A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello."— Transcrição da apresentação:

1 Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello

2 Ativo Circulante  Introdução: Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem sem convertidos em dinheiro em curto prazo. Ex.: dinheiro em caixa, estoques, aplicações financeiras, mercadorias, etc.

3 Ativo Circulante  Grupos: 1- Disponibilidade: Compreendem valores existentes em Caixa e Bancos, assim como as aplicações de curtíssimo prazo e liquidez absoluta. Significa o que está disponível para a empresa, podendo ser utilizado a qualquer momento e para qualquer fim. As contas deste grupo estão a todo instante sendo movimentadas (entra e sai dinheiro). 2- Créditos: São direitos que a empresa tem a receber. Fazem parte deste grupo as contas: duplicatas a receber, títulos a receber, contas a receber.

4 Ativo Circulante 3- Estoques: São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço. Ex.: estoque de podutos acabados, de produtos para venda, de produtos em elaboração, de matéria-prima, etc. 4- Outros créditos: São as contas a receber que não se enquadram nos grupos anteriores, sendo contas de curto prazo, assim como as demais do Ativo Circulante. Ex.: impostos a recuperar, adiantamento a terceiros, adiantamento a funcionários, alugueis ativos a receber, etc.

5 Ativo Circulante 5- Despesas antecipadas: São valores relativos a despesas já pagas e que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data de encerramento do balanço (contas realizadas em aproximadamente 12 meses, dependendo do ciclo operacional da empresa). São despesas a vencer, a apropriar, a transcorrer, antecipadas. Elas serão futuramente apropriadas decorrente dos pagamentos feitos antecipadamente, sendo direitos da empresa. Ex.: prêmios de seguro a vencer (seguro de vida dos funcionários, seguro de automóvel), alugueis passivos a vencer (pagamento antecipado de aluguéis pela empresa, mas que ainda não foram usados pelo tempo contratado), honorários técnicos antecipados, etc.

6 Ativo Permanente  Introdução: Ativo Permanente refere-se a um grupo de contas que engloba os recursos aplicados em bens ou direitos de permanência duradoura, destinados aos funcionamento normal da empresa.  Subgrupos: 1- Investimentos: bens e direitos em participações permanentes em outras empresas ou sociedades e direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante e que não se destine a manutenção da ativdade da empresa ou sociedade.

7 Ativo Permanente 2- Ativo imobilizado: Bens tangíveis destinados à manutenção da atividade fim da empresa. Apresentam-se na forma tangível. Ex.: edifícios, máquinas, etc. 3- Ativo intangível: Bens intangíveis (incorpóreos) destinados à atividade fim da empresa. Ex.: o fundo de comércio (goodwil), marcas e patentes, etc.

8 Ativo Permanente 4- Ativo deferido: despesas que contribuem para a formação do resultado de exercícios futuros. Tais despesas somente eram apropriadas às contas de resultado na medida em que contribuíssem para a geração do resultado de cada exercício. Classificavam-se ativos deferidos as seguintes contas: I - gastos de implantação e pré-operacionais; II - gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos; III - gastos de implantação de sistemas e métodos; IV - gastos de reorganização ou reestruturação.

9 Ativo Realizável a Longo Prazo  Introdução: é qualquer conjunto de bens de direitos que irão realizar- se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte. Ex.: impostos a recuperar, os contratos de mútuo valor (com os sócios).

10 Ativo Realizável a Longo Prazo  Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos à sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

11 Referências  http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo4.php http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo4.php  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativo_circulante https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativo_circulante  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativo_Permanente#mw-head https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativo_Permanente#mw-head  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativo_realizável_a_longo_prazo#mw -head https://pt.wikipedia.org/wiki/Ativo_realizável_a_longo_prazo#mw -head


Carregar ppt "Ativo Circulante, Ativo Permanente e Ativo Realizável a Longo Prazo Discentes: André Luiz, Heidy Erika, Janete Pardelinhas, Quelen Martins e Marilei Mello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google