A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mayara T. Santos - Sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mayara T. Santos - Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Mayara T. Santos - Sociologia
Cultura Mayara T. Santos - Sociologia

2 Cultura-valor: Faz referência ao indivíduo que é ou não culto
Cultura-valor: Faz referência ao indivíduo que é ou não culto. Nesse aspecto, o indivíduo tem ou não cultura.

3 Cultura alma-coletiva: Sinônimo de civilização
Cultura alma-coletiva: Sinônimo de civilização. Identifica cada povo em um determinado território.

4 Cultura-mercadoria: Compreende bens e equipamentos, conteúdos teóricos e ideológicos de produtos.

5 As referências trabalhadas em cultura tiveram maior relevância com os trabalhos de antropólogos. Essa ciência, derivada das Ciências Sociais assim como a Sociologia, originou-se da necessidade de esclarecer questões inicialmente relacionadas à etnia, às civilizações e sua formação. Dentre os mais conhecidos, estão: Franz Boas: norte-americano que desenvolveu uma visão mais particularista. Pesquisou as diferentes formas culturais e demonstrou que as diferenças entre os grupos e sociedades humanas eram culturais eram culturais, não biológicas; Margareth Mead: afirmou que a diferença das personalidades não está vinculada a características biológicas, como o sexo, mas à maneira como em cada sociedade a cultura define a educação das crianças; Claude Lévi-Strauss: entende a cultura como um conjunto simbólico, entre os quais se incluem a linguagem, as regras matrimoniais, a arte, a ciência, a religião e as normas econômicas. A grande preocupação de Strauss foi analisar o que era as regras universais e os elementos indispensáveis para a vida social.

6 Valores e normas A cultura ajuda a perpetuar:
Regras de comportamento que refletem os valores de um grupo Aquilo que consideramos importante. Trabalho, família, religião, amizade, educação, esporte, lazer, política etc. Depende de cada sociedade

7 Como a cultura não é estável, ou seja, tende a mudar pois valores e normas mudam, podem surgir ramificações desse conceito. Monoculturas (existentes nas pequenas sociedades) Cultura Multiculturas (presentes nas sociedades industrializadas) Subculturas (qualquer segmento da população que são distinguíveis do resto da sociedade) Contracultura (grupos que rejeitam em grande medida os valores e as normas predominantes na sociedade)

8 A diversidade compreendida dentro e fora do país
é a característica mais saliente das sociedades humanas.

9 Cada cultura é única e contém um patrimônio riquíssimo.
Com milênios de história Com valores únicos

10 Embora haja essa diversidade, nem sempre o homem soube respeitá-la
Embora haja essa diversidade, nem sempre o homem soube respeitá-la. Na tentativa de colocar uma cultura como referência às outras, atraindo a ideia de superioridade, ocorre o etnocentrismo.

11 Todas as culturas são formas genuínas de encarar o mundo, de acordo com uma tradição que dá sentido a ele.

12 O único limite à liberdade cultural dos povos deve ser o respeito aos direitos humanos.

13 Hibridismo: quando uma cultura incorpora aspectos de outras culturas, principalmente por causa do desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Interculturalismo: se assenta no reconhecimento dessa diversidade cultural como um valor fundamental e importante para o desenvolvimento dos povos.

14 Cultura erudita x Cultura popular
Essa separação, atribuindo maior valor à uma do que à outra, está vinculada à divisão da sociedade em classes, ou seja, é resultado das diferenças sociais. Há, de acordo com essa classificação E uma cultura identificada com as elites Uma cultura identificada com os segmentos populares Mitos, contos, danças, lendas, músicas (de sertaneja a cabocla), artesanato rústico de cerâmica ou madeira e pintura. Nas expressões urbanas recentes, o grafite, hip-hop e os sincretismos musicais do interior ou das grandes cidades. Música, teatro, literatura, artes plásticas clássicas de padrão europeu ou conhecidas como “músicas de verdade”

15 Todos têm acesso à cultura, pois todos podem trabalhar
Cultura = colere, que seria o ato de cultivar a terra. Ato de trabalhar, determinada ação Todos têm acesso à cultura, pois todos podem trabalhar O produto gerado chama-se obra, portanto, qualquer um tem cultura, pois é capaz de gerar uma obra.


Carregar ppt "Mayara T. Santos - Sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google