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Marketing Operacional ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.

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1 Marketing Operacional ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing

2 Marketing Operacional DOCENTE Nome: Vasco Jorge E-mail: vasco.jorge@ipleiria.ptvasco.jorge@ipleiria.pt msn: vascojorge.estg@hotmail.com Ensino: TP / OT Cacifo: 114 Gab.:2,59 edifico D

3 Marketing Operacional OBJECTIVOS GERAIS  Conhecer o Marketing-Mix e compreender o papel dos diferentes elementos na concretização dos objectivos de marketing.  Definir as políticas de produto, preço, distribuição e comunicação coerentes com a estratégia global da empresa.  Diagnosticar e desenvolver soluções para problemas de marketing.  Contribuir para a criação de vantagens competitivas, apostando na inovação.  Elaborar um plano de marketing operacional

4 Marketing Operacional CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1.A articulação entre planeamento estratégico e o planeamento operacional; 2.O plano operacional de Marketing; 3.O Produto; 4.O Preço; 5.A Distribuição; 6.A Comunicação. 7.CRM

5 Marketing Operacional METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM 1)Identificaremos uma empresa para elaborar um trabalho prático (elaboração de um plano de marketing operacional); 2)À medida que a matéria se lecciona, vai sendo solicitada a adaptação à prática na empresa escolhida; 3)Faremos um cronograma com as actividades a desenvolver para a realização do trabalho prático; 4)Existirá sempre no final da aula um espaço de 5 minutos para esclarecimentos globais sobre a matéria leccionada e para controlo da execução das tarefas identificadas no cronograma proposto para realização do trabalho prático.

6 Marketing Operacional AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS Avaliação Contínua  Trabalho de grupo (elaboração de um plano de marketing operacional – 50%;  Frequência – 50% (nota mínima 8).  Presença em 75 % das aulas Avaliação por Exame  Exame escrito – 100% (nota mínima 10).

7 Marketing Operacional BIBLIOGRAFIA 1.Marketing Management Kotler, P. (2002); Prentice Hall 2.Portugal M. & Reis, N. (2009). Marketing para empreendedores e pequenas empresas, Edições Lidel. 3.Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing, 11 edição, Rodrigues, V.(2008); Dionísio, P.; Lindon, D.; Lendrevie, J.; Publicações D. Quixote, Lda 4.Marketing Kotler, P.(2002); Edição Atlas 5.Basic Marketing Macarthy(1992), E. Jerome, Shapiro, Stanley and Perreault, William, 6th Canadian Edition, Ed. Irwin. 6.Plano de Marketing, Estratégia em Acção; João Coelho Nunes(1998),Luis Cavique; Publicações Dom Quixote


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