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Política de Transportes e o Desenvolvimento do Turismo.

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Apresentação em tema: "Política de Transportes e o Desenvolvimento do Turismo."— Transcrição da apresentação:

1 Política de Transportes e o Desenvolvimento do Turismo

2 Política de turismo: conceitos “ Políticas são linhas guias específicas para o dia-a-dia do gerenciamento do turismo...” “ Políticas são linhas guias específicas para o dia-a-dia do gerenciamento do turismo...” (Moutinho e Witt, 1989:533) (Moutinho e Witt, 1989:533)

3 Política: fatores intervenientes “..está intimamente relacionada com os valores culturais e ideológicos, com o ambiente político e com as estruturas institucionais e refletem as tendências e preocupações do momento de sua elaboração.” (Hall, 2001)

4 Política de Turismo: qual o papel do poder público?  coordenação  planejamento  legislação, regulamentação e fiscalização  incentivo – financeiro, informação, marketing e divulgação  divulgação do turismo

5 Política de Turismo: como implementar?  Encorajamento – promovendo a educação e a informação  Incentivos financeiros – promovendo o desenvolvimento e competitividade do destino  Investimentos públicos - em infra-estrutura básica e gerenciamento de recursos públicos  Regulamentação - proibindo ou exigindo caminhos específicos de ação (Bramwell, 2001:378)

6 Política de Turismo: características  Dinamismo – refere-se a necessidade de estar atenta às mudanças externas e internas  Flexibilidade – deve ser rediscutida e redirecionadas  Participação – oferece possibilidades de envolvimento efetivo de todos os segmentos  Integração – prevê a ação articulada entre diferentes órgãos públicos e entre as políticas setoriais (Bramwell, 2001:378)

7 Fórum Nacional Secretários Estaduais Conselho Nacional de Turismo Fóruns Estaduais Câmaras Temáticas Articuladores Coordenadores Organizar 65 destinos turísticos de padrão internacional METAS Atender consumidores de baixa renda, classe média e alta renda Alcançar 217 milhões de viagens no território nacional Gerar 1,7,milhão de empregos Trazer US$ 7,7 bilhões em divisas 27 Unidades da Federação Legislação Regionalização Segmentação Qualificação da Superestrutura Qualificação Profissional Financiamento e investimento Infra-estrutura Promoção e Comercialização Turismo Sustentável e Infância Tecnologia da Informação MINISTÉRIO DO TURISMO MTUR 2007-2010 Informação e Estudos Turísticos MACROPROGRAMAS Planejamento e Gestão Logística de Transportes Fomento à Iniciativa Privada Infra-estrutura Pública Qualificação dos Equipamentos e Serviços Promoção e Apoio à Comercialização R E G I O N A L I Z A Ç ÃO 1 2 3 4 5 6 7

8 Transportes no PNT – 2007-2010   necessidade de uma rede de transportes aéreos articulada, que integre as linhas internacionais com as longas distâncias internas e os pequenos percursos dos transportes de alcance regional.   o problema das limitações relativas à infra-estrutura para o transporte terrestre e aquaviário, não só com relação à integração de diferentes modais e como complemento para a acessibilidade aérea, mas, também, e principalmente, como uma forma de acessibilidade, fundamental para a expansão do consumo turístico no País, particularmente para os deslocamentos de âmbito regional e intra-estadual.

9 Transportes no Plano Nacional de Turismo – 2007-2010 PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO DA MALHA AÉREA INTERNACIONAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO MODAL NAS REGIÕES TURÍSTICAS Macro Programa Logística de Transportes

10 Transportes no PNT – 2007-2010 Objetivos Específicos Desenvolver e implementar estratégias relacionadas à logística de transportes articulados, que viabilizem a integração de regiões e destinos turísticos e promovam a conexão soberana do País com o mundo.

11 Logística de Transportes: objetivos   Ampliar a conectividade aérea internacional do País, com mais vôos regulares e charters.   Fortalecer as empresas aéreas nacionais.   Ampliar a oferta de vôos domésticos regulares e charters.   Desconcentrar os fluxos aéreos no País, possibilitando o atendimento das diversas regiões brasileiras, particularmente os pólos e destinos turísticos indicados pelo Macroprograma de Regionalização Turismo.   Fortalecer a aviação aérea regional.   Melhorar a rede e a qualidade da infra-estrutura de transportes de passageiros nos diversos modais,atendendo as regiões turísticas.   Integrar os diversos modais de transportes no País.   Induzir a ação interministerial para a implementação de estratégias relativas à logística de transportes.

12 Termo de Referência 2011-2014  Estimular a aviação regional e a criação de novas rotas entre pólos locais da América do Sul;  Estimular uma forte retomada do turismo rodoviário;  Qualificar os eixos turísticos rodoviário, ferroviários e aquaviários, os terminais de passageiros e o acesso aos destinos turísticos;  Aumentar a representatividade institucional do Turismo junto às agências reguladoras de transporte (Anac, Antaq, ANTT);  Estimular o desenvolvimento de ações e investimentos, públicos e privados, que fomentes a criação de ligações intermodais nos principais destinos turísticos;  Estimular a promoção de pacotes turísticos que utilizem a aviação regional e o turismo rodoviário.

13 Plano Nacional de Turismo 2013-2016  Não menciona transportes

14 Ministério do Turismo 2014

15 Transportes: gestão pública  Ministério dos Transportes Transporte Terrestre e Aquaviário Transporte Terrestre e Aquaviário  ANTT – Agencia Nacional de Transporte Terrestre Rodoviário Rodoviário Ferroviário Ferroviário  Antaq – Agência Nacional Fluvial Fluvial Marítima Marítima

16  Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República  ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil  INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária

17 Plano Nacional de Logística e Transportes - 2011  Constata baixo investimento no setor;  Constata que a matriz de transporte é desbalanceada;  Indica ações para reverter quadro;  Define vetores logísticos;  Descreve valores investidos em cada modal;  Avalia eficiência energética e sustentabilidade ambiental dos modais

18 Plano Nacional de Logística e Transportes - 2011 Objetivos de grande relevância: a) identificação, otimização e racionalização dos custos envolvidos em toda a cadeia logística adotada entre a origem e o destino dos fluxos de transportes; b) adequação da atual matriz de transportes de cargas no País, buscando a permanente utilização das modalidades de maior eficiência produtiva.

19 Plano Nacional de Logística e Transportes – 2011 METAS: Aumento da eficiência produtiva em áreas consolidadas (AEP) Aumento da eficiência produtiva em áreas consolidadas (AEP) Indução ao desenvolvimento de áreas de expansão de fronteira agrícola e mineral (IDF) Indução ao desenvolvimento de áreas de expansão de fronteira agrícola e mineral (IDF) Redução de desigualdades regionais (RDR) Redução de desigualdades regionais (RDR) Integração regional sul-americana (IRS) Integração regional sul-americana (IRS)

20 Política de Transportes Estudo Complementar sobre Transporte de passageiros – Ministério dos Transportes 2007   Projeção dos fluxos de transporte de passageiros de média e longa distâncias, tendo em vista a falta de confiabilidade de projeções baseadas nos dados atuais, dadas as distorções hoje existentes no mercado nacional, de um lado, provocadas, pelas promoções agressivas – mas temporárias–, de outro, contrabalançadas pelas repetidas crises de confiabilidade em aeroportos, controladores de tráfego aéreo e empresas de transporte aéreo.

21 Política de Transportes Estudo Complementar sobre Transporte de Passageiros 2007   Há necessidade de maior conhecimento a respeito do comportamento futuro da demanda de transporte de passageiros para melhor avaliação da competição modal entre o transporte aéreo, que está crescendo a taxas anuais da ordem de 12%, e o transporte rodoviário por ônibus e por automóvel, que parece estar estagnado no que diz respeito a viagens de média e longa distâncias.   Taxas de crescimento como aquelas ostentadas atualmente pelo transporte aéreo não são sustentáveis a longo prazo, pelo menos aparentemente, mas é necessário aferir com pesquisas e análise específicas as possíveis alterações nessa situação previsíveis para o futuro. (Plano Nacional de Logística, Relatório Executivo, 2007:68)

22 Bibliografia BRASIL. Plano Nacional de Logística, Relatório Executivo, Ministério dos Transportes, abr/2007. BRASIL. Plano Nacional de Logística, Relatório Executivo, Ministério dos Transportes, 2011. BRASIL, Plano Nacional de Turismo. 2007-2010. Ministério do Turismo. BRASIL, Plano Nacional de Turismo. 2013-2016. Ministério do Turismo. HALL, M.C. Planejamento turístico. São Paulo. Contexto. 2001 BRANWELL, B. Selecionando instrumentos de políticas para o turismo sustentado. In. THEOBALD, W. Turismo global. São Paulo: SENAC. 2001. p 375.391.


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