A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CS BIOENERGIA S.A. É uma prestadora de serviços e geradora de energia a partir da biodigestão do lodo, resíduo resultante do tratamento de esgotos sanitários,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CS BIOENERGIA S.A. É uma prestadora de serviços e geradora de energia a partir da biodigestão do lodo, resíduo resultante do tratamento de esgotos sanitários,"— Transcrição da apresentação:

1

2 CS BIOENERGIA S.A. É uma prestadora de serviços e geradora de energia a partir da biodigestão do lodo, resíduo resultante do tratamento de esgotos sanitários, composto essencialmente por matéria orgânica. Adicionalmente será utilizado compostos orgânicos dos resíduos coletados de grandes geradores como shoppings e restaurantes.

3 ESTRUTURA SOCIETÁRIA A CS Bioenergia S.A., esta constituída na forma de sociedade anônima de capital fechado, composta por (cinco milhões e duzentas mil) ações ordinárias com valor nominal de R$ 1,00 (um Real) cada, sendo assim distribuídas entre os sócios:

4 O LOCAL O local para a instalação da planta de tratamento de lodo de esgoto e resíduos orgânicos será dentro das instalações da ETE Belém. A área apresenta uma série de características adequadas à implantação do Empreendimento, entre elas destacam-se: Já atua com processamento do lodo e tratamento de fluentes líquidos; Área destinada a esta finalidade, sem condições para crescimento urbanístico no entorno; Facilidade de acesso operacional; Ausência de adensamento populacional; Distância ideal do ambiente urbano, não acarretando acréscimos nos custo logísticos dos resíduos, em especial o tratamento do lodo no próprio local; Características topográficas e geológicas adequadas ao empreendimento; Redução do custo com transporte, pois o lodo deve ser tratado na ETE.

5 LOCALIZAÇÃO

6 ATIVIDADES DA EMPRESA As atividades da Empresa visam o atendimento da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), atuando nas fases regidas pela Política que rege as prioridades da seguinte maneira: Não geração; Redução da geração; Reutilização; Tratamento; Disposição.

7 Recebimento: A Coleta de resíduos dar-se-á pontualmente nos grandes geradores, através de empresas especializadas em logística de resíduos. A CS, receberá resíduos orgânicos classe 2, responsabilizando-se pelo tratamento dos mesmos, os quais serão utilizados para a produção de biogás. A CS, adicionalmente, realizará o recebimento de lodo proveniente das estações de tratamento de esgoto e efetuará a biodigestão aproveitando o biogás gerado pelo processo.

8 Segregação Após a retirada de plásticos e metais em maior tamanho em um pulper, a polpa é direcionada para um "hydrocyclon" para remover pequenas partículas como areia, pedras, ossos, conchas, metais, etc.

9 Biodigestor O processo de digestão é projeto para ser a principal etapa do processamento, onde o nível de temperatura será mantido acima das condições de digestão mesófilas (aprox. 40 ° C) com CSTR. A maior parte do material orgânico é degradada e transformada em biogás com um teor de metano de aproximadamente de 60 a 65 % dentro dos biodigestores. A entrada de calor requerida para o processo de digestão incluindo a cobertura das perdas de calor provém do duplo sistema de recuperação de calor do CHP, energia térmica. A energia de aquecimento é fornecida, por exemplo, pelo circuito de refrigeração do CHP. O aquecimento inicial dos digestores, durante o start up será realizado pelo trocador de calor. A mistura do material no interior do tanque de digestão é realizada pelo agitador vertical central de baixa velocidade, que produz uma mistura uniforme e suave. Para melhorar a eficiência de mistura, placas são instaladas no interior dos digestores, que redirecionam o fluxo circular em uma direção contraria ao fluxo dos agitadores.

10 Pós – Digestor / Gasômetro
Para proteger o sistema contra uma falha o sistema está equipado com um dispositivo hidráulico, que atua em dupla direção para acima e para baixo. Antes deste dispositivo de segurança ser ativado, um alarme é acionado por chaves de segurança. O Gasômetro consiste em duas camadas de membranas. Uma membrana externa utilizada apenas como uma membrana de proteção e uma membrana interna utilizada como a membrana de armazenamento de gás. Um soprador de ar mantém a forma desta membrana estável em todos os momentos. Esta membrana é confeccionada por um PVC especial têxtil de dupla face que se move para cima e para baixo, de acordo com o nível de armazenamento do gás do sistema. O nível de armazenamento do gasômetro é monitorado permanentemente por um indicador de nível. Este sinal é usado para controlar a geração do biogás, bem como, seu consumo no moto-gerador.

11 Biogás/Energia elétrica
Antes de entrar no processo de CHP, o biogás é seco por arrefecimento e controlado sua pressão. Além da desumidificação, outras impurezas no biogás são removidas, juntamente com o condensado. Para resfriamento, um trocador de calor com a água, como meio de resfriamento é instalado. A água é distribuída através deste permutador de calor e resfriado por uma unidade de arrefecimento elétrico. A tubulação é projetada para atender o CHP, bem como, em acaso de emergência envia o biogás diretamente para o flare de segurança. A estação de bombeamento de gás consiste em o número necessário de biogás sopradores (pré- montado na estação blower gas ). Este bombeamento irá produzir a pressão de gás requerida para os geradores. O biogás gerado pelo processo será integralmente utilizado na geração de energia elétrica, por meio da combustão do gás em motores da GE, especialmente desenvolvidos para esta finalidade. A potência instalada será de 2,8 MW.

12 Biogás - Dessulfurização
A planta de dessulfurização baseia-se num processo biológico de limpeza do Biogás, este sistema tem uma elevada eficiência com custos extremamente baixos para esta operação. O Filtro Biológico é constituído por uma torre com nichos de plástico, para o crescimento bacteriano. Uma pequena quantidade de ar é adicionada ao biogás, quando ele entra no lavador/filtro. O gás passa através da torre de baixo para cima, enquanto uma solução nutritiva circula através da torre de cima para baixo. Nessas condições, as bactérias aeróbicas começam a crescer no nicho de plástico. Estas bactérias captam o H2S do biogás e convertem em SO2 e SO3 , que permanecem dissolvidos na solução. O sistema pode atingir a concentração de H2S de < 200 ppm após dessulfurização - com base em uma entrada com < ppm H2S.

13 CHP - Cogeração O biogás produzido e limpo é fornecido através de estações de sopradores de biogás para a planta de utilização de gás. A CHP não precisa da concentração máxima do CH4 para controlar a mistura do gás/ar. Além disso, os valores mínimos de emissões de escape em relação NOx e CO são alcançados pelo ajuste exato da válvula. A saída de potência efetiva da unidade CHP é controlada pelo controle do nível de enchimento do gasômetro. A unidade de utilização apresenta alta eficiência elétrica. A vida útil das unidades até revisão geral é indicado pelo fabricante com 60,000 horas. Os CHP são instalados e pré-montados em recipientes especiais, incluindo todos os equipamentos periféricos necessários, incluindo o fornecimento da exaustão do gás do escape, unidade de óleo lubrificante do motor, chaminé de exaustão, silencioso da exaustão, tanque de armazenamento de calor e distribuidor de calor.

14 Tanques O sistema de construção dos tanques é baseado no conceito de formas deslizantes, que garantem maior qualidade e estanqueidade aos reservatórios.

15 Efluente – Bio-fertilizante
Um processo de adensamento do efluente biodigerido eleva a massa sólida do efluente passivado de 2,5% a até 40% de TS. O produto final estabilizado pode ser comercializado como Bio-Fertilizante altamente concentrado de NPK, livre de ODORES e ainda granulado se for necessário aplicar este processo.

16


Carregar ppt "CS BIOENERGIA S.A. É uma prestadora de serviços e geradora de energia a partir da biodigestão do lodo, resíduo resultante do tratamento de esgotos sanitários,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google