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PublicouJoão Festas Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
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CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA
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A NATUREZA SOCIOINTERACIONAL DA LINGUAGEM “(...) todo encontro interacional é crucialmente marcado pelo mundo social que o envolve: pela instituição, pela cultura e pela história. Isso quer dizer que os eventos interacionais não ocorrem em um vácuo social. Ao contrário, ao se envolverem em uma interação tanto escrita quanto oral, as pessoas o fazem para agirem no mundo social em um determinado momento e espaço, em relação a quem se dirigem ou a quem se dirigiu a elas. É nesse sentido que a construção do significado é social.” PCNs : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / MEC/SEF, 1998, p.27
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A relação entre língua estrangeira e língua materna na aprendizagem Em linhas gerais, o que a aprendizagem de uma Língua Estrangeira vai fazer é: aumentar o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira em vários níveis; possibilitar que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados nessa língua, se constitua em um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira.
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COMPETÊNCIA COMUNICATIVA O conhecimento sistêmico; Conhecimento de mundo; Conhecimento da organização textual.
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COMPETÊNCIASEHABILIDADES
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O termo consta nos PCNs para cada área desde meados de 1998, com o propósito de inverter a ação pedagógica da ESCOLA TRADICIONAL, dando mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola partia de suas motivações e interesses e não dos conceitos previamente estabelecidos. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ?? O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES: APRENDER A CONHECER: CULTURA GERAL ESPÍRITO INVESTIGATIVO INVESTIGATIVO VISÃO CRÍTICA APRENDER A APRENDER APRENDER A FAZER: RELACIONAR EM GRUPO RESOLVER PROBLEMAS QUALIFICAR– SE PROFISSIONAL MENTE SE PROFISSIONAL MENTE APRENDER A VIVER COM OS OUTROS: SABER COMPREENDER O OUTRO SABER RESOLVER CONFLITOS RESPEITO AO OUTRO APRENDER A SER: AGIR COM AUTONOMIA AUTONOMIA EXPRESSAR OPINIÕES ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS
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COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ??
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Dicionário: “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos”. Na educação: “competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. (Perrenoud) COMPETÊNCIA
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HABILIDADE Dicionário: 1. Qualidade de hábil 2. Capacidade, inteligência 3. Aptidão Em educação: são meios pelos quais se pretende atingir os objetivos.
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O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)
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HABILIDADES - - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos:. identificar variáveis. compreender fenômenos. relacionar informações. analisar situações- problema. sintetizar. julgar. correlacionar
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AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS
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COMPETÊNCIAS - COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser jornalista ser professor de História ser advogado
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As competências articulam : O aluno desenvolve as habilidades através dos conteúdos, exercitando estas habilidades adquire competências. CONHECIMENTO HABILIDADES ATITUDESVALORES PROCEDIMENTOS
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Como trabalhar habilidades e competências Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.
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POSSIBILIDADES sistematizar a reflexão sobre a prática docente, investigando e analisando a própria prática; manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico; utilizar resultados de pesquisa para aprimoramento de sua prática profissional;
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estabelecer uma rotina de estudo visando promover a formação contínua dos docentes; envolver os alunos e os professores na rotina escolar; ampliar a gestão da classe para um espaço mais amplo; socializar as boas práticas ; estimular trabalhar em equipe; entre outras.
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Construção do conhecimento Assimilação Acomodação Conhecimento
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conhecimentos competência (HABILIDADES) e os usa com eficiência atitudes habilidades O aluno construiu os (ATITUDES) Ele os procura e encontra, por terem significado Sala de aula Planejamento
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Retomando: conteúdos x habilidades e competências CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) objetivam CURRÍCULO favorecem ?
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SA: conteúdos conteúdo factual conteúdo conceitual conteúdo procedimental conteúdo atitudinal
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SA: habilidades e competências
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Currículo por competências Quando se pensa em um currículo por competências, os conteúdos disciplinares e específicos não são dados a priori e não têm uma finalidade em si, mas passam a ser meios para a construção das competências almejadas. Compreender essa nova ordem é fundamental para tornar possível a consolidação de um currículo por competências. (REDEFOR: Tecnologia e Ensino de Ciências. Sem.5, p.14)
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Matrizes de Referência: Competências Cognitivas Lino de Macedo, apoiado em estudos piagetianos, conceitua Competências Cognitivas como modalidades estruturais da inteligência; estas competências são classificadas em três grupos:
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ObservarGRUPO I – Cpts para Observar GRUPO II – Cpts para Realizar GRUPO III – Cpts para Compreender Matrizes de Referência: Competências Cognitivas
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Retomando: conteúdos x habilidades e competências CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Grupo 1: CPTS para observar Grupo 2: CPTS para realizar Grupo 3: CPTS para compreender Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) objetivam CURRÍCULO favorecem
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Grupo I – OBSERVAR As habilidades que correspondem a este grupo – observar / identificar / reconhecer / indicar / apontar / localizar/ descrever / discriminar / constatar / representar gráfica e quantitativamente possibilitam verificar o quanto e o como o aluno pôde considerar, antes de decidir por uma melhor resposta, as informações propostas na pergunta.
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Grupo II – REALIZAR As habilidades que correspondem a este grupo – classificar / seriar / ordenar / conservar / compor e decompor / fazer antecipações / calcular por estimativa / medir / interpretar implicam traduzir estas ações em procedimentos relativos ao conteúdo e ao contexto de cada questão em sua singularidade.
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Grupo III - COMPREENDER As habilidades que correspondem a este grupo – analisar / aplicar relações ou conhecimentos fatos e princípios / avaliar, criticar, analisar e julgar / explicar causas e efeitos / apresentar conclusões / levantar suposições / fazer prognósticos / fazer generalizações indutivas e construtivas/justificar possibilitam planejamento e escolha de estratégias para resolver problemas ou realizar tarefas pouco prováveis ou mesmo impossíveis nos níveis anteriores.
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