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Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 3.

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1 Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 3

2 Quem decide? Níveis hierárquicos de decisão; Centralização versus descentralização Os níveis ou tipos da informação e de decisão organizacional obedecem à hierarquia padrão existente na maioria das organizações. Também é chamada pirâmide organizacional, onde os níveis são conhecidos como – estratégico, –tático ou gerencial –e operacional.

3 Nível Tático Nível Operacional Nível Estratégico Decisões Estratégicas Decisões Táticas Decisões Operacionais Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional

4 Decisões Estratégicas relacionam-se com objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa. Decisões Táticas relacionam-se com objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente afetam somente parte da empresa. Decisões Operacionais relacionam-se com as rotinas operacionais da empresa e afetam somente as unidades setoriais.

5 Planejamento Estratégico Decisões e ações que os dirigentes da empresa (Presidente, diretores e ou executivos) tomam para o desenvolvimento e direcionamento da empresa, sempre antevendo o futuro, estando relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável; O planejamento serve, antes de mais nada, para nortear decisões

6 Exemplo de decisões tomadas em nível estratégico: Novo produto; Ampliação da empresa; Novas estratégias de marketing; Ampliação do mix de produtos; Exportação; Parcerias empresariais; Atuação no comércio eletrônico (WWW); Redução do tamanho da empresa; Mudança no nome; Fusão com outra organização; Outras.

7 Planejamento Tático Acatar as decisões do planejamento estratégico Planejar e controlar as decisões administrativas e operacionais, – procurando obter sempre a eficiência ( ou seja, fazer bem aquilo que nos dispusemos a fazer)

8 Exemplos de decisões a serem tomadas em nível Tático: Planos de produção: –quais métodos e tecnologias serão utilizadas para as pessoas em seu trabalho, –qual arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e tarefas; Planos financeiros: –envolvendo captação e aplicação do dinheiro necessário para suportaras várias operações da organização;

9 Cont. Planos de recursos humanos: envolve – o recrutamento, –seleção –treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização.

10 Planos de marketing: – Quais os requisitos para vender e distribuir bens serviços no mercado e atender bem o cliente;

11 Planejamento Operacional estamos nos referindo à decisões rotineiras, que englobam: –Os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; –Os procedimentos a serem adotados; –Os produtos ou resultados finais esperados; –Os prazos estabelecidos; –Os responsáveis pela sua execução e implantação.

12 Tipos de informação necessárias A decisão que é tomada em cada nível requer diferentes tipos de informação.

13 Tipos de informação necessárias Decisões em nível estratégico as decisões ocorrem na cúpula dirigente da organização os efeitos gerados por estas decisões são duradouros e de difíceis reversão. São decisões feitas no planejamento estratégico das organizações, que é um planejamento em longo prazo. Estas decisões estabelecem o rumo a ser seguido pela organização de maneira a otimizar sua relação com o ambiente. Podemos citar como exemplo: –a construção de uma nova fábrica. –Uma nova linha de produção, – novos mercados a serem explorados, – novo portifólio de produtos, etc.

14 Tipos de informação necessárias Decisões em nível estratégico. Cont. As decisões tomadas pelos Gerentes do nível estratégico necessitam de informações – internas e –externas que – forneçam material necessário para análise que auxilie nas decisões que serão tomadas de longo prazo.

15 Como competência básica, a alta gerência necessita traduzir –as INCERTEZAS de um mercado altamente dinâmico e globalizado para uma visão estratégica –de forma que a organização aumente seu nível de competitividade no mercado

16 Nesse caso, o nível da informação necessária –é macro, englobando toda a organização, ou seja, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente seja interno ou externo.

17 Tipos de informação necessárias Decisões em nível tático As Decisões de Nível Tático ou gerencial ocorrem nos escalões intermediários, de gerência média, geram ações que terão efeitos de menor prazo e que trarão um impacto menor no funcionamento estratégico da organização.

18 O nível tático, – traduz as estratégias em planos e projetos a serem realizados pelo nível operacional. –Podemos dizer que o nível tático de decisão é responsável por arrumar ou providenciar os meios que a empresa dispõe para executar os planos estratégicos da empresa, –de maneira geral consiste em utilizar e alocar da melhor maneira possível os recursos disponíveis da organização para alcançar os objetivos estratégicos previamente fixados.

19 O nível da informação requerida no nível tático é em grupos (agrupada ou sintetizada), –visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental, de um negócio ou atividade da organização.

20 Tipos de informação necessárias Decisões em nível operacional Quando nos referimos ao nível operacional de decisão, são decisões que estão ligadas ao controle e às atividades operacionais da organização. Essas decisões visam alcançar padrões de funcionamento estabelecidos previamente, –com controles do detalhe ou –do planejamento operacional. Criam condições para que a realização de trabalhos diários da organização seja feita de maneira adequada.

21 –O nível da informação requerido é detalhado (informação analítica, singular), mostrando pormenores específicos de um dado, de uma tarefa ou atividade da organização. –O nível operacional executa os projetos e, não está acostumado e a lidar com INCERTEZAS.

22 Portanto, as Decisões de nível operacional –são aquelas em que se possibilita colocar em ação os meios e recursos dos quais a empresa dispõe para assegurar de maneira efetiva a execução dos planos tático e estratégicos previamente elaborados.

23 É importante salientar que os três níveis hierárquicos de decisão apresentados anteriormente, devam atuar de maneira integrada. É a estratégia que orienta e determina as demais decisões.

24 Resumindo As decisões estratégicas lidam, antes de mais nada, com o ambiente, ou seja. Com a incerteza. Já as decisões tática e operacional lidam com os objetivos determinados pela estratégia, –bem como com os recursos da organização, isto é, com elementos conhecidos e previsíveis. –O planejamento é a instrumentalização para que os três níveis de decisão possam ser implementados e integrados.

25 Como vimos, cada nível hierárquico da organização tem uma competência básica essencial sendo que, a partir dos escalões superiores, o nível de incerteza deve se reduzir drasticamente a medida que caminha do nível estratégico até chegar ao nível operacional.

26 Delegação, Descentralização e Centralização A Delegação pode ser definida como sendo a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, – o que cria uma responsabilidade correspondente para a execução da tarefa delegada. Quando uma autoridade é delegada deve-se delegar na medida necessária para a realização dos resultados esperados;

27 Deve-se levar em consideração de que a autoridade delegada deva ser proporcional ao nível de responsabilidade e competência alocada no cargo e/ou funcionário Claro que a responsabilidade não pode ser delegada, pois nem o chefe nem o subordinado podem livrar-se totalmente de suas obrigações, designando outros para realizá-los;

28 Quando houver delegação, é necessário que haja clareza na delegação, com designação precisa, entendida e aceita pelo subordinado.

29 Importância da Delegação A delegação permite: – coordenar trabalhos mais complexos e de abrangência maior, –permite uma maior produtividade de equipe de trabalho, através de maior motivação do time –tempo de espera menor para tomada de decisões, –desenvolvimento da equipe e maior interação entre as unidades da organização. –Também permite que haja uma maior amplitude de controle;

30 Com isto, é possível uma maior exigência no planejamento e programação de atividades e dá condições para isto, pois fornece mais tempo para o chefe. Com este nível de planejamento haverá – maior aproveitamento de recursos e – proporcionará maior segurança para a empresa, – bem como estarão sendo treinadas e desenvolvidas novas lideranças.

31 Regras Básicas para a delegação eficaz Selecionar o subordinado adequado que seja comprometido e competente para a tarefa.; Proporcione um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelo subordinado; Comunicar com clareza e com precisão as atividades e os resultados esperados para aquela tarefa ou projeto;

32 Motivar sua equipe através de recompensas, pelos resultados apresentados; Mantenha sua equipe motivada Estabeleça controles adequados para as tarefas para monitorar adequadamente os resultados. –Estes controles devem estar claros e devem ser divulgados e aceitos

33 Treinar e desenvolver seus subordinados, bem como ajudá-los de maneira adequada (sem mostrar algum tipo de necessidade de centralização) em suas atividades; Quando delegar evitar perda excessiva de poder, mas estar disposto a “abrir mão” de determinadas atividades estratégicas que possam promover uma situação adequada de motivação nos subordinados;

34 Tenha canais de comunicação adequados; Tenha disposição para aceitar erros dos outros; Encontre maneiras de incrementar o nível de participação dos subordinados; Perceber que os subordinados têm muito a contribuir no processo decisório na área de sua especialização.

35 Crie condições para incentivar os subordinados a tomarem decisões, dando-lhes o apoio que se fizer necessário; Não criticar excessivamente quando os subordinados cometem erros; Fazer com que os subordinados saibam claramente o que deve ser feito e quais os resultados esperados, incluindo o nível de qualidade e prazo de realização;

36 Promover incentivos adequados para que os subordinados se sintam seguros, dispostos e capazes de a aceitar maior delegação.


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