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VAREJO DEFINIÇÃO: É A UNIDADE DE NEGÓCIOS QUE COMPRA MERCADORIAS DE FABRICANTES, ATACADISTAS E OUTROS DISTRIBUIDORES E VENDE DIRETAMENTE A CONSUMIDORES.

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1 VAREJO DEFINIÇÃO: É A UNIDADE DE NEGÓCIOS QUE COMPRA MERCADORIAS DE FABRICANTES, ATACADISTAS E OUTROS DISTRIBUIDORES E VENDE DIRETAMENTE A CONSUMIDORES FINAIS E EVENTUALMENTE AOS OUTROS CONSUMIDORES. É A UNIDADE DE NEGÓCIOS QUE COMPRA MERCADORIAS DE FABRICANTES, ATACADISTAS E OUTROS DISTRIBUIDORES E VENDE DIRETAMENTE A CONSUMIDORES FINAIS E EVENTUALMENTE AOS OUTROS CONSUMIDORES. (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION) VANTAGENS: PARA A EMPRESA PARA A EMPRESA PARA OS CONSUMIDORES PARA OS CONSUMIDORES

2 CLASSIFICAÇÃO: *VAREJO LOJISTA *VAREJO NÃO-LOJISTA VAREJO LOJISTA: LOJAS INDEPENDENTES; LOJAS EM CADEIA; COOPERATIVAS LOJAS DE DEPARTAMENTOS; LOJAS ESPECIALIZADAS SUPERMERCADOS SHOPPING CENTERS

3 VAREJO - LOCALIZAÇÃO Erros na seleção do local: entusiasmo por determinada loja; ignorar a presença de concorrentes; aluguel mais baixo. Para a seleção do local deve-se considerar: Área de influência; Análise da comunidade; Área de atuação; Local (aluguel ou compra?)

4 Área de influência: de modo geral, a área primária, tem de 60 a 75% dos clientes provenientes de uma área próxima à loja. Análise da comunidade: consumidores (quantidade e base econômica); concorrência; fornecedores; mídias disponíveis; leis locais; serviços de suporte; tendências futuras. Área de atuação: shopping centers; área comercial do centro e bairro; localização individual. Local: vizinhos; trânsito de pedestres; estrutura existente; visibilidade da loja; trânsito; estacionamento. Alugar ou comprar? Investimento; aluguéis; modernização; mudança de local; contrato.

5 VAREJO – SHOPPING CENTER SHOPPING CENTER: CARACTERIZA- SE POR UMA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, UMA OU MAIS LOJAS- ÂNCORAS E DEMAIS LOJAS DE CONVENIÊNCIA OU DE VARIEDADES. ÁREA DE INFLUÊNCIA DE CERCA DE 200.000 PESSOAS.

6 TIPOS DE SHOPPING CENTERS REGIONAL: FECHADO COM LOJAS VIRADAS PARA O CENTRO DO ESTABELECIMENTO;LOJAS ÂNCORAS. DE COMUNIDADE: MENOR EM TAMANHO E ATUAÇÃO QUE O REGIONAL; LOJA ÂNCORA DE DEPARTAMENTOS; DE BAIRRO:GRUPO PEQUENO DE LOJA EM TORNO DE UM SUPERMERCADO; OUTLET CENTER : FABRICANTES VENDENDO MARCAS PRÓPRIAS; “GALERIAS”.

7 FRANQUIAS

8 FRANQUIAS – CONCEITOS BÁSICOS FRANQUIA: PRESTADORA DE SERVIÇOS OU PRODUTOS QUE É ABERTA POR UM TERCEIRO E NÃO PELO DONO DA MARCA (UNIDADE FRANQUEADA). TAMBÉM PODE SER O SISTEMA OU CONTRATO DE FRANCHISING. FRANQUEADO: PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA QUE ADQUIRE A FRANQUIA

9 FRANQUEADOR: PESSOA JURÍDICA QUE AUTORIZA TERCEIROS A FAZEREM USO DE SUA MARCA, DE SUA EXPERIÊNCIA E OUTRAS COMPETÊNCIAS QUE DESENVOLVEU, DE MODO QUE ESSES TERCEIROS POSSAM IMPLANTAR, OPERAR E ADMINSITRAR SEUS PRÓPRIOS NEGÓCIOS, NOS QUAIS DEVERÃO COMERCIALIZAR PRODUTOS/SERVIÇOS AUTORIZADOS PELO FRANQUEADOR.

10 FRANQUIAS “É O SISTEMA PELO QUAL O FRANQUEADOR CEDE AO FRANQUEADO O DIREITO DE USO DE MARCA OU PATENTE, ASSOCIADO AO DIREITO DE DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA OU SEMI EXCLUSIVA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS E, EVENTUALMENTE, TAMBÉM AO DIREITO DE USO DE TECNOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIO OU SISTEMA OPERACIONAL DESENVOLVIDOS OU DETIDOS PELO FRANQUEADOR, MEDIANTE REMUNERAÇÃO DIRETA OU INDIRETA, SEM QUE, NO ENTANTO, FIQUE CARACTERIZADO VÍNCULO EMPREGATÍCIO.”

11 HISTÓRIA DAS FRANQUIAS A origem do sistema de franquias é incerta. Porém remonta da Idade Média as primeiras impressões sobre esse sistema, quando a igreja católica e os monarcas concediam licenças para coletar impostos e taxas em seu nome. Ao longo do tempo, este conceito foi-se aperfeiçoando e tomou forma e estrutura atuais.

12 Já a franquia como sistema estruturado e reconhecido de negócios, efetivou-se nos Estados Unidos entre 1851 e 1852, quando a empresa de máquinas de costurar Singer Sewing Machine Company, resolveu outorgar várias licenças de uso de sua marca e de seus métodos de operação a comerciantes interessados em revender seus produtos em lojas exclusivas situadas em cidades e vilarejos de todos os tamanhos, e localizadas nos mais diversos estados da federação norte-americana.

13 Em 1898, a GM – General Motors, expandiu a sua rede de pontos de venda de carros, as chamadas concessionárias de veículos, melhorando a difusão desse novo conceito de ampliação de atuação. Data de 1921 a 1ª franquia de serviços com a locadora de automóveis Hertz. Mas o crescimento consistente aconteceu após a 2ª Guerra Mundial, quando o governo norte-americano disponibilizou linhas de crédito para os militares sobreviventes que desejassem iniciar seu próprio negócio.

14 As lojas de refeições rápidas que viriam a ser um dos grandes segmentos do setor também começaram a ser implantadas nos Estados Unidos na década de 1920. O desenvolvimento do segmento de refeições rápidas, entretanto, viria somente em 1948, com o sistema batizado de speed system implantado pela rede McDonald´s. A partir de 1970 teve uma rápida expansão dos franqueadores americanos para outros países, devido ao fenômeno da globalização que se iniciava naquele momento, e que possibilitou o intercâmbio do comércio de forma mundial.

15 FRANQUIAS NO BRASIL A partir do estudo sobre a história das franquias, percebe-se que esse sistema tornou-se muito difundido com a aparição do conceito de refeições rápidas (fast-food). Esse conceito teve ampla aceitação no Brasil através da rede de alimentação Bob´s em 1952. O sistema de franquia como formato de negócio, apareceu no Brasil em 1963 através da rede nacional de escolas de idiomas Yázigi. Antes disso só havia franquias de distribuição de combustíveis e bebidas, modalidade menos complexa. Algumas datas importantes sobre franquias brasileiras são: - Em 1979, na cidade do Rio de Janeiro, ocorre a inauguração da primeira loja franqueada no Brasil da rede McDonald´s. - Nessa mesma época surge a implantação da rede O Boticário, iniciando um círculo virtuoso para a indústria de cosméticos. - Em 1983, o grupo Pão de Açúcar inaugura sua primeira loja de fast food, a Well´s Burguer. - No período de 1980/90, consolidou-se o crescimento dos shopping centers, o que possibilitou diversas outras inaugurações desse novo formato de negócios, conforme a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

16 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Franquia fabricante-varejista: ilustrada pelas concessionárias de veículos e postos de combustíveis; Franquia fabricante-atacadista: exemplificada pelas engarrafadoras da Coca-cola, que apenas misturam os ingredientes em sua fase final e distribuem os produtos da empresa; Franquia atacadista-varejista: exemplificada por algumas redes de drogarias, criadas por algumas redes de remédios; Franquia varejista: patrocinada por uma empresa de serviços, ilustrada por empresas como McDonald´s e Boticário.

17 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MODELO DE NEGÓCIO Franquia individual: modalidade que não divide espaços com outras franquias. É a mais atual, por manter o conceito adequado de franquia. Funciona num ponto comercial especificamente escolhido para o negócio, independentemente do ramo e atividade antes existente no local. Franquia de conversão: modalidade na qual a experiência empresarial e investimentos do franqueado revertem-se para o franqueador num mesmo ramo de negócios. O empresário transfere sua tecnologia de negócio isolado para o franqueador, numa troca de experiências. Aproveita e valoriza o ponto comercial existente, visando maior rentabilidade e menos investimento entre as partes.

18 Franquia shop in shop: modalidade que aproveita o atual ramo de negócios do franqueado, incluindo seu ponto comercial, para incorporar uma franquia de outro ramo de negócios, como se pode observar com as livrarias franqueadas que possuem em seu espaço comercial cafeterias. Franquia Combinada: reúne franquias diferentes, com um mesmo franqueado, num mesmo ponto comercial. Visa obter vantagens por meio da integração total de atividades, desde que não haja restrição por parte dos franqueadores.

19 Franquia de mini-unidades: franquia individual com ponto comercial versátil, podendo funcionar numa pequena loja, num quiosque, num carrinho, num ponto de coleta de serviços, ou em qualquer outra área reduzida disponível para este fim. Máster-franquia: tipo de franquia em que o franqueador autoriza o franqueado a repassar a marca e/ou método de trabalho para ampliar a rede numa determinada região, tanto em território nacional como internacional.

20 Franquia de negócio formado: tipo mais completo de franquia, onde o franqueador coloca à disposição do franqueado não apenas sua marca e o acesso a seu produto, mas também todo um pacote de informações sobre a implantação, a operação e a administração do negócio que ele pretende iniciar.

21 FRANQUIAS EM 2008 De acordo com o levantamento da ABF, no ano passado, o sistema de franchising registrou um faturamento de R$ 55 bilhões, que representou um aumento de 19,5% em relação a 2007. De acordo com o levantamento da ABF, no ano passado, o sistema de franchising registrou um faturamento de R$ 55 bilhões, que representou um aumento de 19,5% em relação a 2007. Em 2008, 200 novas empresas adotaram o modelo de franquias como estratégia de crescimento, o que contribuiu muito para o aumento do faturamento do setor e também das unidades franqueadas, que somam quase 72 mil. Em 2008, 200 novas empresas adotaram o modelo de franquias como estratégia de crescimento, o que contribuiu muito para o aumento do faturamento do setor e também das unidades franqueadas, que somam quase 72 mil.

22 Atualmente, operam no Brasil 1379 redes de franquia, responsáveis por aproximadamente 648.000 postos de trabalho diretos e 2.592.000 indiretos. Atualmente, operam no Brasil 1379 redes de franquia, responsáveis por aproximadamente 648.000 postos de trabalho diretos e 2.592.000 indiretos. Para o estudo de desempenho do setor, a ABF reúne os franqueadores em 12 segmentos. O levantamento utiliza os dados fornecidos pelas redes associadas (cerca de 600 marcas) mais dados de mercado de todo o ano. Para o estudo de desempenho do setor, a ABF reúne os franqueadores em 12 segmentos. O levantamento utiliza os dados fornecidos pelas redes associadas (cerca de 600 marcas) mais dados de mercado de todo o ano.

23 Os segmentos que mais cresceram em 2008 foram Acessórios Pessoais e Calçados (44,8%), Serviços relacionados a Veículos (31,7%), Vestuário (27,2%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (25,8%). Apenas um segmento apresentou queda no faturamento: Limpeza e Conservação (-1,4%). Os segmentos que mais cresceram em 2008 foram Acessórios Pessoais e Calçados (44,8%), Serviços relacionados a Veículos (31,7%), Vestuário (27,2%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (25,8%). Apenas um segmento apresentou queda no faturamento: Limpeza e Conservação (-1,4%).

24 VANTAGENS PARA O FRANQUEADO Know-how adquirido Maior chance de sucesso por ser um negócio já testado Maior vantagem competitiva O franqueado recebe o plano de negócios pronto (layout, pesquisa de mercado, manual de operações, etc) Economia de escala Facilidade no crédito para financiamento Nome e imagem conhecidos Desenvolvimento de novos produtos e tecnologias pelo franqueador Treinamento administrativo Treinamento de funcionários Rateio de diversos custos como taxa de propaganda

25 DESVANTANGENS PARA O FRANQUEADO Autonomia parcial na tomada de decisões Risco de desistência do franqueador Pagamento de taxas de franquias e royalties Necessidade de seleção criteriosa da franquia a adquirir A localização pode ser imposta

26 Restrições para o cancelamento do contrato ou venda do estabelecimento Risco associado ao desempenho do franqueador Risco de competição entre franqueados Limitação da criatividade e da inovação Em caso de obrigatoriedade de compra de insumos dos franqueadores, o valor pode ser superdimensionado

27 VANTANGENS PARA O FRANQUEADOR Rapidez de expansão Menor comprometimento financeiro na expansão Melhoria na imagem corporativa Desenvolvimento de uma rede Aumento de rentabilidade com redução de custos Motivação melhor dos franqueados, que serão remunerados pelo seu lucro

28 Maior participação de mercado Maior cobertura geográfica Ganhos de escala de marketing Descentralização no gerenciamento do negócio Melhor atuação no mercado local através do conhecimento dos franqueados Economias de escala Facilidade na comunicação com os atores do canal de distribuição

29 DESVANTAGENS PARA O FRANQUEADOR Perda parcial de controle Maior custo de supervisão Custos de formatação Perda de sigilo Risco de desistência por parte do franqueado Autonomia parcial na tomada de decisões Necessidade de planejamento criterioso para a expansão

30 Necessidade criteriosa na escolha do franqueados Risco de perda de padronização Cooperativa de franqueados podem aumentar seus poder de barganha perante o franqueador Franqueados podem ter pouco comprometimento com a integração da rede.

31 ClassificaçãoRedeSegmentoTotal de Unidades 1ªO BOTICÁRIOCosméticos e Perfumaria2834 2ªKUMONEducação e Treinamento1599 3ªCOLCHÕES ORTOBOMMóveis, Decoração e Presentes1382 4ªWIZARD IDIOMASEscolas de Idiomas1246 5ªL´ACQUA DI FIORICosméticos e Perfumaria1166 6ªESCOLAS FISKEscolas de Idiomas1001 7ªAM PM MINI MARKETNegócios, Serviços e Conveniência963 8ªHOKENBeleza, Saúde e Produtos Naturais898 9ªCCAAEscolas de Idiomas808 10ªMICROLINSEducação e Treinamento747 11ªCACAU SHOWBebidas, Cafés, Doces e Salgados744 12ªBOB´SAlimentação675 13ªJET OILServiços Automotivos642 14ªÁGUA DE CHEIROCosméticos e Perfumaria580 15ªCNAEscolas de Idiomas580 16ªMCDONALD´SAlimentação575 17ªBR MANIANegócios, Serviços e Conveniência517 18ªDROGARIAS FARMAISBeleza, Saúde e Produtos Naturais470 19ªOI FRANQUIAComunicação, Informática e Eletrônicos464 20ªCASA DO PÃO DE QUEIJOBebidas, Cafés, Doces e Salgados441 21ªLOCALIZA RENT A CARServiços Automotivos431 22ªYÁZIGI INTERNEXUSEscolas de Idiomas420 23ªSUBWAYAlimentação380 24ªUNEPX MIL 48HORASServiços Automotivos363 25ªJADLOGNegócios, Serviços e Conveniência348

32 Distribuição das Unidades Franqueadas por Estado - 2008

33 Distribuição das Unidades Franqueadas por Estado - 2007


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