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A vocação do cristão 37 CARAVAGGIO A vocação de São Mateus 1599-1600 Capela Contarelli São Luís de França, Roma.

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1 A vocação do cristão 37 CARAVAGGIO A vocação de São Mateus 1599-1600 Capela Contarelli São Luís de França, Roma

2 Compêndio do Catecismo 362. O que é a bem-aventurança eterna? 1720-1724 1727-1729 É a visão de Deus na vida eterna, em que seremos plenamente «participantes da natureza divina» (2 Ped 1, 4), da glória de Cristo e da felicidade da vida trinitária. A bem-aventurança ultrapassa as capacidades humanas: é um dom sobrenatural e gratuito de Deus, como a graça que a ela conduz. A bem-aven- turança prometida coloca-nos perante escolhas morais decisivas em relação aos bens terrenos, estimulando- -nos a amar a Deus acima de tudo.

3 Introdução Quando vai tratar dos mandamentos, o Catecismo da Igreja Católica aborda o estudo da doutrina cristã com este belo título: "A vida em Cristo". Na explicação do Símbolo da fé (primeira parte) dá-se razão dos dons de Deus ao homem pela criação, e mais ainda, pela redenção. O desenvolvimento do ensino sobre os sacramentos (segunda parte) mostra como na celebração do mistério de Cristo nos é dada a graça, que nos faz participantes da natureza divina e filhos de Deus com o baptismo; com o baptismo começa uma nova vida, a vida em Cristo. CARAVAGGIO A vocação de São Mateus (detalhe)

4 Ideias principais

5 1. Cristo revela quem é o homem Diz o Concílio Vaticano II que "Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e descobre-lhe a grandeza da sua vocação" (Gaudium et spes, 22). Cristo, o Filho de Deus feito homem - homem perfeito -, enviado por Deus Pai para nos salvar e nos dar exemplo, é como o espelho no qual o homem pode saber quem é a que vocação foi chamado por Deus. Caravaggio (1571-1610) A ressurreição de Lázaro 1608-1609 Museu Nacional, Messina

6 2. Sentido da vida e vocação do homem O homem foi criado por Deus, e é a única criatura da terra que Deus amou por si mesma. A pessoa humana está desde a sua concepção ordenada a Deus e destinada à eterna bem-aventu- rança. O homem consegue a sua perfeição na procura e amor da verdade e do bem. Em consequência, o sentido da vida está em caminhar para Deus para viver eternamente com Ele: esta é a vocação do homem. Laurent de La Hire (o La Hyre) Moisés e as tábuas da lei Colecção privada

7 3. Viver de acordo com a vocação O homem deve viver de acordo com a vocação para que foi chamado por Deus; deve seguir a lei moral que o próprio Deus pôs no mais íntimo de cada pessoa e que lhe intima: “Faz o bem e evita o mal". Todos devem seguir esta lei, que ressoa na consciência, porque é lei universal e imutável. O cristão conhece o caminho para alcançar a eterna bem-aventurança: cumprir os mandamentos. TERBRUGGHEN, Hendrick A vocação de São Mateus 1621 Museu Central, Utrecht

8 4. A liberdade do homem O homem é livre; e sendo a nossa liberdade débil, pode obedecer – e também desobedecer – a voz de Deus. A liberdade é a raiz do acto humano, e por isso o homem é responsável. Devido ao pecado original, o homem conserva o desejo do bem, mas a natureza humana está sujeita ao erro e inclinada para o mal no exercício da sua liberdade. É preciso amar a liberdade e defendê- -la, mas também é preciso educá-la para que seja "a liberdade que Cristo nos ganhou". REGNAULT, Jean Baptiste 1784-95 Liberdade ou morte Hamburger Kunsthalle, Hamburgo, Alemanha

9 5. A vocação do homem Com a sua morte na cruz Cristo livrou a humanidade do demónio e do pecado, merecendo para todos a vida nova no Espírito Santo. E este caminho que Cristo traçou é a que deve seguir todo aquele que quer ir à procura d’Ele, para se unir a Ele, para se identificar com Ele. Não há outro caminho. Nessa união com Cristo alcança- se a perfeição da caridade, a santidade a que todos os homens estão chamados. FETI, Domenico (1589-1623) Moisés diante da sarça ardente 1613-1614 Museu Kunsthistorisches, Viena

10 6. A vocação do homem para a felicidade Além de santos, Deus quer- -nos felizes, contando ainda com que - enquanto peregrinamos - temos de sustentar a cruz, que é condição da existência cristã. Esse paradoxo fica bem expresso nas bem-aventuran- ças, onde Jesus ensina quais são os verdadeiros bens. Somos herdeiros do Reino de Deus, e a nossa verdadeira e plena felicidade realizar-se-á na visão de Deus, no descanso com Deus. MEYER, Conrad O juízo final Colecção privada

11 7. Cristo, principio e meta de toda a vida Cristo, que é o Senhor do cosmos e da história, é para o homem particularmente "o caminho, a verdade e a vida" (João 14,6). Enquanto Deus, é criador do universo, que sustenta com a sua palavra poderosa; como homem, é o Redentor do mundo, o único Redentor, pois não há outro em quem nos possamos salvar.  Se conheces a Cristo, sabes tudo; se ignoras a Cristo, não sabes nada O homem do nosso tempo tem especial necessidade de procurar e encontrar a Cristo:  "Cristo é o amor que ama, é o caminho para ser andado, a luz para ser acendida, a vida para ser vivida, o amor digno de ser amado" (Madre Teresa de Calcutá). DA FORLI, Merlozzo (1438-1494) Cristo triunfante 1481-1483 Colecção privada

12 Propósitos de vida cristã

13 Um propósito para avançar Medita as palavras de São Leão Magno: "Reconhece, cristão, a tua dignidade...", e tira consequências para a tua própria vida. Enfrenta o estudo desta parte do Curso de Catequese com ânimo, não só de conhecer o que significa viver em Cristo, mas sim de vivê-lo realmente. Perante a ignorância quase universal, toma a determinação de buscar a Cristo, para O conhecer e amá-l’O.


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