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CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.

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Apresentação em tema: "CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA

2 A NATUREZA SOCIOINTERACIONAL DA LINGUAGEM “(...) todo encontro interacional é crucialmente marcado pelo mundo social que o envolve: pela instituição, pela cultura e pela história. Isso quer dizer que os eventos interacionais não ocorrem em um vácuo social. Ao contrário, ao se envolverem em uma interação tanto escrita quanto oral, as pessoas o fazem para agirem no mundo social em um determinado momento e espaço, em relação a quem se dirigem ou a quem se dirigiu a elas. É nesse sentido que a construção do significado é social.” PCNs : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / MEC/SEF, 1998, p.27

3 A relação entre língua estrangeira e língua materna na aprendizagem Em linhas gerais, o que a aprendizagem de uma Língua Estrangeira vai fazer é: aumentar o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira em vários níveis; possibilitar que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados nessa língua, se constitua em um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira.

4 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA O conhecimento sistêmico; Conhecimento de mundo; Conhecimento da organização textual.

5 COMPETÊNCIASEHABILIDADES

6 O termo consta nos PCNs para cada área desde meados de 1998, com o propósito de inverter a ação pedagógica da ESCOLA TRADICIONAL, dando mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola partia de suas motivações e interesses e não dos conceitos previamente estabelecidos. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

7 O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ?? O QUE EMBASA O ENSINO POR COMPETÊNCIAS ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES: APRENDER A CONHECER:  CULTURA GERAL  ESPÍRITO INVESTIGATIVO INVESTIGATIVO  VISÃO CRÍTICA  APRENDER A APRENDER APRENDER A FAZER:  RELACIONAR EM GRUPO  RESOLVER PROBLEMAS  QUALIFICAR– SE PROFISSIONAL MENTE SE PROFISSIONAL MENTE APRENDER A VIVER COM OS OUTROS:  SABER COMPREENDER O OUTRO  SABER RESOLVER CONFLITOS  RESPEITO AO OUTRO APRENDER A SER:  AGIR COM AUTONOMIA AUTONOMIA  EXPRESSAR OPINIÕES  ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS

8 COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ??

9 Dicionário: “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos”. Na educação: “competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. (Perrenoud) COMPETÊNCIA

10 HABILIDADE Dicionário: 1. Qualidade de hábil 2. Capacidade, inteligência 3. Aptidão Em educação: são meios pelos quais se pretende atingir os objetivos.

11 O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)

12 HABILIDADES - - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos:. identificar variáveis. compreender fenômenos. relacionar informações. analisar situações- problema. sintetizar. julgar. correlacionar

13 AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

14 COMPETÊNCIAS - COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser jornalista ser professor de História ser advogado

15 As competências articulam : O aluno desenvolve as habilidades através dos conteúdos, exercitando estas habilidades adquire competências. CONHECIMENTO HABILIDADES ATITUDESVALORES PROCEDIMENTOS

16 Como trabalhar habilidades e competências Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado.

17 POSSIBILIDADES sistematizar a reflexão sobre a prática docente, investigando e analisando a própria prática; manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico; utilizar resultados de pesquisa para aprimoramento de sua prática profissional;

18 estabelecer uma rotina de estudo visando promover a formação contínua dos docentes; envolver os alunos e os professores na rotina escolar; ampliar a gestão da classe para um espaço mais amplo; socializar as boas práticas ; estimular trabalhar em equipe; entre outras.

19 Construção do conhecimento Assimilação Acomodação Conhecimento

20 conhecimentos competência (HABILIDADES) e os usa com eficiência atitudes habilidades O aluno construiu os (ATITUDES) Ele os procura e encontra, por terem significado Sala de aula Planejamento

21 Retomando: conteúdos x habilidades e competências CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) objetivam CURRÍCULO favorecem ?

22 SA: conteúdos conteúdo factual conteúdo conceitual conteúdo procedimental conteúdo atitudinal

23 SA: habilidades e competências

24 Currículo por competências Quando se pensa em um currículo por competências, os conteúdos disciplinares e específicos não são dados a priori e não têm uma finalidade em si, mas passam a ser meios para a construção das competências almejadas. Compreender essa nova ordem é fundamental para tornar possível a consolidação de um currículo por competências. (REDEFOR: Tecnologia e Ensino de Ciências. Sem.5, p.14)

25 Matrizes de Referência: Competências Cognitivas Lino de Macedo, apoiado em estudos piagetianos, conceitua Competências Cognitivas como modalidades estruturais da inteligência; estas competências são classificadas em três grupos:

26 ObservarGRUPO I – Cpts para Observar GRUPO II – Cpts para Realizar GRUPO III – Cpts para Compreender Matrizes de Referência: Competências Cognitivas

27 Retomando: conteúdos x habilidades e competências CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Grupo 1: CPTS para observar Grupo 2: CPTS para realizar Grupo 3: CPTS para compreender Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) objetivam CURRÍCULO favorecem

28 Grupo I – OBSERVAR As habilidades que correspondem a este grupo – observar / identificar / reconhecer / indicar / apontar / localizar/ descrever / discriminar / constatar / representar gráfica e quantitativamente possibilitam verificar o quanto e o como o aluno pôde considerar, antes de decidir por uma melhor resposta, as informações propostas na pergunta.

29 Grupo II – REALIZAR As habilidades que correspondem a este grupo – classificar / seriar / ordenar / conservar / compor e decompor / fazer antecipações / calcular por estimativa / medir / interpretar implicam traduzir estas ações em procedimentos relativos ao conteúdo e ao contexto de cada questão em sua singularidade.

30 Grupo III - COMPREENDER As habilidades que correspondem a este grupo – analisar / aplicar relações ou conhecimentos fatos e princípios / avaliar, criticar, analisar e julgar / explicar causas e efeitos / apresentar conclusões / levantar suposições / fazer prognósticos / fazer generalizações indutivas e construtivas/justificar possibilitam planejamento e escolha de estratégias para resolver problemas ou realizar tarefas pouco prováveis ou mesmo impossíveis nos níveis anteriores.


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