A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL 2011 - 2012. ORAÇÃO PREPARATÓRIA A ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL Ó Mãe do Rosário, iluminada pelo Espírito Santo de Deus,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL 2011 - 2012. ORAÇÃO PREPARATÓRIA A ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL Ó Mãe do Rosário, iluminada pelo Espírito Santo de Deus,"— Transcrição da apresentação:

1 ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL

2 ORAÇÃO PREPARATÓRIA A ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL Ó Mãe do Rosário, iluminada pelo Espírito Santo de Deus, contemplastes os mistérios da vida de teu Filho Amado e fizestes participantes desta esperança todos os povos que sonham com tempos novos. Ensinaste-nos assim, a permanecer no caminho revelado por Jesus: solidários com todos nas cruzes de cada dia, revelando em tudo compaixão e serviço. Neste tempo feliz da preparação de nossa Assembleia Paroquial, buscamos inspirações voltando nosso olhar para teu exemplo: queremos permanecer unidos, guardando no coração a Palavra de Deus e perseverando no ensinamento dos apóstolos, responder aos desafios de nossa época, construindo comunidades vivas e renovadas. Ó Mãe, vem caminhar conosco, concedendo-nos os favores de tua amável presença e proteção para que, na caridade fraterna das orações, convivências e partilhas, cada vocação recebida se torne oferenda para o bem de todos. Amém.

3 TEMA: Perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações (At. 2,42) LEMA: A caminhada paroquial na fé em Jesus Cristo

4 JUSTIFICATIVA Assembleia Paroquial é: momento de reflexão sobre a caminhada da comunidade paroquial. oportunidade de se lançarem luzes para a caminhada futura da paróquia.

5 JUSTIFICATIVA lugar indicado para ouvir os apelos, anseios e sonhos dos dirigentes das comunidades, traduzi-los em necessidades, para posteriormente transformá-los em ações concretas. possibilidade de dinamizar a Igreja revendo os caminhos percorridos e definir metas.

6 OBJETIVO GERAL fazer uma avaliação da vida da nossa comunidade paroquial, definir as prioridades a serem trabalhadas e eleger dirigentes comunitários, ressaltando a importância da união das comunidades na fé em Jesus Cristo.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS conhecer três pontos que dizem respeito à vida paroquial. Nas perspectivas: 1. COMUNITÁRIA 2. PASTORAL 3. ORGANIZACIONAL

8 METODOLOGIA 1. ASSEMBLEIA DE ESTUDO Dia 03/12/11, de 14:00 às 17:30 h Dia 05/12/11, de 19:00 às 22:00 h 2. ASS. COMUNITÁRIAS REFLEXIVAS E ELETIVAS 3 encontros no mês de março/12, nas 5 comunidades 3. ASSEMBLEIA DE RESULTADO E ENCAMINHAMENTOS No mês de abril/2012

9 PAROQUIAL DE ESTUDO Reflexão conduzida por um assessor externo sobre as três perspectivas da vida de uma comunidade paroquial: a vida comunitária, a vida pastoral e a vida organizacional, à luz do lema A comunidade paroquial unida na fé em Jesus Cristo.

10 PAROQUIAL DE ESTUDO A partir dessa assembleia serão formuladas duas cartilhas para subsidiar as assembleias comunitárias. Dia 03/12/11, de 14:00 às 17:30 h Dia 05/12/11, de 19:00 às 22:00 h

11 COMUNITÁRIAS REFLEXIVAS E ELETIVAS Reflexão a partir dos desdobramentos advindos da Assembleia Paroquial de Estudo, com a utilização de duas cartilhas que serão produzidas pela Equipe de Preparação da Assembleia Paroquial ( ). 1ª cartilha: perspectivas pastoral e a organizacional 2ª cartilha: perspectiva comunitária Intuito: refletir sobre a vida e as expectativas da comunidade, orientados pelas seguintes questões:

12 COMUNITÁRIAS REFLEXIVAS E ELETIVAS I – Quais foram as alegrias vividas na paróquia neste ano de 2011? E na nossa comunidade? II – Quais são as maiores dificuldades vividas pela nossa comunidade? III – A comunidade sente necessidade de mais formação, em que sentido? IV – No que se refere às celebrações da Eucaristia, como tem sido a participação na nossa comunidade?

13 COMUNITÁRIAS REFLEXIVAS E ELETIVAS V – A comunidade se reúne em outros momentos além da Eucaristia? Quais? VI – Quais são as prioridades a serem trabalhadas na nossa comunidade a partir desta assembleia? VII – Como a comunidade se vê hoje no conjunto da paróquia? VIII – Quais são as sugestões da comunidade para melhorar a caminhada da paróquia, em seu conjunto? IX – Diante da sugestão apresentada, em que a nossa comunidade pode contribuir efetivamente? Como se dará essa contribuição?

14 COMUNITÁRIAS REFLEXIVAS E ELETIVAS Diante da realidade levantada na resposta ao questionamento; Diante dos sonhos e expectativas da comunidade reunida em assembleia; Diante das prioridades votadas pela comunidade; Depois de invocar a intercessão do Espírito Santo: Qual ou quais a(s) melhor(es) pessoa(s) a ser(em) indicada(s) para dirigir a comunidade? É o momento de indicação de nomes.

15 COMUNITÁRIAS REFLEXIVAS E ELETIVAS Diante dos nomes indicados para o cargo de dirigente da comunidade, a eleição do(a) novo(a) dirigente da comunidade deverá ser realizada. É o momento de eleger os(as) novos(as) dirigentes das comunidades.

16 PAROQUIAL DE RESULTADO E ENCAMINHAMENTOS Quatro momentos importantes para a caminhada paroquial, assim distribuídos: 1) Apresentação dos resultados das assembleias comunitárias com a apresentação de suas respectivas prioridades.

17 PAROQUIAL DE RESULTADO E ENCAMINHAMENTOS 2) A votação das três prioridades paroquiais, a partir das prioridades apresentadas pelas comunidades.

18 PAROQUIAL DE RESULTADO E ENCAMINHAMENTOS 3) A apresentação dos (as) novos(as) dirigentes das cinco comunidades;

19 PAROQUIAL DE RESULTADO E ENCAMINHAMENTOS 4) O lançamento do Jubileu (75 anos) da Paróquia que será comemorado durante todo o ano de 2013.

20 PARA DISCUSSÃO EM GRUPO Com base no lema A caminhada paroquial na fé em Jesus Cristo e no tema Perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações (At. 2,42) da Assembleia Pastoral Paroquial ( ), como você percebe a caminhada da nossa paróquia? E, o mais importante, o que você espera daqui para frente?


Carregar ppt "ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL 2011 - 2012. ORAÇÃO PREPARATÓRIA A ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL Ó Mãe do Rosário, iluminada pelo Espírito Santo de Deus,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google