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Professora: Esp. NAZILDA LINS. Caro aluno: A Ética nos Negócios deve ser o lastro da sustentabilidade nas empresas e a principal ferramenta de gestão.

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1 Professora: Esp. NAZILDA LINS

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3 Caro aluno: A Ética nos Negócios deve ser o lastro da sustentabilidade nas empresas e a principal ferramenta de gestão dos princípios e valores que norteiam a verdadeira Responsabilidade Ética, Social e Empresarial. Toda empresa socialmente responsável trabalha com base na interação e sinergia dos conceitos de Ética e Moral. É esta prática que conduzirá a empresa no caminho da sustentabilidade. Esta disciplina, em suma, visa transmitir aos estudantes princípios e valores que devem ser inabaláveis e, portanto, tem como visão contribuir para a formação de profissionais socialmente responsáveis. Assim, ao estudar Ética nos Negócios, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você vai visualizar todas as etapas que envolvem este processo com clareza e oportunidade, usufruindo e beneficiando-se com cada conceito dessa importante área da Ciência da Administração.

4 Sabemos que a ética faz parte dos negócios, já que as empresas são uma conjugação de interesses que envolvem patrões, empregados, clientes, fornecedores, governos e até mesmo as comunidades. Esperamos que, após o estudo da disciplina, você, estudante, entenda que o seu conteúdo é de vital importância para a gestão de toda e qualquer organização. Bons Estudos ! Professora: Anny Barros Nazilda Lins

5 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU - FACIG Autorizada pela Portaria nº 584 de 26.06.1998 - DOU de 29.06.1998 Cursos: ADMINISTRAÇÃO - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - LIC. MATEMÁTICA C/INFORMÁTICA EMENTA: Tópicos essenciais: Ética e Moral. Ética Empresarial. Lucratividade e ética nas empresas. Corrupção: conceitos e alternativas. Éticas nas relações internas na organização. Responsabilidade social das organizações. Auditoria social e indicadores. OBJETIVO: Capacitar os participantes para discussão do tema sobre a postura ética das empresas perante diversos stakeholders (funcionários, comunidade, governo, fornecedores, sociedade, clientes, dentre outros que a empresa julgar relevantes).

6 METODOLOGIA O método de trabalho estará baseado nos seguintes suportes:  Aulas expositivas;  Trabalhos em sala (em grupo);  Realização de debates coordenados pelo professor. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação será realizada com base nos seguintes elementos: Participação nos debates. Trabalhos e Avaliações das Unidades. Serão utilizados como critérios de avaliação: em sala de aula - participação nos debates e assiduidade; para as provas de unidade: qualidade das abordagens apresentadas nas respostas com aprofundamento do tema apresentado, reflexão sobre o assunto, relação adequada da teoria com a prática. Para tanto, na medida em que as aulas forem se realizando os alunos serão avaliados processualmente (avaliações: Diagnóstica, Formativa e Somativa), por meio de atividades grupais que exigirão deles manuseio e reflexão acerca da teoria estudada.

7 BIBLIOGRAFIA BREI, Zani. Corrupção: causas, conseqüências e soluções para o problema. Revista de Administração Pública, 1991. p. 103-115. CARDOSO, Alexandre Jorge Gaia; ASHLEY, Patrícia Almeida. Uma revisão da literatura contemporânea sobre responsabilidade social corporativa. In: ASHLEY, Patrícia A. (coord). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 17-35. GUIMARÃES, Heloisa Werneck Mendes. Responsabilidade social da empresa: uma visão histórica de sua problemática. Revista de Administração de Empresas, v. 24, n. 4, p. 211-219, out./dez. 1984. INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos de responsabilidade social versão 2003. 2003. Disponível em:. ______. Responsabilidade social das empresas: percepção e tendências do consumidor brasileiro – pesquisa 2002. Disponível em:. MENDONÇA, José Ricardo Costa; GONÇALVES, Júlio César. Responsabilidade social nas empresas: uma questão de imagem ou de essência?. Organizações e Sociedade, Salvador, v. 29, n. 11, 2004. PELIANO, Anna M. (coord). A iniciativa privada e o espírito público: a ação social das empresas privadas no Brasil. 2ª. ed. Resultados da primeira etapa. Dez. 2004. Disponível em:. SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p.31-50; p.306-338. ______. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 269-309. WOOD Jr, Thomaz. Vitória de Pirro. Carta Capital, ano XI, n. 328, p. 35, 9 fev. 2005.

8 Ética vem do grego ETHOS que significa modo de ser. Moral tem sua origem no latim que vem de Mores significando costumes.

9 HOMEM SER SOCIAL – VIVE EM SOCIEDADE SOCIEDADE  SERES COM VIDA EM GRUPO: HOMENS.  PESSOAS QUE VIVEM EM DETERMINADA FAIXA DE TEMPO E ESPAÇO: SOCIEDADE MODERNA  REGRAS, LEIS E NORMAS REGULAM A SOCIEDADE EM BUSCA DE ORDEM.

10 ORDEM E JULGAMENTO Depois de inventada certa ordem Reconhecida como justa e verdadeira (dentro da época) Os homens julgam seus comportamentos (e do outro) Avaliam se está de acordo com o estabelecido

11 ESFERAS DE JULGAMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO Leis Jurídicas Cada perturbação = sanção ou punição. Imposição do Estado. Cumpridas mesmo quando não estamos convencidos. Ex: homicídio

12 Julgamento Subjetivo Consciência Moral do Indivíduo Capacidade interna que o indivíduo tem de reagir ao certo e ao errado. A capacidade de distinguir entre o bem e o mal. Ex: mentira Comportamento indigno. Não corresponde a punição objetiva. Causa desmerecimento ou descrédito do indivíduo. julgamento subjetivo, ditado pelo sujeito, por sua consciência moral.

13 Falar de ética é falar de: Valores e Virtudes Referem-se ao comportamento humano Comportamento x juízo de valor x apreciação dos comportamentos Conforme ou contrário às normas de convivência dos homens em sociedade

14 Ex: “Secretaria de Obras do Município recebe proposta de suborno da empresa responsável pela construção do açude na cidade. Consultado sobre o episódio, o secretário declarou considerar revoltante esse tipo de expediente utilizado por muitas firmas do ramo.” Primeira afirmação: juízo de fato – situação ocorrida concretamente Segunda afirmação: juízo de valor – avaliação sobre o acontecimento.

15 Ética Conflito: o que quero fazer, o que posso fazer e o que devo fazer Ex: Rapaz norte-americano matava e congelava o cadáver, para comer. Foi condenado a prisão perpétua. Atitude injustificável é desumano; Ex: Sobreviventes de um desastre aéreo. Enquanto aguardavam o resgate, os sobreviventes comiam carne humana. Atitude justificável em nome da sobrevivência

16 “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano.” Vasquez

17 “A Ética estuda a conduta da pessoa do ponto de vista do bem e do mal” Luciano Packter “A Ética, enquanto uma reflexão científica e filosófica, estuda os costumes e normas de comportamento”. Marcia Formentini e Tiago Mainier

18 Não é função da Ética formular juízos de valor quanto à prática moral de outras sociedades, mas explicar a razão de ser destas diferenças e o porque de os homens terem recorrido, ao longo da história, a práticas morais diferentes e até opostas.

19 CULTURA ORGANIZACIONAL Conjunto de valores em vigor numa organização, suas relações e sua hierarquia, definido os padrões de comportamento e de atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração.

20 Agir com ética significa - em nível de qualquer instituição, seja pública ou privada - responder, da melhor maneira, aos anseios do cidadão comum, sem que isto signifique que o servidor ou funcionário venha a transigir, no que se refere aos objetivos maiores da instituição em que atua.

21 A Ética e a profissionalização são caminhos importantes para a retomada da credibilidade da Administração Pública ou Particular As empresas, de uma maneira geral, buscando atender às necessidades de modernização, “estimula” a competitividade e a concorrência de mercado. De que forma essa busca constante por lucros atenderá as aspirações dos negócios respeitando um contexto ético.

22 A dimensão moral do homem compreende, além da esfera individual, privada, a esfera pública, a vida social, a ação do cidadão”. Somente na relação com os outros homens que os comportamentos individuais podem ser avaliados como virtuosos ou não virtuosos – como éticos ou não éticos.

23 MORAL A moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.

24 É POSSÍVEL HAVER ÉTICA NOS NEGÓCIOS ? A ética nos negócios é uma forma de gestão e deve estar imbricada na cultura e nos processos administrativos, tecnológicos e decisórios de uma organização. Seu foco é a organização. Sem gerir a cultura organizacional, sem aperfeiçoar os processos, sem aplicar os valores definidos e sem desenvolver as pessoas, a ética nos negócios será mero discurso, desarticulado da prática cotidiana. Será como um espelho no hall de um elevador.

25 CONSIDERAÇÕES Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e do errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

26  O QUE É ÉTICA, QUE É MORAL ? É A MESMA COISA OU HÁ DISTINÇÕES A FAZER ?  VOCÊ CONCORDA QUE UMA PESSOA PODE SER MORAL MAS NÃO NECESSARIAMENTE ÉTICA?

27 A ÉTICA É APLICÁVEL AOS NEGÓCIOS? PODEMOS FALAR EM EMPRESAS ÉTICAS? A ÉTICA INFLUENCIA OS NEGÓCIOS?

28 VOCÊ CONCORDA COM A FRASE DO PROFESSOR LUÍS ANTÔNIO VIEIRA: “NINGUÉM PODE SER ÉTICO SOZINHO? POR QUÊ?

29  VOCÊ CONCORDA COM ERMÍRIO DE MORAIS QUE “ NO MUNDO DOS NEGÓCIOS, PODER- SE-IA DIZER, QUE A IMAGEM DE UMA EMPRESA É DIRETAMENTE PROPORCIONAL A SUA ÉTICA” ?

30 O garçom informa ao pai : _ Sua filha não precisa pagar pelo almoço: O buffet não cobra até 8 anos. Considerando que a filha tem 9 anos Qual seria a sua resposta ?

31 Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter” Autor desconhecido

32 Em nome da amizade, deve-se guardar silêncio diante do ato de um traidor?


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