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História da Música III CMU 350 Módulo II Os mestres borgonheses: Dufay e Binchois Prof. Diósnio Machado Neto.

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1 História da Música III CMU 350 Módulo II Os mestres borgonheses: Dufay e Binchois Prof. Diósnio Machado Neto

2 A corte do ducado da Borgonha Na época de Binchois e Dufay (1433 a 1477) a Borgonha tinha se tornado um poderoso ducado que incluía os Flandres e os Países Baixos (Holanda, Bélgica e Luxemburgo) Também fazia parte do seu território Alsace e Lorraine (noroeste da França). O ducado termina com a morte de Carlos, o corajoso, em 1477. O ducado se torna um grande mecenas. –Dunstable, Dufay e Binchois servem na corte à época de Felipe, o Bom.

3 Dufay Nasce em Cambrai, norte da França. –Aluno de Grenon e Loqueville, em Cambrai. Durante sua vida serviu na corte Borgonhesa, em Pesaro (Itália) e viveu em Roma como membro da capela papal. Ainda serviu nas capelas de Bologna, Firenze e do Duque de Saboya (França) –A partir de 1420 permanece na Itália. Empregado da família Malatesta –Essa movimentação de Dufay é típica dos compositores renascentistas e ajudaram a estabelecer o estilo internacional da época. Foi nomeado cônego devido a sua grande erudição - doutor em Direito Canônico. Falece em 1474

4 Chanson Texto típico da tradição poética do amor cortesão. –Textos preferivelmente em francês. Geralmente emprega as “formas fixas” tais como o Rondeau (A B a A a b A B) e a Balladèe (a a b C) –Sua predileção no entanto recai sobre o Rondeau. Textura similar à ballade: “tiple" ou "discantus" com maior interesse, tenor e contratenor tocado por instrumentos. –Não existe uma uniformidade no uso de instrumentos –Contratenor funciona como “recheio”. –Tenores serviram às missas. –Escrita à 4 e à 3. Ocasionalmente breves pontos de imitação entre as partes (nada que afete a estrutura, como acontecerá na música de Josquin) Combinação do estilo do Fauxbourdon com o Discante Inglês Dufay usa uma cadência muito próxima da relação D – T, que produz uma sensação primária de coerência tonal.

5 Ballade Reveislles Vous Escrita para o matrimônio de Carlos Malatesta, em 1423 Estrutura A A’ B C (estribilho) Cadências que definem bem as seções A e B –A mudança de estrutura mensural A – Tempus Imperfecto – prolação maior (6/8) B – Tempus Perfeito – prolação menor (3/4) Uso de rimas melódicas –Recorrente na escrita das Balladeès de Dufay Uso da gematria

6 Rondeau Adieu M’Amour Gênero mais difundido, inclusive por Dufay Estrutura ABaAabAB Novamente uso de cadências bem definidas entre A e B A grands rhéthoriques –A poesia é um exemplo do uso do pensamento retórico O impacto da palavra Adieu (repetido 9 vezes nos versos de 1 a 11)

7 A música do Rondeau –Mensuração e ritmo Uso das transições –2/2 para 3/2 –Textura e cadências Predominância da voz aguda –As duas vozes mais graves sugerem uma subordinação Alguns pontos de imitação

8 Cadências Diversidade de cadências –Foram descobertas no século XIII e persistiram até o XVI –Continua se empregando a cadência Landini. –Cadência borgonhesa, usada por Dufay, se vale de duas sensíveis –Cadências modais São as cadências que explicam a existência de armadura de clave diferente entre o “superius” e o tenor (b e bb) –Gradativa substituição das cadências modais (6/3) pela cadência I – V – I, motivadas pelo uso de um contra-bassus O sentido da harmonia é nos termos de arranjo de consonâncias na conexão dos requerimentos melódicos e modais. A partir do século XV, principalmente em Dufay, é que ela assume cada vez mais um aspecto "harmônico- vertical".

9 Motetes Originalmente não existe diferença entre obras sagradas e seculares: motetes e missas freqüentemente estavam no estilo das chansons (dominadas pelo tiple). O uso do cantus firmus é mais obvio do que em antigas obras. –Usava-se um cantus firmus pré-estabelecido. Realce do cantus firmus: freqüentemente aparece ornamentado na voz superior (paráfrase) O Fauxbourdon também é típico nos motetes e nas missas –Muitas vezes alterava-se fauxbourdon com polifonia livre Pode aparecer o antigo estilo issorrítmico. O motete mais famoso é Nuper rosarum flores –Indícios do que viria ser a “música reservata” (relação semântica entre texto e música) –Cânon livre –Relações proporcionais matemáticas (vozes em pés métricos diferentes) –Técnica de variação

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11 Missas A missa evolui no sentido da unificação das partes –Missa Choralis ou Missa de Cantochão Cada movimento do Ordinário usa um cantochão próprio tomado do Graduale. O uso do cantochão trazia uma preocupação litúrgica e não um sentido de unidade –Missa Motto ou Missa paráfrase Os inícios de cada movimento deveriam ter uma melodia (motivo) recorrente, “motto”, usualmente estava no treble. Conseguia-se uma parcial unidade. –Missas originales ou sine nomine todo o material é original do compositor

12 Missa “cantus firmus” Uma das grandes inovações formais da História da Música. Primeira forma cíclica altamente organizada. Este tipo de missa usava em todos os movimentos o mesmo cantus firmus. –Esse canto poderia ser emprestado tanto do canto gregoriano como de uma canção profana. Princípios básicos: –Escrita à 4 –Caudatária do motete do século XIII: o uso de uma “linha guia”, no caso, o Cantus Firmus. Mantinha, também, os princípios da isorritmia. –Pode ocorrer do cantus firmus infiltrar-se em outras vozes (Se la face ay pale). A disposição do cantus firmus na voz tenor contrapondo uma voz baixa foi uma inovação de Dufay Missa Caput, de Dufay, foi a primeira missa cantus-firmus Dentro dos princípios da Missa Tenora havia uma derivativa, a Missa Paródia –Nesse caso, o autor utiliza um motivo, uma parte ou até mesmo um motete ou uma obra polifônica já existente. Ao escrever a missa, o autor não só modifica o texto, mas acrescenta, ornamenta e até modifica as partes internas da obra referenciada. É uma forma de demonstrar a ingenuidade da obra parodiada e era tido como um exercício intelectual. Josquin foi um mestre nessa técnica.

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14 Binchois Serviu na corte borgonhesa por trinta anos, a partir de 1430 Sua música reflete a ascensão da burguesia –Suas canções são as únicas capazes de rivalizar com Dufay. Chanson simples –Preferivelmente na forma rondeau –Quase todas a 3 –Texto quase sempre confiado ao superius Introduz a chanson dentro da igreja

15 Estilo internacional Polifonia francesa como base –Canon italiano da antiga Caccia –Sonoridade inglesa do discante (6/3) e do Fauxbourdon –Forma francesa Manutenção e ampliação das formas fixas Cantus firmus como elemento organizador – princípio do motete da escola de Notre-Dame


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