A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMAÇÃO 1.Chegada às 08h00: Acolhida com o café da manhã 2.Oração com a invocação do Espírito Santo, cantos e leitura da Palavra de DeusOração com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO 1.Chegada às 08h00: Acolhida com o café da manhã 2.Oração com a invocação do Espírito Santo, cantos e leitura da Palavra de DeusOração com."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROGRAMAÇÃO 1.Chegada às 08h00: Acolhida com o café da manhã 2.Oração com a invocação do Espírito Santo, cantos e leitura da Palavra de DeusOração com a invocação do Espírito Santo, cantos e leitura da Palavra de Deus 3.Palestra de Abertura: Pe. Natale Vitali, sdb 4.Apresentação dos objetivos da Assembléia – Pe. Ademar i.Rever alguns pontos da vida litúrgica, pastoral e comunitária e o engajamento pessoal ii.Refletir sobre a Pastoral de conjunto e avaliar o nosso caminhar juntos iii.Convocar todos e cada um para uma formação e ação em vista das prioridades assumidas e a elaboração do Plano Educativo Pastoral Salesiano Paroquial (PEPSP)

3 5.Primeiro momento - Apresentação dos temas a serem discutidos: i.Formação de grupos mesclados: Um olhar sobre a Paróquia e nossas prioridades. Avaliar: 1.Funcionamento da Igreja: a.Expediente paroquial: horários – atendimentos – segurança, outros … b.Espaços disponíveis ou a necessitar: Igreja – salas ambientes para reuniões, festas, lazer, outros… c.Som – iluminação – ventilação – acessos – reformas, outros… 2.Momentos religiosos a.Missas: Dias e Horários (semana e fins de semana) b.Adoração ao SSmo Sacramento e bênção eucarística (5as feiras – 1ª sexta-feira) c.Sacramento de Penitência (confissão) – Espaços reservados - Direção espiritual e aconselhamento. d.Oração do terço e.Grupos de Oração e Reflexão – Lectio divina – A visita ao SSmo. Sacramento

4 f.Retiros e formação para grupos g.O silêncio na Igreja e na sacristia – nas entradas da Igreja e Missa h.Valorização e participação nos momentos fortes: Dom Bosco – N. Sra. Auxiliadora – Semana Santa e Páscoa – Pentecostes – Corpus Christi – Semana da Família – Romaria a Aparecida – N. Sra. Aparecida – Novena e Festa de Santa Teresinha – Semana da vida – Novenas de Natal – Natal e ano Novo, outros… 3.Equipes de Acolhida e Animação litúrgica e canto: a.Nas missas da semana b.Nas missas de domingo c.Cantos - subsídios – instrumentos musicais – som d.Leitores – Comentaristas – Animadores de Canto e.Músicos (disponibilidade – redistribuição – escala geral, festas – novos cantos, etc)

5 ii.Plenário – apresentação da síntese dos grupos 6.Cafezinho 7.Segundo momento - Apresentação dos itens a ser avaliados: i.Formação de grupos por interesses afins: Questionamentos: 1.O que precisamos melhorar no nosso grupo, pastoral, movimento e no engajamento pessoal? 2.O que precisamos melhorar na paróquia e no relacionamento uns com os outros e entre grupos, pastorais, movimentos? 3.Que compromissos assumiremos pessoalmente, em grupo e em paróquia (ações concretas que nortearão o processo de conversão, a ação de cada um e da comunidade como um todo no ano de 2011)? ii.Prioridade – juventude: 1.Passos a dar, a partir de nossos jovens, para sermos uma paróquia juvenil salesiana.

6 iii.Prioridade – Catequese: 1.Passos a dar para incrementar e fortalecer: a.Setor Catequético (trabalho integrado: Anjinhos – 1ª Eucaristia Familiar e Extensiva – Perseverança – Coroinhas – Crisma) formação inicial. b.A formação da juventude: um itinerário de fé para os crismandos e jovens c.A formação de agentes (formação específica e continuada) d.A formação de adultos (Projeto Água Viva e Catecumenato) formação continuada iv.Prioridade – Família: 1.Passos a dar para unir as Pastorais que trabalham com a família, direta ou indiretamente (Pastoral Familiar – Pastoral do Batismo – Catequese Familiar - Pastoral da Juventude e Crisma – Noivos – Catecumenato de Adultos – Legião de Maria – Pastoral da Saúde – 3ª Idade – SAS – CCEV - Vicentinos – Grupo de Oração e outros): Pastoral de conjunto

7 v.Prioridade: PEPSP 1.Passos a dar para começar os trabalhos de elaboração do Projeto Educativo Pastoral Salesiano Paroquial (PEPSP) 8.Plenários: Apresentação da síntese dos grupos e escolha de ações concretas para 2011 9.Celebração Final: Atitudes e ações concretas, compromissos a assumir pessoal e comunitariamente – Oração Final e bênçãoOração Final e bênção

8 ORAÇÃO INICIAL Dirigente: Cantemos. traçando sobre nós o sinal da cruz. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito... (Cantado) Dirigente: A graça e a paz de Deus, Nosso Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! Dirigente: Invocando sobre nós e nossa assembléia as luzes e inspirações do Espírito Santo, cantemos: A nós descei, Divina luz (bis) Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus (bis)

9 ORAÇÃO INICIAL 1.Vós sois a alma da Igreja. Vós sois a vida, sois o Amor; Vós sois a graça benfazeja que nos irmana no Senhor (bis) 2.Divino Espírito descei. Os corações vinde inflamar, E as nossas almas preparar para o que Deus nos quer falar. (bis) Dirigente: Oremos: Senhor nosso Deus, Que pela luz do Espírito Santo Instruístes o coração dos vossos fiéis, Fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, Para apreciarmos o que é justo E nos alegrarmos sempre com sua presença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, Amém.

10 ORAÇÃO INICIAL Leitura da Palavra de Deus: (Jo 1,29-39) No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: “Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia”! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: “Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água disse-me: “Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele que batiza com o Espírito Santo”. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!” No dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”! Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus. Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Eles responderam: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” Ele respondeu: “Vinde e vede”! Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia.

11 ORAÇÃO INICIAL Dirigente: Juntos, renovemos nosso compromisso apostólico como Família Salesiana: Todos: Nós cremos que Deus ama os jovens Esta é a fé que se encontra Na origem da nossa vocação E que motiva a nossa vida E todas as nossas atividades pastorais Cremos que Jesus quer partilhar “sua vida” com os jovens: eles são a esperança de um futuro novo e trazem em si, oculto em suas expectativas, as sementes do Reino Cremos Que o Espírito Santo se faz presente nos jovens e que por meio deles quer edificar uma comunidade humana e cristã mais autêntica.

12 ORAÇÃO INICIAL Ele já opera em cada um e nos grupos. Confiou-lhes uma tarefa apostólica para desenvolver no mundo, que é também o mundo de todos nós. Cremos que Deus nos está a esperar nos jovens para oferecer-nos a graça do encontro com Ele e para dispor-nos a servi-lo neles, reconhecendo-lhes a dignidade e educando-os para a plenitude da vida. Cremos que o mundo evangelizador e educativo é, para nós, o lugar privilegiado do nosso encontro com Deus. Amém.

13 ORAÇÃO INICIAL Retornar Dirigente: Nossa Senhora Auxiliadora, São João Bosco e Santa Teresinha do Menino Jesus Assembléia: Rogai por nós! Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

14 CONCLUSÕES Retornar

15 ORAÇÃO FINAL Ó Deus Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo Tendo consciência e ouvindo o Vosso chamado a participar da missão salesiana na comunidade paroquial de Santa Teresinha, pessoalmente e com os meus irmãos e minhas irmãs de fé, reunidos em Assembléia, renovo o compromisso de oferecer os meus dons e minhas forças, trabalhar em comunhão de espírito e de ação na realização das prioridades pastorais e na elaboração e execução do Projeto Educativo e Pastoral Salesiano de nossa Paróquia. A intercessão de nossos santos e inspiradores do carisma salesiano, São João Bosco, São Francisco de Sales, Santa Maria Domingas Mazzarello, São Domingos Sávio e Santa Teresinha do Menino Jesus, nossa padroeira, nos estimulem e aprimorar a e santidade de vida, a caridade pastoral, a vida de oração e sacramental, a formação e espiritualidade juvenil e eclesial.

16 ORAÇÃO FINAL Que Maria, Auxiliadora dos cristãos, nos ajude a perseverar na missão de levar Jesus Cristo aos jovens e às suas famílias. Amém! (Pai-Nosso de mãos dadas) Benção Final

17


Carregar ppt "PROGRAMAÇÃO 1.Chegada às 08h00: Acolhida com o café da manhã 2.Oração com a invocação do Espírito Santo, cantos e leitura da Palavra de DeusOração com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google