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PublicouMarina Escobar Camarinho Alterado mais de 8 anos atrás
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ADRIANE DE ROSE LÍVIA KERN CASTRO ROSIMARA DE FREITAS
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O conto é um instrumento rico, aberto e pertence a todos como objeto cultural, capaz de abrir novas dimensões em nossa vida imaginária Importância do Conto: oferecem sentido à situações que as crianças tiveram ocasião de viver identificação com os personagens amadurecimento Oferece representações de nossos dramas principais (separação, rivalidade e morte) e de forma não ameaçadora, aberta, lúdica, artística. O conto por si só já possui um valor terapêutico fatos vivenciados pelas crianças entrada no mundo da simbolização
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Mensagem dos Contos de Fadas Significado do Conto de Fadas Os contos transmitem importantes mensagens à mente consciente, pré-consciente e inconsciente, em qualquer nível que esteja funcionando no momento. Lidam com problemas humanos universais, particularmente os que preocupam o pensamento da criança. Funciona também como um mediador capaz de permitir à criança elaborar seus conflitos psíquicos, estimulando-a a enfrentar seus afetos mais assustadores e, ao mesmo tempo, ajudando-a a manter uma distância desses afetos.
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Nos contos, o mal é tão onipresente quanto a virtude e, com freqüência, o mal encontra-se temporariamente vitorioso. A moralidade não se dá pela virtude vencer no final, mas porque o herói é mais atraente para a criança, que se identifica com ele. Os temas dos contos de fadas são vivenciados como maravilhas porque a criança se sente entendida e apreciada bem no fundo de seus sentimentos, esperanças e ansiedades, sem que tudo isso tenha que ser puxado e investigado sob uma racionalidade que ainda está aquém dela. Os contos são terapêuticos porque a criança encontra sua própria solução através da contemplação do que a estória parece implicar acerca de seus conflitos internos neste momento de vida. O conteúdo do conto escolhido usualmente não tem nada que ver com a vida exterior da criança, mas muito a ver com seus problemas interiores.
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ESPAÇO LÚDICO Se forma através da combinação do que se ouve no conto e das imagens que surgem, que se formam na mente da criança. Se cria na relação do contador com o ouvinte. SEGURANÇA
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DESENVOLVIMENTO INFANTIL O CARÁTER SE FORMA DE UMA MESCLA DE NECESSIDADES INTERNAS (CONSTITUCIONAL) E NECESSIDADES AMBIENTAIS (EXTERNAS) QUE VÃO SE MISTURANDO E CRIANDO SITUAÇÕES QUE EXIGEM AÇÕES, FORMAS DE COMPORTAMENTOS.
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PIR-LIM-PIM-PIM Quando uma criança nasce ela é assistida por uma fada, que nos concede os nossos dons, qualidades - Parte constitucional
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Caminho dos tijolos amarelos – desenvolvimento infantil Primeira Fase Se reconhecer, se achar poderoso, único; Vaidade; Satisfações, insatisfações; Gula; A realidade se impõe; Frustrações; Mãe boa e má; Ansiedades, Medos: ser abandonado, de estar só, de morrer, de matar, de ser preterido pelo irmão e o de não ser amado; Voracidade; negatividade ou positividade; passividade ou atividade; curiosidade; crueldade; inveja, hostilidade, antipatia; generosidade; ciúme;
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JOÃO E MARIA BRANCA DE NEVE CINDERELA PATINHO FEIO O LOBO E OS SETE CABRITINHOS AS FADAS MÃE NEVADA
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Dinheiro; Riquezas; Tronos; Castelos; Ganâncias; Avarezas; Determinações; Teimosias; Mentiras; Coleções; Dar e reter; Aprender a amar Segunda Fase: João e Maria Os Três Porquinhos O Gato de Botas O Aladim e a Lâmpada Maravilhosa O Toque de Midas João e o Pé de Feijão
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Terceira Fase: Ambição; Competição; Rivalidades; Espadas; Idealizações de Príncipes e Princesas; Busca laboriosa do Amor; Aprender a namorar; Casamentos; VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE Mãe Nevada Pinóquio Cinderela Branca de Neve Bela Adormecida As Rosas da Recordação
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E NO FINAL NOS DEPARAMOS COM A NECESSIDADE DE SUPERAR OU ENCONTRAR UM EQUILIBRIO ENTRE TODOS ESSES TRAÇOS PARA PODER TER UM BOM DESENVOLVIMENTO MENTAL E DESENVOLVERMOS A CAPACIDADE DE AMAR E, TAL COMO EMÍLIA, LEVAR UM POUCO DE CADA FASE NA SUA CANASTRINHA PARA PODER RECORRER SEMPRE QUE SE FIZER NECESSÁRIO.
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Para isso, a Identificação é regra básica nos contos. A criança atua através dela. O que ouve entra no seu mundo imaginativo e se identifica com suas figuras e imagens para então remontar uma nova versão para sua história. Modo de pensar infantil = bom ou mau Ensinar a Pensar = prevenção criar, simbolizar,fantasiar, expandir capacidade de pensar, integrar bom e mau
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“A razão para que existe tanto poder em contar histórias é porque a vida é melhor entendida e tem significado quando a consideramos uma história contínua. Na verdade, não existe nenhum jeito de viver a vida sem uma história.” Brett Webb-Michell, 1995
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“LER OU OUVIR CONTOS PODE SIGNIFICAR CONTINUAR PENSANDO SOBRE NÓS MESMOS, NO MOMENTO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM SENTIMENTOS E CONFLITOS DIFÍCEIS DE SEREM SUPORTADOS E SEM ESSE FILTRO DA NARRATIVA PODERÍAMOS PARALIZAR NOSSA CAPACIDADE ASSOCIATIVA OU AINDA ADOECER.” Celso Gutfriend, 2003
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A competência materna vem do toque, do olhar, da voz, da tolerância. A interação pais e filhos é a base de nosso futuro, um espaço de envolver a criança, de protegê-la, de dar- lhe referências, de dar-lhe uma história de vida.
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ESPAÇO LÚDICO E DINÂMICO Melhora a comunicação Ajuda a conhecer as necessidades dos filhos Busca de soluções ESPAÇO
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Contar e ouvir, construir-se como ser humano capaz de ter uma identidade, de sentir, de pensar, de imaginar; ou imaginar outra história quando a que temos é terrível ou assustadora: UMA SAÍDA
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Se por vezes os contos são sombrios, não importa. Porque a verdadeira doença é a ausência deles.
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“Mexe as mãos, conta sobriamente ou com grandes gestos, canta, dança, desenha. Pouco importa, desde que tua alegria seja comunicativa e que sintam que estás à vontade.” ( Renoux, 1999, citado por Gutfriend, 2003)
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