A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida."— Transcrição da apresentação:

1 S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

2 As siglas SIDA representam Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida. Síndrome – conjunto de sintomas que globalmente caracterizam uma doença. No caso da SIDA pode incluir o desenvolvimento de certas infecções e tumores, tal como a diminuição de certas células do sistema imunitário (defesa). Imunodeficiência – doença caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunitário. Adquirida – doença não hereditária que se desenvolve após o nascimento por contacto com um agente (no caso da SIDA, o VIH).

3 A SIDA é causada por um vírus, o vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV na língua Inglesa) que ataca o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças. O doente infectado pelo VIH vai ficando debilitado, frágil e susceptível a contrair várias doenças que o podem levar à morte (doenças oportunistas).

4 A infecção pelo VIH é transmissível. As formas de transmissão são conhecidas e, por isso, podem e devem ser evitadas. O vírus pode ficar “invisível” no corpo humano, incubado por muitos anos, sem que a infectada manifeste sem que a pessoa infectada manifeste os sintomas de SIDA.

5 Formas de transmissão do VIH Formas de transmissão do VIH  N N N Não se transmite através de contactos usuais (aperto de mão, toque, abraço, beijo social,...). TTTTambém não se transmite através de alimentos, água, espirros, tosse, insectos, piscinas ou casas de banho. Contudo, é preciso evitar entrar em contacto directo com sangue, sobretudo se existirem feridas abertas à superfície da pele.

6 Os vírus do HIV provocam o contágio através de: rrrrelações sexuais não protegidas; mmmmaternidade; fffferidas com instrumentos infectados;  t t t transfusão de sangue e derivados infectados.

7  U U U Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus através de qualquer tipo de relação sexual não protegida. AAAA mãe infectada pode transmitir o vírus ao filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.  A A A A troca de seringas infectadas ou outros objectos cortantes pode também permitir o contágio.

8 Um pouco mais de pormenor sobre cada uma das formas de transmissão. SANGUE SSSSó transmite se estiver infectado e entrar dentro do nosso organismo. PPPPrincipal causa de transmissão por esta via – partilha de agulhas, seringas e outros objectos contaminados pelo VIH (toxicodependentes que utilizam drogas injectáveis). EEEEmbora representem um menor risco, não devem ser partilhados objectos cortantes onde exista sangue de uma pessoa infectada, mesmo que já esteja seco (lâminas de barbear, piercings, instrumentos de tatuagem e de furar as orelhas e alguns utensílios de manicure).

9 SECREÇÕES SEXUAIS (esperma e secreções vaginais) SECREÇÕES SEXUAIS (esperma e secreções vaginais) AAAAs secreções sexuais de uma pessoa infectada, mesmo que aparentemente saudável podem, com grande probabilidade, transmitir o VIH sempre que exista uma relação sexual com penetração – vaginal, anal ou oral – sem preservativo.

10 OOOO risco é maior em relações sexuais com parceiros desconhecidos, múltiplos parceiros sexuais ou parceiros ocasionais (situações em que o uso do preservativo é imprescindível). BBBBasta uma relação sexual não protegida com uma pessoa infectada para o VIH se poder transmitir.

11 DA MÃE INFECTADA PARA O FILHO Se a mãe estiver infectada, pode transmitir a infecção ao seu bebé através do leite. Pode também transmitir o VIH durante a gravidez, através do seu próprio sangue, ou durante o parto, através do sangue ou secreções vaginais.

12 O QUE É ESTAR INFECTADO COM O VIH ?  C C C Como em outras infecções, o sistema imunitário produz anticorpos contra este vírus, (detectáveis no sangue através da realização de um teste simples). Quando estes anticorpos são detectados diz-se que a pessoa é seropositiva.  A A A A pessoa seropositiva pode não apresentar qualquer sinal da doença, aparentando um estado saudável, mesmo durante vários anos. Uma vez que está infectada pode, durante todo esse tempo, transmitir o vírus a outras pessoas.

13 A SIDA só aparece muito mais tarde (degradação progressiva do sistema imunitário e consequente diminuição das defesas contra outras doenças). A SIDA – última fase de uma infecção que pode ter vários anos de evolução – só é diagnosticada quando aparecem doenças oportunistas ou quando determinadas análises clínicas têm valores alterados.

14 Todas as pessoas que não evitaram o risco de se infectarem, deveriam saber se estão ou não infectadas, realizando o Teste de SIDA. Estes testes são obrigatoriamente realizados nos dadores de sangue e de órgãos.

15 O preservativo é o único método contraceptivo capaz de evitar a transmissão do VIH. O preservativo evita ainda a transmissão de muitas outras infecções sexualmente transmissíveis (herpes genital, hepatite A, B ou C, gonorreia, sífilis, úlcera mole, clamídya, etc), incluindo os vírus responsáveis por determinados tipos de cancro do útero.

16 Ficar infectado pelo VIH depende de ti! Depende do que fazes e não de quem és! Mais vale prevenir!!


Carregar ppt "S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google