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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Fundamentos

2 O que é Planejar? Por que Planejar?
“Planejar consiste em tomar antecipadamente um conjunto de decisões. Os administradores estudam o ambiente e, a partir de uma análise de suas possíveis influências, estabelecem objetivos e estratégias para determinado período. Estas iniciativas ajudam a orientar os vários passos que uma organização deve tomar. Portanto, com o planejamento é possível desenvolver atividades coerentes”. (LAS CASAS, 2006:81). Fonte: LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.

3 Planejamento [...]“o planejamento pode ser conceituado como um processo, [...] desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.” (OLIVEIRA, 2001:35). “Planejamento estratégico é a metodologia administrativa que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na interação da empresa com seu ambiente”. (OLIVEIRA, 2007:76). “Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.” (OLIVEIRA, 2001:48). Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial & vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2007.

4 Planejamento Estratégico
“Planejamento estratégico é uma técnica administrativa que procura ordenar as idéias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir (estratégia). Depois de ordenar as idéias, são ordenadas as ações, que é a implementação do Plano Estratégico, para que, sem desperdício de esforços, caminhe na direção pretendida”. (ALMEIDA, 2007:13). Fonte: ALMEIDA, M. I. R. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2007.

5 O processo é mais importante que o Plano Final.
Planejamento x Plano Planejamento: o processo como um todo. Processo composto de diversas atividades relacionadas entre si. [...]“o planejamento pode ser conceituado como um processo, [...] desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.” (OLIVEIRA, 2001:35). Plano: o documento resultante do processo de planejamento. “corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento; é o limite da formalização do planejamento, uma visão estática do planejamento, uma decisão em que a relação custo versus benefício deve ser observada.” (OLIVEIRA, 2001:35). O processo é mais importante que o Plano Final. Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

6 Permanência da empresa
Planejamento Constitui uma série de decisões tomadas hoje, cujos resultados serão verificados no futuro. Aumento nas vendas Lucratividade 1, 5, 10 anos Resultados FUTURO Recursos Decisões Expansão dos negócios Objetivos Permanência da empresa HOJE Estratégias Sucesso Propósitos OLIVEIRA (2001:36) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

7 Planejamento Não existe uma fórmula ou modelo únicos.
Cabe aos administradores adequar as teorias à realidade da empresa. Fornecem decisões para um determinado período (mutável). Processo contínuo envolvendo diversas etapas, sempre se adaptando às mudanças do ambiente. Não há uma nomenclatura ou estrutura padrão para o Planejamento. As denominações utilizadas e os tópicos apresentados variarão de acordo com cada empresa. A relevância que cada empresa atribui ao planejamento também varia. Fonte: LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

8 Relevância do Planejamento
Reduz as incertezas. Amplia a probabilidade de sucesso. Clareza sobre onde focar as ações. Melhor aproveitamento de oportunidades de mercado. Organiza as variáveis consideradas. Gera consistência nas decisões. Leva as pessoas a pensar no futuro. Facilita o controle. Defende determinados investimentos. Torna as decisões mais “racionais”. Identifica fontes de vantagem competitiva. Dissemina informações. Promove o comprometimento. Fornece parâmetros para avaliar o desempenho. Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

9 Desafios ao Planejamento
Pouco apoio da alta direção. Falta de orientação (método). Excesso de detalhes. “Ritual anual”. Cultura organizacional. Baixa criatividade. Documentos extensos. Linguagem complexa. Excesso de tempo empregado na formulação. Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

10 Desafios ao Planej. Estratégico
A dificuldade de formular estratégias criativas e inovadoras é particularmente comum em empresas que atuam em mercados estáveis, no qual há poucas oscilações. Nesses casos, os gestores tendem a apenas repetir as estratégias tradicionalmente adotadas pela organização, sem procurar maneiras diferenciadas de atuar no mercado. Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

11 Características Necessárias ao Plano Estratégico
Simples. Pouco extenso. Compreensível para quem o lê. Fornecer informações relevantes. Possuir estratégias. Servir de guia para as decisões. Flexível. Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

12 Tipos de Planejamento Nível Estratégico Planejamento Estratégico
Nível Tático Planejamento Tático Nível Operacional Planejamento Operacional OLIVEIRA (2007:76) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial & vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2007.

13 Tipos de Planejamento Nível Estratégico Planejamento Estratégico
Define objetivos de longo prazo. Estratégias que envolvem a empresa como um todo. Elaborado pela Alta Administração, com o apoio das equipes de diversas áreas. Base para a elaboração dos demais planos da empresa. OLIVEIRA (2007:76) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial & vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2007.

14 Tipos de Planejamento Nível Tático Planejamento Tático
“Planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não toda a empresa”. (OLIVEIRA, 2007:77). Nível Tático Planejamento Tático Foco de médio prazo. Estratégias que envolvem apenas parte da empresa. Baseia-se nas definições do Planejamento Estratégico. Otimizar o uso de recursos. Foco das Gerências. OLIVEIRA (2007:76) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial & vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2007.

15 Tipos de Planejamento Nível Operacional Planejamento Operacional
“Planejamento operacional é a formulação, principalmente por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas”. (OLIVEIRA, 2007:77) Volta-se ao curto prazo. Apresenta planos de ação e planos operacionais. Define recursos, prazos e responsáveis. Nível Operacional Planejamento Operacional OLIVEIRA (2007:76) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia empresarial & vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, CHURCHILL, G. A. Marketing. São Paulo: Saraiva, 2000.

16 Tipos de Planejamento Nível Estratégico Planejamento Estratégico
Nível Tático Planejamento Financeiro Planejamento de Recursos Humanos Planejamento de Marketing Nível Operacional Plano de Promoção Plano de Distribuição Plano de Pesquisas de Marketing OLIVEIRA (2001:46) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

17 Planejamento e Níveis Organizacionais
Todos os planos da empresa devem estar interligados, já que as decisões tomadas por um departamento influenciarão os demais. Ex.: Caso um novo produto seja introduzido no mercado, será necessário efetuar alterações na produção. Atualmente, o planejamento é desenvolvido por equipes, englobando diversas áreas da empresa. Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1998.

18 Elementos Básicos do Planejamento
Planejamento dos Fins: definição da situação desejada no futuro. Engloba: propósito da empresa, objetivos e metas. Planejamento dos Meios: definição da maneira como se alcançará a situação desejada no futuro. Engloba principalmente as estratégias. Planejamento Organizacional: organização da empresa para o alcance da situação desejada no futuro. Engloba a definição de Unidades Estratégicas de Negócios. Planejamento de Recursos: definição e alocação dos recursos para o alcance da situação desejada no futuro. Engloba os Planos de Ação. Planejamento de Implantação e Controle: organizar a maneira como as atividades serão implementadas e controladas. OLIVEIRA (2001:44) citando ACKOFF Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

19 Etapas para o Planejamento
De forma simplificada, o processo de planejamento deve abranger as seguintes etapas: Análise do Ambiente Externo. Análise do Ambiente Interno. Formulação da Missão, Visão e Valores. Definição de Objetivos e Metas. Elaboração de Estratégias. Implementação e Controle. Fonte: LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.

20 CHURCHILL (2000:99) e COSTA (2007:236)
Elaboração CHURCHILL (2000:99) e COSTA (2007:236) Há diferentes formas de elaborar o planejamento: Planejamento de cima para baixo (top-down): a alta direção elabora estratégias amplas, cabendo aos demais departamentos apenas a adequação à sua área de atuação. Garante maior unidade. Adequado a multinacionais. Menor participação dos colaboradores com novas idéias. Planejamento de baixo para cima (bottom-up): as áreas e departamentos elaboram suas próprias metas, e encaminham para a alta administração para aprovação. Maior envolvimento da equipe. Outras formas: a alta direção determina objetivos, ficando a cargo das áreas elaborar estratégias específicas. Fonte: CHURCHILL, G. A. Marketing. São Paulo: Saraiva, COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.


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