A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP ESCOLA DE ARTES CIENCIAS E HUMANIDADES – EACH MESTRADO EM TURISMO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Professor Dr. Edegar Luis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP ESCOLA DE ARTES CIENCIAS E HUMANIDADES – EACH MESTRADO EM TURISMO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Professor Dr. Edegar Luis."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP ESCOLA DE ARTES CIENCIAS E HUMANIDADES – EACH MESTRADO EM TURISMO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Professor Dr. Edegar Luis Tomazzoni São Paulo, 2014.

2 JUSTIFICATIVA  Desmistificação e esclarecimentos da realidade social e identificação de modelos eficazes e produtivos de desenvolvimento socioeconômico  Lacunas e carências de estudos, pesquisas e conhecimentos na área.  Definição de funções e responsabilidades dos atores do desenvolvimento.  Problemas, desafios, potencialidades e oportunidades no Brasil.

3 Métodos de Estudo  Referenciais teóricos de Economia, Geografia, Sociologia, Antropologia, Administração e outros.  Artigos, buscas em sites na internet.  Experiências históricas.  Matérias na imprensa.  Dados, informações e documentos de fontes primárias.  Pesquisas de campo: observação da realidade.

4 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Fundamentação Conceitual  Crescimento econômico não é desenvolvimento.  Para distribuição de renda e mobilidade social, é preciso mudanças de mentalidades.  Liberdade de escolha e educação são fundamentais.  Desenvolvimento enfatiza a sustentabilidade ambiental.  O Brasil não é um país pobre, mas um país com disparidades sociais e grande número de pessoas socialmente excluídas ou pobres.

5 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Fundamentação Conceitual  Um dos critérios mais destacados é a renda.  Fatores: expectativa de vida ao nascer, educação e dimensão psicológica, sociológica e cultural da inclusão social.  Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU: renda per capita, expectativa de vida e educação.  Um país pode apresentar índices elevados de crescimento econômico, mas ter disparidades na distribuição de renda e no acesso à educação, à saúde e ao saneamento básico.  Desafios: Crescimento da renda nacional real da economia (PIB), aumento da renda per capita, distribuição de renda, redução do npumero de pessoas abaixo da linha da pobreza, diminuição das disparidades regionais.

6 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Fundamentação Conceitual  Análise das condições de vida: educação, saúde, segurança, habitação, lazer; fatores de uma vida com qualidade.  Segurança é ausência de pressões, de riscos e de perigos, com as demais necessidades atendidas.  Desenvolvimento rural e desenvolvimento urbano: transportes, comunicações, saúde, educação, lazer (serviços).  Mobilidade social: maior ascensão na pirâmide, maior o desenvolvimento.  Subdesenvolvimento: falta de articulação, contrastes entre regiões industrializadas e outras estáticas, dominação por economias mais fortes, falta de condições essenciais de vida.  Pobreza: privação de capacidades básicas (subnutrição, analfabetismo, desemprego), desigualdade.  Desenvolvimento endógeno: processo liderado pela comunidade local, de dentro para fora e de baixo para cima. Utilização de recursos locais em ambiente de mobilização, empreendedorismo e cooperação.

7 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Liberdade e Desenvolvimento Humano  Pobreza absoluta: inclusão social com base em indicadores convencionais.  Pobreza relativa: inclusão social com base em aspectos psicológicos, subjetivos, afetivos, emocionais, sociológicos, políticos, culturais.  Exclusão social: rejeição (discriminação, preconceitos) em relação a determinado grupo (impactos comportamentais e conflitos de valores).  Desenvolvimento como liberdade (Sen): relações sociais, ações e resultados individuais.  Maiores poder e autonomia, participação cívica nas decisões, liberdade de escolhas, maior o desenvolvimento (conquista de bem estar social).

8 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Liberdade e Desenvolvimento Humano  O mais importante não é a quantidade de renda, mas a forma como ela é utilizada.  A renda é um meio para a inclusão social e para o desenvolvimento, não um fim.  O verdadeiro desenvolvimento é o desenvolvimento humano, a excessiva valorização do capital em detrimento do social agrava a situação das classes trabalhadoras.  Educação com valorização da identidade cultural e preparação para o trabalho é estratégia para o desenvolvimento humano.  Atuação dos empresários e lideranças políticas na realização de propostas de planejamento educativo e incentivo ao empreendedorismo.

9 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Liberdade e Desenvolvimento Humano  Transformar as instituições é estratégia essencial do desenvolvimento socioeconômico (Perroux, North).  As instituições devem ser paradigmas de ética, desfrutando de idoneidade e credibilidade.  O que são instituições? São estruturas relativamente duráveis que moldam as práticas e os comportamentos dos atores, são sistemas de valores sociais.  As instituições regulamentam-se por regras e normas que lhes conferem reconhecimento e respeitabilidade, com base em padrões claramente definidos.  Instituições são também as relações e estruturas informais, normas e valores culturais e morais, que constituem os hábitos, os costumes e as tradições de uma comunidade.  O que são organizações?

10 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Desenvolvimento como Liberdade (Sen)  Para o desenvolvimento, é preciso que se removam as principais privações de liberdade: pobreza, tirania, carência de oportunidades econômicas, negligência de serviços públicos, interferência excessiva de governos repressivos.  Deseja-se mais renda e riqueza porque são meios para ter- se mais liberdade para a vida que se tem razões para valorizar.  A utilidade da riqueza está nas realizações que ela nos possibilita, mas há outras influências significativas na vida.  O crescimento econômico não pode sensatamente ser considerando um fim em si mesmo. O desenvolvimento tem de estar relacionado sobretudo à melhora da vida e das liberdades que se desfrutam.  Um imenso número de pessoas em todo o mundo é vítima de várias formas de privação de liberdade, fome coletiva em determinadas regiões negam a milhões a liberdade básica de sobreviver.

11 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Desenvolvimento como Liberdade (Sen)  Muitas pessoas têm pouco acesso a serviços de saúde, saneamento básico ou água tratada e morrem prematuramente.  Nos países mais ricos é muito comum haver pessoas imensamente desfavorecidas, carentes de oportunidades básicas de acesso a serviços de saúde, educação, emprego ou segurança econômica e social.  O desenvolvimento econômico é mais ligado a um clima econômico mais democrático do que a um sistema político mais rígido.  Com grande frequência, porém, a insegurança econômica pode relacionar-se à ausência de direitos e liberdades democráticas.  Os governos democráticos precisam vencer eleições e enfrentar a crítica pública, gerando incentivos para medidas preventivas.

12 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Desenvolvimento como Liberdade (Sen)  Ter mais liberdade favorece a oportunidade de a pessoa ter resultados valiosos, melhora o potencial de cuidar de si mesma e de influenciar o mundo, questão central para o desenvolvimento.  Condição de agente: alguém que ocasiona mudança e cujas realizações podem ser julgadas de acordo com os próprios valores e objetivos, independente de algum critério externo.  O desemprego não é só uma deficiência de renda que pode ser compensada pelo custo fiscal de transferência do estado.  O desemprego é fator de efeitos debilitadores, causadores de exclusão social, de perda de autonomia, de autoconfiança e de saúde física e psicológica.

13 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Desenvolvimento como Liberdade (Sen) Liberdades instrumentais  1) Liberdades políticas: expressão, imprensa sem censura, escolha entre diferentes partidos, direitos ligados à democracia.  2) Facilidades econômicas: oportunidades de utilizar recursos econômicos para consumo, produção ou troca. Abrange financiamentos e microcrédito.  3) Oportunidades sociais: condições nas áreas de educação, saúde etc., para viver melhor e para exercer atividades econômicas e políticas.  4) Garantias de transparência: sinceridade que as pessoas esperam, clareza, confiança, credibilidade, inibindo a corrupção e as transações ilícitas.  5) Segurança protetora: rede de segurança social para reduzir miséria, fome e morte, por meio de suplementos de renda aos indigentes, distribuição de alimentos e empregos públicos de emergência.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP ESCOLA DE ARTES CIENCIAS E HUMANIDADES – EACH MESTRADO EM TURISMO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO Professor Dr. Edegar Luis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google