A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O controle de comandos via Twitter

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O controle de comandos via Twitter"— Transcrição da apresentação:

1 O controle de comandos via Twitter
Projeto Arduino O controle de comandos via Twitter Por: Diego Martins de Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael Melero e Afonso Rodrigues

2 Introdução Com a falta de tempo das pessoas para realizar pequenas ações domésticas, devida velocidade com que as coisas acontecem, principalmente, nas grandes cidades, resolvemos pensar em uma maneira de criar a automação de pequenos serviços. Para isso, fizemos um estudo sobre a placa Arduino e a tecnologia Twitter. Tal fusão nos permitiu criar a automação de pequenos serviços de maneira prática, rápida e fácil. Ao longo deste trabalho, apresentaremos uma maneira de como executar comandos na placa Arduino utilizando a rede social Twitter, através do uso de uma página PHP em um servidor privado, um Arduino Ehternet Shield e a biblioteca DHCP, criada por Georg Kaindl.

3 Idéia Principal O nosso objetivo é fazer algo que seja FLEXÍVEL, ou seja, com capacidade de mudar e atuar em diversas tarefas, de acordo com a necessidade do usuário. Tudo isso através de comandos via Twitter. ABRIR PORTA AÇÃO ACENDER LUZ TOCAR SOM Arduino + Ethernet Shield DESLIGAR SISTEMA

4 Desenvolvimento do Projeto
Para fazer nosso projeto funcionar, tivemos que lidar com o hardware e o software. HARDWARE Placa Arduino Arduino Ethernet Shield Página PHP Twitter SOFTWARE

5 As Redes Sociais : Twitter
Nos últimos anos, a utilização das redes sociais não só no Brasil, mas no mundo todo, cresceu e continua crescendo diariamente. Milhões de usuários utilizam estas redes para se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho, pessoas de todos os cantos do mundo. A barreira da distância tem sido quebrada, e cada vez mais as pessoas parecem estarem mais perto umas das outras.

6

7

8 Arduino Descrição: O Arduino, produzida pela companhia italiana Smart Projects, é uma plataforma open source, ou seja, é de distribuição livre. Sua placa é composta por um microcontrolador Atmel AVR de oito bits com conversor A/D de dez bits. Ela possui um regulador linear de 5 volts e um oscilador de cristal de 16 Mhz. Também possui uma memória flash embutida, que é utilizada pelo microcontrolador ao carregar programas. Conta com 14 pinos digitais, cujo 6 podem produzir sinais PWM e 6 portas analógicas. Utilização no projeto: O Arduino é a base operacional de todo o projeto. Seu baixo custo e facilidade de manuseio a tornaram a placa ideal para a realização do projeto.

9 Explicando o Método Para fazer a conexão entre o Arduino e a Internet, tivemos que comprar o Arduino Ethernet Shield. Com ele em mãos, tivemos que arranjar uma maneira de fazer o tratamento do Twitter. Dentre as possibilidades que apareceram, acabamos utilizando a biblioteca DHCP, criada por Georg Kaindl, para conectar o Arduino à Internet e, por meio de uma página nossa na web, ler os comandos enviados via Twitter. Por fim, gravá-los em um arquivo de texto para que possam ser lidos. Uma vez feito isso, a ação é executada. Vamos discutir passo - a - passo cada etapa deste processo.

10 Ethernet Shield Descrição: O Arduino Ethernet Shield permite ligar o Arduino à internet. É baseado no chip ethernet Wiznet W5100 providenciando uma network (IP) stack capaz de utilizar TCP e UDP. O Arduino Ethernet Shield permite até 4 ligações de pacotes em simultaneo. Pode utilizar a biblioteca Ethernet para criar sketches para ligar o Arduino à internet. O Arduino usa os pinos 10, 11, 12 e 13 (comunicação SPI) para comunicar com o W5100. Utilização no projeto: O Ethernet Shield foi utilizado como meio para conseguirmos conectar o Arduino a Internet por meio de um cabo Ethernet. É por meio dele que armazenamos dados em uma SD CARD.

11 Biblioteca DHCP Descrição: A biblioteca, desenvolvida por Georg Kaindl, é utilizada  para  se obter a configuração de rede para o  Ethernet Shield via DHCP , de tal modo que se pode facilmente ter sua placa auto-configurados em redes que tenham um servidor de DHCP, sem precisar se preocupar com conflitos de endereço ou coisa parecida. Site Oficial: Utilização no Projeto: A biblioteca nos permitiu programar de maneira mais fácil a conexão entre o Arduino e a Internet, uma vez que a biblioteca oferece funções nas quais é possível fazer tal conexão sem se preocupar com configurações de rede. O que foi muito útil, uma vez que não temos muitas bases conceituais sobre redes.

12 Entendendo o que é DHCP Descrição: DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol, que define um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Como Funciona: Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma: > Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP. > Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais winks , como o gateway, servidores de DNS, etc.

13 PHP Descrição: PHP é uma linguagem interpretada livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. Ela é uma linguagem que trabalha junto ao servidor, ou seja, justo antes da página ser enviada através da Internet ao cliente. As páginas que se executam no servidor podem realizar acessos a bases de dados, conexões em rede, e outras tarefas para criar a página final que será vista pelo cliente. O cliente somente recebe uma página com o código HTML resultante da execução da PHP. Utilização no projeto: Utilizamos uma página PHP personalizada para fazer o intermediário entre o Twitter e o Arduino.

14 Circuito Descrição: O circuito está montado da seguinte maneira: O Ethernet Shield está sobreposto ao Arduino. Por sua vez, o led está ligado a um resistor de 330 Ohms e ambos estão conectados ao Shield. Como Funciona: A comunicação do Arduino com o Shield é feita por um bus SPI, usando o pino ICSP.

15 Código Arduino Na elaboração do código, foram utilizadas quatro bibliotecas, sendo três delas padrão do Arduino: #include <SPI.h> :: Comunicação entre Arduino e o Arduino Ethernet Shield. #include <Ethernet.h> :: Conexão do Arduino a Internet. #include <EthernetDHCP.h> :: Configurações de Rede. #include <SD.h> :: Armazenar arquivo de texto com os comandos na memória flash para serem lidos e processados.

16 Modelo de Execução Início Entrar com o endereço MAC Criar Objeto
do ethernet shield e o ip do servidor PHP Criar Objeto Arquivo Início Executa Comando e o registra no SD Se texto lido = Comando pré programado Criar Objeto Client senão Não faz nada Configurações: Comunicação Serial Pinos utilizados Inicializar SD Criar conexão com a internet Ler TXT gerado pelo site

17 Experimento Demonstrativo
A demonstração acontecerá da seguinte maneira. Iremos usar os comandos #ac8 e #ac0para fazer as respectivas ações em um Led conectado ao Arduino. Estes comandos serão feitos via Twitter, processados via página PHP, escritos em um arquivo de texto em um SD Card, lidos pelo Arduino, que por usa vez fará a checagem da sintaxe do comando e executará a ação.

18 Considerações Finais Nesta apresentação foram apresentados todos os tópicos que formam a base do nosso projeto. O experimento apresentado está sujeito a implementações, tais como integração de novos comandos e funções, uma vez que a idéia do projeto é fazer algo flexível. Até o momento, estamos muito satisfeitos com o nosso progresso.

19 Esta apresentação, junto a todas as informações sobre o desenvolvimento do projeto, dicas e tutoriais estão disponíveis em:


Carregar ppt "O controle de comandos via Twitter"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google