Entrega dia 3 de Janeiro / 4 de Janeiro PL; Trabalhos de Pesquisa e apresentação nas aulas (grupos de 4) = 25%; -Atitudes = 10%
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Como base de avaliação os estudantes terão de realizar os seguintes elementos: Frequência Escrita = 40% - dia 10 de Janeiro; Trabalho Individual sobre uma área da Ginástica para Todos = 50% Entrega dia 3 de Janeiro; Atitudes = 10% Avaliação Trabalhador Estudante
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Os alunos terão que realizar uma prova com uma parte escrita teórica e uma parte prática. Para acederem à parte prática terão de ter no mínimo 9, 5 (nove, cinco) valores na parte teórica. Na parte prática, também não poderão obter nota inferior a 9, 5 (nove, cinco), e ambas têm igual peso na nota final. Avaliação Exame
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