A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso."— Transcrição da apresentação:

1 Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso

2 Neoliberalismo. Será o caos? Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso As crises que vêm sacudindo a América Latina desde o final da década de 90 são decorrentes da adoção irrestrita do Neoliberalismo. Há crises nas exportações, na competitividade do mercado, e o retrato maior está no nível de miserabilidade dos povos.

3 ... Neoliberalismo, em sentido mais amplo, é a retomada dos valores e ideais do liberalismo político e econômico que nasceu do pensamento Iluminista e dos avanços econômicos decorrentes da Revolução Industrial. Claro que há uma adequação necessária à realidade política, social e econômica de cada nação em que se manifesta. A expressão Neoliberalismo passou amplamente a ser utilizada após a dissolução da União Soviética. Os dois primeiros grandes países em que se manifestaram as culturas neoliberais foram o Reino Unido e os Estados Unidos. No primeiro, durante o governo da primeira-ministra Margaret Thatcher (1979 – 1990) e nos EUA com o presidente Ronald Reagan (1981- 1988). Sendo depois adotada em vários países pelo mundo.

4 O PROJETO NEOLIBERAL O Neoliberalismo propõe: - Redução da participação do Estado nas economias; - Liberdade nas taxas de câmbio e de juros; - Redução dos direitos trabalhistas; - Liberdade de ação ao capital estrangeiro (transnacionais), dentre outros.

5 ... Estas medidas facilitam os fluxos de capitais e mercadorias, importantes à Globalização e aumentam a concentração e a centralização de capitais, formando corporações cada vez maiores e mais poderosas. Este fenômeno percebe-se a partir do tamanho gigantesco das transnacionais que vêm atingindo, enfraquecendo, sobretudo, o poder estatal, especialmente nos países subdesenvolvidos.

6 O discurso neoliberal O discurso neoliberal prega a redução do papel do Estado em decorrência do seu aumento durante a fase Keynesiana (1945- 1973). O Keynesianismo foi criado por Lord Keynes e propunha o desenvolvimento capitalista aliado a políticas de bem-estar social. A partir do final dos anos 70 e com a crise do Welfare State (Estado de bem-estar social surgido após a Segundo Guerra nos EUA e Europa), a cultura neoliberal passou a ditar as regras aos principais países capitalistas, implementando a privatização acelerada, enxugamento do Estado, políticas fiscais e monetárias, sintonizadas, acima de tudo, com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

7 Neoliberal no Brasil O Neoliberalismo iniciou com Fernando Collor (1991-1992). O Neoliberalismo defende a limitação da participação do Estado na atividade econômica, identificando-se como “Estado menor” e mais eficiente, onde a ofensiva neoliberal vem promovendo a liquidação dos direitos sociais, a privatização do Estado, o sucateamento dos serviços públicos e a sistemática implementação de uma política macroeconômica lesiva à massa da população. O Neoliberalismo é responsável, hoje, pelo declínio econômico das classes sociais brasileiras.

8 O MILAGRE ECONÔMICO Em 1973, época em que o Brasil colhia os frutos da industrialização e vivia a euforia do milagre econômico, os brasileiros conseguiram subir um degrau na escala social. De 1973 para cá, a crise econômica interrompeu o progresso e a prosperidade destas famílias, agravando-se cada dia mais em decorrência da implementação da cultura neoliberal. A atual geração tem dificuldade de progredir economicamente e as disparidades sociais são enormes, que fazem do Brasil um país campeão da desigualdade social.

9 ... Mas, diante de situações tão adversas, é necessário manter um projeto ético- político, não permitindo que o Neoliberalismo se instaure como forma de exclusão social. Há maneiras de resistir. Afinal, o último reduto a ser conquistado é a nossa própria consciência. Ninguém destrói o pensamento crítico.

10 DÉCADA 70 – O VALE DO JEQUITINHONHA SURGIMENTO DE IDEOLOGIAS COMO “VALE DA MISÉRIA...” EMPRESAS DE EXPLORAÇÃO DE TERRAS DEVOLUTAS PELAS GRANDES EMPRESAS - “A CULTURA DO EUCALIPTO” CULTURA DA MISERABILIDADE – O EMPOBRECIMENTO DO VALE. Desvios de verbas


Carregar ppt "Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google