A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt."— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt

2 O objetivo da reflexão Apresentar e mostrar evidências de uma distinção aparentemente “inusitada” e certamente menosprezada pela literatura pré- moderna do pensamento político e pelas modernas teorias sobre o trabalho: a diferença entre labor e trabalho.

3 Uma evidência fundamental Todas as línguas européias, antigas ou modernas, possuem as duas palavras, cada uma delas com etimologia própria, a despeito de serem usadas cotidianamente como sinônimos.

4 O motivo do esquecimento O labor é: a) característico da luta do homem contra a necessidade; b) esforço que não deixa qualquer vestígio, qualquer monumento. Essas são características que provocaram desprezo por esse esforço. Um desprezo generalizado à medida em que a vida na polis passou a exigir mais e mais tempo da Essas são características que provocaram desprezo por esse esforço. Um desprezo generalizado à medida em que a vida na polis passou a exigir mais e mais tempo da vida do cidadão.

5 O lugar do labor (1) Os antigos achavam necessário ter escravos em virtude da natureza servil de todas as ocupações que servissem às necessidades de manutenção da vida.

6 O lugar do labor (2) Laborar significava ser escravizado pelas necessidades inerentes à condições da vida humana.

7 O lugar do labor (3) Sujeitos às necessidades da vida, os homens só podiam conquistar a liberdade subjugando outros homens. Estes, à força, como escravos, eram submetidos à necessidade.

8 O lugar do labor (4) Na antigüidade, portanto, a escravidão foi a tentativa de excluir o labor das condições da vida humana. Tudo o que os homens tinham em comum com as outras formas de vida animal era considerado inumano.

9 O lugar do labor e a esfera pública Nesse contexto de compreensão do labor, na antigüidade, o espaço privado – a casa, o doméstico, era o lugar das atividades que deviam ser escondidas. Ao contrário, a esfera pública tornara-se o ambiente da visibilidade, dos empreendimentos humanos que eram dignos de vir a público.

10 O labor na teoria política moderna A contemplação torna-se valorizada. A distinção entre a esfera da necessidade (labor) e a esfera da liberdade (atividade política) é neutralizada. Dá lugar a uma oposição em que a contemplação se distingue de forma valorada do labor e da política.

11 O labor na era moderna Na era moderna o labor (trabalho) é glorificado como fonte de todos os valores. O animal laborans foi promovido à posição tradicionalmente ocupada pelo animal rationale. Não foi produzida teoria que distinguisse o animal laborans e o homo faber.

12 As distinções predominantes Trabalho: a) produtivo x improdutivo b) qualificado x não qualificado c) manual e intelectual

13 Aproximação à idéia de labor Das três distinções, aquela existente entre trabalho produtivo e improdutivo é aquela que contém a distinção entre trabalho e labor. O labor a) nada deixar atrás de si; b) é consumido de forma tão rápida como o esforço despendido; c) é motivado por impulso poderoso já que a própria vida depende dele.


Carregar ppt "Curso: Sociologia do Trabalho Prof. Dr. José dos Reis Santos Filho Aula 03 A distinção entre Labor e Trabalho em H. Arendt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google