A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação de Trabalhos Científicos Profa. Dra. Gabriela Paise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação de Trabalhos Científicos Profa. Dra. Gabriela Paise."— Transcrição da apresentação:

1 Redação de Trabalhos Científicos Profa. Dra. Gabriela Paise

2 Estrutura Geral* Título Autores Resumo Introdução Métodos Resultados Discussão Agradecimentos Bibliografia * Esta ordem das seções é sagrada. Seguir para todos os relatórios!

3 Estrutura da Seção (parágrafos devem estar em uma seqüência lógica) Secão 1 o Parágrafo – Início 2 o Parágrafo – Desenvolvimento I 3 o Parágrafo – Desenvolvimento II 4 o Parágrafo – Desenvolvimento III 5 o Parágrafo – Fim

4 Estrutura do Parágrafo* (começo, meio, fim) A dispersão das sementes é uma das fases fundamentais para o ciclo de vida das plantas. A maioria das sementes não dispersas vão ser predadas, atacadas por patógenos ou simplesmente perderão a viabilidade por não encontrar condições adequadas para o seu estabelecimento. As sementes dispersas, por outro lado, têm uma maior chance de sobreviver e compor a próxima geração. * Frases soltas não constituem um parágrafo!

5 A primeira frase é chave!* * A primeira linha do parágrafo deve deixar claro sobre o que trata o parágrafo. A dispersão das sementes é uma das fases fundamentais para o ciclo de vida das plantas. A maioria das sementes não dispersas vão ser predadas, atacadas por patógenos ou simplesmente perderão a viabilidade por não encontrar condições adequadas para o seu estabelecimento. As sementes dispersas, por outro lado, têm uma maior chance de sobreviver e compor a próxima geração.

6 A palavra-chave deve vir primeiro!* * De preferência a palavra-chave do parágrafo deve ser a primeira palavra da primeira frase. A dispersão das sementes é uma das fases fundamentais para o ciclo de vida das plantas. A maioria das sementes não dispersas vão ser predadas, atacadas por patógenos ou simplesmente perderão a viabilidade por não encontrar condições adequadas para o seu estabelecimento. As sementes dispersas, por outro lado, têm uma maior chance de sobreviver e compor a próxima geração.

7 Título É uma das partes mais importantes do seu trabalho!!! 99% das pessoas que vão entrar em contato com o seu trabalho lerão apenas o título. Trabalhos com títulos chatos, longos e não-informativos são enterrados pela ciência. Tente vários títulos antes de se decidir. Deve ser interessante, curto e informativo

8 Autores João Silva Martins, Maria Aparecida & José Vasconcelos Depto. de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, URCA, Crato, CE, Brasil, CEP. 63100-000 Ciência é feita por gente.Os autores são responsáveis pelas informações contidas no artigo. Os autores colherão os louros de um bom trabalho, e receberão as críticas de um trabalho mal feito e mal apresentado. A ordem dos autores geralmente reflete a atuação das pessoas no trabalho e deve ser decidida em comum acordo. O primeiro autor geralmente trabalhou mais e foi o responsável pela redação do trabalho. Quando todos trabalham igualmente, muitas vezes adota-se a ordem alfabética.

9 Resumo 3 linhas para apresentar o assunto abordado 2 linhas com o objetivo 3 linhas para se referir aos métodos utilizados ou a área de estudo 5 linhas para os resultados principais 2 linhas para a conclusão Deve ser interessante, informativo e curto (15 linhas)

10 Resumo A dispersão e germinação são fases fundamentais para o ciclo de vida das plantas. Este trabalho teve como objetivo comparar as taxa de dispersão e germinação das espécies X e Y entre uma formação de Caatinga e uma formação de Cerrado. O estudo foi realizado na FLONA do Araripe, CE, no período de set/97 a fev/98. Em cada habitat, 10 grupos de cinco sementes foram depositadas em pontos aleatórios ao longo de um transecto. As sementes das espécies X e Y apresentaram uma taxa de dispersão de 30 e 45%, respectivamente. No entanto, a dispersão ocorreu quase que exclusivamente na Caatinga. As taxas de germinação, no entanto, foram 97 e 95%, respectivamente, e não variaram entre os habitats. Estes resultados sugerem que os principais dispersores de X e Y não estão presentes nas formações de Cerrado e que o plantio de sementes em áreas de Cerrado pode ajudar a regeneração de X e Y.

11 Introdução Qual é o contexto teórico no qual o trabalho está inserido? O que se sabe a respeito deste tópico? Porque é importante estudar este tópico? Qual é o objetivo do trabalho? Quais são as hipóteses do estudo? Aonde contextualiza-se o trabalho e apresenta-se os objetivos* * Os objetivos devem estar no último parágrafo da introdução.

12 Estrutura das Partes (cada parágrafo = uma idéia) Introdução 1 o Parágrafo – Aspectos teóricos sobre dispersão de sementes 2 o Parágrafo – O ponto de vista das sementes 3 o Parágrafo – O ponto de vista dos dispersores 4 o Parágrafo – Estudos de dispersão de sementes no Brasil 5 o Parágrafo – Os objetivos do estudo. Hipóteses.

13 Métodos Apresenta-se a área de estudo (Localização, Tipo de Vegetação, Clima, etc); Apresenta-se os materiais e métodos utilizados no campo. Apresenta-se os materiais e métodos utilizados em laboratório. Apresenta-se os métodos de análise utilizados (teste estatístico) Aonde ensina-se ao leitor como o seu trabalho foi feito* * A princípio, qualquer um deve ser capaz de fazer de novo o seu trabalho.

14 Estrutura das Partes (cada parágrafo = uma idéia) Métodos 1 o Parágrafo – A localização da área de estudo 2 o Parágrafo – A vegetação, o clima, o relevo 3 o Parágrafo – Metodologia de campo 4 o Parágrafo – Metodologia de laboratório 5 o Parágrafo – Métodos estatísticos

15 Resultados Aonde apresenta-se os dados, as tabelas, as figuras e as análises estatísticas realizadas* Os leitores são preguiçosos, de forma que os resultados devem ser apresentados sob forma clara e concisa. Todos os resultados, gráficos, tabelas e análises devem ser descritos no texto. Gráficos e tabelas facilitam em muito a compreensão dos resultados. Todas as tabelas e gráficos devem ser citadas no texto (Fig. 1, Tabela 2).

16 Estrutura das Partes (cada parágrafo = uma idéia) Resultados 1 o Parágrafo – A taxa de dispersão das sementes (Figura1) 2 o Parágrafo – A taxa de germinação (Figura 2) 3 o Parágrafo – Comparação entre espécies (Tabela 1, Teste) 4 o Parágrafo – Comparação entre habitats (Tabela 2, Teste) 5 o Parágrafo – Os principais dispersores (Fotos)

17 Discussão Aonde discute-se os resultados apresentados Os resultados devem ser re-inseridos no contexto geral, já apresentado na introdução. Qual interpretação você dá aos resultados? Os resultados estão de acordo com as teorias vigentes? Ou não. Os resultados são parecidos com outros da literatura? Ou não. Quais são as principais conseqüências do estudo.

18 Estrutura das Partes (cada parágrafo = uma idéia) Discussão 1 o Parágrafo – A taxa de dispersão foi bem baixa em relação aos dados da literatura. Falta de dispersores? Efeito da fragmentação do habitat? Caça? 2 o Parágrafo – A taxa de germinação variou bastante entre habitats. Diferentes condições abióticas? 3 o Parágrafo – Espécies com frutos suculentos foram mais dispersas. Coevolução com dispersores? 4 o Parágrafo – Conseqüências para o manejo destas espécies

19 Agradecimentos sugeriu alguma idéia ajudou no campo ajudou no laboratório ajudou nas identificações das espécies ajudou na análise dos dados leu e sugeriu alterações nas versões anteriores financiou o projeto (CNPq, CAPES, FUNCAP, URCA) forneceu bolsa de estudo (CNPq, CAPES, FUNCAP, URCA) (Formais e Informais)

20 Bibliografia Todos os artigos citados no artigo devem estar na bibliografia. Todos os artigos listados na bibliografia devem estar citados no artigo.

21 Como citar no texto Dispersão de sementes é super importante (Silva 1980, Souza 1999). Segundo Silva (1980), a dispersão de sementes é super importante.

22 Bibliografia* (Exemplo - Oikos) Artigo Kitagima, K. and Augspurger, C. K. 1989. Seed and seedling ecology of a monocarpic tropical tree, Tachigali versicolor. - Ecology 70: 1102-1114. Livro Begon, M., Harper, J. L. and Townsend, C. R 1996. Ecology. 3 rd edition. - Blackwell. Capítulo de livro Benson, W. W. 1985. Amazon ant-plants. - In: Prance, G. and Lovejoy, T. (eds.), Amazonia. Pergamon Press, pp. 239-266. Tese Fonseca, C. R. 1991. Interação entre Tachigalia myrmecophila Ducke (Caesalpinaceae) e formigas associadas. Master´s Thesis. Universidade Estadual de Campinas, Brazil. * Cada revista tem uma regra própria. Deve-se formatar todas as bibliografias usando-se uma única regra.

23 Cuidado com o plágio!!! Nunca deve-se copiar uma frase de alguém!!! Caso seja necessário sempre citar entre aspas!!! Segundo Silva (1980) “a dispersão é o processo ecológico mais importante do mundo”. O melhor é ler o que Silva (1980) falou, fechar o livro e escrever a mesma coisa com as suas próprias palavras. Você vai se espantar como com o tempo as suas frases vão ficar tão boas quanto as de Silva!!!


Carregar ppt "Redação de Trabalhos Científicos Profa. Dra. Gabriela Paise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google