A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geração e distribuição de energia elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geração e distribuição de energia elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Geração e distribuição de energia elétrica
Termelétricas

2 DEFINICÃO E DENOMINADO CENTRAL TERMELETRICA A QUE PRODUZ ELETRICIDADE A PARTIR DA ENERGIA QUIMICA OU NUCLEAR DE CERTOS ELEMENTOS DENOMINADOS COMBUSTIVEIS

3 Existem vários tipos de usinas termelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais, porém com combustíveis differentiates

4 Usina a biomassa Usina a gás: (GLP)‏ Usina de biogás (CH4) Usina a carvão Usina termonuclear. Usina de biogás

5 Biomassa

6 É todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia.

7

8

9 Pellets produzidos a partir da limpeza das florestas e dos desperdícios da indústria da madeira. A matéria é recolhida, triturada e seca, ficando um pó que depois é comprimido para obter a forma final. O resultado é um composto 100% natural, com um elevado poder calorífico devido à reduzida umidade.

10

11

12

13

14 ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS
redução das emissões de dióxido de carbono. Baixa eficiência termodinâmica das plantas Custos relativamente altos de produção e transporte.

15 Gás Natural

16 Gás natural mistura de hidrocarbonetos gasosos originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos. etano, propano, butano, hidrocarbonetos mais pesados e também CO2, N2, H2S, água, ácido clorídrico, metanol e outras impurezas

17

18

19 GNV X GLP GNV: Gás natural veicular
constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano GLP: Gás liquefeito de petróleo formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano.

20

21

22 Carvão Mineral

23 CARVÃO MINERAL O carvão é uma complexa e variada mistura de componentes orgânicos sólidos, fossilizados ao longo de milhões de anos.

24 Tipos e quantidade de carbono
Turfa teor de carbono 45% linhito teor que varia de 60% a 75% carvão betuminoso (hulha) 75% a 85%

25

26

27

28

29 NO MUNDO carvão é atualmente responsável por cerca de 7,9% de todo o consumo mundial de energia e de 39,1% de toda a energia elétrica gerada.

30 IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
Mineração Emissão de material particulado Gases poluentes

31

32 Termelétrica Nuclear

33 ENERGIA NUCLEAR Proveniente da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório ou da fusão nuclear do hidrogênio. Atualmente utiliza-se quase somente o urânio. O fator básico é que da fissão de um átomo de urânio são produzidos 10 milhões de vezes a energia produzida pela combustão de um átomo de carbono do carvão ou do petróleo.

34

35

36

37

38

39

40 Centrais nucleares

41

42

43

44

45

46 TERMELETRICA NUCLEAR EM OPERAÇÃO E EM PROJETOS NO BRASIL
ANGRA 1: MW DESDE 1985 ANGRA MW. ANGRA 3: 1405 MW. (PREVISÃO PARA 2010) TERMELETRICA NUCLEAR DO NORDESTE (PREVISÃO PARA PRÓXIMA DÉCADDA)

47

48 O Brasil possui a 6ª maior reserva mundial de urânio, assegurando uma excelente reserva e a garantia do suprimento de combustível.

49

50 ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS
contaminação dos efluentes por materiais radioativos Aumento da temperatura da água Resto do material radioativo

51 PERIGOS DE UM VAZAMENTO
EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO PODE CAUSAR VÁRIOS TIPOS CANÇER TANTO NAS PESSOAS ESPOSTAS COMO NAS GERAÇÕES FUTURAS

52

53


Carregar ppt "Geração e distribuição de energia elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google