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Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles

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Apresentação em tema: "Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles marcelojtelles@gmail.com www.marcelo.kinghost.net

2 I - A linguagem Pascal  A linguagem Pascal recebeu esse nome em homenagem ao filósofo e matemático do século XVII, Blaise Pascal.  Foi desenvolvida pelo prof. Niklaus Wirth como uma linguagem simples e poderosa para ser usada em ambientes educacionais.  Sistemas de programação Pascal, existem para praticamente todos os computadores.

3 I - A linguagem Pascal  Para alguns autores, por ter sido desenvolvida para fins educacionais, Pascal oferece recursos de entrada e saída limitados e precisa de meios para manipulação de textos e seqüência caracteres (strings).  Aparentemente a Linguagem Delphi (baseada em Pascal) resolveu essas limitações.

4 II - Programação estruturada  Pascal foi desenvolvida visando promover um método sistemático de programação cuja base é o conceito de programas estruturados em blocos.  A estrutura em programação pode ser definida como a maneira pela qual as partes serão montadas para formar um programa completo.

5 II - Programação estruturada  Um programa estruturado é formado por funções e procedimentos básicos que serão combinados para criar rotinas (ou blocos, ou subprogramas) de acordo com as regras da linguagem.  Essas rotinas serão posicionadas e combinadas para formar um programa completo.

6 II - Programação estruturada  Rotinas podem também ser utilizadas para formar rotinas maiores e finalmente o programa.  Esta estratégia permite ao programador dividir o problema em partes cada vez menores de modo a poder codificar facilmente a rotina.  Este tipo de estrutura facilita a localização e a correção de erros, visto que o contexto do erro nos leva ao subprograma com problema.

7 III – O Pascal Zim  Integrated Design Environment – IDE  O compilador PASCAL ZIM!, fruto de muitos anos de pesquisa e trabalho na área de tradutores e linguagens, foi desenvolvido dentro do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília. permite: escrever, editar, compilar, compilar e gerar o executável dos os programas desenvolvidos no curso.  Desenvolvido por: Luiz Reginaldo Almeida Fleury Curado

8 V- Partes de um Programa Pascal Um programa (ou subprograma) Pascal pode ser dividido em 3 partes:  Cabeçalho, pode ser opcional, anuncia ou nomeia um programa.  Definições e declarações, também são opcionais, podem ser classificados como: definições de constante, definições de tipo, declarações de variável e definições de funções e procedimentos.  Comandos, onde os dados são manipulados para produzir o resultado desejado.

9 V- Partes de um Programa Pascal  Cabeçalho  Corresponde à primeira linha de um programa e sempre começa com a palavra reservada PROGRAM seguida de um nome e um ponto e vírgula (;), exemplo: Program Oi; Begin Writeln (‘Oi’); End.

10 V- Partes de um Programa Pascal  Definições e Declarações Servem para designar nomes ou identificadores para os dados (variáveis ou constantes) dos programas. Regras para dar nomes aos dados: Os identificadores deverão começar por um caractere alfabético ou por um caractere de sublinha ( _ ). O primeiro caractere poderá ser seguido por até 126 caracteres adicionais, que serão alfabéticos, numéricos ou o caractere de sublinha ( _ ). Os nomes podem ser escritos tanto em maiúsculas quanto em minúsculas.

11 V- Partes de um Programa Pascal  Palavras reservadas do Pascal: São palavras utilizadas pelo turbo Pascal para seu próprio uso. Se tentar usar qualquer uma daquelas palavras como identificador definido pelo usuário, o compilador emitirá uma mensagem de erro. Exemplo de palavras reservadas: begin, end, if, for, case, else, div, const, var, array...  Tipos: Servem para indicar o quanto de espaço de memória deverá ser alocado para um determinado tipo de dado e para prevenir os conflitos de tipos. Exemplo de tipos: boolean, char, integer, real, string[n], byte, text.

12 V- Partes de um Programa Pascal  Constantes Utilizadas para associar um valor fixo a um identificador, exemplo de declaração de constante: const PortCom = 56;  Variáveis Quando se declara uma variável aloca-se espaço na memória, fornecendo um lugar para se colocar um tipo de dado específico, exemplo: var juros, valor_pagamento: Real;

13 V- Partes de um Programa Pascal  Constantes Tipadas Além de serem usadas para economizar espaço, elas também podem ser usadas como variáveis inicializadas, exemplo: const Texto = ‘T’; Largura_vídeo : Byte = 80; Tipo_entrada = Char = MAIUSCULAS; Fator_escala = Real = 0.50;  Label Ou rótulos, servem para marcar o destino de uma instrução Goto, exemplo: label SaidaErro,Saida, 1234;

14 V- Partes de um Programa Pascal  Operadores São sinais (+, -, *, /, =, etc.) que representam operações utilizadas nos comandos, em Pascal os operadores pertencem a três categorias: 1. Operadores aritméticos: -, not, *, /, div, mod, shl, shr, +, - 2. Operadores lógicos: not, and, or, xor 3. Operadores relacionais: =,, <>

15 V- Partes de um Programa Pascal  Comandos É a seção onde a lógica do programa e subprogramas é definida. Os comandos podem ser classificados como: 1. Comandos de atribuição: consiste de um identificador de variável (ou função) seguido do operador de atribuição, exemplo: item:= 0; 2. Comandos compostos:instruções que combinam qualquer número de comandos em um comando composto, exemplo: Begin (sem ponto e vírgula) e End (com ponto e vírgula); 3. Comandos de controle da lógica: controlam o fluxo de execução dos programas, exemplo: while-do, repeat-until, for-do, if-then-else e goto.

16 Constantes  Servem para lembrar valores  Seu valor não pode mudar  São áreas de memória Lógica de Programação – Marcelo Josué Telles

17 Exemplo de constantes  Pi = 3.14  Documento do colega de trabalho  Nome do colega de trabalho  Endereço da página da empresa Lógica de Programação – Marcelo Josué Telles

18 Referências  http://xoopscube.com.br/docs/php/manual/language.const ants.php http://xoopscube.com.br/docs/php/manual/language.const ants.php  http://www.kinghost.com.br/php/image.constants.php http://www.kinghost.com.br/php/image.constants.php  http://www.unimep.br/~vmdzilio/apen_3.html http://www.unimep.br/~vmdzilio/apen_3.html Lógica de Programação – Marcelo Josué Telles


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