A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS CHAMA: A Igreja. Atos 15.1-29 Presb. Josimar Santos Rosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS CHAMA: A Igreja. Atos 15.1-29 Presb. Josimar Santos Rosa."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS CHAMA: A Igreja. Atos 15.1-29 Presb. Josimar Santos Rosa

2 1. Introdução 1.1- O texto bíblico retrata a narrativa de Lucas sobre o debate estabelecido no relacionamento dos gentios e a lei de Moisés. 1.2- Como núcleo central, o livro de Atos destaca não apenas a parte estrutural, como também a base teológica da igreja. 1.3 - A visão cristã se projeta, com a evangelização dos gentios, identificando problemas nas condições de filiação à igreja.

3 2. Destaques do Texto Bíblico 2.1- Busca de soluções – Reunião dos apóstolos e presbíteros. (v.6) 2.2- Abertura do diálogo – Prevalência das opiniões de Pedro e Tiago. (v.7) 2.3- Conhecimento de Deus – Concessão do Espírito Santo. (v.8) 2.4- Plano de Deus – Purificação do coração. (v.9) 2.5 - Confronto com Deus – Questionamento se os homens podiam tomar impunemente atitudes diferentes. (v.10) 2.6 - Certeza da ação de Deus – Operacionalidade da graça. (v.11)

4 I. Howard Marshall Além disto, Deus mostrara Sua aceitação dos gentios, concedendo o Espírito Santo a eles, assim como fizera com os crentes judeus. Pedro se referia a Deus como sendo Aquele que conhece os corações de todos os homens, e tirou a conclusão de que, ao derramar assim o Espírito sobre os gentios, Deus estava purificando do pecado os seus corações...

5 3. Conceito Bíblico de Igreja 3.1- Antigo Testamento: 3.1.1 - Kahal - Significa chamar – Tradução para o português – Assembléia. 3.1.2 - ‘Edhah - Significa indicar – Tradução para o português – Um lugar indicado.

6 3. Conceito Bíblico de Igreja (cont.) 3.2- Novo Testamento : 3.2.1 - Grupo de crentes de uma localidade – Igreja local. (Atos 11.22) 3.2.2 - Grupo de crentes na relação familiar – Igreja doméstica. (1 Coríntios 16.19) 3.2.3 - Vários grupos de crentes – União pela mesma fé. (Atos 9.31) 3.2.4 - Totalidade dos que professam a Cristo – Igreja de Deus. (1 Coríntios 10.32) 3.2.5 - Unidade dos crentes – Corpo de Cristo. (Efésios 3.10)

7 4. A Essência da Igreja 4.1- Ângulos distintos – Igreja militante e Igreja Triunfante. 4.2 - Naturezas diversas – Igreja visível e Igreja invisível. 4.3 - Plano efetivo – Igreja como organismo e Igreja como organização. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” ( Mateus 16.18 )

8

9 5. Os Atributos da Igreja 5.1- Unidade – Caráter interno e espiritual. “...há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação...” ( Efésios 4.4 )

10 5. Os Atributos da Igreja (cont.) 5.2- Santidade – Todos os membros foram separados para Jesus Cristo. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” ( 1 Tessalonicenses 4.3 )

11 5. Os Atributos da Igreja (cont.) 5.3 - Universalidade – Alcance de todas as nações, tribos, povos e línguas. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz...” ( 1 Pedro 2.9 )

12 5. Os Atributos da Igreja (cont.) 5.4 – Apostolicidade – Compromisso de fidelidade à doutrina dos apóstolos. “...edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular...” (Efésios 2.20)

13 Augustus Nicodemus O caráter espiritual dessa reunião é indicado pelo fato que eles se reúnem no nome de Jesus. Isso significa que eles se reúnem debaixo da autoridade do próprio Jesus. A presença de Jesus no meio dos irmãos significa que é ele quem preside, governa seus corações, dirige seus conselhos, confirmando o que decidirem.

14 6. Aplicação 6.1- A Igreja não é obra da invenção humana, ela foi instituída por Jesus Cristo. 6.2- Tem a igreja por missão primordial pregar o evangelho e arrebanhar os convertidos. 6.3- Uma igreja comprometida sintetiza a sua atuação em três importantes segmentos: Kérigma (proclamação da mensagem), Diaconia (serviço) e Koinonia (comunhão).

15 7. Desafio “...a ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo sempre. Amém”. ( Efésios 3.21 )

16 Muito Obrigado! Fim josimar.sinodo@terra.com.br


Carregar ppt "DEUS CHAMA: A Igreja. Atos 15.1-29 Presb. Josimar Santos Rosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google